Mau cheiro em Casa Branca e Barragens poluídas

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, foi alertado por cidadãos de Casa Branca, concelho de Sousel, para o cheiro nauseabundo que se faz sentir periodicamente na zona. O cheiro resulta do facto de se espalhar produtos pelos campos, que provirão de duas barragens próximas de uma vacaria, situadas a Sudoeste de Almadafe.

A Quercus verificou que a água nestas duas barragens se encontra em muito mau estado, sendo que essa situação não ocorre em outros armazenamentos de água da zona.

A cor da barragem a norte do caminho entre Almadafe e Retorta, apresenta uma tonalidade muito escura, apresenta-se turva, com pouca transparência de muito poucos centímetros de profundidade na coluna de água. Nas margens desta barragem ocorre um precipitado salino de cor branca, sendo o cheiro da água nauseabundo, aparentando ser de matéria orgânica.

Verificou-se também que quase não existe vegetação nas margens desta barragem, limitando-se esta a uma espécie herbácea, aparentemente resistente à poluição.

No terreno envolvente à barragem ocorreu uma mobilização do terreno, onde existe um montado de azinho, com gradação até junto das árvores, o que indica que não se sigam as boas práticas florestais.

A Quercus deu nota da situação à Agência Portuguesa do Ambiente, ao Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Nacional Republicana, à Câmara Municipal de Sousel e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, aguardando que sejam feitas análises para determinar a origem do problema.

Elvas e Buckeburg unem-se em protocolo de geminação

Nesta quarta-feira, dia 2 de Outubro, pelas 11 horas, vai ser assinado um protocolo de geminação, cooperação e amizade entre Elvas e a cidade alemã de Buckeburg, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, atendendo à visita do presidente da Câmara de Buckeburg, Axel Wohlmeguth.

Este protocolo tem como objetivo reforçar os laços de cooperação e amizade entre estas duas cidades, e atendendo a que existe uma estreita ligação, fortalecida pela presença do Conde de Lippe, responsável pelo projecto do Forte da Graça, executado pela mão do próprio, que tem ligação a Buckeburg onde se localiza a residência dos príncipes de Schaumburg-Lippe.

FPC e Município de Campo Maior assinalam Dia Mundial do Coração

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), em parceria com o Município de Campo Maior, assinalou ontem domingo, 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração com a iluminação da Muralha de Campo Maior, com o objetivo de alertar para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e em todo o mundo. Esta ação simbólica visa sensibilizar a população para a adoção de hábitos de vida saudáveis, fundamentais na prevenção desta patologia, que pode ser significativamente evitada.

Comédia “Feliz Aniversário” animou Arronchenses

O teatro de comédia voltou a Arronches, sensivelmente dois anos depois da sua última visita, novamente com João Baião como o grande protagonista, no palco do auditório do Centro Cultural.

Este ‘Feliz Aniversário’, que se deslocou a Arronches, na noite de sexta-feira, passada, contou ainda com a participação de Bruna Andrade, Cristina Oliveira, Fernando Gomes, Heitor Lourenço e Joana França, com todo este elenco a completar-se de uma forma muito cúmplice, tanto que nem a tentação de soltar uma gargalhada com algumas das cenas da trama fez os artistas sair do papel.

Grupo das Roncas D’Elvas satisfeito pela presença no São Mateus

O Grupo Roncas D’Elvas da ARKUS, atuou na noite de 25 de Setembro, na expo São Mateus, e mostrou-se muito satisfeito pela presença na Feira.

“A Feira de S. Mateus encerrou mais uma edição com grandes animações e com grande adesão do público” refere o grupo em comunicado, acrescentando que “na noite de 25 de setembro, o Grupo Roncas D’Elvas da ARKUS, Associação Juvenil, encantou os presentes com uma atuação vibrante. O grupo proporcionou uma noite de diversão, levando todos a acompanhar as tradicionais músicas alentejanas, que são já uma marca registrada. O público, entusiasta e participativo, fez questão de cantar e dançar ao som das melodias típicas, criando um ambiente de festa e camaradagem.

Foi um gosto podermos estar presentes em mais uma edição das Festas da Cidade e, mais uma vez, dar a conhecer o nosso grupo e espalhar a nossa alegria. Em breve, o grupo irá começar a preparar o Natal de Elvas, para todos juntos, podermos Cantar ao Menino!”

As Roncas d´Elvas estiveram presentes no São Mateus 2024, tendo atuado no dia 25 de setembro

Aumentos nas forças armadas começam a ser pagos em Outubro

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional revela que foram promulgados cinco diplomas, que irão dar melhores condições remuneratórias aos militares das forças armadas.

No mesmo documento, estão diplomas que prevêem benefícios adicionais de saúde aos antigos combatentes, bem como o aumento do suplemento de condição militar, e a melhoria nas condições de atribuição de outros suplementos.

