Delta apresenta “nova e exclusiva origem” do projeto The Impossible Coffees

A Delta Cafés dá a conhecer uma “nova e exclusiva origem” do projeto The Impossible Coffees, no próximo dia 17 de setembro, às 11 horas, na Delta The Coffee House Experience, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Depois do sucesso do lançamento do café dos Açores, The Impossible Coffees desafia “a embarcar numa nova viagem sensorial e desfrutar da melhor experiência de café”. Este projeto inovador de empreendedorismo “resulta numa seleção única de cafés raros, provenientes de microproduções de várias partes do mundo”.

O evento conta com a presença do CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, e dos restantes membros da Administração.

GNR recupera animal de companhia em Elvas

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Elvas, recuperou, no passado dia 2 de setembro, animal de companhia, no concelho de Elvas.

No âmbito de uma denúncia a dar conta de um cão perdido, os militares da Guarda procederam à leitura do microchip do animal, que permitiu apurar que se encontrava perdido da sua residência, no concelho de Campo Maior.

No decorrer das diligências, o animal foi entregue ao seu legitimo proprietário.

A Guarda relembra que, entre outros deveres, a identificação e o registo eletrónico (microchip) dos animais de companhia é obrigatória, sendo este um fator preponderante para a rápida identificação do animal em caso de perda ou outra situação de necessidade.

A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Ministra do Ambiente reúne com Câmara de Vila Viçosa na sexta-feira

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, visita Vila Viçosa na sexta-feira, 13 de setembro.

Acompanhada pela secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, e pela deputada na Assembleia da República, Sónia Ramos, a ministra vai ser recebida na Câmara Municipal de Vila Viçosa, pelas 10 horas, para uma reunião.

Para as 11 horas está prevista uma visita ao laboratório FrontWave, na Zona Industrial de Vila Viçosa. Segue-se, às 11h40, uma visita ao antigo troço da Estrada Nacional 255, entre Vila Viçosa e Borba, que abateu em 2018.

A visita termina ao meio-dia, na pedreira em exploração na Herdade da Vigária (Solubema).

Obras na creche da Terrugem prontas para início de novo ano letivo

A obra de substituição do piso da creche da Terrugem e de arranjos do edifício encontra-se em conclusão, ficando assim o espaço pronto para o início de mais um ano letivo.

O investimento, feito pela Câmara Municipal de Elvas, na ordem dos 30 mil euros, pretendia dotar este espaço, que se encontra sob a alçada da Associação de Beneficência Amigos da Terrugem, das condições necessárias para aí funcionar este equipamento educativo.

Mostra de Cinema “RONCA” de regresso a Elvas em março de 2025

A RONCA – Mostra de Cinema de Elvas, que tem como objetivo principal promover o cinema português, realçando a importância das bandas sonoras e sua relação com a narrativa, está de regresso em março de 2025.

Este pretende “ser um evento único, reunindo uma seleção diversificada de obras cinematográficas, tanto estudantis quanto profissionais, incluindo curtas-metragens e longas-metragens de todos os géneros”. As obras estarão divididas em cinco secções temáticas, “proporcionando uma experiência cinematográfica completa e enriquecedora”, revela a organização em comunicado.

Desde o passado dia 1 de setembro que os interessados já podem inscrever as suas obras, com vista a exibi-las em março, no Auditório São Mateus.

“Ainda sem a possibilidade de revelar a programação, podemos salientar que será um mês em grande dedicado ao cinema e à importância de um grande género musical português que nos identifica enquanto país”, adianta a organização.

Estão abertas a candidaturas três secções: RONCA Estudante, RONCA e EUROCIDADE, está última dedicada a obras cinematográficas desenvolvidas na região alentejana ou por artistas alentejanos.

Todas as informações e candidaturas disponíveis aqui.

A organização da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas é da responsabilidade do Coletivo Artístico 7350.

Mulher transferida por helicóptero do INEM de Elvas para hospital de Lisboa

Um helicóptero do INEM aterrou ao início da tarde desta terça-feira, 10 de setembro, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, trata-se de um procedimento de transporte inter-hospitalar.

