Évora recebeu debate “Estratégia Turismo 2035” (c/fotos)

Depois de Lisboa e Porto, o debate relativo à estratégia do turismo para a próxima década teve lugar esta tarde em Évora.

Entre outras personalidades estiveram presentes o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos.

Carlos Pinto de Sá, referiu que “a economia portuguesa é uma economia que precisa de diversificação, pelo que, o turismo deve de se inserir nessa ideia de diversificação da atividade económica e por isso, tem de haver um olhar para os diversos setores de economia e a forma como esses setores podem interligar entre si e trabalhar em conjunto. Não é separável do turismo o desenvolvimento económico que uma determinada região tem ou a oferta turística que tem ou os níveis de habitação ou as questões ligadas por exemplo à formação e à mão de obra existente”.

“Nós temos um problema que temos de olhar, o Alentejo tem e vai ter escassez de água nas próximas décadas, há estudos que preveem a possibilidade de o Alentejo perder entre 28 a 40% dos seus recursos hídricos, isto significa que temos de olhar a questão da água, não há desenvolvimento económico sem água, e portanto, temos de olhar como é que podemos racionalizar a água para podermos responder à necessidade e aos desafios da área económica e também do turismo”, acrescentou o autarca de Évora.

“Outro aspeto que me parece importante também e deixo para reflexão tem a ver com o olhar o turismo não apenas em Évora, não apenas num ou noutro ponto da região, mas, olhar a região do Alentejo em si, sendo que há pontos que são importantes para a dinamização do turismo mas é necessário que se olhe toda a região do Alentejo como uma região fundamental para o desenvolvimento do turismo, naturalmente interligado com outras regiões”, rematou.

José Manuel Santos, presidente da ERT referiu que “neste momento temos na região cerca de 29 000 camas, a perspetiva é que no horizonte da nova estratégia que se está agora a discutir é que o Alentejo possa atingir 70 000 camas. É fácil constatar que a região não pode funcionar com uma escola de hotelaria que se localiza em Portalegre, também o Alentejo não pode ser a única região de Portugal que só tem uma escola de hotelaria. É tempo de olhar para o Alentejo de outra forma, e nós sabemos que estas decisões, entre a decisão política e a concretização do investimento vai sempre algum tempo, portanto, é fundamental dentro desta proposta do governo expandir o modelo formativo de turismo e de escolas de hotelaria, criar-se uma segunda grande escola de hotelaria e turismo no Alentejo”.

“Cerca de 65% das nossas dormidas concentram-se em 12 concelhos”, estes números referem-se “ numa lógica territorial que abrange os 11 concelhos da Lezíria do Tejo. É fundamental melhorarmos as acessibilidades rodoviárias, não podemos ter no Alentejo as únicas duas capitais de distrito que não são servidas pela autoestrada, que é o caso de Beja e Portalegre. O turismo vive da acessibilidade das pessoas, a questão da acessibilidade aérea, o aeroporto de Beja pode a médio prazo desempenhar um papel relevante, a discussão é, que ligações aéreas é que o aeroporto pode ter para servir a oferta turística da região, esse assunto nunca foi pensado, está a ser por nós, e esperamos no início do ano termos uma proposta para apresentar ao ministro das infraestruturas e também ao Ministro da Economia”, sublinhou o presidente da ERT.

O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, também presente no debate referiu que “o objetivo é ouvir o país todo, são sete sessões, já fizemos com esta a terceira sessão vamos fazer também nas regiões dos Açores e Madeira. A nossa preocupação é ouvir o tecido económico, ouvir as regiões, ouvir os operadores, porque é a partir daí que se consegue construir uma estratégia sólida, duradoura e sobretudo com esta espectativa de 10 anos que é isto que aqui estamos a fazer. Precisamos de ter uma estratégia que faça com que o crescimento consolide e não inverta, precisamos de aumentar aquilo que é o grau de satisfação da comunidade residente para evitar aquilo que são os chavões como a massificação, é evidente que o turismo tem pegada, qualquer atividade económica tem pegada temos de ter consciência disso, nós próprios deixamos a nossa pegada, e portanto o turismo não está inume a isso, agora precisamos é de fazer com que aquilo que é a nossa estratégia mitigue os impactos da atividade turística e faça com que Portugal não perca aquilo que é reconhecido por todos uma das atividades mais da economia”.

