Ficam em preventiva os jovens assaltantes de Elvas

Os jovens que nos últimos meses realizaram vários assaltos em estabelecimentos comerciais, habitações e veículos ficaram em prisão preventiva.

Trata-se de um jovem que já tinha sido preso e que aquando da visita do Papa saiu em liberdade, tendo realizado diversos furtos na cidade; e de dois irmãos filmados, por câmaras de vídeo vigilância, por diversas vezes a abrir veículos estacionados nos bairros de Elvas.

O primeiro jovem vai ficar na prisão, enquanto os dois irmãos, por terem apresentado a atitude mais colaborante, ficam agora presos, mas poderão depois ser colocados em casa, com pulseira eletronica.

Estes jovens foram detidos várias vezes pela PSP de Elvas, mas só hoje com o decorrer dos processos judiciais conheceram o seu futuro.

Rondão Almeida vítima de queda

O comendador José Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, caiu ontem nas escadas da Junta de Freguesia de Santa Eulália, à saída de uma reunião realizada nesse local.

Esta quinta-feira, o presidente da Câmara com a continuação do mal estar provocado pela queda deslocou-se ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde realizou vários exames, não tendo sido detetada nenhuma fratura, sendo as dores de caráter muscular. Após receber medicação, Rondão Almeida saiu do Hospital.

Reabilitação do Estádio Municipal de Portalegre já iniciou

A renovação dos balneários, a pintura das estruturas e a instalação de 800 novos bancos, fazem parte da reabilitação do Estádio Municipal de Portalegre, ao qual o Município já deu inicio.

Esta iniciativa reflete o empenho do Município em melhorar a qualidade e o bem-estar dos equipamentos desportivos, beneficiando não só os atletas como toda a população que frequenta o estádio para assistir aos espetáculos de futebol.

O objetivo desta reabilitação é proporcionar um ambiente mais agradável e confortável para todos, reforçando o compromisso do Município com a promoção do desporto e o bem-estar da comunidade.

Região da Serra D’Ossa vai ser Cidade do Vinho em 2025

Decorreu ontem, no espaço do Convento de S. Paulo, o arranque da Cidade do Vinho 2025 – Cidade, que conta cinco concelhos alentejanos unidos pela Serra D’Ossa: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.

Este início contou com a apresentação do programa de eventos previstos para o ano 2025 no âmbito das comemorações deste reconhecimento, em cada município envolvido. O programa pretende valorizar e potenciar a identidade e a unicidade desta região, promovendo este destino como um só, numa oportunidade de afirmar estes concelhos enquanto territórios de vinho e de enoturismo.

Este evento, contou com as intervenções do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, do Vice- Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Pedro Beato, do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, do Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, do Presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança.

Decorreram ainda provas de vinho, no Claustro do Convento de S. Paulo, com a presença de diversas adegas dos cinco concelhos que fazem parte desta iniciativa.

Dia das Galveias acolhe feira do livro e exposição documental

O multiusos “O Mercado” foi o palco para as comemorações do 486º aniversário da elevação de Galveias a Vila e sede de concelho que acolheu a Feira da Leitura e do Livro, uma exposição documental com o acervo de Jerónimo Milheiras, e um fim de tarde cultural promovida pela Associação Salgueiro Maia.

Primeiramente, a Presidente da Junta de Freguesia, Fernanda Bacalhau, e o vice-Presidente da Câmara, Rogério Alves, discursaram para todos os presentes, de seguida, deu-se a abertura da Feira da Leitura e do Livro, com a leitura de uma mensagem enviada pelo escritor José Luís Peixoto a partir de Skopje, na República da Macedónia, seguindo-se a visita à exposição documental, guiada pelo investigador Jerónimo Milheiras.

O fim de tarde cultural foi preenchido pela apresentação do Livro O Meu 25 de Abril, editado pela ASM, pelo presidente da associação Coronel Andrade da Silva e pelo escritor Moisés Caeytano, e finalizou com poesia e música a cargo do poeta Francisco Sousa e do cantor Manuel Gaspar.

