Soraia Ramos e Chocko prometem aquecer noite na Expo São Mateus

A aproximar-se do fim, a Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, conta na noite desta sexta-feira, 27 de setembro, com três espetáculos musicais.

Pelas 21 horas, no Palco da Feira, a animação musical é da responsabilidade da Brigada 14 de Janeiro.

Segue-se, já no palco principal – o Palco São Mateus -, pelas 22 horas, um espetáculo do elvense Chocko, antes do concerto da cabeça de cartaz Soraia Ramos.

Dois milhões para segunda fase da requalificação do Aqueduto da Amoreira

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, na passada quarta-feira, 25 de setembro, em sessão do executivo realizada no Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, a adjudicação da obra “Recuperação, conservação e valorização do Aqueduto da Amoreira – 2ª fase – Tramo 1, 2 e 3”: um investimento na ordem dos dois milhões de euros que irá permitir continuar a requalificação deste monumento e ex-líbris da cidade, classificado como Património Mundial.

A proposta de realização da terceira edição do Elvas Cidade Natal foi aprovada, assim como as normas de participação da Feira de Natal 2024, e acesso aos equipamentos de diversão e animação.

O Município de Elvas aprovou o protocolo de colaboração com a empresa Mediática Tecnologias para Educação e o Município de Elvas – Cedência do espaço da cafetaria do MACE para ações de formação.

Aprovado o programa comemorativo do Dia Mundial da Música, com um concerto, a realizar a 1 de outubro, no Cineteatro Municipal de Elvas, com entrada gratuita.

Aprovado o protocolo de colaboração na conceção da oferta do produto turístico “Caminhos de Santiago – Caminho da Raia” entre o Município de Elvas e o Turismo do Alentejo E. R. T.

Os eleitos deliberaram a aprovação de diversas cedências de equipamentos.

No final foram apresentadas as obras realizadas neste bairro, assim como os projetos em curso e a realizar, tendo sido ainda dada oportunidade aos presentes de apresentar sugestões.

Semana Europeia do Desporto assinalada na Secundária D. Sancho II

No âmbito da Semana Europeia do Desporto, realizou-se ontem, dia 26 de setembro, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, uma iniciativa conjunta do Município de Elvas, IPDJ, Curso de Desporto da Escola Secundária, CTeSP de Desporto e Atividade Desportiva da Escola Superior de Biociências de Elvas e APPACDM de Elvas.

Ao longo da manhã decorreu um conjunto de atividades neste estabelecimento de ensino na área desportiva, numa iniciativa que se destinava a promover o desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo anualmente entre os dias 23 e 30 de setembro.

Conselho de Educação de Elvas esteve reunido esta quinta-feira

O Conselho Municipal de Educação de Elvas reuniu esta quinta-feira, dia 26 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os presentes assistiram à apresentação do relatório sobre o funcionamento do sistema educativo no concelho de Elvas, feita pelo representante do Ministério da Educação e Ciência. Foi analisado o desenvolvimento da descentralização de competências na área da Educação para o Município.

Para além disso, foi ainda feito o ponto de situação do arranque do ano letivo 2024/2025.

Missa em memória de São Vicente de Paulo no Santuário da Piedade

Na noite desta sexta-feira, 27 de setembro, será celebrado uma eucaristia em memória de  São Vicente de Paulo, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.

Celebrada pelo padre Rodrigo de Souza Oliveira, pároco das comunidades cristãs de Nossa Senhora da Expetação e de São João Batista, no concelho de Campo Maior, esta missa tem início às 21 horas.

A partir das 20h15, há recitação do terço e sacerdotes à disposição para confissões.

Castelo de Elvas é Monumento Nacional há 118 anos

O 118º aniversário da classificação do Castelo de Elvas como Monumento Nacional foi assinalado esta sexta-feira, 27 de setembro, com o encerramento do projeto escolar concelhio da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia.

“O castelo de Elvas foi o primeiro monumento, a nível nacional, a ser classificado com essa patente (de monumento nacional), o que demonstra, muito bem, a importância que Elvas sempre teve ao longo dos séculos”, diz a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas.

Quanto ao projeto escolar da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, que se traduz agora numa exposição de trabalhos dos alunos do concelho, patente ao público no castelo, a autarca garante que é mais uma “forma de incutir nos mais novos o gosto pelo património” de Elvas.

Nesta data assinala-se também o Dia Internacional do Turismo, num ano em que o Castelo de Elvas recebeu mais de 15 mil visitantes.

DECO: a devolução de artigos nas compras online

No comércio online, as trocas de artigos são permitidas, no prazo de 14 dias seguidos após a receção do bem na morada indicada.

São exceções, entre outros, produtos personalizados, bebidas alcoólicas, bens selados, gravações áudio e vídeo.

Nas compras à distância, se o envio da encomenda tiver sido feito pelo meio “standard”, o dito normal envio de encomenda, é dever da empresa devolver o valor do bem mais os partes de envio que pagou.

Este reembolso deve ser feito pelo mesmo meio de pagamento em que se fez a transação inicial, a não ser que tenha sido acordado com o comerciante outro mecanismo. Se em causa estiver defeito do artigo, aí os custos serão suportados pela empresa.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

São Mateus: apesar da “falta de condições”, negócio corre bem à Boutigest

A Boutigest é um dos muitos stands presentes na edição deste ano da Feira de São Mateus, em Elvas, e para quem, até ao momento, o negócio tem estado a correr de feição.

“Tem havido muita afluência, penso que mais que nos outros anos, pelo menos no fim de semana. Logicamente, estamos aqui com a intenção de vender, mas o mais importante é estarmos presentes como sempre foi, mas posso dizer que está a correr bastante bem”, diz Nuno Pires.

