“Zona de Risco” é o filme em exibição esta sexta-feira, dia 18 de outubro, no Auditório de São Mateus, em Elvas, a partir das 21h30.
Uma operação secreta de uma unidade de forças especiais no sul das Filipinas transforma-se numa brutal batalha de 48 horas pela sobrevivência. Quando a Equipa de operações especiais da Força Delta é emboscada em território inimigo, o inexperiente oficial Kinney (Liam Hemsworth) fica isolado, mas está decido a não deixar ninguém para trás. Com um ataque aéreo iminente, a única esperança de Kinney está nas orientações de Reaper (Russell Crowe), um piloto de drones da Força Aérea que navega por entre perigos desconhecidos sabendo que cada passo pode ser o último.
Os bilhetes para esta sessão, para maiores de 16 anos, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus.
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente a 16 de outubro, foi ontem assinalado em Fronteira e Cabeço de Vide, com o já tradicional Festival da Sopa.
Num evento organizado pelo Agrupamento de Escolas de Fronteira, com o apoio do Município, não faltou animação, com a presença das crianças e dos seus pais.
O Festival das Sopas teve lugar no Mercado Municipal de Cabeço de Vide e na Escola Frei Manuel Cardoso, em Fronteira, na hora de almoço.
O Vila Galé Nep Kids, em Beja, e a Carris, empresa de transportes públicos de Lisboa, estabeleceram uma parceria para realizar iniciativas educativas junto do público mais jovem, com o objetivo de estimular as boas práticas da circulação rodoviária e pedonal, e dar a conhecer a História da Carris e dos transportes públicos em Portugal.
Aproveitando os veículos históricos do Museu da Carris que se encontram neste hotel, hoje e amanhã, 17 e 18 de outubro, estas ações serão promovidas no Autocarro histórico Mercedes Benz 4001. E neste sábado e domingo, dias 19 e 20 de outubro, e quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de novembro decorrem no Elétrico histórico 260.
Hoje e amanhã, a primeira ação é dedicada às escolas da região de Beja e à comunidade local. Pensada para crianças entre os seis e os 12 anos, incluirá uma atividade sobre sinais de trânsito, regras da circulação rodoviária e utilização dos transportes públicos, finalizando com um quiz.
A participação é gratuita, sendo apenas necessário fazer uma inscrição no hotel, pelo email nepkids.recepcao@vilagale.com. Haverá cinco sessões diárias: das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Já a 19 e 20 de outubro e a 23 e 24 de novembro, decorre a oficina “Janelas Mágicas”. Desenvolvida para crianças dos 4 aos 14 anos, nesta ação será abordada a história da Carris através do desenho e da produção de uma banda desenhada nas janelas do Elétrico 260, em colaboração com os marcadores de giz da Edding.
Com cinco sessões diárias, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 17h, destina-se a clientes do hotel. A participação é gratuita, mediante agendamento através do email nepkids.recepcao@vilagale.com.
Integrado no Clube de Campo Vila Galé, em Beja, o Vila Galé Nep Kids é uma unidade hoteleira pensada de raiz para os mais novos, onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças.
Entre as suas principais atrações estão o autocarro Mercedes Benz 4001 e o elétrico histórico 260, da Carris em tamanho real, que fazem as delícias de miúdos e graúdos, bem como uma ambulância, um jipe do Exército, uma viatura da GNR. Este hotel, com 80 quartos, conta ainda com pista de condução, carrossel, trampolins, parede de escalada, slide, sala de cinema, campos de padel, de beach ténis e multiusos e discoteca, além de piscina e parque aquático infantis, spa para crianças e adultos e uma Ilha do Tesouro com um lago onde é possível andar de gaivota.
O filme “Lee Miller: Na linha da frente” vai estar em exibição, esta sexta-feira, dia 18 de outubro, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.
Os bilhetes, com preços a variar entre os três e os quatro euros, podem ser adquiridos na Bilheteira Online da Câmara Municipal de Estremoz (aqui).
“Lee Miller: Na linha da frente” é a história real de uma mulher à frente de seu tempo. A antiga modelo de capa da Vogue, Lee Miller, deixa uma vida de glamour e segue para o coração da Segunda Guerra Mundial.
