Borba: UNITATE Campus inaugurado na sexta-feira

A Fundação UNITATE, instituição de referência no setor da Economia Social em Portugal, inaugura oficialmente na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, o UNITATE Campus, em Borba. Este espaço inovador é o primeiro campus no mundo dedicado exclusivamente à capacitação e inovação no setor social, consolidando-se como um marco para o futuro das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e da Economia Social em Portugal.

Com a presença da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, este evento marca a transformação de um antigo edifício industrial numa infraestrutura projetada para fomentar a inovação, a formação e a criação de valor social sustentável. O UNITATE Campus será uma plataforma de formação para profissionais do setor social, um espaço de partilha de boas práticas e de desenvolvimento de respostas sociais inovadoras.

A inauguração do UNITATE Campus representa mais do que uma simples infraestrutura: trata-se de um centro nevrálgico para a criação de soluções inovadoras que irão impactar diretamente as comunidades locais, regionais e nacionais. Entre as suas valências destacam-se o IFES – Instituto de Formação para a Economia Social, a Incubadora Social, o Laboratório de Inovação Social e as Respostas Sociais Escola, que integram uma Creche e uma Habitação Colaborativa, projetadas para capacitar profissionais e elevar os padrões de excelência nas IPSS.

O evento contará com a presença de diversas personalidades de relevo, assim como representantes de entidades públicas regionais e nacionais. Estarão ainda presentes destacados líderes do setor social, IPSS e empresas parceiras que têm sido essenciais para o sucesso deste projeto pioneiro.

O UNITATE Campus posiciona-se como um ponto de encontro entre inovação, tradição e solidariedade, reforçando a missão da Fundação UNITATE em promover a inclusão, o desenvolvimento humano integral e a sustentabilidade social.

Feira do Livro de 24 a 27 de outubro na Biblioteca de Portalegre

A Biblioteca Municipal de Portalegre acolhe, entre os dias 24 e 27 de outubro, mais uma edição da Feira do Livro.

Para além de, no evento, poder encontrar uma grande variedade de livros, de todos os temas e autores, o público poderá também assistir à apresentação de obras e não só.

Integrada na feira, estará patente ao público, a partir de dia 24 e até final do ano, nos Claustros da Biblioteca, a exposição de escultura “A Eternidade do Granito”, de João Aires Garcia.

Para dia 26, às 15 horas, está prevista a apresentação do livro “Plutão, a BD & Eu”, de António Martinó de Azevedo Coutinho.

VALORMED convida alunos e docentes a integrar Liga dos Defensores da Natureza

A nova aventura da Turma dos Econautas, a “força” de elite amiga do ambiente, já está disponível na página das Escolas de Valor (aqui), um projeto da VALORMED.

Os professores do 1º ciclo já podem aceder aos conteúdos didáticos e lúdicos acessíveis no site desta iniciativa, incitando os alunos a participar nesta nova missão que inclui temas relacionados com a defesa da natureza.

O ponto de partida é simples: sejam quais forem, todas as ações de hoje vão ter consequências no futuro. E no que ao ambiente diz respeito, não entregar os medicamentos e embalagens fora de uso e de prazo nas farmácias ou parafarmácias, poderá vir a ter um forte impacto no ambiente por via da contaminação dos solos e águas. É com base nesta premissa que nasce o Jogo das Diferenças, um conteúdo educacional e informativo que visa ensinar os mais pequenos a eliminar de forma correta e adequada os resíduos que diariamente geramos, inclusive os resíduos de medicamentos.

Numa missão conjunta, professores e alunos, vão ajudar Valéria, a adolescente da família Medeiros, que é cientista e passa grande parte do seu tempo no laboratório da Universidade, a completar a missão de descobrir as diferenças entre diversos tipos de resíduos, aprendendo a eliminar corretamente os “lixos” diários, e ao mesmo tempo compreender o resultado e impacto da incorreta eliminação dos resíduos no futuro do planeta e dos ecossistemas.

Se todos forem ativos e souberem como eliminar corretamente os resíduos, estão a contribuir para defender o Planeta contra todos os agressores poluentes e a garantir um futuro sustentável.

O desafio lançado a professores e alunos é que aprendam, joguem e se divirtam, ao juntarem-se à Liga dos Defensores da Natureza, para cumprir mais um desafio lançado pela VALORMED, vão descobrir como podem fazer a diferença no futuro ambiental da Terra.

