PSP de Elvas deteve jovem na posse de 140 doses de haxixe

A PSP de Elvas anunciou, em comunicado, ter efetuado a detenção, em Elvas, de um jovem de 21 anos, na terça-feira à noite, pelo crime de tráfico de estupefacientes, através da Esquadra de Investigação Criminal.

De acordo com a informação da PSP, o detido tinha em seu poder 140 doses de haxixe que lhe foram apreendidas.

Possível curto-circuito queima aparelho de ar condicionado

Um aparelho de ar condicionado queimou-se na sub-loja da Cidade Jardim, em Elvas, na tarde desta quarta-feira, cerca das 19 horas.

O incêndio foi extinto perante a rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

A PSP de Elvas esteve também no local, onde estiveram 14 operacionais e cinco veículos.

Município de Estremoz contrata no âmbito do projeto Radar Social

O Município de Estremoz procedeu, na passada segunda-feira, 9 de setembro, à assinatura de dois novos contratos de trabalho, no âmbito de uma candidatura ao projeto Radar Social.

Foram contratadas duas técnicas superiores, nas áreas Social e de Economia/Gestão, com vista à criação de equipas para o projeto-piloto.

Este projeto, com a duração de 27 meses, tem como objetivo testar um modelo de apoio social próximo, proativo e inovador, no concelho de Estremoz, com vista à elaboração do Diagnóstico Social, entre outros documentos, do Concelho, centrando-se ainda na implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos.

O Município de Estremoz acredita que, com este projeto, irá reforçar a proximidade à população, objetivando uma maior eficácia à ação social das entidades locais, sempre focado na noção de desenvolvimento social e numa perspetiva do desenvolvimento local.

Piscinas descobertas de Elvas encerram no próximo domingo

As piscinas municipais descobertas de Elvas encerram ao público no próximo domingo, dia 15 de setembro.

Com o encerramento deste espaço de lazer, vai abrir ao público o espaço coberto e aquecido, a 23 de setembro.

Até domingo, ainda é possível aproveitar os últimos “cartuchos” deste verão, nas piscinas municipais, entre 10 e as 20 horas.

Grupo Nabeiro-Delta Cafés inicia distribuição de chás Tetley em Espanha

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés acaba de reforçar a sua parceria com a Tata Consumer Products, através da qual a Delta Cafés Espanha será responsável pela distribuição exclusiva da marca de chás Tetley no país vizinho.

Desde 2011 que o Grupo Nabeiro distribui a marca Tetley em Portugal, uma parceria que agora estende-se ao mercado espanhol e que vem reforçar a sua presença num dos seus principais mercados, através da diversificação e ampliação da sua oferta, expandindo o alcance da marca Tetley através da sua forte rede de distribuição, somando a terceira marca a entrar para o projecto de distribuição do grupo em Espanha

Esta parceria evidencia a dedicação de ambas as empresas à excelência e inovação na indústria de bebidas, combinando a vasta experiência da Tata Consumer Products no sector do chá com a, já comprovada, capacidade de distribuição do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, proporcionando novos momentos de consumo aos consumidores.

Para Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro “É com grande entusiasmo que vemos esta parceria acontecer e que reforça o nosso objetivo de nos tornarmos uma empresa de referência de distribuição. A inclusão do chá Tetley no nosso portefólio alinha-se com a nossa dedicação em oferecer uma gama alargada de bebidas de alta qualidade aos nossos clientes nos diferentes mercados onde operamos.”

Tom Baker, Senior Business Manager da Tata Consumer Products afirma “Esta colaboração representa um passo significativo na nossa missão de tornar os nossos produtos excecionais mais acessíveis aos entusiastas do chá em Espanha. Estamos confiantes de que a experiência e a forte presença de mercado do Grupo Nabeiro nos ajudarão a atingir este objetivo.”

Criada em 1986, a Delta Cafés Espanha é responsável pela comercialização dos produtos do portefólio do Grupo Nabeiro-Delta Cafés no mercado espanhol.

A Tetley está presente no mercado português há mais de 30 anos, é uma marca distribuída, em exclusivo, pelo Grupo Nabeiro-Delta Cafés desde 2011 e apresenta-se no seu portefólio como uma marca estratégica em todos os canais onde atua, especialmente no canal Horeca.

