A edição de 2024 da Festa dos Capuchos prossegue em Vila Viçosa.
Veja as fotos
“O Elvas” venceu o Benfica de Castelo Branco, por claros 3-0, em partida jogada esta tarde no Estádio de Atletismo.
Os azul e ouro começaram bem com um golo de Lucão aos oito minutos e logo depois Desmond faria o 2-0 aos 14 minutos. Na segunda parte, Desmond bisaria aos 67 minutos e dessa forma fechava o resultado nos 3-0.
“O Elvas” lidera a classificação com 10 pontos, os mesmos do Arronches e Benfica que venceu o Alcais esta tarde por 1-0, com um golo aos 87 minutos e o Peniche, próximo adversário no Campeonato depois da jornada da Taça de Portugal, onde a equipa de Pedro Hipólito se desloca ao terreno do Marco.
A praia fluvial das Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, voltou a ter uma grande procura este verão.
Com uma afluência “excelente” de visitantes dos concelhos vizinhos e de Espanha, garante o presidente da Câmara, João Grilo, a autarquia ganha, desta forma, uma “maior confiança” para os projetos dos Centros Náuticos de Juromenha e Águas Frias, no Rosário.
O verão, ainda assim, nas Azenhas d’El Rei, recorda o autarca, arrancou “um bocadinho tímido”, em junho: “não só pelo tempo, mas também pelo ano excecional de chuva, que fez o nível da água estar um pouco alto e o espaço inicial não era o maior, mas correspondeu sempre à procura”.
Já em julho e agosto, registou-se “uma procura excelente”. “Correu muito bem, as pessoas estão satisfeitas, temos muita gente dos concelhos vizinhos e do lado espanhol a fazerem desta a sua praia, portanto dá-nos uma confiança muito importante para os projetos que temos a seguir: o Centro Náutico de Juromenha e as Águas Frias do Rosário”, adianta.
Montejuntos e Ferreira de Capelins, segundo João Grilo, têm “beneficiado muito” com a proximidade desta praia fluvial, sobretudo no que toca ao mercado imobiliário. “A maior parte dos anúncios de venda de imóveis do concelho faz referência à praia, o que quer dizer que a praia vende, que é atrativa e, como temos essa possibilidade, queremos continuar a aumentar as respostas no futuro”, revela.
Prometendo novidades até final do ano no que toca ao Centro Náutico de Juromenha, João Grilo revela que a Câmara Municipal viu já aprovado um financiamento, por parte do Turismo de Portugal, na ordem dos 400 mil euros. Ainda assim, o “valor total de investimento é bastante superior”. A ser lançado “o mais rapidamente possível”, o projeto encontra-se já na sua última fase de preparação.
É com a segunda edição do Trail Vila de Campo Maior, promovida pelo grupo Campo Maior Trail Runners e marcada para dias 5 e 6 de outubro, que chega ao fim o Mês do Desporto.
Com uma prova “nova”, garante Carlos Pepê, da organização, a intenção é “surpreender os atletas” com percursos diferentes daqueles que foram percorridos no ano passado, para que se possa mostrar “a diversidade do território”.
Com inscrições mais baratas, face à primeira edição, tendo em conta “o conjunto interessante de patrocinadores” que conseguiu reunir, a organização quis manter o mesmo número de atletas em prova.
Para além de um mini trail, que foi “um sucesso no ano passado”, o trail curto e trail longo, a iniciativa desportiva, no dia 6 de outubro, inclui também uma caminhada. “Vamos manter tudo aquilo que fizemos de bem no ano passado, como servir um almoço de grãos, ter a nossa arena junto às piscinas municipais e vamos ter também algumas surpresas na envolvente que vamos dar ao percurso”, explica Carlos Pepê.
O dia 5 será dedicado aos mais novos, com a final do Kids Urban Run. “Já vamos na terceira edição e este ano termina o circuito concelhio com essa mesma prova. Começamos no dia 5, na Casa da Flor, com o secretariado aberto para todas as distâncias, e fazemos a festa dos mais pequeninos”, adianta o responsável.
Entretanto, as inscrições para a prova encontram-se abertas, sendo que para o Kids Urban Run são gratuitas. Para as restantes provas, as inscrições são feitas através do portal “O Meu Tempo” (aqui).
Este domingo, 15 de setembro, a grande atração da noite, na Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, é a atuação dos D.A.M.A.
Logo pela manhã, a partir das 10h30, realiza-se uma nova largada de touros, entre a Praça da República e a Avenida Bento de Jesus Caraça. Às 17 horas há uma corrida de touros, na praça de touros.
Às 19 horas, na Igreja dos Capuchos, haverá eucaristia, sendo que, às 21h30, no coreto, há atuação da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba.
O concerto dos D.A.M.A, está previsto para as 22h30, com a animação musical a prosseguir ao som do DJ Boss Dici.
Termina este domingo, 15 de setembro, em Portalegre, mais uma edição da Feira das Cebolas.
Já não havendo animação musical durante a noite, o destaque vai para um showcooking com o chef José Júlio Vintém, do restaurante Tomba Lobos, e para a presença da RTP, com o programa “Aqui Portugal”, a ser transmitido diretamente do Parque de Feiras e Exposições de Portalegre.
A programação deste último dia do evento arranca às 10 horas, com mais um Batismo a Cavalo, no Centro Hipico de Portalegre. À mesma hora, o auditório da Nerpor será palco do colóquio “Conversas de Cebolada”.
O recinto da feira abre portas ao meio-dia, horário em que decorre também a identificação dos animais premiados no “XI Concurso de Raça Bovina Alentejana”, no Parque dos Leilões.
O 11º Leilão de Reprodutores de Gado Bovino, organizado pela Natur-Al-Carnes, tem início às 15 horas, no Parque dos Leilões. Pelas 16 horas, decorrerá o showcooking com o chef José Júlio Vintém, no auditório da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, e na mesma altura, terá também lugar um sunset com o DJ Artur, no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre.
Antes do encerramento do recinto e dos expositores marcado para as 20 horas, haverá ainda o 2º Concurso Regional do Cão da Serra de Aires, às 17h30, no recinto da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, bem como uma degustação de produtos regionais, no auditório da Nerpor.
“Juntos pelos Bombeiros”: é assim que se chama o novo cartão de apoio aos soldados da paz de Elvas, numa iniciativa da Câmara Municipal.
Revelando que irá entrar em vigor “muito em breve”, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, explica que este cartão contempla “um conjunto de incentivos”. A proposta, aprovada por unanimidade pelo executivo da Câmara Municipal, será, diz ainda o autarca, um “elemento muito importante”.
“Muitas vezes, andamos esquecidos daqueles que tanto fazem para salvar a nossa própria vida e chegou a altura de apresentar uma proposta para termos um conjunto de incentivos para todos os nossos bombeiros”, adianta.
Os benefícios a que os operacionais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas terão acesso dizem respeito, desde logo, a um desconto de 15% na fatura da água. “Aqueles que têm casa própria também vão também ter uma redução no IMI”, adianta Rondão Almeida.
Por outro lado, os bombeiros “vão ter possibilidade de frequentar tudo aquilo que são as nossas iniciativas, a começar nas piscinas”. Esta medida aplica-se, não só aos próprios bombeiros, como às “esposas e os filhos menores”.
Através deste cartão, a Câmara Municipal de Elvas procura “valorizar e apoiar quem está sempre disposto a ajudar”.