Cada professor pode inscrever a sua turma aqui.

Joaquim Dias expõe “As Cores do Silêncio” em Esperança

Na sequência da mostra das suas obras no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, entre os meses de agosto e setembro, o artista Joaquim Dias tem agora parte da exposição denominada ‘As Cores do Silêncio’ a embelezar ainda mais o Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança.

Esta exposição, que ficará patente até ao final do mês de novembro, foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 11 de outubro, com o pintor a fazer-se acompanhar, na sessão, pelo executivo da Câmara Municipal, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, estando ainda entre os convidados o presidente e o secretário da Junta de Freguesia de Esperança, respetivamente Luís Janeiro e José Álvaro.

Perante o público na sala, entre alguns familiares e amigos, a quem agradeceu a presença, Joaquim Dias mostrou-se grato à Câmara Municipal pela oportunidade de voltar a expor na sua freguesia, algo que o deixa muito contente, destacando ainda a importância destas exposições para a dinâmica dos espaços. O autor, fazendo um balanço das últimas mostras, explicou que pinta por puro prazer, embora sinta um misto de orgulho e nostalgia, uma vez que cada obra é única, quando alguém adquire um dos seus quadros. Por fim, o artista explicou as diferentes técnicas utilizadas, fazendo então a distinção entre as aguarelas e os sketchers.

Antes, porém, o presidente do Município não deixou também de dirigir uma palavra aos presentes, começando por agradecer a sua comparência nesta inauguração apesar do temporal que se fez sentir naquela tarde. João Crespo destacou que o Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança é um espaço com capacidade para receber este tipo de atividades e que esta se concretiza não só pela vontade em dar a oportunidade ao artista de expor na sua terra natal, mas também pelo objetivo da autarquia em descentralizar estes momentos e levar arte e cultura às freguesias rurais do concelho. Por fim, o edil desejou a Joaquim Dias as maiores felicidades e que continue a pintar como só ele sabe para deliciar todos aqueles que gostam do seu trabalho.

Até ao dia 30 de novembro, esta exposição pode ser visitada entre as 9h30 e as 13 horas e entre as 14 e as 17 horas, horário de funcionamento do Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança.

Vila Viçosa: candidaturas às bolsas de estudo até final do mês

A Câmara Municipal de Vila Viçosa tem abertas, até 31 de outubro, as candidaturas às bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior.

Ao todo, a autarquia disponibiliza 30 bolsas. Com um valor mensal de 175 euros, esta bolsa é paga pela Câmara Municipal ao longo de dez meses.

As candidaturas são feitas no Balcão Único da Câmara Municipal de Vila Viçosa, aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 12h30 e das 14 às 16h30, ou através de um requerimento (formulário disponível aqui), a ser enviado ao presidente da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deliberou aprovar a abertura das candidaturas para a atribuição de bolsas de estudo, aos alunos com bom aproveitamento escolar, no ano letivo 2024/2025, proposta que foi aprovada em reunião de Assembleia Municipal a 26 de setembro.

Com este apoio, a autarquia procura ajudar os agregados familiares a suportar os encargos inerentes aos custos, cada vez mais acrescidos, da vida estudantil e académica, e promover a igualdade de oportunidades no sucesso escolar.

Coronel João Rolo apresenta a sua “História de Vida” em Arronches

O Coronel da GNR João Rolo apresenta, no próximo sábado, 19 de outubro, a sua biografia (“História de Vida”), no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, pelas 16h30.

João Rolo nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, a 15 de março de 1958, onde viveu na vila de Moatize, até 1970, ano em que foi estudar para Castelo Branco, onde residiu até 1986.

Estudou na Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco, foi atleta das camadas jovens do Benfica de Castelo Branco e jogou ainda na equipa sénior da Póvoa de Rio de Moinhos. Foi Oficial Miliciano de Cavalaria, tendo feito a recruta em 1979 na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e prestado serviço no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida entre 1980 e 1984.

Frequentou o Curso de Formação de Oficiais da GNR em 1985, tendo sido colocado em 1986 como Tenente no CIP/GNR em Portalegre. Chefiou ainda a Seção de Recrutamento da GNR, no Beato/Lisboa entre 2004 e 2006 e regressou a Portalegre para comandar o Centro de Formação de Praças até dezembro de 2010, quando passou à situação de reforma com o posto de Coronel.

