Dia Nacional dos Castelos celebrado em Elvas pelos Urban Sketchers

O Dia Nacional dos Castelos assinala-se a 7 de outubro. Em Elvas, a Câmara Municipal associa-se às comemorações com a realização, em parceria, de uma iniciativa artística de desenho executada pela equipa de Urban Sketchers de Elvas, no domingo, dia 6, a partir das 10 horas.

O programa contempla, pelas 10 horas, o Encontro de Sketchers 10/24 “Desenha o teu Castelo” e o workshop de iniciação ao Urban Sketching 0.0.. A partir das 15 horas, há a inauguração da exposição “Riscos Vários e Outros Traços” e a entrega dos soldadinhos “Uniforme Multiforme”. Para participar basta estar, à hora indicada, no Castelo de Elvas, sendo a participação gratuita.

O objetivo desta data é promover, em todo o país, iniciativas e atividades que visem a reflexão sobre o património fortificado, sendo os castelos testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.

Caetana nasceu esta quinta-feira numa ambulância em Elvas

Uma bebé nasceu, na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

O parto foi feito por volta das 10 horas, junto ao posto de turismo que se encontra na zona das piscinas municipais, no Morgadinho, pelos bombeiros e pela equipa da ambulância do Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas.

Caetana, nome da bebé, e a mãe foram posteriormente transportadas para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Este é já o segundo nascimento numa ambulância, no concelho de Elvas, num espaço de pouco mais de um mês.

“Anna Lovely Clothes” abre em Elvas com roupa de essência equestre

Foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, a loja “Anna Lovely Clothes”, localizada na Rua da Cadeia, em Elvas, e que conta com vestuário para homens, mulheres e bebés, sobretudo das marcas “La Garrocha” e “La Vaquera”. A roupa de bebé é maioritariamente desenhada e costumizada pela proprietária do estabelecimento, Ana Claudino.

A empresária tem uma conta na rede social Facebook chamada “Grão de Arroz”, com cerca de 68 mil seguidores, e partiu para este novo projeto da loja física para inovar o seu negócio, que antes era apenas dedicado à roupa de bebé. A aposta nas marcas “La Vaquera” e “La Garrocha”, ambas com essência equestre,  explica Ana Claudino, é feita, sobretudo, “por não se encontrarem, nem na cidade, nem no Alto Alentejo”. Para além disso, lembra, Elvas é uma zona “aficionada”.

“Há dez anos foi com a roupa de bebé que me iniciei: eu desenho os modelos, faço a roupa, daí a marca ‘Grão de Arroz’. Trabalho até aos 12 meses, mais ou menos, mas não quer dizer que não faça um vestido por encomenda. Depois, trabalho muito a parte da maternidade, os conjuntos de primeira roupinha”, afirma a proprietária.

Ainda que a aposta mais forte de Ana Claudino tenha sido, desde o início, o vestuário de bebé, o crescimento da página levou-a a procurar oferecer “coisas novas” aos clientes: “comecei a ter roupa de adulto e de senhora e, com a vinda para Elvas, apostei nas marcas de homem”.

Neste seu novo projeto, a empresária trabalha muito através de encomenda, até porque “é impossível ter todos os produtos” que produz à venda. Todos os seus artigos estão disponíveis na página de Facebook.

Acordo entre clubes define horários de utilização do Estádio de Atletismo

Após queixas de atletas que utilizam o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas e que levaram inclusive a que alguns praticantes de atletismo deixassem de ir ao estádio e treinem noutros locais, foi possível chegar a um acordo, mediante a intervenção da Câmara Municipal de Elvas .

O Estádio estava a ser utilizado maioritariamente pelo Rugby Clube de Elvas – clube apoiado pela Federação da modalidade aquando da substituição do relvado que está homologado para a realização de jogos de rugby – e pelos clubes com praticantes de atletismo que usam a pista de tartan.