Laboratório de Química da ACOS aprofunda estudo sobre a azeitona

O Laboratório de Química da ACOS está a registar um aumento significativo do número de amostras de azeitona para análises, que coincide com a necessidade de determinar o momento ideal para a apanha, e com o início da colheita que já está a acontecer em algumas explorações.

Como forma de reforçar a sua capacidade de resposta ao encontro das necessidades dos seus clientes, a ACOS adquiriu mais equipamento para analisar o maior número de amostras pelos métodos rápidos (NIR), e aumentou a capacidade de refrigeração para as amostras rececionadas.

A equipa do laboratório, que funciona durante todo o ano, vai ser reforçada a partir de meados de outubro, como resposta ao gradual aumento de pedidos de análises que apoiam na determinação do momento ideal para a colheita da azeitona, para avaliar o rendimento e a qualidade (acidez) das azeitonas, para apoio na calibração de equipamentos de métodos rápidos (NIR), e para determinar as perdas de azeite no bagaço e o seu teor em caroço.

O laboratório é também muito procurado para a determinação da qualidade e pureza do azeite, assim como para análises que são necessárias para a sua exportação.

De realçar ainda que a ACOS está a implementar um painel de provadores de azeite, um projeto que está a avançar com a colaboração do CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo). O painel de provadores, que deverá começar a funcionar no próximo ano, é uma necessidade do setor, tanto a nível regional, como a nível nacional.

Os serviços do Laboratório de Química da ACOS são abertos a quem deles precisar, desde olivicultores, lagares, exportadores e até consumidores finais que pretendem saber a qualidade do azeite que compram ou consomem. O laboratório recebe amostras de azeitona, azeite, bagaço de azeitona e óleo de bagaço de azeitona provenientes de todo o País.  

Forte da Graça apresentado em Arronches pelo olhar de António Balsinhas

A Galeria do Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, acolhe, desde o passado sábado, dia 12 de outubro, a exposição de pintura “Visão Periférica do Forte da Graça”, do elvense António Balsinhas.

Trata-se de um conjunto de pinturas, em que o autor traz, em alguns casos, para primeiro plano postes e árvores à beira das estradas, que transformou em transparências, permitindo a visão através destes elementos verticais. Algumas das obras, agora no Convento de Nossa Senhora da Luz, já estiveram expostas no Forte da Graça, em Elvas.   

Ao lado de António Balsinhas, no momento da inauguração da mostra, esteve a vereadora Maria João Fernandes.

Esta exposição pode ser visitada até 14 de novembro, durante o período em que o Convento de Nossa Senhora da Luz se encontra aberto ao público, de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 13 horas e das 14 horas às 17h30.

Quinta edição do EuRoC encerra esta terça-feira em Ponte de Sor

Termina esta terça-feira, 15 de outubro, em Ponte de Sor, a quinta edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), a única prova do género na Europa, que desafia jovens europeus a lançaram os seus foguetes (rockets).

Neste último dia, o programa inicia-se às 9 horas, com a apresentação das equipas sobre os seus lançamentos (Post-Flight Highlights), e pelas 11 horas, tem lugar a cerimónia de encerramento do EuRoC 24, juntamente com a entrega dos prémios.

A iniciativa da Agência Espacial Portuguesa tem vindo a decorrer no aeródromo de Ponte de Sor e no campo militar de Santa Margarida, em Constância.

Cerca de 600 jovens universitários de vários países europeus concorrem com rockets pensados, desenvolvidos e construídos por eles mesmos, que podem ultrapassar os dez metros de comprimento e que, em alguns casos, sobem aos nove mil metros de altura. Este evento pioneiro reune 25 equipas universitárias de 20 nacionalidades, oriundas de vários países europeus. Na prova estão incluindas duas equipas portuguesas.

CIMAA discute papel dos transportes públicos no Portugal Air Summit

Inserido na programação do Portugal Air Summit 2024 – Fly 4 Change, o 1.º Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Carlos Nogueiro, esteve em representação desta comunidade no palco “Ponte de Sor”, onde interveio acerca do papel dos transportes públicos para a redução das desigualdades sociais.