Reside em Portalegre há 38 anos, foi dirigente do Sport Clube Estrela de Portalegre, da Associação de Futebol de Portalegre e da Federação Portuguesa de Futebol. É fundador e presidente do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre.

O Coronel João Rolo, no seu livro, começa por falar dos seus familiares mais próximos e faz um relato da sua vida com o seu nascimento e infância vivida em Moçambique, a sua vinda para Portugal onde residiu e estudou em Castelo Branco, as aventuras na tropa no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, a sua vida na Guarda Nacional Republicana, com a sua primeira colocação no Centro de Instrução de Portalegre em 1986, onde se reformaria como Coronel Comandante.

O autor fala dos seus tempos de desportista no Benfica de Castelo Branco e na equipa da Póvoa de Rio de Moinhos, bem como os seus tempos de dirigente, especialmente do Estrela de Portalegre, com as subidas à terceira e segunda divisão em quatro épocas. No seu livro João Rolo elogia o Pai, Salgueiro Maia e Rui Nabeiro homens que marcaram a sua vida. Trata-se de “um livro escrito na primeira pessoa de forma humilde, simples e alegre e com muitas mensagens positivas para todos”.

Estratégias essenciais para uma navegação online segura

Navegar na internet tornou-se uma parte vital do nosso dia a dia. Seja para trabalho, comunicação, ou para fazer apostas online em plataformas como o Fishingrival casino, estamos sempre conectados. No entanto, com esta conveniência vêm riscos significativos para a nossa privacidade e segurança digital. Muitas pessoas subestimam a importância de proteger as suas informações online, e é aqui que estratégias essenciais entram em jogo. A seguir, explore algumas dicas fundamentais que podem ajudar a proteger a sua presença digital.

Como proteger a sua privacidade digital

Manter a sua privacidade digital é essencial num mundo onde as informações pessoais são constantemente partilhadas e recolhidas. Uma das formas mais eficazes de proteger a sua privacidade é estar atento às permissões que concede a aplicações e websites. Desative o rastreamento de localização sempre que possível e reveja regularmente as definições de privacidade das suas contas. É igualmente importante evitar partilhar informações pessoais em redes sociais e plataformas públicas. Por exemplo, evite publicar detalhes como a sua morada ou número de telefone.

Como criar palavras-passe fortes e seguras

Por outro lado, as palavras-passe são a primeira linha de defesa para proteger contas online. Infelizmente, muitos ainda optam por palavras-passe simples e fáceis de adivinhar. Para criar uma palavra-passe forte, opte por uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite utilizar palavras comuns ou informações pessoais, e considere também o uso de um gestor de palavras-passe para ajudar a armazenar e gerar senhas seguras sem necessidade de as memorizar. Além disso, e para melhorar a segurança das suas contas, opte por implementar a autenticação em duas etapas. Este método adiciona uma camada extra de segurança, exigindo sempre que confirme a sua identidade com um segundo fator. 

A importância das atualizações de software regulares

Já as atualizações de software podem parecer uma tarefa aborrecida, mas são fundamentais para a segurança online. As atualizações frequentemente contêm patches de segurança que corrigem vulnerabilidades descobertas em programas e sistemas operativos. Ignorar estas atualizações deixa o seu dispositivo vulnerável a ataques. Um exemplo comum é a exploração de falhas em sistemas desatualizados por hackers para aceder a dados pessoais. Como tal, configurar o seu dispositivo para atualizar automaticamente é uma maneira fácil de garantir que está sempre protegido contra as últimas ameaças.

A importância de um antivírus confiável

Para finalizar, ter um antivírus confiável instalado no seu dispositivo é também uma medida de segurança essencial. Pois, este software ajuda a detectar e bloquear ameaças antes que possam causar danos. Além disso, um antivírus atualizado pode proteger contra uma variedade de ameaças, desde vírus e spyware até ransomware. Ao escolher um antivírus, procure um que ofereça proteção em tempo real e atualizações automáticas para garantir que está sempre protegido contra as ameaças mais recentes.

Tudo sobre a America’s Cup em Barcelona

A America’s Cup é uma das competições mais antigas e prestigiadas do mundo da vela, e a edição de 2024, que se realizará em Barcelona, Espanha, está a gerar grande entusiasmo entre os fãs e apostadores desportivos. 

Neste artigo, iremos explorar a história do torneio, a importância da edição de 2024 e, mais importante, os diferentes tipos de apostas online que os entusiastas podem fazer em sites como https://22bet.com/pt para aumentar a emoção desta competição.