Os clubes chegaram a um acordo de utilização que define horários para as várias modalidades, atletismo, rugby e futebol que fica com o maior horário. Este acordo espera-se seja válido até dezembro de 2024.

O CEN (Clube Elvense de Natação), IALBAX e Barbaris utilizam a pista de segunda a sexta-feria, entre as 7 e as 8,30 horas da manhã; e das 18 e às 21 horas.

O Rugby utiliza o relvado para treino dos jovens até aos 14 anos, às quartas-feiras das 18,30 às 20 horas e aos sábados das 11 às 13 horas.

As restantes equipas de sub-16; sub-19; Seniores; Equipa Feminina e Veteranos utilizam os relvados sintéticos do Estádio Municipal (Barrena e Semedo) e Campo de Vila Boim, assegurando a Câmara de Elvas o transporte de Elvas para Vila Boim.

O ginásio do Estádio de Municipal de Atletismo será utilizado entre as 9,30 e as 12 horas e as 17 e as 21 horas pelo RugbyCE e entre as 8 e 9 horas e as 14 e as 17 horas (neste caso só terças, quartas e quintas-ferias) pelo O Elvas SAD.

Os jogos para os campeonatos de Rugby dos vários escalões e femininos, o RCE irá solicitar à Federação e aos clubes adversários para jogar nos campos dessas equipas adversárias (jogos fora), até que termine este acordo.

O Elvas SAD utiliza o campo relvado das 8,30 às 12 horas de terça a sexta-feira e das 14 às 17,30 horas (só terças, quartas e quintas-feiras).

Os cursos profissionais do IPP utilizam a sala do 1º piso e a pista e a relvas do Estádio nas segundas e terças quando não houver treinos de futebol e sextas-feiras à tarde.

 

 

Castelo de Elvas celebra 118 anos enquanto Monumento Nacional no dia 27

O 118º aniversário da classificação do Castelo de Elvas como Monumento Nacional vai ser assinalada a 27 de setembro com o encerramento do projeto escolar concelhio da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia.

A iniciativa está marcada para as 10h30, no Castelo de Elvas, e contará com a presença de alunos das escolas do concelho.

Nesta data assinala-se também o Dia Internacional do Turismo, num ano em que o Castelo recebeu mais de 15 mil visitantes.

Transportes do Alto Alentejo com nova linha no concelho do Crato

Entra em funcionamento esta quinta-feira, 12 de setembro, uma nova linha dos Transportes do Alto Alentejo. Trata-se da linha 5040, que inclui Crato, Flor da Rosa, Vale de Peso, Gáfete, Monte da Pedra e Aldeia da Mata.

Este novo serviço funcionará durante todo o período escolar. É possível requisitar o Passe Social CIM, com o custo máximo de 30 euros para esta linha, ou aderir ao Passe Gratuito para Jovens Estudantes num dos pontos de atendimento dos Transportes do Alto Alentejo.

 

Município de Campo Maior promove aula aberta de Total Mix

O Município de Campo Maior organizou ontem, dia 11 de setembro, uma aula aberta de Total Mix, no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, no âmbito da programação do “Desporto em Campo Maior 2024” e liderada pela técnica Paula Jangita.

A sessão contou com uma série de exercícios combinados de diversas modalidades na área do fitness, como por exemplo “step”, “localizada”, “Pump” e “Gap”, que contribuem para o bem-estar físico, psicológico e social dos participantes.

A vereadora São Silveirinha esteve presente e realizou a atividade junto com as demais participantes.

Portalegre: Chaito y Palosanto e Miguel Azevedo na Feira das Cebolas

A Feira das Cebolas arranca esta quinta-feira, dia 12 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, com a inauguração marcada para as 18 horas.

Na primeira noite do evento, destaque para a atuação de  Chaito y Palosanto com Miguel Azevedo.

A inauguração será feita ao som da Trupe Euterpe, seguindo-se, às 19h30, animação com o grupo Cant’alagoa, no palco da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre.