A feira do livro decorre até ao dia 5 de outubro, enquanto a exposição continuará patente ao público até 16 de outubro.

Município de Monforte renova parceria com Inatel

O Município de Monforte renovou a parceria que tem vindo a estabelecer nos últimos anos com o INATEL, através da qual, foram programadas ao longo deste ano, sete visitas ao centro histórico de Monforte.

No âmbito do Programa INATEL Primavera/Outono 2024, a partir de uma lógica de democratização no acesso a atividades de turismo e lazer, e de forma a contribuir para a preservação e dinamização do património das comunidades, estas visitas a pontos de interesse patrimonial são guiadas por técnicos dos Serviços Municipais competentes, e destinam-se a cidadãos com 55 ou mais anos de idade que, assim, podem usufruir de uma oferta diversificada de atividades culturais, educacionais e de convívio.

“De Mozart a Chico Buarque” para celebrar o Dia da Música em Elvas

O Dia da Música foi comemorado em Elvas ao final da tarde de terça-feira passada, no Cine-Teatro Municipal, com o concerto de piano a quatro mãos “De Mozart a Chico Buarque” pelo duo 20Fingers, formado por João Vasco e Eduardo Jordão.

O alinhamento do recital contou ainda com a interpretação de temas de autores como Maurice Ravel, Eric Satie e Astor Piazzola, entre outros.

O vereador Cláudio Monteiro representou o Município no Cine-Teatro, acompanhado de Luís Zagalo, programador e diretor artístico do Mês da Música, evento que decorre ao longo de outubro numa iniciativa conjunta da autarquia e da Academia de Música de Elvas.

O segundo de cinco concertos está agendado para as 18 horas deste domingo, dia 6, sob o titulo “Tocando José Afonso” pelo Rumos Ensemble, e com a participação em vídeo de Carlos Alberto Moniz.

GNR constitui dois arguidos por crimes no distrito de Portalegre

No dia 2 de outubro, o Comando Territorial de Portalegre constituiu arguido um homem de 29 anos por violência doméstica, no concelho de Portalegre. No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o agressor exercia violência psicológica contra a vítima, de 38 anos.

No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de busca e de apreensão no concelho de Nisa, culminando na apreensão do seguinte material:

  • Três armas de caça;
  • Um punhal;
  • Um machado;
  • 68 cartuchos;
  • Uma munição.

O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre, numa que ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Portalegre.

Apresentação da iniciativa SuperHalfs no Politécnico de Portalegre

A apresentação da iniciativa SuperHalfs, vai realizar-se amanhã, 4 de Outubro, pelas 14 horas, nos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre.

Com um propósito solidário, um grupo de professores do Politécnico de Portalegre prepara-se para completar seis meias maratonas, em parceria com várias empresas, que pagarão uma verba, por cada quilómetro percorrido.

Após cada prova, este apoio financeiro será entregue a uma instituição de solidariedade social da região, escolhida pelas entidades patrocinadoras.

A adesão à iniciativa internacional “SuperHalfs – Half Marathon Series” vai levar estes docentes/atletas até seis cidades europeias, com a primeira meia-maratona a realizar-se já neste domingo, 6 de outubro, em Cardiff (País de Gales).

Iniciativa “Escola Eletrão” arranca no inicio do ano letivo

O distrito de Portalegre tem nove estabelecimentos de ensino onde toda a comunidade pode entregar pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, no âmbito da iniciativa “Escola Electrão, que arrancou com o início de mais um ano letivo.

 A iniciativa, promovida pelo Electrão, já vai na 14ª edição, sensibiliza para a necessidade de encaminhar para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, mas também embalagens, e faz os desafios às escolas que se unam à causa e sejam pontos de recolha de resíduos.  