História da America’s Cup

A America’s Cup é uma competição internacional de vela que teve início em 1851, quando o iate “America” derrotou a flotilha britânica numa corrida ao redor da Ilha de Wight. Desde então, a competição transformou-se num evento desportivo de alta competição, que envolve algumas das equipas mais tecnológicas e bem financiadas no mundo da vela. O troféu, uma intricada taça de prata, é disputado entre o Defender (o detentor atual do título) e o Challenger (a equipa vencedora de uma série de regatas preliminares).

A edição de 2024 é aguardada com particular expectativa por várias razões. Esta será a primeira vez que Barcelona sediará a competição, trazendo o evento para a costa mediterrânica e aumentando ainda mais a visibilidade do desporto em solo europeu. Além disso, o evento irá contar com a participação de equipas de renome internacional, incluindo o detentor do troféu, o Emirates Team New Zealand, que irá defender o título contra desafiantes como a INEOS Team UK e a Luna Rossa Prada Pirelli.

Apostas Online na America’s Cup

Com a crescente popularidade das apostas desportivas online, a America’s Cup tornou-se um dos eventos de vela mais apetecíveis para apostadores em todo o mundo. Diferentes tipos de apostas estão disponíveis para este evento, permitindo que os apostadores possam diversificar suas estratégias e aumentar a emoção ao assistir as regatas. Aqui estão alguns dos principais tipos de apostas que podem ser feitas na America’s Cup 2024.

1. Apostas no Vencedor da Regata

Este é o tipo de aposta mais simples e direto. Os apostadores escolhem uma das equipas para vencer uma determinada regata. Como as regatas da America’s Cup podem ser muito dinâmicas e imprevisíveis devido a mudanças climáticas e estratégias de cada equipa, esta aposta envolve bastante análise e alguma sorte. Os apostadores mais informados podem basear as suas escolhas no desempenho recente das equipas, nas condições meteorológicas e na composição da tripulação.

2. Apostas no Vencedor Geral

Este tipo de aposta permite que os apostadores coloquem o seu dinheiro numa equipa que acreditam que irá ganhar a competição como um todo. Aqui, os apostadores devem analisar não só o desempenho nas regatas individuais, mas também a consistência da equipa ao longo de várias regatas e a sua capacidade de superar diferentes condições. É uma aposta de longo prazo e, por isso, atrai apostadores que preferem manter-se envolvidos durante toda a competição.

3. Apostas em Handicap

As apostas em handicap são populares em muitos desportos, e na vela não é diferente. Este tipo de aposta nivela as equipas, atribuindo uma “vantagem” virtual à equipa que é considerada mais fraca. Assim, os apostadores podem apostar numa equipa menos favorita, com uma margem de erro que ainda lhes permita ganhar a aposta se a diferença final no desempenho entre as equipas não for muito grande. As apostas em handicap são uma excelente maneira de equilibrar o risco e a recompensa, especialmente em competições onde uma equipa pode ser claramente mais forte do que as outras.

4. Apostas ao Vivo

As apostas ao vivo tornaram-se extremamente populares em eventos desportivos e a America’s Cup não é exceção. Com este tipo de aposta, os apostadores podem fazer apostas enquanto as regatas estão a decorrer. As odds podem mudar rapidamente durante a corrida, dependendo de fatores como mudanças nas condições do vento, penalizações ou falhas técnicas das equipas. A adrenalina e a emoção de acompanhar a competição em tempo real tornam as apostas ao vivo uma escolha emocionante para muitos apostadores.

5. Apostas Específicas (Props)

As apostas prop (ou “apostas especiais”) oferecem uma oportunidade para os apostadores se concentrarem em detalhes específicos da competição. Estas apostas podem incluir previsões sobre qual será a equipa a liderar em determinado ponto da regata, se haverá penalizações durante a prova, ou até qual será o tempo de conclusão da regata. Este tipo de aposta é ideal para quem gosta de analisar pormenores e quer tentar prever resultados mais específicos, em vez de simplesmente apostar no vencedor.

6. Apostas Combinadas

As apostas combinadas permitem que os apostadores agrupem várias apostas diferentes numa única. Por exemplo, um apostador pode apostar no vencedor de várias regatas ou numa combinação de diferentes tipos de apostas, como o vencedor de uma regata e a equipa que lidera ao final da primeira volta. As apostas combinadas oferecem uma oportunidade para aumentar os ganhos, mas também são mais arriscadas, uma vez que todas as previsões devem estar corretas para que o apostador ganhe.