Enquanto Autoridade de Transportes do Alto Alentejo, atualmente a CIMAA dá o seu contributo para a diminuição das assimetrias sociais através implementação de reduções tarifárias. São exemplos disso, o Passe Social do tipo “normal” com assinatura mensal (custo máximo de 30€), o Passe Social gratuito para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, o Passe Social gratuito para antigos combatentes com deslocações acima dos 32km.

Num futuro próximo, o objetivo passa por continuar a aplicar medidas que reduzam as desigualdades sociais, como a implementação do transporte flexível no Alto Alentejo para que o transporte público, a contratualização de redes de transportes públicos do Alto Alentejo com serviços que sejam cada vez mais ajustados às efetivas necessidades da população, e ainda a adaptação e o melhoramento das reduções tarifárias aplicáveis aos transportes públicos do Alto Alentejo, para que as condições económicas não sejam um entrave ao acesso do sistema de transportes públicos.

Portalegre: saúde mental em debate em encontro de profissionais

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) recebeu na passada quinta-feira, 10 de outubro, o segundo Encontro de Saúde Mental do Norte Alentejano, com organização da RealMente – Associação de Profissionais de Saúde Mental do Norte Alentejano. A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada, com uma intervenção focada nas valências do recém-criado Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo.

Durante o encontro foram abordados vários temas, como o comportamento de acumulação (Hoarding Disorder), a Lei da Saúde Mental e os desafios nas perturbações do desenvolvimento intelectual ao longo do ciclo de vida. Numa fase posterior, decorreram ainda dois workshops subordinados às temáticas: “Gerir a Dependência de Opiáceos e de Benzodiazepinas” e “Como lidar com doentes agressivos ou agitados – Técnicas de descalonamento verbal”.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) desempenha um papel crucial no Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo, através de parcerias, desenvolvimento de políticas públicas eficazes e promoção de iniciativas comunitárias que visam melhorar a saúde mental na região, em articulação entre as respostas disponibilizadas pela Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) e os projetos e serviços já desenvolvidos em cada concelho.

Baja Portalegre 500 condiciona trânsito em Portalegre a partir de quarta-feira

Decorre entre esta quinta-feira e sábado, de 17 a 19 de outubro, a 38.ª edição da “Baja Portalegre 500”, a primeira competição de todo-o-terreno organizada em Portugal e, atualmente, o maior evento desportivo de todo o Alto Alentejo.

Para além das várias centenas de pilotos inscritos e respetivas equipas de apoio, staff pertencente à organização da prova e entidades convidadas, estima-se que se desloquem à cidade de Portalegre para assistir à cerimónia simbólica de partida, que terá lugar na quinta-feira, a partir das 19 horas, milhares de pessoas.   

Por esse motivo, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) apela a todos os participantes e ao público em geral para que cumpram “escrupulosamente as normas e orientações emanadas pela organização da prova e pelos polícias que se encontram nos vários locais associados ao evento”. 

“É extremamente importante que todos conheçam os itinerários da cidade por onde circularão as viaturas participantes na prova, não só no dia da já referida cerimónia simbólica de partida, marcada para 17 de outubro, como nos restantes, de forma a evitar qualquer tipo de acidente, nomeadamente atropelamentos”, diz a PSP.

Em concreto, deverá ser dado cumprimento à proibição de estacionamento e ao condicionamento da circulação rodoviária na cidade de Portalegre, entre as 8 horas do dia 16 e 4 horas do dia 18 de outubro, nas seguintes artérias: Avenida da Liberdade, lado ocidental (entre a Rotunda do Rossio e a Avenida Movimentos das Forças Armadas); Avenida da Liberdade (traseiras dos CTT); e Rua Alexandre Herculano (entre a Rotunda do Navio e a Avenida da Liberdade).