As escolas do Municipio de Portalegre que se associaram a esta iniciativa são:

Escola Básica Cristóvão Falcão, Portalegre
Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Alter do Chão
Escola Básica Garcia da Orta, Castelo de Vide
Escola Básica João Maria Botas Carriço, Monforte
Escola Básica José Régio, Portalegre
Escola Básica n.º 2 de Elvas
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão
Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre

Esta ação é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas e de lâmpadas, ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros. 

No ano letivo de 2023/2024, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos, nos mais de 500 estabelecimentos de ensino que aderiram à campanha a nível nacional.

As inscrições para este ano letivo continuam abertas, e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão

Sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de separar para reciclar continua a ser urgente. As metas de reciclagem a cumprir são ambiciosas e pressupõem um envolvimento cada vez maior das populações. Esta campanha, em particular, tem um peso muito expressivo nas quantidades globais recolhidas e reencaminhadas para reciclagem pelo Electrão”, sublinha o Diretor-Geral de Pilhas e Elétricos do Electrão,  Ricardo Furtado.

Ao longo de 13 anos a Escola Electrão já recolheu mais de 7000 toneladas de resíduos, e envolveu em média 400 escolas por ano letivo.

Unir esforços para reforçar a sensibilização

Para potenciar a sensibilização e a recolha das várias tipologias de resíduos, a campanha Escola Electrão associou-se ao programa Ecovalor da EGF. O Electrão recolhe as pilhas, baterias e equipamentos elétricos e a EGF assegura a recolha das embalagens, dando às escolas participantes a possibilidade de reunir estes três tipos de resíduos e ganhar prémios a dobrar.

 No âmbito deste programa, as mais de 1000 escolas participantes dos municípios servidos pelas empresas do grupo EGF, também recebem prémios monetários como forma de reconhecimento pelo desempenho na quantidade de embalagens separadas para reciclar.

“A colaboração entre a EGF e o Electrão representa um passo fundamental na promoção da sensibilização ambiental. Através de iniciativas como a Escola Electrão e o programa Ecovalor, estamos a incentivar a participação das escolas na reciclagem. Além disso, as instituições de ensino serão recompensadas financeiramente pelo seu compromisso com a sustentabilidade, um esforço que transcende as paredes escolares e que impacta toda a comunidade”, sublinha Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF.

No âmbito da campanha do Electrão, as escolas são desafiadas a promover atividades de sensibilização ambiental com a comunidade escolar, como o caso da iniciativa Repórter Electrão, que convida alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem deste três tipos de resíduos.

O desafio “Repórter Electrão” premeia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.

Mais informações podem ser consultadas em www.ondereciclar.pt.

Romaria de São Lourenço realiza-se este domingo

A Sociedade Recreativa de Varche, vai realizar, este domingo, 6 de Outubro, a Romaria de São Lourenço.

O inicio do evento está marcado para as 10 horas, seguindo-se às 15:30 horas,  a realização de uma missa na igreja de São Lourenço, seguida de procissão.

O encerramento desta festa tradicional está marcado para as 19 horas.

IPDJ promove concursos para associativismo juvenil e estudantil

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ),  promove a realização de dois concursos, os Prémios “Boas Práticas Associativismo Juvenil” e “Boas Práticas Associativismo Estudantil”, desafiando a participação das associações nesta iniciativa.

O objetivo destes concursos é premiar os projetos e atividades das associações jovens, que tiveram um impacto social nas suas comunidades, considerar a abrangência e características da sua atuação, valorizar a consistência, a qualidade, a inovação e a possibilidade de replicação existencial em outras áreas geográficas e de intervenção.  

Estes concursos pretendem selecionar, no caso da região Alentejo, uma associação que, pela sua atividade e caraterísticas, mais se tenha destacado, em 2023, em diferentes campos, tais como:

Prémio “Boas Práticas | Associativismo Juvenil”

  • Impacto na(s) comunidade(s);
  • Abrangência da atividade;
  • Caraterísticas de atuação;
  • Qualidade e inovação;
  • Consistência e capacidade de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens;
  • Possibilidade de replicação do projeto noutros contextos e por outras entidades.