Estratégias para Apostar na America’s Cup

Ao apostar na America’s Cup, é essencial considerar vários fatores que podem influenciar o resultado das regatas. Alguns destes fatores incluem:

  • Condições meteorológicas: O vento e o estado do mar podem ter um impacto significativo no desempenho das equipas.
  • Tecnologia dos barcos: As inovações tecnológicas desempenham um papel crucial na velocidade e na manobrabilidade dos barcos.
  • Histórico das equipas: Analisar o desempenho passado das equipas em condições semelhantes pode fornecer insights valiosos.
  • Experiência da tripulação: Uma equipa com membros experientes e habilidosos pode ter vantagem sobre equipas menos experientes.

Conclusão

Em resumo, a America’s Cup Barcelona 2024 não é apenas um evento desportivo emocionante, mas também uma oportunidade empolgante para os apostadores. Com uma variedade de tipos de apostas disponíveis, desde apostas simples no vencedor até apostas mais complexas como apostas combinadas e ao vivo, há algo para todos os perfis de apostadores. Seja você um fã de vela ou apenas alguém interessado em aumentar a emoção do evento, a America’s Cup oferece uma plataforma única para explorar o mundo das apostas desportivas online.

Jovem de 19 anos detido em Portalegre por suspeita de tráfico de droga

Um homem de 19 anos foi detido ontem, 14 de outubro, numa artéria da cidade de Portalegre, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, por uma equipa da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Portalegre.

Residente em Portalegre, este jovem foi detido por volta das 19 horas. O suspeito tinha, na sua posse, 99 doses individuais de haxixe, que foram apreendidas. Para além disso, no momento da detenção, foram também apreendidos 140 euros em notas, por “suspeitas de ter origem na atividade ilícita”.

Posteriormente, faz saber o Comando Distrital de Portalegre da PSP, “e após busca efetuada no domicílio, foram ainda encontradas e apreendidas mais 565 doses de haxixe e outros objetos ligados ao tráfico de estupefacientes, nomeadamente duas balanças de precisão, um telemóvel e quatro facas com resíduos da substância ilícita já referida”.

O detido é presente esta terça-feira, dia 15, a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Portalegre, para aplicação de eventuais medidas de coação.

Dias para Erradicação da Pobreza e Igualdade assinalados no distrito

As Redes Sociais do distrito de Portalegre, juntamente com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), têm vindo a criar diversas ações e dinâmicas de sensibilização para temáticas ligadas à igualdade, exclusão social e pobreza, de modo a assinalar, simultaneamente, o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Tal como em anos anteriores, o Núcleo Distrital de Portalegre da EPAN procura promover e organizar uma atividade de rua, em local estratégico de cada concelho, onde todas as instituições e sociedade civil possam estar representadas. Esta atividade irá ter lugar nos vários concelhos do distrito, no próximo dia 22 de outubro (terça-feira), pelas 14 horas.

Apenas o concelho de Portalegre irá assinalar este dia a 21 de outubro (segunda-feira), pelas 14 horas, nas instalações da Câmara Municipal de Portalegre, por questões logísticas.

O desenvolvimento de iniciativas desta natureza “é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local”, refere o Núcleo Distrital de Portalegre da EPAN em comunicado.

“Queremos que se trate de um Dia de Sensibilização e de Reflexão entre os cidadãos do distrito de Portalegre, onde os concelhos deste distrito estejam em sintonia e onde todos, à mesma hora estejam a assinalar a nossa determinação na promoção da Igualdade e no Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, lê-se ainda no referido comunicado.

CNT acolhe Encontro dos Enfermeiros de Reabilitação e Expo Reabilitar

O Centro de Negócios Transfronteiriço é palco, esta sexta-feira, dia 18 de outubro, do primeiro Encontro dos Enfermeiros de Reabilitação da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) e dos Núcleos da Região Alentejo e da mostra Expo Reabilitar.

Com a iniciativa, que se realiza integrada no programa comemorativo do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação, pretende-se promover a partilha de conhecimentos e experiências.

A Exporeabilitar, aberta à comunidade e de acesso gratuito, decorre a partir das 8h30, e conta com vários expositores da área da reabilitação e parceiros locais.