O espetáculo de Chaito y Palosantos com Miguel Azevedo está agendado para as 22h30, seguindo-se a atuação do DJ Mike J, à meia-noite.

O encerramento do espaço dedicado aos expositores é feito à meia-noite, com o recinto a fechar portas às 3 horas.

Europe Direct Alto Alentejo procura testemunhos Erasmus

O Europe Direct Alto Alentejo vai juntar-se à celebração europeia dos Dias Erasmus, uma iniciativa que decorre por toda a Europa, entre 14 e 19 de outubro, para homenagear este programa da União Europeia (UE).

O Europe Direct convida antigos e atuais participantes Erasmus, sem limite de idade, originários ou residentes no Alto Alentejo, ou que foram estudantes no Alto Alentejo, a partilhar um testemunho sobre a sua experiência. Sendo que este ano se celebra o 20º aniversário da maior adesão de países de Leste à UE, o Europe Direct gostaria de reunir um número alargado de testemunhos relativos a esses países, mas não limitado apenas a estes.

Os testemunhos serão partilhados nas redes sociais do Europe Direct Alto Alentejo – Instagram, Facebook e LinkedIn – durante a semana de 14 a 19 de outubro.

Os interessados em colaborar, devem enviar, até 20 de setembro, um pequeno texto, a relatar a sua experiência, acompanhado de uma foto, preferencialmente tirada durante o período de mobilidade, para o e-mail europedirect@ipportalegre.pt

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Bombeiros de Elvas combatem incêndio junto às Portas de São Vicente

Os Bombeiros de Elvas combateram, ao final da manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, um incêndio que consumiu alguma vegetação, junto às Portas de São Vicente e às muralhas do Museu Militar.

“Fomos alertados para um incêndio, junto às Portas de São Vicente, e, à nossa chegada, deparámo-nos com o incêndio dentro das muralhas do Museu Militar de Elvas”, explica o 2º Comandante dos Bombeiros, Nuno Santana, que garante que este foi um “incêndio fácil de dominar”.

Para esta ocorrência, os Bombeiros Voluntários de Elvas fizeram deslocar três meios: uma viatura de combate a incêndios florestais, uma viatura-tanque e uma viatura de comando.

Paróquias de Santa Luzia, Assunção e Varche retomam Catequese

A catequese nas Paróquias de Santa Luzia, Assunção e Varche, em Elvas, é retomada já este fim de semana, dias 14 e 15 de setembro.

Ao sábado, explica o padre Ricardo Lameira, a catequese tem início às 18 horas e, ao domingo, às 10h30, sempre uma hora antes da missa. “Tal como nos anos anteriores, as catequeses serão uma hora antes da missa e outra hora durante a missa”, adianta o pároco.

O padre, que apela à inscrição dos jovens na Igreja de Santa Luzia, explica ainda que, desta vez, passa a existir apenas um grupo, a partir do sétimo ano de escolaridade. “Ou nós queremos preparar os miúdos para o Crisma ou nós queremos preparar os miúdos para a vivência da comunidade. Se é só para fazer o Crisma, é um grupo ao sábado e outro ao domingo, mas se é para viver em comunidade cristã, eles têm que se ir habituando a estar juntos”, justifica.

Quem não puder fazer a sua inscrição antes, diz ainda o padre, poderá fazê-lo no dia do arranque da atividade da catequese.

Nuno Melo preside cerimónia militar dos 317 anos do RC3 de Estremoz

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, preside esta sexta-feira, 13 de setembro, à cerimónia militar de comemoração dos 317 anos do Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz.

A ter lugar no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, a cerimónia tem início marcado para as 10h30. Durante a cerimónia, entre outros momentos, será prestada uma homenagem aos mortos, será feita imposição de condecorações e haverá desfile das forças em parada.

As comemorações, que se iniciaram já na semana passada, incluem ainda este fim de semana, uma tertúlia literária e um concerto da Banda Sinfónica do Exército, no sábado, e uma missa, no domingo.

