Tapeçaria “Le Roi Soleil” roubada do Museu de Portalegre

No último domingo foi furtada do Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino a peça intitulada “Le Roi Soleil”, feita com base num desenho de Jean Lurçat, pintor francês falecido em 1966 e que terá sido um dos grandes divulgadores da técnica de tecelagem praticada na cidade de Portalegre, de acordo com o semanário Expresso na sua edição online.

“Esta foi a primeira vez que uma peça foi furtada e é muito importante sensibilizar as pessoas para o regresso da tapeçaria ao museu”, sublinhou ao Expresso Paula Fernandes, diretora da instituição desde 2008. O Museu da Tapeçaria de Portalegre foi inaugurado em 2001 e a tapeçaria furtada integrava o acervo do município e fazia parte da exposição permanente do museu desde a fundação. Estava exposta numa sala com o nome de Jean Lurçat.

“Le Roi Soleil” tem cerca de um metro quadrado de dimensão e estava pendurado na parede. Paula Fernandes explica que os objetos mais pequenos estão “aparafusados”, mas, no caso dos têxteis, como as tapeçarias feitas 100% com lã, este mecanismo provocaria danos às obras de arte, impossibilitando esta forma de salvaguarda. Quanto à vigilância, diz que esta era feita por funcionários que circulavam constantemente pelas salas distribuídas pelos dois pisos do edifício.

No domingo, o museu foi visitado por cerca de 400 pessoas, das quais quase 100 apenas na parte da manhã, altura em que terá acontecido o furto. A PSP foi chamada ao local e deve haver intervenção da Polícia Judiciária na sequência das investigações.

O Museu Guy Fino não tem sistema de vídeo vigilância, nem qualquer sistema de alarme nas peças expostas, embora já fosse intenção do Município de Portalegre implementar medidas de segurança e anti intrusão.

Fonte do Município referiu que o desaparecimento da peça foi detetado pelos funcionários, devido à “parede vazia”, perto da hora de almoço, dado que o Museu encerra às 13horas e reabre as 14.30 horas.

A Câmara de Portalegre apresenta o Museu como estando instalado na antiga casa nobre da família Caldeira Castelo-Branco (portal do séc. XVIII), o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino é um museu especificamente dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do património artístico nacional, representado pelas Tapeçarias de Portalegre.

Chuva obriga a adiar concerto do Vox Aurea Ensemble em Estremoz

O concerto do Vox Aurea Ensemble, a ser comentado pelo professor Pedro Moreira, agendado para a tarde deste sábado, 12 de outubro, na Igreja de Santa Maria, em Estremoz, foi adiado, para data ainda a anunciar, em virtude do agravamento das condições climatéricas.

Este espetáculo é realizado por músicos do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e faz parte da segunda edição da iniciativa Roteiro Musical dos Castelos. Organizado pela Inatel de Évora, este projeto prevê a realização de concertos em castelos e edificado histórico do Alentejo Central, em parceria com as autarquias locais.

A iniciativa alia a música ao vasto património arquitetónico do Alentejo e contribui para a sua valorização e promoção, através de uma interação entre pessoas, cultura e lugares.

Já se iniciaram as obras da pista pedonal de Santa Eulália

O Município de Elvas, indo de encontro a uma sugestão da população de Santa Eulália, iniciou o projeto de construção da Pista Pedonal daquela freguesia, num investimento na ordem dos 222 mil euros mais IVA.

Os trabalhos, que já arrancaram no terreno, foram adjudicados à empresa Senpapor e contemplam, para além do projeto, a execução de corte de pavimento, abate de árvores, levantamento de sinalização vertical existente, movimentação de terras, execução de base em toutvenant, execução de camada de regularização e de desgaste em betuminosos, revestimento final em slurry seal, execução de sinalização horizontal, execução de dois passadiços, entre outros.

A pista ficará com uma extensão de cerca de três quilómetros e permitirá, aos amantes da atividade física e à população em geral, a realização de caminhadas com maior segurança, num piso devidamente adaptado para o efeito. Prevê-se que a empreitada decorra nos próximos cinco meses.