Programa do evento:

8h30 – Abertura do secretariado

8h45 – Receção de boas vindas com Tuna da Universidade Sénior de Elvas e alunos do Curso Profissional de Turismo da Escola Secundária D. Sancho II do Agrupamento Escolas nº3 de Elvas.

9 horas – Sessão solene de abertura do Encontro

9h20 – Conferência inaugural: o que fazemos em vida ecoa pela eternidade…

Prof. Dra. Manuela Martins

Apresentação: Luísa Velez (Adjunta da Direção Enfermagem da ULSAALE)

10 horas – MESA 1: o papel das instituições na Enfermagem de Reabilitação

MODERADORA: Enfª Salomé Camarinha (Adjunta Direção Enfermagem da ULSAALE)

PARTICIPANTES: Ordem Enfermeiros e Associação Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

“A importância da regulação e os novos desafios da Enfermagem de Reabilitação em Portugal ” (Neusa Reis do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros)

“Aqui chegados, e a mais vamos”: O papel da APER (Mª Manuel Varela da APER).

10h40 – COFFE BREAK by alunos do Curso Profissional de Restaurante e Bar do Escola Secundária D. Sancho II do Agrupamento Escolas nº3 de Elvas.

11 horas – “Parceiros na construção de indicadores sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação –

A perspetiva da academia” – (Prof Maria José Bule – Universidade de Évora)

Apresentação: Luís Simão (Enf. Especialista Enfermagem de Reabilitação da ULSAALE)

11h30 – Espaço-Apresentação My Sénior®

11h45  – Apresentação de pósteres (PRÉMIO COMENDADOR RUI NABEIRO).

12h15  – ALMOÇO DE TRABALHO (PATROCINIO: Politérmica)

14 horas – MESA 2: O enfermeiro de Reabilitação e a transição dos cuidados – e por falar em projetos…

MODERADOR: Enfª Sérgio de Carvalho (Adjunto da Direção Enfermagem ULSAALE)

PARTICIPANTES: Projeto “Comprometimento organizacional dos enfermeiros de Reabilitação na região autónoma da Madeira” (Enfº Nélio Rodrigues);

Projeto “Capacitar, reabilitando” (Enfª.Florbela Romão);

Projeto “Programa de Gestão de caso” (Enfº Vítor Gomes)

15 horas – ESPAÇO DELTA BREAK

15h15  – MESA 3: Encontro de irmãos – juntando e conhecendo as experiências dos NERES da região Alentejo

MODERADOR: Enfª Artur Lopes (Adjunto da Direção Enfermagem da ULSAALE)

PARTICIPANTES: Núcleos de Enfermeiros de Reabilitação das ULS da região Alentejo:

ULSLA: Enfº Serafim Silva; ULSBA: Enfº Jorge Farinho; ULSAC: Enfª Maria Manuel Varela

16h15  – Cerimónia de entrega de prémios e assinatura da constituição dos Núcleos de Especialidade da ULSAALE.

16h45 – Sessão de encerramento e closing snack com EnfTuna

Mais informações e ficha de inscrição no evento disponíveis através dos QR Codes presentes no cartaz:

Estremoz: Tertúlia Tauromáquica continua à frente dos destinos da Praça de Touros

A Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (TTE) vai continuar à frente dos destinos da Praça de Touros de Estremoz, pelo menos, até novembro de 2025.

A decisão de prorrogação do Contrato de Atribuição do Direito de Exploração da Praça de Touros de Estremoz foi tomada, por unanimidade, em reunião do Executivo da Câmara Municipal de Estremoz, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 2 de outubro.

De recordar que a 2 de abril de 2022 foi celebrado, entre a autarquia estremocensee a TTE, o Contrato de Atribuição do Direito de Exploração da Praça de Touros de Estremoz, contrato esse com a duração de três anos e que termina a 1 de abril de 2025. Com o vínculo a culminar em abril, estava comprometida a organização da corrida de touros que integra o programa da FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz.

Tendo em vista a preparação da próxima temporada tauromáquica, a direcção da TTE solicitou à Câmara Municipal, a prorrogação do referido contrato até novembro de 2025. Durante a apresentação do ponto 5 da ordem de trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, referiu acreditar “ser esta uma questão perfeitamente pacífica, até mesmo tendo em vista aquilo que está a acontecer no âmbito do contrato, que está a decorrer de uma forma muito, muito positiva”.

