A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta segunda-feira, uma jovem, de 21 anos, suspeita do assassinato do namorado, de 24 anos, com recurso a arma branca, em Montemor-o-Novo, informaram as autoridades em comunicado.
A suspeita “atingiu a vítima na parte superior abdominal”, pode ler-se no comunicado.
O companheiro quando foi transportado para o hospital entrou em paragem cardiorrespiratória e foi declarado o óbito na unidade hospital de Évora.
A jovem de 21 anos foi detida esta segunda-feira pela PJ por suspeita de homicídio qualificado, dado que 22 de agosto terá assassinado o namorado. Antes de morrer, a vítima, de 24 anos, disse que se tinha cortado a arranjar fruta, mas a investigação apurou que fora morto pela companheira, conta o JN que dá mais detalhes sobre o caso.
Foi a própria agressora a dar o alerta – refere o JN – quando a GNR chegou ao local, Kevin Carda, 24 anos empregado de supermercado, apresentava um ferimento de arma branca no peito e ainda estava consciente. Terá dito que se tinha cortado a arranjar fruta, uma melancia, especificou. A ideia seria proteger a namorada de eventuais represálias familiares.
Kevin foi assistido pelos Bombeiros de Montemor-o-Novo e elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Espírito Santo de Évora. A caminho do hospital, sofreu uma paragem cardio-respiratória e morreu. Os contornos do caso levantaram muitas suspeitas, o que levou à intervenção da PJ de Évora.
Inicialmente, o golpe parecia de pequenas dimensões. Porém, a autópsia revelou que o ferimento na parte superior abdominal era incompatível com a tese de esfaqueamento acidental. A investigação e os vestígios recolhidos no local do crime permitiram estabelecer que fora a namorada a golpear o namorado durante uma violenta discussão. A arma do crime foi apreendida.
O casal estava junto há dois anos e a agressão “ocorreu em contexto de violência doméstica”, acrescentou a PJ, em comunicado.
A agressora será presente, na terça-feira, a um juiz no Tribunal de Évora para conhecer as medidas de coação.


Em mais um dia do Mês do Desporto, em Campo Maior, uma iniciativa da Câmara Municipal, a programação do passado sábado, 14 de setembro, contou com várias atividades.
Escola Superior de Biotecnologia de Elvas teve mais 13 novos alunos na segunda fase de acesso ao Ensino Superior.


A exposição “A Coragem pela Defesa da Paz” foi inaugurada no sábado, dia 14 de setembro, na Sala do Coro Alto do Hotel Vila Galé Collection Elvas, numa iniciativa do Núcleo local da Liga dos Combatentes.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, recebeu na sede da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), Agostinho Jardim Moreira.
Dando conta que, ao dia de hoje, a disponibilidade financeira da Câmara Municipal de Elvas é de 13 milhões de euros, e que com o trabalho desenvolvido, ao longo dos três anos do atual mandato, a autarquia tem vindo a procurar atenuar os principais problemas existentes na área da habitação e da economia, o presidente, Rondão Almeida, diz-se “descontente” com o Governo.















O filme português “UBU”, que teve estreia nacional na última quinta-feira, contou com uma sessão especial na noite do passado sábado, dia 14 de setembro, no Auditório São Mateus, em Elvas.


A Central Solar Fotovoltaica de Santas, em Santo Aleixo, no concelho de Monforte, vai ser inaugurada no próximo dia 26 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h15. Esta, que é uma das maiores centrais fotovoltaicas do país, resulta de um investimento superior a cem milhões de euros, pela Akuo Renováveis Portugal.
A Praça da República de Elvas acolheu na manhã do passado sábado, dia 14 de setembro, a iniciativa Zumbando, iniciativa conjunta dos ginásios Altafit, de Badajoz, e dos municípios que compõem a Eurocidade EuroBEC: Badajoz, Elvas e Campo Maior.

















Rondão Almeida vai recandidatar-se, em 2025, à Câmara Municipal de Elvas, pelo movimento independente (Movimento Cívico por Elvas) que lidera.

A Liga Regional “Os Unidos” de Vila Boim assinalou, no passado sábado, 14 de setembro, 69 anos de fundação.
Celebra-se esta segunda-feira, 16 de setembro, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. A data serve para recordar a importância que a camada de ozono representa para o Planeta Terra.
O Município de Arronches disponibiliza, este ano, um total de 60 bolsas de estudo, aos alunos do concelho que frequentem o Ensino Superior, num investimento máximo de 182 mil euros.
Tem início, esta segunda-feira, 16 de setembro, o ano letivo da Academia Sénior de Arronches.
Inserido na programação do Desporto em Campo Maior 2024, o Jardim Municipal da vila acolheu, na passada sexta-feira, dia 13 de setembro, um workshop de Fusão Afro e Oriental, organizado pelo Projeto de Formação de Dança Oriental do Município e liderado pela professora Letícia Garcia.
O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, juntamente com o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, acompanhou o arranque do início do ano letivo 2024/2025, na passada sexta-feira, dia 13 de setembro.
Jorge Guerreiro é o responsável por encerrar o programa de espetáculos da edição deste ano da Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, na noite desta segunda-feira, 16 de setembro.
A fotografia digital foi o tema da edição de setembro do ciclo de workshops “Sábados com Arte” do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
O romance “Sob o Céu da Batalha”, da autoria de Mary Foles – pseudónimo literário da escritora e professora aposentada Graça Foles Amiguinho – teve lançamento no passado sábado, 14 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
Ricardo Pinheiro, enquanto deputado do PS na Assembleia da República, visita na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, a Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel.
Já de regresso à escola, as crianças e jovens de Campo Maior vão voltar, neste novo ano letivo, a aprender, com quem sabe e mantém viva a tradição, a manusear o papel para criar as famosas flores das Festas do Povo.
A atleta do Club Desportivo Portalegrense e das Seleções da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), Joana Raposo, foi chamada à Seleção Nacional Sub-15 de Futebol Feminino.
A partir de sexta-feira, 20 de setembro, todos os caminhos vão dar ao Parque da Piedade. A celebrar 450 anos desde a sua primeira edição, a Feira de São Mateus promete voltar a trazer muita gente até Elvas, para momentos de diversão, de reencontros, de convívio e de fé, dadas também as celebrações em honra do Senhor Jesus da Piedade.