Susana Lemos dá a conhecer “Corpo-Luz_Matéria” na Casa da Cultura de Elvas

A natureza humana é o mote para a exposição “Corpo-Luz_Matéria”, da autoria de Susana Lemos, inaugurada na tarde desta sexta-feira, 11 de outubro, na Casa da Cultura de Elvas.

Numa mostra que vai desde a pintura ao desenho, e que inclui ainda a apresentação de cadernos de campo e objetos, como caixas de luz, a artista plástica, a expor pela primeira vez na cidade, apresenta em Elvas trabalhos “mais atuais” e outros, que estando também ligados à temática, já têm “mais alguns anos”. “Todas estas obras têm este fio comum, que é a incidência sobre a natureza humana, as ligações entre os seres. Daí (na exposição), aparecerem uns seres, uns bichos, uns anjos… eles têm formas muito diversificadas”, explica Susana Lemos.

Esta exposição, face a outras que Susana Lemos já realizou, conta com uma particularidade: a de apresentar os chamados cadernos de campo, que, nas palavras, da artista, são os “bastidores da obra”. A título individual, a artista não expunha há desde 2019. “Já estava com muitas saudades”, garante ainda.

Susana Lemos, para além de artista, é também professora. Diz que pinta e desenha “desde sempre”, mais “conscientemente” desde os seus 13 anos. “Tive períodos mais ativos e outros menos, mas a minha vida tem sido sempre pontuada por estas práticas”, remata.

Já o vereador Cláudio Monteiro, que diz que esta é uma mostra de arte “completamente diferente” de todas as outras que já estiveram patentes na Casa da Cultura, revela que, só este ano, já foram apresentadas, naquele espaço, 13 exposições. Convidando todos a conhecer o trabalho de Susana Lemos, o autarca revela ainda que esta é a mostra que antecede a exposição integrada no evento “Elvas Cidade Natal”.

A exposição“Corpo-Luz_Matéria” está disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até dia 9 de novembro.

Município de Vila Viçosa assina protocolo de colaboração com a CERCIESTREMOZ

O Município de Vila Viçosa assinou, recentemente, um protocolo de colaboração com a CERCIESTREMOZ, para assegurar o apoio no transporte dos utentes residentes no concelho de Vila Viçosa, que necessitem comparecer diariamente junto dessa instituição.

A autarquia relembra que a cooperativa promovove, diariamente, a recuperação de utentes com necessidades especiais e a sua adaptação e reintegração na sociedade e em estabelecimentos de ensino normal, sempre que possível.

Através desta cooperação, o Município pretende zelar pelos utentes que pertençam ao concelho de Vila Viçosa e que estejam integrados na CERCIESTREMOZ, proporcionando os meios necessários e assegurando oportunidades iguais para todos os interessados com necessidades especiais.

Arronches recebe ações de sensibilização sobre prevenção da violência doméstica

Dando continuidade ao cumprimento do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, que o Município de Arronches está a desenvolver, foi promovida uma ação de formação para pessoal técnico municipal, com vista a aumentar os níveis de conhecimento sobre as desigualdades, discriminação, violência de género e violência domestica. A formação decorreu em formato online, e foi prestada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género que teve como público-alvo, a conselheira interna e externa, os elementos da Equipa para a Igualdade na Vida Local, membros dos executivos camarários, dirigentes e colaboradores da autarquia.

Foram abordados entre outros objetivos, o reconhecimento do enquadramento conceptual, as intersecções e especificidades da violência doméstica/violência de género e violência contra as mulheres, bem como o planemaneto de medidas para as combater, a reflexão sobre a implementação das medidas de política pública preconizadas no Plano de Ação de combate à violência contra as mulheres e violência doméstica 2023/2026, na esfera local e regional e ainda a identificação e potenciação dos recursos locais e regionais – a Rede Nacional de apoio a Vítimas de Violência Doméstica.

Ainda no cumprimento das medidas do Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e à Violência Doméstica, e o ao abrigo do protocolo estabelecido entre o Município de Arronches e as mais diversas entidades que integram a Rede Nacional de apoio a Vítimas de Violência Doméstica, decorreu no Convento de Nossa Senhora da Luz uma ação de sensibilização conduzida pelos técnicos do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre, onde estiveram elementos das forças de segurança locais, visando o cumprimento de objetivos tais como o aumento dos níveis de conhecimento sobre as desigualdades, a discriminação, a violência de género e violência doméstica, e em paralelo  reforçar a capacitação das equipas técnicas especializadas e/ou não especializadas nos vários domínios de intervenção com Vitimas contra Mulheres e Violência Doméstica.