Entre as 19 horas do dia 17 de outubro e o final da cerimónia de partida, o trânsito encontrar-se-á condicionado na Rua 1.º de Maio, entre a Rotunda do Rossio e o Semeador, e na Rua Dom Nuno Álvares Pereira, entre o Rossio e a Avenida do Brasil. O trânsito estará impedido a veículos pesados no interior da cidade, sendo os mesmos desviados para o IP2. Como alternativa, a PSP recomenda que, durante esse período, o acesso à cidade de Portalegre se faça pela Rotunda do Areeiro/Avenida do Bonfim e pela EN 18/Avenida do Brasil, respetivamente.

Nos dias 18 e 19 de outubro, a prova vai criar alguns constrangimentos na Avenida de Badajoz. A artéria será devidamente sinalizada e haverá também polícias nos locais de maior conflito em termos de circulação, cujas instruções devem ser seguidas sem reservas. Para que a prova decorra em ambiente de festa, de competitividade e em segurança, a PSP apela à colaboração de todos.

Município de Viana distinguido por boas práticas de apoio às famílias

O Município de Viana do Alentejo volta a ser distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, com o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 17 de outubro, em Coimbra.

A distinção atribuída ao Município de Viana, o único do distrito de Évora a receber tal galardão, reconhece o esforço realizado por parte da autarquia em promover uma política integrada de apoio às famílias.

Esta distinção confirma o empenho do Município em dar resposta ao aumento das exigências sociais, especialmente no que afeta as famílias, tal como a gratuitidade nos transportes escolares no concelho, a atribuição de bolsas de estudo, o apoio nas atividades das férias escolares, o acesso à saúde e a medicamentos e, ainda, na alimentação, no desporto e na cultura.

Recorde-se que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, com o intuito de acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

Intervenção de desbaratização nos dias 16 e 17 em Campo Maior

A Aquamaior vai efetuar a intervenção de desbaratização e desratização na vila de Campo Maior nos dias 16 e 17 de outubro, no seguimento da impossibilidade de ter sido realizada nos dias 8 e 9 de outubro, devido a adversidades climáticas.

Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, a empresa solicita à população para que “tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, a Aquamaior pede para que seja contactada, através do número 268 689 309.

“Agradecemos toda a compreensão e colaboração, por parte da população e tentaremos realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”, diz ainda a empresa.

Serviços da Câmara de Elvas em jornada contínua das 9 às 16 horas

Os serviços da Câmara Municipal de Elvas vão funcionar em jornada contínua, a partir desta segunda-feira, 14 de outubro, entre as 9 e as 16 horas, sem interrupção para almoço.

Assim, os serviços administrativos, nos Paços do Concelho, vão estar abertos ao público das 9 às 16 horas, sendo que o Balcão Único de Atendimento e a Tesouraria vão fazer atendimento das 9 às 15h30.

Na abegoaria, o setor operário mantém o horário de funcionamento que já tinha, das 8 às 14 horas.

Marvão celebra 40 anos de Feira da Castanha a 9 e 10 de novembro

Quatro toneladas de castanha e mais de mil litros de vinho: são estes os principais ingredientes da edição deste ano da tradicional Feira da Castanha de Marvão, agendada para os dias 9 e 10 de novembro.

Assegurando que este será um fim de São Martinho “em cheio”, sempre com muita animação, em que também a restauração e a hotelaria local saem a ganhar, o presidente da Câmara, Luís Vitorino, lembra que o evento já tem 40 anos de existência.

“Vamos ter uma feira pujante, com espetáculos de dois artistas de renome. É um certame que já atingiu um nível de qualidade elevado, em que vem gente de todo o país”, garante o autarca.

Com o evento, a Câmara Municipal de Marvão procura promover a castanha e outros frutos secos, para além do azeite e o queijo, bem como ajudar os pequenos produtores locais a escoarem os seus produtos.

Borba: João Pedro Pais entre os artistas que animam Festa da Vinha e do Vinho

O cartaz de espetáculos da edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, a ter lugar entre os dias 6 e 11 de novembro, já foi divulgado pela Câmara Municipal.

No primeiro dia do evento, 6 de novembro, quarta-feira, pelas 22 horas, a anaimação musical vai estar a cargo do grupo “Os Garridos” e das Cantadeiras de Redondo, seguindo-se um concerto dos “Tranquiliza”, às 23h30.