O piso e a vedação do tabuleiro superior do Parque da Piedade são alguns dos aspetos que Nuno Pires gostava de ver melhorados no futuro, sendo que o tema, lembra, vem a ser discutido “há décadas”. “Continuam aqui aspetos que têm de ser melhorados, mas ninguém o faz e já desistimos de o dizer. Não vejo aqui caixotes do lixo em lado nenhum; não vejo uma casa de banho aqui perto o suficiente para a quantidade de pessoas que visita a feira; este piso continua a não ser o mais apropriado, porque ou é pó ou é lama, e os automóveis ficam todos sujos; não tem as mínimas condições”, remata o empresário.

Violência doméstica: PSP de Elvas detém homem em flagrante

A PSP de Elvas procedeu à detenção, em flagrante delito, de um indivíduo por suspeitas de um crime de violência doméstica.

Os polícias que se deslocaram ao local, depois de um pedido de ajuda por parte da vítima, terão presenciado as agressões, pelo que o suspeito foi, de imediato, detido.

A PSP procedeu também à apreensão de “armas e munições que eram utilizadas para intimidar a vítima”, revela o Comando Distrital de Portalegre da PSP: uma arma de fogo de classe B1 (calibre 6,35); um bastão artesanal (classe A), seis munições de classe B1 (calibre 6,35); e três armas brancas.

O detido é presente esta sexta-feira à tarde à Autoridade Judiciária, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

Bombeiros de Elvas prestes a iniciar nova escola de formação

Já com mais de uma dezena de inscritos, a Escola de Bombeiros da Associação Humanitária de Elvas, que tarda nada vai iniciar uma nova formação, ainda se encontra a receber candidaturas.

Nesse sentido, o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, que lembra que só depois de iniciarem a formação, as pessoas vão perceber “se têm as capacidades exigidas ou não”, apela a todos os interessados para que se inscrevam.

“Temos quase uma dúzia de elementos novos para iniciar esta escola, mas, e como nos diz a experiência, desta dúzia de elementos, eu ficaria extremamente feliz se se conseguir aproveitar 50%”, adianta o comandante, que revela que esta escola permite que haja uma renovação, “mais ou menos anual”, do corpo de bombeiros.

“Vontade, capacidade física e psicológica”, diz Paulo Moreiras, são essenciais para desempenhar funções nos bombeiros. “Em qualquer uma das carreiras, seja na de bombeiro voluntário, seja na de especialista ou na de oficial de bombeiro, nós temos espaço para todos aqueles que se queiram juntar a nós, na nossa família. Depois de se juntarem nós, aí sim, perceberemos em que áreas serão mais úteis”, acrescenta.

As inscrições para Escola de Bombeiros encontram-se abertas a pessoas com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos, que tenham a escolaridade obrigatória. Podem ser feitas através do contacto da corporação (268 636 320) ou do seu site (https://bvelvas.pt/recrutamento/).

São Mateus: Fernando Daniel trouxe a Elvas os seus maiores sucessos

Fernando Daniel e a banda elvense Soversion preencheram esta quinta-feira, 26 de setembro, a programação do Palco São Mateus, o cenário principal da Expo São Mateus 2024.

Na primeira parte os Soversion apresentaram o seu repertório de versões de artistas e bandas como Queen, Oasis, Coldplay, Adele e The Weeknd.

O cabeça de cartaz Fernando Daniel trouxe a Elvas o concerto da tour VHS, com temas como “Voltas”, “Tal como Sou”, “Casa” e “Melodia da Saudade”.

Esta sexta-feira, sobe ao palco a partir das 22 horas o rapper elvense Chocko, com a segunda parte entregue à revelação cabo-verdiana Soraia Ramos.

Campomaiorenses são presença assídua na Feira de São Mateus

A Feira de São Mateus recebe, todos os anos, a visita de milhares de pessoas, de toda a região, sendo que os campomaiorenses são sempre presença assídua.

Exemplo disso é Maria Jacinta Mourato, que encontrámos no recinto da feira, quando se preparava para publicar, nas redes sociais, uma imagem do Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

“Vimos todos os anos e há uns anos, ainda antes da pandemia, tivemos aqui uma tenda. Foi maravilhoso”, revela aos nossos microfones, lamentando que não ter tido a possibilidade de, entretanto, voltar a fazê-lo.

No ano em que acampou, conta Maria Jacinta, o seu grupo passava o dia na Piedade. “Tínhamos tudo muito bem arranjadinho, mas íamos dormir a casa, que já não temos idade para dormir mal. Mas passávamos aqui o dia até ao fogo de artifício, trazíamos o comer e depois íamos para casa descansar e voltámos no outro dia ao pequeno-almoço”, recorda.

Américo Nunes com “todo o tipo de carros” na Feira de São Mateus

Até domingo, 29 de setembro, são vários os stands da região que procuram vender as suas viaturas, com preços especiais e outras regalias para os clientes, na Feira de São Mateus, em Elvas.

Para Américo Nunes, o negócio no São Mateus tem-se revelado, face a outros anos, mais fraco. “Este ano nota-se menos gente, está um pouco mais fraco que o ano passado. Esperamos agora que no fim de semana que se faça aqui mais alguma coisa, para justificar a presença na feira”, começa por dizer.

Quanto questionado sobre as melhorias que considera necessárias no Parque da Piedade, o empresário diz que seria importante “acabar com o saibro e ter outro tipo de casas de banho para as pessoas utilizarem”.

Américo Nunes tem o seu stand na Rua de Campo Maior, em Elvas, onde comercializa “todo o tipo de carros”, à semelhança do que acontece, por estes dias, na Feira de São Mateus. “E os que não tiver também se arranja”, garante.