De referir ainda que o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre já tinha estado na Academia Sénior de Arronches, numa sessão de sensibilização dirigida à comunidade para uma cultura de não violência, promovendo o conhecimento sobre esta temática.

Este sábado há mercado em Campo Maior

O Campo da Feira, em Campo Maior, recebe este sábado, 12 de outubro, o tradicional Mercado Municipal.

Por esse motivo, a Câmara Municipal solicita aos utentes Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira, que devem retirar as suas viaturas desse local até às 18 horas desta sexta-feira, dia 11 de outubro.

Desafios de territórios envelhecidos em debate em Borba

As primeiras Jornadas de Desenvolvimento Humano Integral (DHI), cujo foco central é o Alentejo e os Desafios de Territórios Envelhecidos, estão a decorrer esta sexta-feira, 11 de outubro, em Borba.

Sofia Dias, vereadora na Câmara de Borba, integrou a sessão de abertura destas jornadas, que decorrem ao longo de todo o dia nas instalações da Unitate Campus.

Também o Serviço de Ação Social do Município de Borba marcou presença durante a manhã, onde, de entre alguns temas de especial interesse se abordou a dignidade da pessoa humana em situações limite, bem como o desenvolvimento integral de forma ampla e sistémica.

Temporada da equipa de basquetebol do CEN arranca este sábado em casa

A equipa sénior de basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) vai iniciar os jogos do Campeonato da 2ª Divisão Zona Sul, este fim de semana.

Neste sábado, dia 12 de outubro, o CEN defronta o GDR André Resende, no Pavilhão Municipal de Elvas, às 11 horas, na primeira jornada do campeonato.

Na temporada passada, o Clube Elvense de Natação participou na Taça do Alentejo, competição em que alcançou o 2º lugar, prestação que espera ver melhorada esta época.

Passeio dos Italianos 2024 termina com almoço na Barragem de Montargil

É na Barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, que termina, depois da saída da Praça de Itália, em Lisboa, este sábado, 12 de outubro, a edição deste ano do Passeio dos Italianos: uma iniciativa destinada a automóveis clássicos de fabrico italiano com mais de 30 anos e futuros clássicos com mais de 20 anos.

Neste passeio haverá a oportunidade de ver em ação automóveis emblemáticos de marcas como Ferrari, Maserati, Alfa Romeo, Lancia e Fiat, com modelos de diferentes eras que representam a beleza de linhas e a inovação tecnológica da indústria automóvel italiana. Exemplos disso são o Alfa Romeo 6C 2500, o carro mais antigo deste Passeio dos Italianos, fabricado em 1948, um Lancia Aurelia B20S GT Coupé ou um Alfa Romeo Giulietta Sprint, que são ilustres representantes da década de 1950, em paralelo com modelos mais contemporâneos, como um Lancia Delta Integrale Evo (de 1992), a remeter para o universo dos ralis. E entre o pelotão de entusiastas dos clássicos italianos estão nomes bem conhecidos do mundo da competição, como o ex-campeão nacional de velocidade, Robert Giannone, ao volante dum Ferrari Dino 246GT de 1971.

O Passeio dos Italianos parte da capital fazendo a primeira paragem na aldeia piscatória de Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos. Os participantes mantêm-se no Ribatejo e rumam a Coruche, antes da paragem final e almoço no cenário privilegiado da Barragem de Montargil.

Este segundo Passeio dos Italianos é organizado pelo ACP Clássicos, com o apoio institucional da Câmara de Comércio Luso-Italiana e com o patrocínio institucional da Embaixada de Itália em Lisboa.

Regras e cuidados a ter para beneficiar de vantagens no comércio online

Conhecendo todas as regras e todos os cuidados a ter, qualquer pessoa pode beneficiar das vantagens do comércio online.