Na quinta-feira, dia 7 de novembro, depois de um espetáculo com fadistas do concelho de Borba, às 22 horas, é Ricardo Ribeiro quem sobe ao palco do certame (23h30). No dia seguinte, 8 de novembro, sexta-feira, a animação musical, a partir das 22 horas, fica por conta dos Capitão Fausto.

João Pedro Pais atua no dia 9 de novembro, sábado, a partir das 22 horas, enquanto no dia 10 (domingo) é Micaela quem promete animar o público presente.

A Festa da Vinha e do Vinho termina em Dia de São Martinho, segunda-feira, dia 11 de novembro, com um espetáculo de Zé Pedro Sousa (16h30).

Clube de Tiro e Caça de Elvas acolhe provas internacionais de tiro às hélices

As instalações do Clube de Tiro e Caça de Elvas (CTCE) acolheram, durante o fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, duas competições de tiro às hélices.

Foram duas as provas disputadas, que trouxeram até à cidade os mais conceituados praticantes portugueses e espanhóis da modalidade: a Taça Federação e o Grande Prémio FITASC, este último para disputa da Taça Comedador Rui Nabeiro.

No dia de ontem, 13 de outubro, realizou-se, ao final da manhã, a cerimónia de entrega de troféus e outros prémios aos vencedores e melhores classificados das duas competições. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, acompanhou a direcção do CTCE, presidida por Luís Vilar Mayor, nesta jornada de encerramento das provas internacionais de tiro às hélices.

Campo Maior: Dia da Música celebrado pela Banda 1º de Dezembro no Museu Aberto

O Museu Aberto de Campo Maior foi palco, na tarde do passado sábado, 12 de outubro, de um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música, pela Banda 1.º de Dezembro.

A tarde começou com uma atuação do trio de saxofones da banda campomaiorense, num concerto em que se comemorou a cultura de um modo geral e a música em particular.

Durante a atuação da Banda 1º de Dezembro, os presentes puderam ainda apreciar o trabalho do curso de Ballet Clássico do Município de Campo Maior, liderado pela professora Maria José Cid, que juntou as suas coreografias à música da banda durante vários momentos.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, marcaram presença nesta ocasião.

Futura central de biogás de Monforte vista com bons olhos pela Quercus

Uma central de biogás vai ser construída em Monforte, num investimento de 18,5 milhões de euros.

A iniciativa é da responsabilidade de um consórcio formado pela empresa espanhola Migasa, que produz azeite e detém em Monforte uma unidade de secagem de bagaço de azeitona, e por uma empresa do grupo Sonae que se dedica às energias renováveis.

Com isto, para além da produção energética de biogás, vai ser possível também resolver um problema grave em termos ambientais: o cheiro intenso a bagaço de azeitona. Para a Quercus, esta é uma boa notícia, tendo a associação ambientalista a esperança que esta seja a solução definitiva para o tratamento deste subproduto da extração do azeite, que, para além da poluição atmosférica, tem contribuído para a poluição da água.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Forte de Santa Luzia volta a ser palco de sessões de Yoga

O Baluarte de São Pedro, no Forte de Santa Luzia, acolheu na tarde do passado sábado, 12 de outubro, a iniciativa “Yoga no Forte”.

A aula foi promovida pelo Centro do Yoga Áshrama, em Elvas, dirigido por Tânia Melo, com o apoio do Município.

Para o próximo dia 27 de outubro (domingo), está agendada mais uma edição do “Yoga no Forte”, com início às 17h30, também no Forte de Santa Luzia. A participação é gratuita, bastando aos interessados comparecer no local.

Quem pretender mais informações sobre a iniciativa pode contactar a professora Tânia Melo, através do telefone 966 450 173 ou do e-mail asyogaelvas@gmail.com.

Encontro de Mães e Grávidas com dez participantes em Vila Viçosa

O 2.º Encontro de Mães e Grávidas, dinamizado pelo Cantinho da Amamentação da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Vila Viçosa, visou assinalar a Semana Europeia do Aleitamento Materno, celebrada entre 30 de setembro e 7 de outubro.

A edição deste ano teve como tema “Parentalidade: por mais trocas de experiências e menos comparações…” e contou com cerca de dez participantes, entre mães e grávidas do concelho.