Terá sido uma senhora a ser transferida do Hospital de Santa Luzia para uma outra unidade hospitalar de Lisboa, tendo em conta a necessidade do recurso a valências de que o hospital de Elvas não dispõe.

Elvas: reunião de Câmara esta quarta-feira na Calçadinha

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 11 de setembro, às 18 horas, no Centro de Convívio da Calçadinha.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1– Período Antes da Ordem do Dia

2– Aprovação da Ata de 28/08/2024

3– Expediente Geral

3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de Água

– Alteração de Horário – Despacho n.º 58/2024

– Restituição de Quantias

– Atualização de preços das cremações e dos serviços no crematório do Complexo Funerário de Elvas

– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de obras nº 108/23, nº 129/23,

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 10 de setembro de 2024

– Alteração Orçamental

– Candidatura de Reabilitação de Edifício a Centro Interpretativo e Espaço Envolvente

– Alentejo 2030 – Candidatura Mobilidade Urbana / Ativa em Santa Eulália

– Aprovação do Relatório Final – Ampliação do complexo Social da Boa-Fé

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

– Atos praticados pelo presidente no período de 23 de agosto de 2024 a 6 de setembro de 2024, sobre assuntos do DOSU, no uso das competências próprias e das competências delegadas pela Câmara Municipal

– Empreitada de Construção da Escola EB.2.3 de Santa Luzia – Liberação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1 – Candidatura de Reabilitação do Cine-Teatro de Elvas ao Aviso ALT2030-2024-19 – ITI (ratificar),

4.2 – Reabilitação e Regeneração de Espaço Público – Aqueduto da Amoreira (ratificar),

4.3 – Normas de Apoio ao Comércio Local,

4.4 – Cedência do espaço da cafetaria do MACE para a apresentação do livro “Sob o Céu da Batalha”, de Mary Foles,

4.5 – Protocolo de Cooperação – Projeto SHAREDH2 – Hidrogénio Renovável,

4.6 –Conferência “Mulheres na Política – Alto Alentejo”

4.7 – Auto de restituição,

4.8 – Proposta de Regulamento Municipal de Transportes Escolares do Município de Elvas,

4.9 – Cedência do Auditório São Mateus á Associação Empresarial de Elvas – a ratificar,

4.10 – Proposta de realização do Mês do Teatro, no Cine-Teatro Municipal de Elvas,

4.11 – Proposta de Normas de Organização, Utilização e Funcionamento do Mercado Municipal de Elvas,

4.12 – Festival de Caminhadas do Alentejo,

4.13 – Jornadas Europeias do Património,

4.14 – Cedência da Sala Públia Hortênsia da Biblioteca Municipal para a apresentação do livro “Os Cartazes da Feira de São Mateus”, de Rui Jesuíno,

4.15 – Pedido de cedência de Transporte para “O Elvas CAD”, ratificar,

4.16 – Pedido de cedência do Pavilhão Desportivo municipal à Associação de Trabalhadores da CME,

4.17 – Pedido de instalações para os cursos de Desporto e Desporto Escolar – ano letivo 2024/2025,

4.18 – Pedido de utilização das piscinas municipais pelo CAA1 do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas.

Programa da “Cidade do Vinho 2025” apresentado dia 2 no Convento de S. Paulo

O programa da “Cidade do Vinho 2025”, a decorrer em Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, vai ser apresentado, no próximo dia 2 de outubro (quarta-feira), pelas 17 horas, no Convento de São Paulo, na Serra d’Ossa.

Os cinco municípios ganharam o título de “Cidade do Vinho 2025”, após candidatura apresentada à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

O projeto tem como lema “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!” e como objetivos “valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns” destes territórios “associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património”.

Para além da apresentação, haverá ainda um momento cultural com Cante Alentejano e os Grupos “Cantadeiras de Redondo” e “Garridos” e a degustação de vinhos dos produtores dos cinco concelhos e produtos regionais.

Município de Vila Viçosa assina três novos contratos de trabalho

Teve lugar no passado dia 13 de setembro, no Edifício dos Paços do Concelho de Vila Viçosa, a assinatura de três novos contratos de trabalho sem termo, nomeadamente, Assistente Operacional, na área de Cantoneiro de Limpeza; Assistente Operacional, na área de Jardineiro e Assistente Operacional, na área de Serviços Gerais.