Escavações levam a descoberta de novos achados arqueológicos em Alter do Chão

Chegou ao fim, no passado sábado, 7 de setembro, em Alter do Chão, mais uma campanha de escavações arqueológicas, promovida pela Câmara Municipal, nas Termas II da Casa da Medusa.

No decorrer destas escavações, iniciadas a 1 de julho, foram descobertos mais compartimentos associados ao segundo edifício termal identificado junto da Casa da Medusa: fornalhas, tepidarium, caldarium e uma piscina, com pavimentos em mosaico.

A Câmara Municipal de Alter do Chão destaca a descoberta da natatio – uma piscina de água fria descoberta –, um compartimento em mosaico e ainda de três sepulturas em mármore.

Os trabalhos de campo, desde a escavação, à crivagem de terras, registo fotográfico, gráfico e topográfico, e de laboratório, com lavagem, colagem, inventariação e classificação de material, garante a autarquia, “revelaram-se um sucesso”. “A equipa de voluntários, bastante dedicada e empenhada merece o nosso maior agradecimento”, assegura.

Este ano, nesta campanha, a Câmara Municipal contou com a colaboração de cerca de uma centena de voluntários, entre estudantes e professores, de várias instituições de ensino de Portugal, Espanha, Itália e Brasil.

Esta intervenção foi, “mais uma vez, reveladora do riquíssimo património legado cultural romano existente no subsolo de Alter do Chão”, diz ainda o município.

Casa do Povo de Campo Maior realiza demonstração de Judo no Mês do Desporto

O Jardim Municipal de Campo Maior foi palco, na tarde de ontem, 10 de setembro, de uma demonstração de Judo, promovida pela Casa do Povo, no âmbito do Mês do Desporto.

Com a iniciativa, liderada pelo mestre Chavigas Drogas, os alunos tiveram oportunidade de mostrar ao público tudo o que têm trabalhado e vindo a aprender nas aulas.

A vereadora São Silveirinha e o presidente da Casa do Povo de Campo Maior, José Borrega, estiveram presentes nesta tarde de desporto.

Este Mês do Desporto, que é organizado pelo Município, em colaboração de várias associações e entidades do concelho de Campo Maior, estende-se até dia 6 de outubro.

Nova viatura ao serviço do Centro de Saúde de Estremoz

Um novo meio de transporte, financiado pelo PRR, foi entregue, na passada segunda-feira, 9 de setembro, ao Centro de Saúde de Estremoz, permitindo assim uma melhor resposta aos doentes deste concelho.

Esta nova viatura permitirá reduzir as dificuldades de deslocação ao Centro de Saúde, beneficiando doentes com patologias crónicas e progressivas, bem como aqueles que atravessem situações de mobilidade reduzida. Esta nova viatura será também importante para uma resposta mais rápida e eficaz aos domicílios, dando auxílio a muitos utentes que necessitam de acompanhamento.

O Município de Estremoz “congratula-se por esta conquista para a área da saúde, tendo esta sido uma das grandes reivindicações quando foi realizada a transferência de competências na área da saúde. As duas viaturas que o centro de saúde já dispunha não apresentam as devidas condições para assegurar os serviços de forma segura e rápida”.

Esta viatura servirá também para deslocações às extensões de saúde, nas diversas  freguesias rurais. Ainda assim, “existe a certeza de que será necessário investir em outra viatura para que se continue a assegurar o trabalho de proximidade com a população, como tem vindo a ser defendido”.

A viatura, totalmente financiada no âmbito do PRR, contou com um investimento de mais de 40 mil euros, tendo sido realizada a cerimónia de entrega na passada sexta-feira, 6 de setembro, na sede da Unidade Local de Sáude do Alentejo Central, na presença da Dr.ª Margarida Silveira (ARSA) e do Eng. Vítor Fialho, presidente do Conselho de Administração da ULSAC.

O presidente e a vice-presidente da Câmara de Estremoz estiveram presentes, em Évora, no momento de assinatura do Auto de Transferência da Viatura e também no Centro de Saúde de Estremoz para a entrega oficial da viatura à equipa do Centro de Saúde.

Combatentes alertam para “assunto importante” com exposição em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes apresenta a exposição “A Coragem pela Defesa da Paz”, no próximo sábado, 14 de setembro, pelas 17 horas, na sala do Coro Alto do Hotel Vila Galé Collection Elvas.