Uma pioneira americana cheia de coragem, amor e luxúria, Lee segue para Londres, para se reunir com o negociante de arte Roland Penrose. Numa Londres sob ataque de bombas, Lee diz à Vogue Britânica que quer capturar a coragem das mulheres britânicas sob o cerco. Armada com uma câmara, uma máquina de escrever e uma credencial americana, as suas imagens e reportagens da Frente saltam das páginas da Vogue para os leitores ávidos de ambos os lados do Atlântico. A 30 de abril de 1945 Lee Miller testemunha o horror inimaginável de Dachau.
De volta à Inglaterra, cabe a seu único filho, Antony Penrose, desvendar os mistérios da mãe que ele gostaria de conhecer melhor: uma mulher incrível, uma mulher com um segredo, que não permite que nem mesmo os demónios pessoais atrapalhem uma vida verdadeira.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, assinou, na passada terça-feira, dia 15 de outubro, dois novos contratos de trabalho.
Os contratos de trabalho, assinados por tempo indeterminado, são referentes à categoria de Assistente Operacional, na área de Cantoneiro de Limpeza.
“O Executivo Municipal pretende inverter o sistema de contratação dos seus colaboradores, com o objetivo de eliminar a precariedade laboral e de permitir o acesso a melhores condições laborais. O Município endereça votos de muito sucesso às duas novas funcionárias”, diz a Câmara Municipal.
Na assinatura estiveram ainda presentes o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, e a vereadora Mónica Lobo.
A zona desportiva de Monforte será palco, ao longo do fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, de um torneio de ténis da Academia de Ténis de Portalegre (ATP).
O torneio, dedicado à categoria de Veteranos +35C, tem João Torres Pereira como diretor de prova e Filipe Serrote como juiz árbitro.
Na organização da prova, a Academia de Ténis de Portalegre conta com o apoio do Município de Monforte, da Associação de Ténis de Portalegre, da Federação Portuguesa de Ténis e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
O Alentejo Walking Festival chega este sábado, 19 de outubro, a Arronches.
O “Percurso da Esperança” é o mote para a caminhada a realizar, com partida do Largo da Igreja daquela freguesia de Arronches, pelas 9h30.
O casario típico de Esperança, o Centro Interpretativo de Identidade Local, o antigo posto de fronteira e a fronteira do Marco são alguns dos pontos de interesse deste percurso, com uma distância de 15,2 quilómetros.
Com o estudo “Reforçar a resiliência das regiões fronteiriças da União Europeia (UE): mapear os riscos e os instrumentos de gestão de crises e identificar lacunas”, realizado de janeiro de 2023 a março de 2024, a Comissão Europeia procura reforçar as capacidades de gestão de catástrofes e riscos em regiões transfronteiriças.
A tarefa abrangeu a identificação dos principais riscos enfrentados pelos territórios em áreas transfronteiriças e o mapeamento de acordos, ferramentas e processos institucionais existentes que facilitam a gestão de riscos pelas autoridades de fronteira. Além disso, envolveu amplas consultas com as partes interessadas a nível da UE, nacional e regional.
Dez estudos de caso foram preparados para destacar práticas eficazes na Gestão de Riscos de Desastres em territórios transfronteiriços. O resultado incluiu a produção de mapas e fichas de fronteira, cada um delineando os níveis de risco e as capacidades de colaboração dos países de ambos os lados da fronteira para lidar com esses riscos.
Este estudo é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
O jovem piloto elvense Manuel Baptista volta a participar na Mini Baja, que integra, um ano mais, o programa da Baja Portalegre 500, evento desportivo que se inicia esta quinta-feira, 17 de outubro.
Ao volante de uma moto 4 Yamaha 250 R e a representar a equipa JMBRacing, o jovem elvense entra em prova para repetir o feito do ano passado. Manuel Baptista venceu, em 2023, a classificação da MiniBaja, com 80 quilómetros de extensão, na categoria de moto 4. Já este ano, o jovem piloto sagrou-se vice-campeão do Troféu Yamaha, em Iniciados.
Integrada no Campeonato de Mini TT da FMP, a Mini Baja conta, este ano, com 34 inscritos, mais nove do que em 2023. A Mini Baja é destinada a jovens pilotos dos oito aos 16 anos, divididos pelas classes Infantis, Iniciados e Juvenis.