O consumidor deve ser informado acerca das modalidades de pagamento e entrega disponíveis, bem como de eventuais restrições geográficas ou outras à entrega e aos meios de pagamento aceites. O vendedor deve indicar a data limite de entrega do bem, que é fixada no máximo em 30 dias após a celebração do contrato, que deve ser confirmada pelo vendedor em suporte duradouro.

O vendedor é obrigado a informar o consumidor acerca do contrato e dos seus direitos, para que este tome uma decisão de compra consciente e esclarecida. A linguagem utilizada deve ser simples e estar redigida em língua portuguesa, caso a plataforma seja portuguesa ou dirija a sua atividade para Portugal, e as plataformas também têm a obrigação de disponibilizar, de modo fácil e diretamente acessível, toda esta informação sobre os vendedores.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Cars MS em Elvas com todo o tipo de carros e variedade de marcas

O stand Cars M&S, situado na Avenida da Europa, na Boa-Fé, em Elvas, conta com uma vasta gama de carros e uma oficina, na Rua da Holanda, na Zona Industrial da cidade, à disposição do cliente.

A empresa é gerida por Amílcar Martins e António Santos e apresenta uma vasta variedade de carros multimarcas, desde BMW, a Mercedes, Nissan e Audi. O stand comercializa automóveis novos, semi novos e usados, a gasóleo, gasolina e híbridos.

Na oficina, o cliente tem à disposição todo o tipo de manutenções, como montagem de pneus, alinhamento de direção, recargas de ar condicionado, entre outros.

Para qualquer informação, a Cars M&S tem disponíveis o contacto 924 104 606 e o email carsms2015@gmail.com.

Ministro da Defesa visita Portugal Air Summit em Ponte de Sor

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, está esta sexta-feira, 11 de outubro, de visita ao Portugal Air Summit, que decorre desde ontem no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor,

O evento decorre sob o tema “Flying 4 Change”, onde se debatem questões centrais sobre a transformação do setor aeronáutico em Portugal e no mundo.

A edição deste ano do Portugal Air Summit inclui temas como a sustentabilidade, transformação digital, visão estratégica e investimentos, regulamentação e liderança.

Dança contemporânea em mais um “Sábado com Arte” no MACE

O ciclo de workshops “Sábados com Arte”, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, está de regresso no próximo dia 19 de outubro.

Desta vez, a iniciativa é dedicada à dança contemporânea, sob orientação de Catarina Rodrigues.

Embora a entrada seja livre, os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, através do email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 626 218.

O workshop decorre entre as 10h30 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

Elvas volta a associar-se à Liga Contra o Cancro com caminhdada do “Outubro Rosa

Elvas volta a associar-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a realização, já na manhã deste domingo, dia 13, da caminhada do “Outubro Rosa”, mês durante o qual se procura mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama e consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce.

Com a iniciativa, explica a coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Cristina Bruno, procura-se, não só sensibilizar a população, mas também angariar fundos para a liga.

“Vamos ter uma mancha rosa na cidade, de maneira a que as pessoas possam pensar e perceber a importância do diagnóstico precoce”, começa por dizer a responsável. Por outro lado, e lembrando que a “a liga não tem subsídios” e que “vive do peditório e destes eventos” que se vão realizando ao longo do ano, Cristina Bruno lembra que estas iniciativas são fundamentais, até porque, sem dinheiro, a liga e os grupos de apoio não conseguem cumprir a sua missão: a de prestar apoio ao doente oncológico e família, “nomeadamente ao doente carenciado”.

No que diz respeito à caminhada, a inscrição dos participantes é feita mediante a aquisição da já conhecida tshirt do “Outubro Rosa”, com o dinheiro a reverter, na totalidade, para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. O donativo mínimo é de cinco euros.

A nível distrital, sendo que esta caminhada se irá realizar em outras localidades, como Campo Maior, Portalegre, Monforte, Ponte de Sor e Nisa, já foram vendidas quatro mil tshirts. “O objetivo está a ser alcançado largamente. Já estamos, praticamente, a entrar em rotura de stock”, revela Cristina Bruno.

A concentração para esta caminhada, no domingo, em Elvas, está marcada para as 9h30, na Praça da República, onde, ainda antes da partida, haverá aula de zumba com Cláudia Brotas. A caminhada termina na Piedade.

