Filme da Creative Led candidato a prémio  CIFFT

O filme promocional da região de Turismo de Coimbra, “Viagem dos Sentidos” produzido pela empresa elvense Creatived Led, de Gaspar Magarreiro, é candidato ao prémio 2024 “People’s Choice” do International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), destinado a escolher a produções inovadoras de marcas de turismo e agências criativas em todo o mundo, “oferecendo um vislumbre do mundo diverso do marketing turístico”.

O filme da Creative Led é um dos 60 vídeos que estão a competir no CIFFT Circuit 2024, uma competição global que definirá os Melhores Filmes de Turismo do Ano do Mundo.

A votação é simples. Esta competição é limitada a apenas um voto por dia, por endereço IP ou sessão do navegador. O vencedor será anunciado no site da CIFFT e nas mídias sociais em 18 de outubro, imediatamente após a contagem dos votos. A primeira escolha do público também ganhará um lugar na gala do World Tourism Film Awards em novembro em Valência, Espanha, para receber seu troféu.

Pode votar aqui:

https://www.filmservicesubmissiontool.com/cifftSite/single-entry/63

Plano de Atividades e Orçamento para o quinquénio 2025/2029 apresentado aos Municípios

Os técnicos e chefes de divisão da Área Financeira dos municípios do Alto Alentejo, reuniram ontem, 30 de setembro, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com vista à preparação do Orçamento para o quinquénio 2025/2029, no que diz respeito às comparticipações nacionais dos projetos que cada Município integra, de forma a que os mesmos possam contemplar nos seus orçamentos as verbas correspondentes.

À semelhança dos anos anteriores, seguindo uma lógica de cooperação institucional e de coesão territorial, a reunião contou com a presença da AREANATejo e Águas do Alto Alentejo, que também apresentaram as suas propostas para integração nos orçamentos Municipais.

Valorização do Património Cultural já com candidaturas abertas

Os apoios à Valorização do Património Cultural (IT) têm como objetivo promover a valorização cultural e patrimonial do Alentejo, visando aumentar a resiliência, atrair e fixar pessoas e investimentos, além de dinamizar e diversificar a economia local de forma sustentável, combatendo a sazonalidade e reforçando o papel da cultura e a identidade regional.

O período de candidaturas para a Valorização do Património Cultural (IT) vai decorrer em várias fases:

• a fase 1 encerra a 29 de novembro de 2024 (18 horas);

• a fase 2 encerra a 31 de dezembro de 2024 (18 horas);

• a fase 3 encerra a 28 de fevereiro de 2025 (18 horas);

• a fase 4 encerra a 30 de abril de 2025 (18 horas);

• a fase 5 encerra a 30 de junho de 2025 (18 horas);

• a fase 6 encerra a 2 de setembro de 2025 (18 horas).

Os beneficiários deste apoio são os Municípios situados na área geográfica da NUTS II – Alentejo.

Município de Estremoz abre concurso para contratação de dois técnicos superiores

A Câmara Municipal de Estremoz, tem em aberto um Procedimento Concursal Comum, para contratação por tempo Indeterminado de dois postos de trabalho na categoria de Técnico Superior.

Foi publicado em Diário da República, um procedimento concursal, para contratação por tempo indeterminado, no Município de Estremoz, de um Técnico Superior de Psicologia e um Técnico Superior, na área de Animação Sociocultural.

Os candidatos dispõem de dez dias úteis para se candidatarem, com início hoje, podendo fazê-lo, presencialmente, no Setor de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Estremoz, no horário de expediente ou através de correio registado c/AR para a morada do Município.

Aquamaior irá fazer desbaratização e desratização em Campo Maior

A Aquamaior informa que vai efetuar uma intervenção de desbaratização e desratização no concelho de Campo Maior no dia 7 de Outubro, em Degolados e  Ouguela e nos dias 8 e 9 de Outubro na Vila de Campo Maior.

Para que o resultado desta intervenção seja o mais eficiente, a Aquaelvas, solicita à população que tenha o cuidado de tapar todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir, nos logradouros e quintais das suas habitações.

 a Aquamaior agradece a colaboração de todos e recomenda sempre que:

– Feche bem o saco do lixo e deposite diariamente no contentor;

– Não deixe restos de comida na rua.

Apresentação das Ruas Floridas de Redondo 2025 feita em Lisboa

Foi na Casa do Alentejo, no passado sábado, em Lisboa, que foi apresentada a edição de 2025 das Ruas Floridas, que vão colorir a Vila de Redondo entre 2 e 10 de agosto.

A Praça D. Pedro IV, em pleno coração da capital, foi palco de 25 metros de pura imaginação, cor, arte, beleza e pormenor, através da Rua Móvel, que nesta edição é dedicada a um dos produtos mais expressivos do nosso território: o vinho. Esta exposição marcou o arranque da ação de promoção do evento que visa valorizar a arte minuciosa de quem a sabe moldar e desafiando todos a conhecer a nossa identidade, através de motivos trabalhados em papel.

O evento contou ainda com a animação da percussão dos Tomba Lobos, da Casa do Alentejo ao Rossio, e com a distribuição de flores de papel pelos visitantes.