Várias associações e coletivos espanhóis manifestam-se, na manhã deste sábado, 19 de outubro, contra a poluição do rio Guadiana, em Badajoz. A manifestação, com início às 10h30 (menos uma hora em Portugal), foi convocada pela associação cidadã “Salvemos el Guadiana”.
“A associação tem vindo desde 2016 a lutar contra a poluição do Guadiana. O rio é poluído pelos nitratos provenientes da agricultura e produção de gado, mas também por resíduos diversos, como despejos ilegais de restos de obras, resíduos de plásticos provenientes de estufas e de sistemas de rega e lixo deixados por pessoas que frequentam as margens”, começa por explicar o presidente do núcleo de Portalegre da Quercus, José Janela.
Atualmente, um dos maiores problemas diz respeito às espécies exóticas invasoras, como os jacintos-de-água, “que tapam a água, impedindo a chegada de luz para as partes mais profundas da água, provocando a morte dos outros seres vivos”.
José Janela, que garante que a Quercus “está solidária” e que pretende “contribuir para a qualidade deste rio que também é português”, revela ainda que os responsáveis da associação “Salvemos el Guadiana” dizem que Badajoz “vive de costas voltadas para o rio”. Para contrariar isso, “apelaram todos os habitantes de Badajoz e redondezas que se juntem à manifestação para que as autoridades locais, regionais e nacionais atuem”.
Miguel Barbas é um dos vários pilotos de Elvas que vai estar, a partir de amanhã, 18 de outubro, a competir na edição deste ano da Baja Portalegre 500. Com o número 323, o piloto disputa a prova na categoria Challenger (T3), a contar para a Taça do Mundo FIA de Bajas, ao volante de um OT3 da Santag Racing.
Esta é a sétima vez que o elvense participa na prova: agora ao volante de um carro, à semelhança das suas últimas três participações, depois de ter feito em moto, em outras três ocasiões.
Enquanto piloto amador, Miguel Barbas garante que o seu objetivo é, acima de tudo, “terminar a prova”, embora confesse que a preparação não tenha sido muita. “É uma prova dura”, assegura, dando conta que pela frente terá, esta sexta-feira, 160 quilómetros e, no sábado, outros 400. “O objetivo é terminar e depois tentar subir mais alguns lugares, que é o que tenho tentado todos os anos. Terminar a Baja Portalegre, ainda para mais, com o que tem chovido, é sempre um grande desafio”, remata.
As provas desta que é já a 38ª edição da Baja Portalegre 500 iniciam-se amanhã, sendo que hoje, dia 17, tem lugar, no Jardim do Tarro, a cerimónia de apresentação de pilotos e viaturas, a partir das 19 horas.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches recebeu na manhã da passada segunda-feira, dia 14 de outubro, duas reuniões dos órgãos sociais da empresa intermunicipal ‘Águas do Alto Alentejo, EIM, SA’, em concreto do seu Conselho de Administração e da sua Assembleia Geral.
Começou por ter lugar a reunião do Conselho de Administração, órgão presidido por Hugo Hilário, presidente do Município de Ponte de Sor e cujos vogais são Idalina Trindade e António Pita, respetivamente, presidentes dos municípios de Nisa e Castelo de Vide, que se juntaram aos técnicos da empresa para abordar assuntos relacionados com a direção comercial, com a direção de águas e saneamento e com a direção financeira, sendo ainda deliberados pontos relativos aos recursos humanos e a procedimentos no âmbito da contratação pública.
De seguida, realizou-se reunião da Assembleia Geral, com os autarcas dos dez municípios que compõem o grupo a juntarem-se à mesa presidida por João Crespo, presidente do Município de Arronches e cujos vice-presidente e secretário são, respetivamente, José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião e Manuel Valério, presidente do Município de Sousel. Nesta sessão, os presentes focaram-se na discussão do plano de atividades orçamento e mapa de pessoal para 2025 e na proposta de atualização tarifária para o mesmo ano, sendo ainda apresentado o documento sobre o equilíbrio de contas e a cobertura de resultados líquidos.