Em baixo pode ler-se o comunicado completo:

“Aumento histórico nas Forças Armadas começa a ser pago aos militares em outubro com retroativos a 1 de julho

• Aumento do suplemento de Condição Militar de 100 para 300 euros este ano, com efeitos retroativos a 1 de julho, para 350 euros a 1 de janeiro de 2025 e para 400 euros a 1 de janeiro de 2026

• Diplomas promulgados prevêem benefícios adicionais de saúde aos antigos combatentes

• Melhoria das condições de atribuição do suplemento de residência; suplemento de embarque, e serviço aéreo. Suplementos de deteção e inativação de engenhos explosivos e para operador de câmara hiperbárica; compensação especial por invalidez, ou morte em serviço

Presidente da República promulgou cinco diplomas do Governo que garantem melhores condições remuneratórias nas Forças Armadas

O aumento do suplemento de Condição militar começa a ser pago a partir de outubro de 2024, com retroativos a 1 de julho. A atualização será faseada, de 100 para 300 euros no corrente ano, aumentando para 350 euros a 1 de janeiro de 2025 e para 400 euros a 1 de janeiro de 2026;

Nuno Melo sublinha o facto do Ministério da Defesa Nacional e o Governo terem levado a cabo o maior aumento combinado em democracia de salários, suplementos, apoio em caso de incapacidade ou morte em serviço de militares e comparticipação na compra de medicamentos para antigos combatentes,

A 25 de setembro, o Presidente da República promulgou cinco diplomas do Governo que garantem melhores condições remuneratórias aos militares das Forças Armadas.

Designadamente:

a. Um Decreto-Lei que procede ao aumento salarial dos militares na categoria de Praças e dos militares nos postos de Subsargento/Furriel e de Segundo subsargento/Segundo-furriel, com a alteração da sua estrutura remuneratória e com o aumento dos seus níveis remuneratórios, de forma faseada entre 1 de janeiro de 2025 e 1 de janeiro de 2026;

b. Um Decreto-Lei que:

I. Aumenta a componente fixa do Suplemento de Condição Militar dos atuais 100 euros para 300 euros este ano, com efeitos retroativos a 1 de julho, para 350 euros, a 1 de janeiro de 2025, e para 400 euros, a 1 de janeiro de 2026;

II. Melhora as condições de atribuição do Suplemento de Residência, com efeitos a 1 de janeiro de 2025;

III. Majora o montante do Suplemento de Serviço Aéreo, de forma faseada entre 1 de janeiro de 2025 e 1 de janeiro de 2026;

IV. Atribui um Suplemento de deteção e inativação de engenhos explosivos, com efeitos a 1 de janeiro de 2025;

V. Atribui um Suplemento para operador de câmara hiperbárica, com efeitos a 1 de janeiro de 2025.

c. Um Decreto-Lei que procede à revisão das condições de aplicação e à majoração do Suplemento de Embarque, de forma faseada entre 1 de janeiro de 2025 e 1 de janeiro de 2026.

d. Um Decreto-Lei que:

I. Atribui um apoio de 100% da parcela não comparticipada dos medicamentos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para os utentes pensionistas beneficiários do Estatuto do Antigo Combatente (EAC), de forma faseada entre 1 de janeiro de 2025 e 1 de janeiro de 2026;

II. Majora para 90% a comparticipação dos medicamentos psicofármacos para os beneficiários do EAC não pensionistas, de forma faseada entre 1 de janeiro de 2025 e 1 de janeiro de 2026.

e. Um Decreto-Lei que reconhece aos militares e militarizados das Forças Armadas o direito a uma compensação especial por invalidez permanente ou morte, que varia entre 150 a 250 vezes o valor do salário mínimo, com efeitos retroativos a dois anos antes da data da sua entrada em vigor.

Flores de papel no dia Mundial do Turismo em Campo Maior

No dia 27 de Setembro, em Campo Maior, irá decorrer a oferta de flores de papel que estará disponível em cinco cores diferentes, pela manhã, entre as 10 e as 13 horas, e durante a tarde, entre as 14 e as 17 horas, nos Museus da vila.

As flores estão dividas em cinco cores diferentes, que representam a oferta turística do município, a cor de laranja (flor histórica), cor de rosa (flor cultural), branca (fortificação de Ouguela), verde (flor natural), azul (flor religiosa).

Estas flores estão disponíveis no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, no Museu Aberto, na Casa das Flores, no Museu de Arte Sacra, no Lagar Museu, na Capela dos Ossos e na Casa Museu Santa Beatriz da Silva.

Município de Vila Viçosa assina 13 contratos de trabalho sem termo

Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, assinou treze novos contratos de trabalho sem termo, na categoria de Assistente Operacional, na área de Cantoneiro de Limpeza, Assistente Operacional, na área de Jardineiro, Assistente Operacional, na área de Serviços Gerais e um Especial de Fiscalização.

Na assinatura esteve ainda presente o Vice-Presidente, Tiago Salgueiro, a Vereadora, Mónica Lobo, a Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Paula Queiroz e a Chefe de Divisão de Administração Geral e Finanças, Dília Jardim.