Com a mostra, que conta com o contributo de cerca de 40 artistas portugueses e espanhóis, procura-se “sensibilizar e motivar as pessoas para um assunto atual e importante”, começa por explicar o presidente do núcleo, o sargento-mor José Miguêns. A intenção é também a de atrair os mais novos, até porque “as crianças são o futuro. Sem paz não há futuro e elas são o projeto de vida no futuro”.

Aos 24 pintores e escultores que participam nesta mostra, que conta com curadoria de Céu Peguinho, juntam-se ainda vários poetas, músicos e cantores.

A mostra fica patente ao público até 5 de outubro, numa “altura de grande procura por Elvas, devido às celebrações das festas da cidade”, lembra José Miguêns, que não tem dúvidas de que “a disponibilidade e a generosidade dos artistas vai contribuir para o sucesso desta exposição”.

Vila Viçosa quer financiamento ambiental para ordenamento das pedreiras

Para fazer face ao problema dos caminhos municipais de Vila Viçosa que, junto a pedreiras, representam perigo para pessoas e bens, a Câmara Municipal começou já a delinear planos de ordenamento, sendo que, para executá-los, precisa agora de financiamento.

O assunto será tema de debate, esta sexta-feira, 13 de setembro, entre o presidente da Câmara, Inácio Esperança, e a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Em causa estão três zonas de exploração: Vigária, Lagoa e Pardais. No caso da Vigária, que tem já plano definido para execução de obra, a autarquia precisa de três milhões e meio de euros, revela o autarca. Para isso, “é necessária ajuda e fundos que possam permitir executar esta obra”.

Com os empresários das pedreiras “disponíveis para ajudar” a autarquia neste sentido, Inácio Esperança revela que irá dizer à ministra que são necessárias três medidas para a execução das obras. “Precisamos de fontes de financiamento, ao nível do PRR – se não for possível, ao nível do Fundo Ambiental; queremos também, em termos legislativos, algum empenho do Governo, no sentido de excecionar estas zonas, como faz para as grandes obras públicas, em termos de expropriações, para as novas acessibilidades, para que possamos, de forma rápida, realizar estas obras; e queremos, por último, da parte da tutela, um sinal de que isto é possível”, explica.

Inácio Esperança diz ainda que “a alteração à lei existente das pedreiras, que está para sair a algum tempo, é urgente” e que faz “muita falta”.

Com estas obras, a autarquia procura evitar mais acidentes fatídicos, como o de novembro de 2018 que ceifou a vida a cinco pessoas, num troço da Estrada Nacional 255, que ligava Borba a Vila Viçosa e que abateu.

Feira das Cebolas promete quatro dias de muita animação em Portalegre

A tradicional Feira das Cebolas está de regresso, já esta quinta-feira, 12 de setembro, ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre.

Até domingo, dia 15, e com a animação musical a cargo de Tony Carreira, Chaito y Palo Santos, Miguel Azevedo e Mishlawi, o evento volta a ser uma oportunidade de promoção das mais diversas atividades económicas do concelho.

A feira, que conta com os mais diversos atrativos e que resulta de uma parceria do Município com a NERPOR e a Associação de Agricultores do Distrito, garante a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, “tem muito significado para Portalegre”. Nos mesmos moldes do ano anterior, o evento volta a contemplar a tradicional “exposição agropecuária, muitos expositores, tasquinhas, restaurantes, muita animação e atividades”, garante a autarca, que não tem dúvidas de que estão reunidas as condições para mais uma “excelente” edição da Feira das Cebolas.

De entrada gratuita, o evento, adianta a autarca, dá espaço aos empresários do concelho que se quiseram associar, até porque, diz Fermlinda Carvalho, um concelho só se desenvolve com base numa “economia muito forte”.

Considerando que este será um “grande momento para Portalegre”, a Câmara Municipal pretende que a Feira das Cebolas seja também uma festa para quem visita a cidade.

Marcam presença no evento cerca de 130 stands, dois restaurantes e duas centenas de vendedores ambulantes e carrosséis. A par dos expositores e espetáculos musicais, destaque, no decorrer do evento, para showcookings com os chefs José Júlio Vintém e João Mourato, uma Gala Equestre, na sexta-feira, e a tradicional Corrida de Touros, no sábado.

O espetáculo de Chaito y Palo Santos com Miguel Azevedo está marcado, esta quinta-feira, para as 22 horas. Segue-se Mishlawi, na sexta-feira, e, por fim, Tony Carreira, no sábado.

