
A Akuo, empresa de desenvolvimento e produção de energias renováveis, acaba de inaugurar a Central Solar Fotovoltaica de Santas, localizada nos concelhos de Monforte, Borba e Estremoz. Com uma capacidade de 181 MWp, esta é uma das maiores centrais solares de Portugal.
Vencedora do concurso público lançado pelo Governo português em agosto de 2019, a Central Solar Fotovoltaica de Santas foi financiada em conjunto com a MEAG e o Eiffel Investment Group e começou a injetar eletricidade na rede elétrica portuguesa no passado dia 15 de maio, tendo atingido a sua potência máxima este verão. Além desta central, o concurso incluiu dois outros projetos de centrais fotovoltaicas na zona de Gavião, sendo que uma delas – a central de Margalha – já se encontra a ser construída. Estas três centrais fazem parte de um portefólio com uma capacidade total de 540 MWp.
Para Eric Scotto, Presidente e cofundador da Akuo, “esta central combina todos os critérios qualitativos de um projeto regional de 360°: eletricidade renovável, ciclo de vida exemplar, maximização do território, financiamento de cidadãos e projetos inclusivos que beneficiam os habitantes locais. Enquanto empresa, a Akuo orgulha-se de ser apoiada por parceiros como a MEAG e o Eiffel Investment Group em projetos tão ambiciosos como este em Portugal, onde a abordagem à inovação energética e social está muito alinhada com a nossa.”
Uma região com clima favorável para a produção de energia limpa e competitiva
A central beneficia de um clima ameno, com uma média de 2.030 horas de sol por ano. Este nível de exposição solar – um dos mais elevados da Europa – garante um grau de produtividade e competitividade acima da média para a produção fotovoltaica, fornecendo, assim, eletricidade local e renovável a mais de 100.000 habitações.
Uma central com um ciclo de vida e compromisso a longo prazo com a região
Com os seus 336.448 módulos fotovoltaicos de baixo carbono em localizadores, esta central permite evitar mais de 70.000 toneladas métricas de emissões de CO2 por ano, uma poupança que representa o equivalente às emissões de 27.100 viagens à volta do mundo num automóvel de combustão interna.
Para a construção desta central, foram implementadas medidas ambientais a longo prazo e considerados diversos aspetos, como a conservação, a gestão e o controlo dos recursos hídricos, que são fundamentais para o ecossistema. Situada num corredor de migração, a central é também objeto de acompanhamento ornitológico, o que a torna única pela sua abordagem à sustentabilidade.
Segundo uma análise exaustiva do ciclo de vida efetuada pela Akuo, a central de Santas emite 27gCO2e/kWh, um valor substancialmente inferior à média das centrais elétricas que se fixa em 44gCO2e/kWh, de acordo com a ADEME – Agência Francesa para a Transição Ecológica.
Paralelamente, a Fundação Akuo desenvolveu ações sociais destinadas aos habitantes de Monforte, através de um programa de apoio a pessoas com deficiências mentais e idosos, adaptado às necessidades específicas deste município. Estas ações, que vão além das medidas compensatórias previstas na lei, reforçam o compromisso do Grupo Akuo com a sociedade envolvente.
Uma campanha de crowdfunding para a expansão da central
Para assinalar a inauguração da central, a Akuo – através da sua plataforma de crowdfunding AkuoCoop em parceria com a Lendosphere – vai lançar uma campanha para a obtenção de um milhão de euros, destinada a financiar a expansão da central em mais 45 MW além da sua capacidade atual. Esta campanha está aberta a todos os cidadãos da União Europeia mas, sobretudo, aos cidadãos e empresas portuguesas que queiram investir na transição energética do país e beneficiar da rentabilidade da central.
Portugal: um modelo para o desenvolvimento das energias renováveis na Europa
No Plano Nacional de Energia e Clima 2030, Portugal aumentou os seus objetivos de capacidade de energias renováveis em 50%, passando agora a ter como meta 42,8 GW. Assim, até ao final da década, 85% da produção total de eletricidade em Portugal será proveniente de fontes renováveis, incluindo 20,4 GW de energia solar fotovoltaica contra os atuais 3,7 GW.