Campo Maior: Lar Santa Beatriz com rotinas preenchidas

No Lar Santa Beatriz, em Campo Maior, os dias são preenchidos e a rotina é algo essencial para organizar o tempo e orientar as tarefas diárias.

O dia começa cedo, segundo Alexandra Mamede, animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz: “o pequeno-almoço inicia-se às 9 horas. No final do pequeno-almoço começam as rotinas das atividades, por volta das 10 horas, com as terapias e o movimento de outras atividades”. Depois de almoço, as atividades voltam na parte da tarde até às 16 horas. “O lanche termina por volta das 16h30. Este período é muito destinado às visitas, é o momento em que o nosso lar fica cheio de familiares. A seguir às visitas, o jantar é servido às 19 horas, e por volta das 20, começam os deitares”, explica ainda.

Alexandrina Abreu, utente do Centro de Dia, tem 88 anos e está na instituição há quase dez anos, após o falecimento do marido. A maior parte da sua vida foi a trabalhar no campo “a colher azeitona, a ceifar e a tirar a erva do trigo”. Relativamente à ida para o Centro de Dia, Alexandria Abreu diz que foi “de livre vontade”. “Ainda arrumava a minha casa, mas para não estar sozinha decidi vir para aqui”, explica. “A minha rotina no Centro de Dia é estar aqui o dia todo e voltar para casa e ver só paredes, vejo um bocadinho de televisão e às 19h30 estou deitada. No outro dia acordo às 7h30 e venho novamente para o lar”, conta ainda Alexandrina Abreu.

Já João Matias, utente do Lar Santa Beatriz, explica que a sua profissão foi “andar no campo até aos 20 e poucos anos”. Entrou depois para a tropa e, mais tarde, voltou novamente a trabalhar no campo. No entanto, apercebeu-se que não era algo que realmente queria. “Fui para guarda-florestal auxiliar durante 12 anos, mas cansei-me e tirei a carta de pesados. Nesta profissão andei por muitos lugares. O meu último trabalho foi na Cooperativa Agrícola do Caia”, recorda.

Com 95 anos, João Matias, segundo conta, ainda conduz e faz alguns afazeres fora da instituição, como pagar o seguro do carro e a água. “Tenho uma vida ativa no lar, vou para onde me apetece, informando sempre do sítio. Vou pagar a água, pagar os medicamentos e o seguro do carro”. Quando existem atividades dentro da instituição, João Matias, diz que participa em todas. “Só não participo, como gosto muito. Há uma atividade em especial que tenho pena de não haver mais vezes, que são os bailaricos”.

João Matias esteve no Centro de Dia do Lar Santa Beatriz durante 16 anos. Posteriormente mudou-se definitivamente para o Lar de Santa Beatriz há seis anos. “Esta muito provavelmente vai ser a minha última casa”, acrescenta João Matias.

O dia a dia no Lar Santa Beatriz que começa cedo e tem toda uma rotina planeada. 

Chuva coloca Portalegre sob aviso laranja esta terça-feira

Portalegre é um dos nove distritos do país que, com a chegada da depressão Leslie a Portugal continental, vai estar esta terça-feira, 15 de outubro, sob aviso laranja, devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os períodos de chuva intensa em Portalegre estão previstos para o período entre as 18 e as 21 horas.

Os distritos de Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso laranja entre as 15 e as 18 horas, enquanto Évora, Faro, Santarém, Leiria e Beja estendem o aviso até às 21 horas. Em Castelo Branco, o aviso, que se inicia às 21 horas, estende-se até à meia-noite de amanhã.

O IPMA emite o aviso laranja sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Município de Elvas prepara-se para investir dois milhões em três lares do concelho

A Câmara Municipal de Elvas prepara-se para fazer um investimento avultado em três lares do concelho.

Os lares de Santa Eulália, Vila Fernando e São Vicente terão, no futuro, uma maior oferta de camas, revela o presidente Rondão Almeida, num investimento que ronda os dois milhões de euros, para o qual a autarquia não conta com qualquer tipo de apoio. “Não vamos receber nada, ninguém nos vai dar um cêntimo”, garante o autarca, assegurando que só com a gestão que tem sido feita, pelo atual executivo, é possível levar por diante estas intervenções.

“Vamos entrar em obra para ter mais 21 camas no lar de Santa Eulália; vamos entrar em obra para aumentar mais 12 camas no lar de Vila Fernando; e vamos fazer também uma grande intervenção no lar de São Vicente”, diz ainda Rondão Almeida.