Inscrições para a Feira de Natal de Elvas já abriram

As inscrições para a Feira de Natal, inserida na iniciativa Elvas Cidade Natal, encontram-se a decorrer e encerram a 30 de outubro.

A programação da Elvas Cidade Natal, na qual se inclui a Feira de Natal, estende-se de 29 de novembro a 5 de janeiro, e contempla várias iniciativas, aliando a tradição da quadra com a diversão para todas as idades.

PSP apreende 485 quilos de explosivos em operação

A Policia de Segurança Pública, realizou uma operação nacional, “Pedreiras em Segurança”, entre os dias 23 e 27 de Setembro, onde promoveu ações de fiscalização em locais de consumo de explosivos, sobretudo onde se procede à exploração de massas minerais e a extração de inertes.

Leia aqui o comunicado:

“A Polícia de Segurança Pública (PSP), entre 23 e 27 de setembro, realizou a operação “Pedreiras em Segurança”, promovendo 98 ações de fiscalização em locais de consumo de explosivos, nomeadamente locais onde se procede à exploração de massas minerais, bem como extração de inertes. 

Decorrente das fiscalizações realizadas,  a PSP elaborou 16 autos de contraordenação por:

  • Três por armazenamento em órgão de armazenagem não licenciado ;
  • Três por não devolução das autorizações à Direção Nacional da PSP ;
  •  Sete por registos incorretos relacionados com o sistema de rastreabilidade de produtos explosivos;
  •  Dois por falta de livro de registos no local;
  • Um por falta das autorizações emitidas pela PSP no local de aplicação.

Foram ainda apreendidos os seguintes produtos explosivos: 

  • Produto explosivo: 485,54 kg;
  • Detonadores: 79 (unidade);
  • Pólvora: 40 kg;
  • Cordão detonante: 617 metros;
  • Rastilho: 445 metros;
  • Ligadores: 30 (unidade).

Salientamos que, em 2022 e 2023, a PSP desenvolveu igualmente esta operação nacional seletiva, tendo realizado as seguintes ações de fiscalização em locais de consumo de explosivos de utilização civil e obtido os respetivos resultados:

 202220232024
Período da operação17 a 21 de outubro18 a 21 de setembro23 a 27 de setembro
N.º ações de fiscalização10212698
    
Resultados / Apreensões202220232024
N.º autos de notícia (CO)10816
Explosivos (kg)10075485,54
Pólvora (kg)2840
Cordão detonante (metros)70617
Rastilho (metros)510200445
Detonadores (unidade)7079
Ligadores (unidade)30

Com este tipo de atividade operacional seletiva a PSP pretende:

  • reforçar a segurança pública e o sentimento de segurança;
  • sensibilizar a indústria extrativa, e demais operadores, para a importância do cumprimento dos normativos legais existentes referentes à utilização de explosivos de utilização civil;
  • contribuir para a redução de acidentes que envolvem o recurso a explosivos de utilização civil.

Nesta operação participaram 103 polícias, envolvendo todos os Comandos Territoriais da PSP, o Departamento de Armas e Explosivos e ainda a Unidade Especial de Polícia, através do Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo.”

ARTMOZ realiza cerimónia de apresentação da BIALE 2025

No dia 4 de Outubro, pelas 18:30 horas, a ARTMOZ irá realizar a cerimónia de apresentação da BIALE 2025 – Bienal Internacional do Alentejo, no Museu Berardo, em Estremoz.

A apresentação contará com a presença de algumas entidades parceiras, bem como apoios institucionais representados pelo Presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, pela Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, pela Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures e pelo Presidente da ARTMOZ, Carlos Godinho.

A edição da BIALE 2025 irá reunir obras de vários artistas nacionais e internacionais, tendo como tema central a EcoCultura, com o objetivo de aproximar as práticas culturais ao respeito pelo meio ambiente, promovendo um futuro mais sustentável. O mote “Ambiente e Ruralidade” trará à segunda edição uma abordagem que explora áreas como a sustentabilidade, a cultural local e a educação ambiental.