Prémio “Boas Práticas | Associativismo Estudantil”

  • Promover, informar e comunicar as regras, direitos, deveres e vivências universitárias aos alunos do seu estabelecimento de ensino;
  • Criar impacto e oportunidades na comunidade académica, juvenil e população em geral, como veículo de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens;
  • Possibilidade de replicação do projeto por outras entidades.

O valor do prémio para a Associação vencedora regional é de 1.500 euros, e podem ainda ser atribuídas um total de cinco menções honrosas no valor de 350 euros.

O período de candidaturas decorre entre 30 de setembro e 4 de novembro.

A candidatura é feita através de formulário digital, e podem candidatar-se as associações juvenis e estudantis, bem como as respetivas federações efetivas no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem.

A entrega dos prémios será efetuada num evento a realizar pelo IPDJ em dezembro, em data a anunciar brevemente.

A consulta dos regulamentos e acesso aos formulários é efetuada aqui, na área saber+.

Veja em baixo o vídeo sobre os concursos:

https://www.youtube.com/watch?v=U6dz5yx30m0

Sessão sobre programa europeu CERV no dia 16 em Portalegre

O Europe Direct Alto Alentejo promove, no próximo dia 16 de outubro, na BioBip do Instituto Politécnico de Portalegre, uma sessão sobre oportunidades de financiamento e partilha de boas práticas, no âmbito do programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

Este programa procura proteger e promover os valores e direitos consagrados nos Tratados da União Europeia e na Carta e nas Convenções internacionais dos Direitos Humanos.

No decorrer da sessão, com início às 9h30, serão apresentadas as diferentes vertentes do programa e aspetos práticos das candidaturas, para além de testemunhos e boas práticas.

Esta sessão é organizada pelo Europe Direct Alto Alentejo em parceria com a Polícia Judiciária, que é a entidade coordenadora do Programa CERV; o Politécnico de Portalegre; o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza; e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. As inscrições, embora gratuitas, são obrigatórias (podem ser feitas aqui).

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

Jantar de Receção à comunidade educativa realiza-se esta quinta-feira no CNT de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas promove esta quinta-feira, dia 3, o habitual “Jantar de Receção à Comunidade Educativa”, no Centro de Negócios Transfronteiriço, a partir das 20h00.

Este evento tem como objetivo promover o convívio entre todos, e dar as boas vindas a toda a comunidade educativa, que iniciou mais um ano letivo, em especial aos que este ano estão a lecionar pela primeira vez no concelho de Elvas.

Feira do Livro de Marvão regressa entre 4 e 14 de outubro

A Feira do Livro de Marvão realiza-se na Casa da Cultuira, de 4 a 14 de outubro, num ponto de interesse para amantes da leitura, com diversas atividades.

No fim de semana de 4 a 6 de outubro, com a aquisição de um livro, o Município de Marvão oferece a entrada no Festival Al Mossassa.

Nesta que é a 19ª edição da Feira do Livro de Marvão, o momento de poesia com Deolinda Milhano e Francisco Ventura, no dia 9 de outubro, pelas 15:30 horas, e as duas apresentações de livros de escritores do Alto Alentejo, são os principais destaques.

No dia 12 de outubro, pelas 15 horas, a autora Aida Orelhas apresenta a sua obra infantil “O Chorão, Chorão, um desafio desafiante”, e, no dia seguinte, no mesmo horário, a Casa da Cultura recebe João Rolo para a apresentação da sua “História de Vida”, uma obra que resume as vivências do autor.

No espaço da Feira do Livro, os visitantes poderão adquirir diversas publicações das principais editoras nacionais, bem como conhecer as obras editadas pelo Município de Marvão.