A atividade teve como objetivo promover a partilha de experiências sobre a maternidade, e para isso, recorreu-se a um jogo, onde com a ajuda de um novelo de lã, passado entre as participantes, foi construída uma teia, símbolo de suporte, mas também da prática de apoio essencial para uma parentalidade mais saudável.

No final deste segundo encontro, foi servido um pequeno lanche, oferecido pelo Município de Vila Viçosa, que apoiou a realização da iniciativa. As participantes foram também presenteadas com um marcador de livro com frases motivacionais.

Recital de piano e flauta do Mês da Música em Elvas dedicado a Beatriz Lebre

O duo Anima Feminae, formado pela pianista Ana Telles e pela flautista Monika Streitová, protagonizou na noite do passado sábado, dia 12 de outubro, o terceiro concerto do Mês da Música, no Cine-Teatro Municipal, em Elvas.

O recital foi dedicado à jovem elvense Beatriz Lebre, que foi assassinada em Lisboa, no ano de 2020, aos 22 anos.

O programa, maioritariamente constituído por obras de compositoras femininas, incluiu uma peça composta por Beatriz Lebre quando frequentava a Academia de Música de Elvas.

A edição 2024 do Mês da Música prossegue a 25 de outubro, uma sexta-feira, com um recital de violino e piano por Manuel Camacho e Eduardo Moreno.

Campomaiorense Luís Chavado cumpre sonho de participar na Baja Portalegre

A concretizar um sonho antigo, o campomaiorense Luís Chavado vai participar, este ano, pela primeira vez, na Baja Portalegre.

A competir na categoria Hobby/Promoção, o piloto, que tem visto esse seu desejo adiado por diversas vezes, e que chegou a afastar-se desta área desportiva, conta que corre em motos de cross desde muito novo: “desde os seis anos que sempre tive motos de campo, motos de cross, e sempre tive o sonho de vir a fazer a Baja Portalegre”.

Por mais que tenha deixado as motos de lado, “entre os 13 e os 20 anos” – altura em que se dedicou ao futebol –, Luís Chavado voltou, entretanto, a este “mundo”. Nos últimos anos, já com ambição de participar naquela que é a mais antiga prova de Todo Terreno nacional, o sonho foi adiado durante algum tempo: primeiro devido à pandemia e, depois, por duas lesões.

Desta vez, com o incentivo da família e os amigos, e depois da adequada preparação, o piloto está prestes a entrar em prova. Por outro lado, os apoios da Câmara Municipal de Campo Maior e das juntas de freguesia de São João Batista e de Nossa Senhora da Expectação foram fundamentais para que Luís Chavado pudesse fazer a sua inscrição na prova.

Luís Chavado vai estar entre os quase 400 concorrentes que vão disputar a Baja Portalegre 500. A competição decorre entre quinta-feira e sábado, de 17 a 19 de outubro, num percurso de centenas de quilómetros, não só no Alto Alentejo, mas também no Ribatejo.

Prometendo emoção e espectáculo a milhares de espectadores, o evento, que é organizado pelo Automóvel Club de Portugal, integra o calendário da Taça do Mundo FIA de Bajas e inclui provas dos campeonatos nacionais de TT e a European Cup SuperFinale.

Obras de loteamento em São Vicente já tiveram início

A Câmara Municipal de Elvas, tendo em conta as necessidades de habitação também nas freguesias, tem em curso a construção do loteamento de São Vicente e Ventosa. Este novo loteamento permitirá a construção de 18 fogos e habitação.

A execução destes projetos, segundo a Município de Elvas, “visa fomentar e incentivar a construção de habitação própria permanente, disponibilizando à população um espaço dotado de todas as infraestruturas necessárias, contribuindo assim para a redução da pouca oferta existente no concelho ao nível de terrenos para a construção urbana”.

O grande destaque destes novos loteamentos é a possibilidade de construção de habitação evolutiva, que vai desde o T1 ao T3, podendo ser ampliada à medida das necessidades do agregado familiar e as condições económicas dos proprietários.

O projeto de construção contempla essa mesma vertente, nos lotes destinados para o efeito, num investimento superior a 250 mil euros.