A Infraestruturas de Portugal vai realizar trabalhos de reparação do pavimento em zonas pontuais da EN18, entre os quilómetros 123 e 172,200, em Portalegre.
Um homem de 53 anos foi detido no concelho de Elvas, na passada segunda-feira, 23 de setembro, pela GNR, por exercer violência psicológica e física contra a sua esposa de 46 anos.
“Na Terra de Santos e Pecadores”, para maiores de 14 anos, é o filme em exibição, esta sexta-feira, 27 de setembro, às 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.
































































A Câmara Municipal de Elvas dedica o mês de outubro à música. Ao longo deste mês, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, decorrem concertos em que a música é o principal ingrediente.
A Casa do Povo de Quintos, em Beja, foi palco da apresentação das “Parcerias para a Coesão Não Urbanas”, uma peça central da estratégia para o desenvolvimento local no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030.
Com vista a alargar a oferta de habitação no concelho, o Município de Vila Viçosa quer avançar, ainda este ano, com obras para a criação de sete apartamentos em casas devolutas. Em cima da mesa está também a renovação de 12 fogos e a remodelação do antigo matadouro.
O programa DiscoverEU volta a oferecer, aos jovens com 18 anos, a oportunidade de explorar a diversidade da Europa, aprender sobre o seu património cultural e a sua história e estabelecer contactos com pessoas de todo o continente.
As “Loucas Poetisas”, grupo formado por quatro mulheres, do qual faz parte Isabel Figueira, residente em Vila Fernando, vão estar este fim de semana em Vila Viçosa e Elvas, para divulgar a sua “poesia vadia”.
O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu ontem, dia 25 de setembro, o tradicional Espaço de Beleza e Saúde, uma atividade inserida na Semana dos Maiores 2024, organizada pelo Município de Campo Maior, e na qual a vereadora São Silveirinha esteve presente.
A sexta noite no Palco da Feira da Expo São Mateus, em Elvas, teve esta quarta-feira, 25 de setembro, a presença de dois grupos de música popular.
Os espetáculos estão de regresso, na noite desta quinta-feira, 26 de setembro, ao palco principal – o Palco São Mateus – da Expo São Mateus, no Parque da Piedade.
O superintendente Manuel Carrilho cessou as suas funções de comandante do Comando Distrital de Portalegre da PSP no passado dia 15 de setembro, para passar a desempenhar funções de Oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna (MAI) junto junto da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (EUROPOL), na Haia, nos Países Baixos.
O ano letivo da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior tem início na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, mas os interessados, que tenham mais de 50 anos, ainda podem fazer a sua inscrição.
A FocusPaint DuoCar é um dos stands presente na edição deste ano da Feira de São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas.
São muitos os feirantes que participam, até domingo, 29 de setembro, na Feira de São Mateus, que decorre no Parque da Piedade, em Elvas.









































































































































Realiza-se esta quinta-feira, 28 de setembro, a tradicional Celebração Eucarística pelos doentes, no Santuário da Piedade, em Elvas, no âmbito das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade.
O InovPlantProtect (InPP), em Elvas, assinalou ontem, 25 de setembro, o Dia Nacional da Sustentabilidade com a apresentação pública do projeto “ValorCannBio”, que procura contribuir para a sustentabilidade através do desenvolvimento de biopesticidas sustentáveis para controlar duas das mais importantes doenças do olival, uma cultura de extrema importância económica e social no Alentejo: a Gafa e a Tuberculose.
Sentindo-se visado numa entrevista que o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, deu à Rádio ELVAS, na passada terça-feira, 24 de setembro, na Feira de São Mateus, o atual presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Elvas e ex-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, e exercendo o seu direito de resposta, em defesa da honra, acusa o autarca de faltar à verdade, quando diz que lhe pediu para que o seu filho, Bruno Mocinha, fosse trabalhar para o município.
Até domingo, 29 de setembro, último dia da Feira de São Mateus, são muitas as famílias e os grupos de amigos que se encontram acampados no Parque da Piedade, em Elvas: uma tradição que se mantém desde há muitos anos a esta parte.
Já Pamela Figueira, que antes rumava de malas e bagagens para o parque de campismo da Piedade com familiares, desde há dois anos que o faz com um grupo de amigos. “Apesar de estarmos divididos na altura, todos passámos aqui anos anteriores com as famílias. Alguns familiares acabaram por falecer e, entretanto, decidimos criar um grupo entre amigos e retomar a tradição”, explica.