A tertúlia sobre as “Gerações de Abril de 1974”, sobre a perspetiva dos familiares dos militares do Esquadrão de Reconhecimento do RC3 sobre o 25 de abril, realiza-se no Museu Berardo, a partir das 17h30, no sábado. Já a Banda Sinfónica do Exército apresenta-se em concerto, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Estas comemorações culminam no domingo, com a missa de aniversário do RC3, na Igreja de São Francisco. Essa missa, com início às 11 horas e a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, será transmitida pela RTP.

Grupo TT Toca do Lobo promove exposição de Overland em Campo Maior

No âmbito do Mês do Desporto, o Grupo TT Toca do Lobo vai, entre sábado e domingo, dias 14 e 15 de setembro, ocupar a Praça Multimodal de Campo Maior, para promover a sua primeira exposição de Overland, modalidade de campismo em autonomia.

Com a exposição, explica o vice-presidente da associação, José Varela, procura-se dar a conhecer esta forma de acampar, que é praticada por grande parte dos elementos do grupo. “Queremos mostrar aquilo que nós fazemos. Esta foi a forma que nós encontrámos para mostrar às pessoas de que forma equipamos os carros e que tipo de acessórios é que temos para o poder fazer”, esclarece.

José Varela adianta que, ao Grupo TT Toca do Lobo, nesta iniciativa, vão-se juntar outras associações e entidades do concelho, bem como três expositores de empresas que se dedicam aos equipamentos para a prática do Overland. “Vamos ter expositores de empresas de Campo Maior, como o Gin Atalaya, que vai estar a fazer uma mostra do seu produto”, revela o responsável, que adianta que também o GEDA e os Bombeiros de Campo Maior se quiseram associar à iniciativa.

No sábado, haverá porco no espeto para o almoço, com a noite a ser animada com um baile a cargo do Duo Carlos Alferes e Rui Teodoro. No domingo, a iniciativa vai ser mais dedicada aos mais novos, com insufláveis, pinturais faciais e um circuito de carros, numa atividade desenvolvida pela GNR.

O Grupo TT Toca do Lobo tinha ainda prevista a organização de uma recolha de sangue, no sábado, mas que, por impossibilidade da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, não se vai realizar.

Orçamento Participativo: Ciclo da Boa-Fé procura dar outras condições ao seu recreio

Com vista a transformar os espaços exteriores do Ciclo da Boa-Fé – a escola sede do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas –, criando áreas de trabalho, jogo e lazer, a mentora pedagógica da escola, Marta Faria, candidatou o projeto “O Nosso Recreio” ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal.

Neste momento, já na fase de votação, este projeto, explica Marta Faria, procura, em primeiro lugar, “dar voz aos alunos” no que toca às necessidades que enfrentam, diariamente, para ocupar os seus tempos livres na escola. O projeto é, em poucas palavras, “uma resposta aos pedidos dos alunos”, garante.

“Estamos a falar de uma escola que tem algumas necessidades a nível de equipamentos básicos”, lembra a responsável, que revela que este projeto surge depois de, no ano letivo passado, ter promovido várias Assembleias de Turma. “Todas as turmas da escola tiveram oportunidade de se manifestar, de trazer propostas para a escola e uma das coisas que ficou muito clara foi esta necessidade que os alunos identificavam de terem espaços e equipamentos para brincarem nos intervalos das aulas”, adianta.

A proposta apresentada ao Orçamento Participativo tem um valor de seis mil euros: valor que servirá para adquirir equipamentos, que vão desde mobiliário a diferentes recursos lúdico-pedagógicos, como simples jogos de tabuleiro e material desportivo. O orçamento apresentado prevê ainda a aquisição de um baloiço inclusivo, especificamente adaptado de forma a permitir a utilização pelos alunos das duas unidades do Centro de Apoio à Aprendizagem do agrupamento.

As votações ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas (aqui) encontram-se abertas até 30 de setembro.

A entrevista completa a Marta Faria para ouvir no podcast abaixo: