Município de Elvas presente no Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial

O Município de Elvas está representado no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial, que se realiza em Sintra, com organização da Comissão Nacional da UNESCO, a Património Cultural I. P., e a Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A., entidade gestora deste Bem do Património Mundial.

A vereadora Vitória Branco,em representação da Câmara Municipal de Elvas, participou na tarde de ontem, 16 de setembro, na conferência “Restauro e Técnicas Tradicionais/Inovadoras”, onde abordou o tema do restauro e recuperação do Aqueduto da Amoreira.

Assinalando-se, em 2024, os aniversários da Carta de Veneza sobre a Conservação e o Restauro de Monumentos e Sítios (1964), do Documento de Nara sobre Autenticidade (1994) e da Declaração de Florença sobre o património e a paisagem como valores humanos (2014), o encontro tem como temas a Conservação, a Autenticidade e a Sustentabilidade dos sítios Património Mundial, temas que requerem atenção constante dos gestores destes bens reconhecidos pela UNESCO e partilhados por toda a humanidade.

A partilha de experiências e o debate de temas comuns aos sítios Património Mundial são outros dos objetivos deste encontro de trabalho.