Torneio de Malha no âmbito do “Mês do Desporto em Campo Maior”

O Campo de Jogos Rogério Martins, em Degolados, recebeu no sábado passado, um Torneio da Malha, uma iniciativa da União Futebol de Degolados (UFD), em parceria com a Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre (AJTDP).

Com dezenas de participantes, esta foi uma manhã de convívio em torno deste jogo tradicional, num evento que contou com a presença do Presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e do Presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, e que faz parte da programação do “Desporto em Campo Maior 2024”.

Município de Elvas organizou visita especial ao Forte da Graça

No período festivo que decorria na cidade, o Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, teve uma visita especial na manhã de sábado, 28 de setembro, organizada pela Câmara Municipal de Elvas.

As visitas especiais aos Fortes da Graça e de Santa Luzia, que se realizam ao longo do ano em vários momentos, permitem a quem as integra ficar com uma ampla visão sobre a história dos monumentos militares incluídos na classificação de Elvas como Património da Humanidade.

O percurso dos visitantes portugueses e estrangeiros foi conduzido por Margarida Ribeiro, técnica superior de História no Município de Elvas.

Almoço dos maiores em Campo Maior

A Semana dos Maiores de Campo Maior culminou este domingo, 29 de setembro, com o tradicional almoço, no pavilhão da Escola Secundária da vila.

Neste almoço dos Maiores, revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, participam mil pessoas com o objetivo de “confraternizar, a degustar uma excelente refeição e a estarmos em mais um dia de convívio, numa semana que é dedicada àqueles tanto deram e fizeram pelo concelho de Campo Maior”, diz ainda o autarca.

A Semana dos Maiores que termina hoje depois do passeio a Óbidos e ao Bacalhôa Buddha Eden.

Corrida de touros de 28 setembro, veja as fotos

O Coliseu Rondão de Almeida, em Elvas, recebeu este sábado, 28 de setembro, a segunda e última corrida de touros integrada na Feira de São Mateus, com as atuações dos cavaleiros João Moura, Marcos Bastinhas e Francisco Palha diante dos touros de Canas Vigouroux.

As pegas foram dos forcados amadores de Montemor e Académicos de Elvas.

Número de migrantes em Odemira faz crescer dificuldades na habitação, educação e saúde

Nos últimos anos, Odemira registou um crescimento exponencial de população, depois da chegada de milhares de migrantes. Estes migrantes, de cerca de 80 nacionalidades diferentes, são atualmente cerca de 15 mil e representam praticamente 40% da população do concelho.

Com isto, segundo Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, aumentaram as dificuldades no concelho, do ponto de vista, não só da habitação, mas também da educação e da saúde. “Foi um crescimento, não só em quantidade, mas em complexidade, e agora passamos de um fluxo migratório quase única e exclusivamente de homens para um fluxo migratório que já tem mulheres e crianças. Os efeitos que nós tínhamos antes, que eram só sobre a habitação, agora aumentam os problemas do ponto de vista da habitação, porque as famílias precisam de casas, mas também precisam de educação”, refere o autarca.

Enquanto em outros concelhos há escolas a fechar portas, em Odemira verifica-se precisamente o contrário. “Tivemos que abrir este ano 11 salas de aulas. Tínhamos escolas fechadas há mais de cinco anos que tiveram de abrir”, revela Hélder Guerreiro. Por outro lado, e agora com mais crianças e mulheres, é necessária “uma outra resposta do Serviço Nacional de Saúde”.

O autarca espera agora o apoio do Governo, sobretudo ao nível da educação e da saúde, com um “olhar diferenciado” para o concelho. “Não vamos conseguir resolver o problema sozinhos. Tem sido difícil reabrir salas, temos estado todos os anos a alugar contentores, a fazer estruturas e a recuperar escolas, que não estavam previstas, de maneira nenhuma, do ponto de vista do apoio do Governo aos municípios”, adianta. Perante isto, o autarca garante que se está a “sufocar o orçamento municipal” com competências que, “por princípio”, não seriam do município. 

Lembrando que a população natural do concelho sentiu uma grande mudança, com a chegada de tantos migrantes, Hélder Guerreiro garante ainda que nenhuma comunidade está preparada para receber, em tão pouco tempo, tantas pessoas de outros países.

Expo São Mateus encerra com baile ao som de João Carlos Tocha

A Feira de São Mateus, as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade e a Expo São Mateus terminam este domingo, 29 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas.

No que diz respeito à Expo São Mateus, durante a tarde, a partir das 16 horas, o Palco da Feira recebe um último espetáculo musical, com um baile ao som de João Carlos Tocha.

Feira de São Mateus inspira poetisa de Campo Maior

A CURPI de Campo Maior quis levar, durante a semana, as alunas da sua Academia Sénior até à Feira de São Mateus, em Elvas.

Segundo chefe de serviço na instituição, Anselmina Caldeirão, algumas destas senhoras, já não visitavam o certame há 15 anos. “Elas estão muitos felizes e este ano estivemos esta oportunidade de as trazer à Feira de Elvas, como elas costumam dizer”, acrescenta a responsável.

No estúdio móvel da Rádio Elvas, no Parque da Piedade, para além de uma interpretação das tradicionais Saias de Campo Maior, houve ainda espaço para que Aldemira Negrita, uma das alunas da Academia Sénior apresentasse um poema que escreveu em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Tudo para ver no vídeo disponível no página de Facebook da Rádio ELVAS (aqui).

Procissão de regresso dos Pendões encerra Feira de São Mateus

Chega este domingo, 29 de setembro, ao fim, mais uma edição da Feira de São Mateus e das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade.

Pelas 10 horas, no Santuário da Piedade, tem lugar a Celebração Eucarística Dominical, presidida pelo padre Ricardo Lameira, e às 16h30 realiza-se o Solene Canto de Vésperas e Te Deum, pelos benefícios recebidos por ocasião das festividades em honra do Senhor Jesus da Piedade, seguindo-se a procissão de regresso dos pendões para a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, acompanhada pela Banda 14 de Janeiro.

Os festejos terminam com a Celebração Eucarística Dominical, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, prevista para as 18 horas.