Garraiada no dia 5 de Outubro em Vila Boim

Neste sábado, 5 de Outubro, pelas 16 horas, realiza-se uma garraiada em Vila Boim, com gado da Ganadaria Tiago Carranca, onde haverá também serviço de bar, que estará a cargo da junta de freguesia.

“Mass Training” no âmbito do Mês do Desporto em Campo Maior

No âmbito da iniciativa do Município, Desporto em Campo Maior 2024, o Agrupamento de Escolas do Concelho, os Bombeiros Voluntários de Campo Maior e o INEM, com o apoio do GEDA e dos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Desporto e Técnico de Juventude, juntaram-se para um Mass Training, no dia 30 de setembro, no Pavilhão do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.

Esta ação, centrada no Suporte Básico de Vida e dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, teve como principais objetivos explicar como devem ser transmitidas as informações ao ligar o 112, como agir em caso de emergência e como realizar corretamente as manobras em vítimas em paragem cardiorrespiratórias.

Antes de qualquer tipo de formação prática, um Enfermeiro do INEM conversou com os alunos sobre a cadeia de emergência e os passos a ter em conta quando encontram uma pessoa que não se está a sentir bem. De seguida, a Técnica de Emergência Pré-hospitalar do INEM fez a demonstração de alguns procedimentos de SBV e distribuíram-se os grupos para se iniciar a atividade.

O Presidente do Município, Luís Rosinha, e os Vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha juntaram-se aos alunos no pavilhão no decorrer da iniciativa.

Apresentação do “Alentejo Walking Festival”

Tem lugar dia 3 de outubro, às 13.00 horas, na Casa do Alentejo em Lisboa a apresentação do “Alentejo Walking Festival”, o novo Festival de Caminhadas do Alentejo”.

A referida apresentação é da responsabilidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e contará com a presença dos embaixadores Nelson e Sérgio Rosado, dos Anjos.

Inaugurado núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires

Já foi inaugurado o núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo.

É um projeto que vem na sequência da requalificação do santuário, que tem como propósito contar um pouco a história do referido santuário, como referiu, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Este núcleo museológico vai estar aberto todos os dias, sendo as entradas pagas.

Núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo, já foi inaugurado.

Mês da Música inicia-se esta terça-feira em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas dedica outubro à música, sendo que, ao longo do mês, serão apresentados vários concertos no cineteatro municipal.

O primeiro, que vai desde Mozart até Chico Buarque, e que conta com entrada gratuita, está marcado para hoje, 1 de outubro, às 19 horas, com as participações de 20 Fingers, João Vasco e Eduardo Jordão.

Para além deste, o Cine-Teatro Municipal de Elvas vai receber mais quatro concertos, numa iniciativa que tem direção artística do professor Luís Zagalo e que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da  Academia de Música de Elvas, da Direção-Geral das Artes.

Banda 1º de Dezembro celebra Dia Mundial da Música com dois espetáculos

Celebra-se hoje, 1 de outubro, o Dia Mundial da Música e a Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior, não vai deixa passar a data em branco.

Por mais que o dia seja celebrado, com um concerto do Ensemble de Sopros, no Museu Aberto da vila, no próximo dia 12, esta terça-feira tem lugar uma atuação de um trio de saxofones, na sede da banda.

A ideia desta primeira atuação partiu de dois jovens da escola de música da banda campomaiorense, revela o maestro Francisco Pinto, que garante que é “muito importante” para os músicos assinalar esta data. Francisco Pinto, que revela que este primeiro espetáculo tem como slogan “Faz a Arte se Libertar”.

O início deste espetáculo, na sede da banda, aberto a toda a população, está hoje marcado para as 19 horas. O concerto de dia 12, no Museu Aberto, está agendado para as 16 horas.

Uso de telemóveis proibido nas aulas das escolas de Campo Maior

O uso dos telemóveis, nas salas de aula das escolas de Campo Maior, é permitido, apenas e só, quando estes possam ser considerados, pelos professores, uma ferramenta pedagógica.

“Não temos ainda uma tomada de posição oficial, mas aquilo que temos debatido, até antes desta recomendação (do Governo) é a questão de, em sala de aula, não se fazer utilização do telemóvel, a não ser que seja considerada uma ferramenta pedagógica. Aí, não vejo problema nenhum”, começa por dizer o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona.

Não sendo um instrumento de trabalho, o telemóvel, adianta o professor, deve ser guardado, desligado ou em silêncio, “para que não tenha qualquer interferência no desenrolar da aula”.

Considerando que não se educa “proibindo só por proibir” e que a “tecnologia faz já parte destas gerações”, Jaime Carmona diz que tem de existir, acima de tudo, “bom senso”. “Depois há uma questão que tem de ser trabalhada, e que não passa pela escola, e aí teremos de responsabilizar os pais”, diz ainda o diretor.

De recordar que no início deste novo ano letivo, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, recomendou aos agrupamentos que proibissem o uso e a entrada de telemóveis nas escolas, para os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Para o terceiro ciclo, embora não haja uma recomendação de proibição, foram solicitadas medidas que restrinjam ou desincentivem a utilização de smartphones nos espaços escolares.