2 detenções e 1 ferido leve no relatório policial entre 23 e 29 de setembro

Em comunicado de impressa do Comando Territorial de Portalegre, da Policia de Segurança Pública, sobre as atividades e ocorrências de maior relevo, no período entre dia 23 e 29 de Setembro, indica que foram detidos dois homens, e oito acidentes rodoviários, do qual houve um ferido leve.

No comunicado pode ler-se:

No período compreendido entre 23 e 29 de setembro de 2024 foram efetuadas 2 detenções:

  • Foi detido 1 homem de 73 anos de idade, pelo crime de Violência Doméstica;
  • Foi detido 1 homem de 43 anos de idade, em cumprimento de mandado de detenção e condução emitido pela Autoridade Judiciária competente.

No mesmo período foram ainda realizadas:

  • 16 operações de fiscalização rodoviária (1213 veículos controlados e 09 autos de notícia por contraordenação levantados: 02 por condução de veículo sob efeito de álcool, 01 por falta de inspeção periódica obrigatória, 03 por falta de seguro obrigatório, 02 por falta de cinto de segurança durante a condução e 01 por utilização do telemóvel durante a condução);
  • 2 operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária;
  • 2 ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais;
  • 1 ação de fiscalização e prevenção de âmbito ambiental;
  • 1 ação de fiscalização no âmbito da segurança privada.

SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

Registaram-se 8 acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Passeio de BTT e Cicloturismo em Campo Maior

A secção de BTT do Sporting Clube Campomaiorense e os “Amigos do Pedal” juntaram-se ontem para um passeio de BTT e Cicloturismo que percorreu o concelho de Campo Maior, no âmbito das atividades do “Mês do Desporto em Campo Maior”.

A partida foi no Jardim Municipal, sendo uma oportunidade de mostrar a modalidade aos campomaiorenses.

Juventude Desportiva de Santa Eulália apresentou equipas

A Juventude Desportiva de Santa Eulália apresentou na tarde de ontem, domingo, as equipa dos escalões de petizes, traquinas, sub-12, sub-16 e seniores para a época futebolística 2024/25.

O presidente da Câmara de Elvas, comendador José Rondão Almeida, esteve no Campo Picão Caldeira a acompanhar a apresentação dos jovens jogadores.

Dia Mundial do Turismo: Conheça aqui o cartaz de Borba

As celebrações do Dia Mundial do Turismo em Borba, arrancam no dia 27 de Setembro, entre as 9:30 e as 19 horas, com o “Simpósio Internacional de Moda”, que contará com um desfile no sábado.

No dia 28 de Setembro, pelas 11 horas, com ponto de encontro na Câmara Municipal de Borba, o evento ser+á “Fazer as 11 com cante alentejano”, pelas tabernas de Borba, e que contará com prova de vinhos e petiscos ao som de “ O Cante no feminino”.

Para além disso, nos dias 28 e 29, este sábado e domingo, respetivamente, irão realizar-se as “Festas de São Miguel Arcanjo”, na Ermida de São Miguel. No âmbito das festas, e no dia 29 de setembro, pelas 9 horas, irá organizar-se o passeio pedestre “Vamos às Festas de São Miguel pelas Vinhas de Borba”, num passeio que tem ponto de encontro marcado na Câmara Municipal de Borba, e que tem cerca de 12 quilómetros.

App Mosquito Alert em destaque no “Ambiente em FM”

A app Mosquito Alert, uma plataforma de ciência cidadã criada na Catalunha, permite a colaboração de diversos atores no estudo, monitorização e controlo de espécies de mosquitos transmissores de doenças como o dengue, zika ou a febre do Nilo Ocidental.

Tanto os cidadãos como o mundo científico, os agentes de saúde pública e o setor educativo desempenham um papel fundamental neste projeto, que foi já distinguido com uma menção de honra da União Europeia.

Através desta aplicação, qualquer pessoa pode enviar observações de mosquitos, dos seus locais de reprodução e das picadas. Uma equipa de entomologistas valida as fotografias recebidas e notifica o resultado ao participante.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Município de Arronches vai distinguir melhores alunos do concelho

O Município de Arronches vai distinguir os melhores alunos do concelho, desde o 1º Ciclo ao Ensino Universitário, com prémios de mérito, cujas inscrições se encontram abertas até dia 18 de outubro.

Segundo o presidente da Câmara, João Crespo, o prémio monetário a ser entregue aos estudantes é “um pequeno apoio” para recompensar o seu empenho e reconhecer o seu mérito, que se esforçam para obter os melhores resultados possíveis.

Os alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Arronches não necessitam de fazer candidatura, uma vez que “este prémio está indexado àquilo que é a designação do prémio de mérito da escola”. Todos os outros, ou seja, do ensino secundário, universitário e politécnico, terão de o fazer, sendo que o regulamento e o boletim de candidatura estão disponíveis no site da autarquia.

Estes prémios são relativos ao ano letivo transato.