Municípios de Elvas e Buckeburg (Alemanha) assinam geminação

Foi hoje assinado, um protocolo de geminação e amizade, entre o Município de Elvas e a cidade alemã de Buckeburg, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 Esta geminação surge pelo facto da cidade alemã ser a cidade do Conde Lippe que no século XVIII comandou o exercito português e iniciou os trabalhos de construção do Forte da Graça em 1763, estendendo-se até ao reinado de Dona Maria I que a inaugurou a obra de arte militar em 1792, com o nome de Forte Conde de Lippe,

Em 1763 foram precisos quase 30 anos, seis mil homens, quatro mil animais e 120 mil moedas de ouro para s sua construção.

Agora celebrando a ligação entre Elvas e o Conde Lippe e em representação de Elvas, Rondão Almeida, presidente do Município de Elvas, junto com o presidente do Município da cidade alemã de Buckeburg, assinaram a geminação que irá permitir reforçar os laços entre as duas cidades.

“Uma geminação com outra cidade siginifica uma determinada responsabilidade para ambas as localidades, e neste caso estamos a falar de duas entidades que tem algo em comum, como o património arquitetónico, a sua vivência cultural, como também o facto de estar uma pessoa presente que teve muito a ver com a construção do Forte da Graça, o conde de Lippe”, refere Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas.

O autarca afirma ainda que ambas as cidades tem que “deixar o papel e partir para as ação”, pois o objetivo é a troca de valores socioculturais entre as cidades, bem como a “troca de um conjunto de experiências até no mundo empresarial”, explica.

“Elvas é uma identidade conhecida em termos mundiais, quando se recebe o selo da UNESCO, todos aqueles que admiram aquele turismo de qualidade, procuram sempre essas cidades classificadas como Património da Humanidade, mas depois de uma geminação deste género, é muito natural que suscite o interesse, especialmente aos alemães, pela área geográfica onde o Conde Lippe acabou por viver”, afirma Rondão Almeida.

Veja em baixo as fotos:

Atividades de “A Hora dos Superquinas” na sexta-feira em Campo Maior

A manhã da próxima sexta-feira, 4 de outubro, no pavilhão do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, será de muita atividade, no âmbito da iniciativa “A Hora dos Superquinas”, da Federação Portuguesa de Futebol.

Esta é já uma das últimas atividades do programa do Mês do Desporto, promovido pelo Município de Campo Maior, que termina no domingo, dia 6, com o II Trail Vila de Campo Maior.

No que toca à “Hora dos Superquinas”, a vereadora São Silveirinha revela tratar-se de um projeto que está a ser desenvolvido com as turmas de 1º Ciclo de Campo Maior, desde o ano letivo passado. “É organizado pelo município, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e o Agrupamento de Escolas, e vamos ter uma manhã repleta de atividades, no dia 4, entre as 10 horas e o meio-dia”, adianta.

Escola de Música fundamental para fazer crescer Banda 14 de Janeiro

A Banda 14 de Janeiro prepara-se para iniciar as aulas da sua Escola de Música, que, depois da pandemia, só foram retomadas no ano passado.

O maestro da banda, Jorge Grenho, espera que a escola possa vir a conhecer um crescimento, com vista a fazer crescer também a banda, lembrando que, em 2023, foram dez os alunos a frequentar as aulas.

“Temos alunos inscritos desde os dez aos 15 anos. É muito engraçado perceber a diferença de idades e há até algumas pessoas mais velhas interessadas em aprender música e que estão inscritas. Quem sabe se, este ano, não teremos uma turma de adultos”, diz o maestro.

Embora reconheça que o ensino da música é hoje diferente do que acontecia no passado, Jorge Grenho revela as maiores dificuldades que os alunos enfrentam: “a compreensão da parte teórica demora algum tempo, mas hoje em dia as coisas já se fazem de outra maneira”. “Em os músicos sabendo as lições essenciais, é integrá-los e fazê-los escolher um instrumento, para começar a trabalhar nesse instrumento”, remata.  

Os interessados em vir a ter aulas de música, na Banda 14 de Janeiro, ainda podem fazer a sua inscrição.