O evento é inaugurado esta quinta-feira, pelas 18 horas, na presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Trinta anos depois, Luís Silveirinha regressa ao IPP para apresentar a sua arte

Cerca de três décadas depois, o artista plástico campomaiorense Luís Silveirinha regressa ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), onde se formou, para apresentar uma exposição de desenho.

A mostra inclui um conjunto de desenhos, relacionados com a temática da natureza, que foram realizados desde 2022 até aqui e que já estiveram em exposição em diferentes partes do país, incluindo na Bienal de Vila Nova de Gaia e na Galeria “Braço Perna 44”, em Lisboa. Dizendo-se “orgulhoso” deste convite, Luís Silveirinha garante que abraçou, desde logo, o desafio que lhe foi lançado pelo IPP.

“É um apanhado (de trabalhos) de um período em que eu estive ligado a um fazer muito relacionado com a natureza e com a descoberta das formas, que estariam, ou não, ligadas à natureza, mas no encalce de um investigador que, no século XIX, parte para a América, deixando a Europa, para ir à procura da flora existente nesse novo continente”, adianta o artista.

Luís Silveirinha, que apresentou, recentemente, o seu trabalho em Campo Maior, onde não expunha há várias décadas, garante ser curioso este seu regresso “às raízes”. “É curioso este regresso, depois de todo este trabalho de 30 anos que andei a fazer por fora, a esse espaço (IPP), que também me albergou, de alguma maneira, e que criou em mim esta vontade de criar”, assegura.

As próprias flores características das famosas Festas do Povo de Campo Maior também têm alguma presença nos trabalhos do artista. “Esta forma de fazer flores também se veio a desenvolver neste trabalho que eu agora vou apresentar. Tudo aquilo a que eu assisti, enquanto vivi em Campo Maior, está em mim. É algo de que eu não posso fugir”, remata.

A exposição “Desenhos 2022-2024”, de Luís Silveirinha, é inaugurada esta sexta-feira, 13 de setembro, pelas 18 horas, nos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre, onde fica patente até 25 de outubro.

Secundária de Elvas vai ter projeto-piloto de Inteligência Artificial

Os elvenses Marta Inácio e David Gabriel, com o objetivo de preparar os jovens para os avanços da inteligência artificial, têm preparado um projeto-piloto para implementar na Escola Secundária D. Sancho II: um projeto que pode ganhar uma força maior, caso venha a sagrar-se vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal.

A proposta, começa por revelar Marta Inácio, é de criação de um Laboratório de Inteligência Artificial, que nasce, sobretudo, da necessidade de fazer face à falta de formação que existe em torno de ferramentas como o famoso ChatGPT. “O que nós percebemos é que há, efetivamente, falta de formação de como utilizar este tipo de ferramentas, que já existem, que já estão cá e que os nossos alunos estão a utilizá-las na escola: foi nessa base que decidimos criar o projeto”, explica.

Neste projeto, será David Gabriel, que é docente no ISCTE, em Lisboa, quem assumirá a componente mais prática, ensinando os jovens a desenvolver estas tecnologias, através de programação. Já Marta Inácio será a responsável pelas questões mais relacionadas com a ética, ou não tivessem estas ferramentas, em muitos casos, um impacto direto, e nem sempre positivo, na vida das pessoas.

“Nós queremos que eles pensem o que é que está por trás de desenvolver uma ferramenta deste género, como é que podemos criar bases de dados que são representativas da sociedade que temos e como é que geramos informação falsa, que muitas vezes acontece neste tipo de ferramentas”, adianta Marta Inácio. As sessões terão por base também um “jogo gigante”, sendo que, no final, haverá um prémio, “ainda a definir”. Numa fase posterior, a intenção é que este projeto venha a incluir formação de professores.

As votações ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas (aqui) encontram-se abertas até 30 de setembro.

A entrevista completa a Marta Inácio para ouvir no podcast abaixo:

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 29 milhões

O sorteio de ontem, 10 de setembro, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que, na próxima sexta-feira, dia 13, vai estar em jogo um “jackpot” de 29 milhões de euros.

O segundo prémio, no valor de 484.800 euros, saiu a um único apostador no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 18.800 euros, contemplou seis jogadores, também com aposta registada fora de Portugal.

Para Portugal vêm dois quartos prémios, num total de 13 atribuídos, no valor de 2.700 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números 6, 29, 46, 47 e 48 e as estrelas 2 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.