Campo Maior caminha, no próximo dia 26, no âmbito do chamado “Outubro Rosa”, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama e apoiar a investigação nesta área.
Para participar na iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior, os interessados devem fazer a sua inscrição, com a aquisição da tshirt do “Outubro Rosa”, que tem o custo de cinco euros.
As inscrições, que podem ser feitas no Centro Comunitário da vila, como revela a vereadora São Silveirinha, têm estado a decorrer “muito bem”, até porque, diz a autarca, o povo de Campo Maior é “muito solidário”. “As pessoas que se quiserem inscrever vão sempre a tempo de o fazer, até mesmo no próprio dia”, acrescenta.
“É uma questão de ajudarmos, contribuindo com cinco euros. Nunca é demais darmos a mão por esta causa tão nobre, que é alertarmos para estas questões que, cada vez, nos tocam mais e que, cada vez, estão mais próximas de nós”, remata São Silveirinha.
Esta caminhada tem início às 10 horas, no dia 26, no Jardim Municipal de Campo Maior.
Numa iniciativa aberta à comunidade e às instituições da região, os Enfermeiros de Reabilitação da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) organizam, esta sexta-feira, 18 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, a primeira Expo Reabilitar, ao mesmo tempo que promovem seu primeiro encontro com os núcleos de toda a região Alentejo.
Esta primeira edição do encontro, como explica o enfermeiro gestor do Serviço de Ortopedia do Hospital de Santa Luzia, Rui Cambóias, realiza-se numa altura em que o núcleo de Enfermagem de Reabilitação do Alto Alentejo se encontra “em fase de formação e consolidação”.
“É também a primeira vez que vamos conseguir congregar os núcleos de Enfermagem de Reabilitação das quatro sub-regiões do Alentejo, ou seja, Baixo Alentejo, Alentejo Central, Litoral Alentejano e nós próprios (Alto Alentejo), e associar a isso uma mostra, em que vamos ter stands, uns mais técnicos, outros mais institucionais, mas que vai ser uma mostra aberta à comunidade e às instituições da cidade e da região”, adianta o enfermeiro.
Com a iniciativa procura-se celebrar o arranque da Enfermagem de Reabilitação, ao nível do Alto Alentejo, que “era até ao momento, a única região que não tinha esse critério definido”, assim como assinalar a constituição dos núcleos dos enfermeiros especializados, de acordo com as recomendações da Ordem dos Enfermeiros. “Nós, em Portugal, temos por recomendação da Ordem seis tipos de enfermeiros especializados, com áreas muito específicas, que vão desde a obstetrícia, à médico-cirúrgica, à pediatria, à reabilitação, num conjunto de seis, que nós não temos até agora, mas que estamos em fase de formalização e de constituição”, explica Rui Cambóias, que revela ainda que o encontro termina, precisamente, com a realização de uma cerimónia de assinatura de constituição desses núcleos.
Durante o encontro, os profissionais terão possibilidade de partilhar experiências e aprofundar conhecimentos. Em debate estarão temas como “O papel das instituições na Enfermagem de Reabilitação”, “Parceiros na construção de indicadores sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação” e “O enfermeiro de Reabilitação e a transição dos cuidados”.
Rui Cambóias destaca ainda, no decorrer do evento, “um concurso público para a apresentação de posters”, denominado prémio “Comendador Rui Nabeiro”, que recorda como um “homem interessado e humanista, em questões de saúde”, bem como a colaboração dos alunos dos cursos profissionais de Restaurante e Bar e Turismo da Escola Secundária D. Sancho II na sessão de boas-vindas e no coffee break do encontro. “Vai ser uma parceria muito proveitosa para todos”, garante.
A Expo Reabilitar, de acesso livre do público, vai estar disponível para visita a partir das 8h30.
Uma colisão de duas viaturas, na Estrada Nacional 373, entre Elvas e Campo Maior, resultou, ao início da noite de ontem, 16 de outubro, em dois feridos ligeiros.
As duas vítimas deste acidente, uma mulher de 39 anos e uma criança, de 14, foram transportadas ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
O alerta para a ocorrência foi dado às 19h39. Para o local foram mobilizados 25 operacionais, entre Bombeiros de Elvas, INEM e GNR, apoiados por dez viaturas.