A Feira do Livro de Marvão é uma iniciativa promovida pelo Município, para incentivar o contato com os livros e promover hábitos de leitura, junto da população local e dos visitantes da vila.

Campo Maior promove desporto até dia 6 com o II Trail Vila de Campo Maior

Termina o Mês do Desporto em Campo Maior, numa iniciativa da Câmara Municipal, com a qual procura incentivar à prática desportiva e que, no ano passado, se resumiu a uma semana, ganhou, desta vez, uma nova dimensão.

Como explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, e tendo em conta a disponibilidade das associações desportivas do concelho, procura-se, desta vez, “diluir as diversas atividades no tempo”, depois de, em 2023, a iniciativa se ter revelado “muito densa”.

“A imagem deste Mês do Desporto tem muito que ver com as associações que nos acompanham. A iniciativa é da Câmara de Municipal, mas sem todas as associações que se querem juntar a nós seria impossível fazê-la”, explica o autarca.

A dinâmica do desporto, em Campo Maior, diz ainda Luís Rosinha, “vai crescendo e tendo variadíssimas atividades”. “Vamos ter aqui uma montra, durante um mês, para que todos possam escolher qual o desporto que vão fazer daqui em diante, numa altura de reentre escolar”, remata.

É com a segunda edição do Trail Vila de Campo Maior, promovida pelo grupo Campo Maior Trail Runners e marcada para dias 5 e 6 de outubro, que chega ao fim o Mês do Desporto.

Com uma prova “nova”, garante Carlos Pepê, da organização, a intenção é “surpreender os atletas” com percursos diferentes daqueles que foram percorridos no ano passado, para que se possa mostrar “a diversidade do território”.

Com inscrições mais baratas, face à primeira edição, tendo em conta “o conjunto interessante de patrocinadores” que conseguiu reunir, a organização quis manter o mesmo número de atletas em prova.

Para além de um mini trail, que foi “um sucesso no ano passado”, o trail curto e trail longo, a iniciativa desportiva, no dia 6 de outubro, inclui também uma caminhada. “Vamos manter tudo aquilo que fizemos de bem no ano passado, como servir um almoço de grãos, ter a nossa arena junto às piscinas municipais e vamos ter também algumas surpresas na envolvente que vamos dar ao percurso”, explica Carlos Pepê.

O dia 5 será dedicado aos mais novos, com a final do Kids Urban Run. “Já vamos na terceira edição e este ano termina o circuito concelhio com essa mesma prova. Começamos no dia 5, na Casa da Flor, com o secretariado aberto para todas as distâncias, e fazemos a festa dos mais pequeninos”, adianta o responsável.

Entretanto, as inscrições para a prova encontram-se abertas, sendo que para o Kids Urban Run são gratuitas. Para as restantes provas, as inscrições são feitas através do portal “O Meu Tempo” (aqui).

Toureiro Miguel Carvalho celebra 25 anos de alternativa

O toureiro Miguel Carvalho celebra hoje, 3 de outubro, os seus 25 anos de alternativa. Ainda que tenha nascido em Vila Franca de Xira, foi em Elvas que o bandarilheiro cresceu e tem passado grande parte da vida, onde conviveu de perto com Joaquim Bastinhas.

Recordando a Feira de Outubro de Vila Franca, em 1999, onde tirou a alternativa, Miguel Carvalho explica que começou as suas lides na tauromaquia, e apesar do seu gosto pelos cavalos, enquanto novilheiro. Retirado há já alguns anos das arenas, depois de uma grave lesão, Miguel Carvalho evitou, durante muito tempo, ir a corridas de touros e até olhar para os fatos que tem pendurados em casa.

A celebração destes 25 anos de alternativa, segundo o bandarilheiro, poderá vir a coincidir, também muito por incentivo dos seus filhos, com a sua despedida das arenas, a acontecer, quem sabe, em 2025.

A entrevista completa para ouvir aqui: Entrevista a Miguel Carvalho.