Câmara de Elvas aprova construção de ponte no Lagar dos Frades

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, na passada quarta-feira, 9 de outubro, a proposta de acesso aos equipamentos de diversão e animação do Elvas Cidade Natal 2024.

No âmbito dos atos praticados pelo presidente da Câmara destaque para a consignação de empreitadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação e o projeto da Passagem Hidráulica, com uma ponte nova, no Lagar dos Frades, para resolver um problema relacionado com as chuvas na Ribeira do Cêto, que levam a constrangimentos de circulação nesta via.

Foi ainda aprovada a proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais, no que respeita à idade para inscrição na Universidade Sénior, que se estabelece nos 50 anos.

Aprovadas várias cedências de equipamentos, entre as quais do Centro de Negócios Transfronteiriço para realização do 1º Encontro de Enfermeiros de Reabilitação da ULSAALE e dos Núcleos da Região do Alentejo e Mostra Reabilitar, que reunirá mais de 200 participantes, e do Coliseu Comendador Rondão Almeida à Congregação de Elvas das Testemunhas de Jeová para realização do seu Congresso Regional, que contará com a presença de mais de três mil pessoas.

Os eleitos aprovaram a proposta de adesão à Estratégia de Desenvolvimento Local ADERAL-EDL Norte Alentejo 2023-2027.

Amigos dos Animais de Campo Maior promovem nova edição da Cãominhada este sábado

O Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior promove este sábado, dia 12 de outubro, às 10 horas, uma nova edição da Cãominhada, uma iniciativa que permite aos animais da associação sair do abrigo e contactar com outras pessoas, para além dos voluntários que deles tratam diariamente.

A cãominhada, promovida com o apoio do Município de Campo Maior e em parceria com várias instituições e empresas do concelho, é organizada pelo sétimo ano consecutivo. “Em 2016 é que começámos a fazer esta caminhada, porque já tinha havido esta iniciativa no ano anterior (2015) e ao formamos o grupo achamos boa ideia continuar. Esta é uma boa iniciativa para os nossos patudos porque é a vez do ano que convivem com um maior número de pessoas e saem do abrigo para dar um passeio”, explica a responsável pela associação, Mafalda Ensina.

“A caminhada está prevista para este sábado, às 10 horas, ou seja, as pessoas podem começar a vir às 9h30, para fazer a inscrição, que tem o valor de três euros, e depois temos algumas surpresas para dar aos participantes”, adianta a responsável. Com a previsão do estado do tempo pouco convidativa a passeios, a associação está a pensar num “plano B” e a “torcer para que a chuva não apareça”.

Relativamente ao percurso, não será uma caminhada muito extensa devido à idade avançada de alguns cães. Os Amigos dos Animais de Campo Maior têm, sobretudo cães já com uma certa idade, e que, por isso, têm menos possibilidades de serem adotados. “Temos sobretudo cães de porte médio/porte grande e de alguma idade, com idade média de seis a oitos anos para cima. Contudo, é muito mais fácil adotar um cão com essa idade do que propriamente um cachorro, porque eles também se adaptam a estar em casa, com uma família e brincam”, realça Mafalda Ensina. Para além do objetivo de levar os animais da associação a saírem do abrigo e conviver, a iniciativa, segundo a responsável “é importante por ser uma maneira de angariação de alguns fundos”.

Yoga está de regresso ao Forte de Santa Luzia para duas sessões

O Forte de Santa Luzia, em Elvas, acolhe já na tarde deste sábado, 12 de outubro, bem como no próximo dia 27 (domingo), duas sessões de yoga.

As atividades decorrem pelas 17h30 e são realizadas pelo “Áshrama Elvas – Centro do Yoga”. A participação é gratuita, bastando aos interessados aparecer no local e hora indicados.

O objetivo é levar esta prática milenar a toda a população de Elvas, contribuindo assim para a sua saúde, para o seu bem-estar e felicidade.

Qualquer esclarecimento adicional pode ser feito junto da diretora do centro, Tânia Melo, pelo telefone 966 450 173 ou através do email asyogaelvas@gmail.com.