Tal como até aqui, o Executivo Municipal pretende inverter o sistema de contratação dos seus colaboradores, com o objetivo de eliminar a precariedade laboral e de permitir o acesso a melhores condições laborais.

Medicina na Universidade de Évora é “um curso que todo o Alentejo apoia”

Depois de já ter procedido à submissão da proposta para a criação de um curso de Medicina à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a Universidade de Évora (UÉ) aguarda agora por respostas para, num futuro breve, poder avançar com esta nova oferta letiva.

“Já submetemos uma proposta, que agora está em análise pela Agência de Acreditação, e estamos à espera da primeira opinião”, começa por dizer a reitora da UÉ, Hermínia Vilar. Lembrando que estes são processos que demoraram sempre o seu tempo, a reitora não tem dúvidas de que este é um curso “que todo o território do Alentejo apoia”.

Assegurando que este “é um curso para todo o país”, Hermínia Vilar lembra que o mesmo “não existe no Alentejo, que é um terço do território”. “É importante que os nossos jovens, do Alentejo, mas também fora do Alentejo, possam vir a usufruir dessa formação dentro de algum tempo”, acrescenta.

Por outro lado, a UÉ tem já luz verde, por parte do Governo, para construir a sua nova Escola de Saúde. Estas novas instalações vão ser criadas num terreno cedido pelo Estado, junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, para as escolas de Saúde e Desenvolvimento Humano e Superior de Enfermagem São João de Deus.

Elvas: trânsito condicionado na Estrada Municipal 1109

A Estrada Municipal 1109, que dá acesso à Herdade da Alagada, em Elvas, encontra-se condicionada ao trânsito esta terça-feira, 10 de setembro.

Este condicionamento, informa a Câmara Municipal de Elvas, deve-se “a uma rotura na conduta de abastecimento de água, não havendo ainda previsão para a resolução da situação”.

“Agradecemos a compreensão de todos os que utilizam esta via, para os eventuais constrangimentos causados”, diz ainda a autarquia.

Ministro da Educação inaugura Escola Básica de Ammaia no arranque do ano letivo

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, inaugura esta sexta-feira, 13 de setembro, pelas 14 horas, a Escola Básica de Ammaia, na Portagem, em Marvão, após obras de requalificação que representaram o maior investimento alguma vez realizado no concelho.

O momento de inauguração contará com intervenções do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, e do diretor do Agrupamento de Escolas, Filipe Martins, complementadas com a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias e uma visita às instalações do estabelecimento escolar.

A remodelação da EB de Ammaia, sede do Agrupamento de Escolas do concelho de Marvão, orçamentada em cerca de quatro milhões de euros, cofinanciada por fundos comunitários, incluiu a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo, com bancada e uma área de ginásio, balneários e instalações sanitárias, bem como uma sala multiusos, novas salas de aula, de professores e convívio, espaços de apoio às atividades letivas e outras requalificações no interior e exterior do edifício.

Para o Município de Marvão, este projeto representa um investimento direto no futuro do concelho, por dotar este espaço escolar de condições de conforto, acessibilidade, mobilidade e segurança, essenciais a um ensino de excelência.

Município de Vila Viçosa distinguido pela AFE com prémio de “Distinção Institucional”

Foto: Associação de Futebol de Évora

O Município de Vila Viçosa foi premiado, na passada sexta-feira, 6 de setembro, com o galardão “Distinção Institucional”, no decorrer da gala “Pontapé de Saída” e de comemoração dos 98 anos da Associação de Futebol de Évora (AFE).

O presidente da Câmara, Inácio Esperança, que começa por dizer “que todos os anos a Associação de Futebol de Évora dá este prémio à instituição que considerou que teve mais relevância ou uma atividade destacada na área do futebol”, considera que esta distinção é fruto dos investimentos feitos pelo Município de Vila Viçosa.

Os investimentos da Câmara Municipal, especifica o autarca, têm sido feitos nos campos de futebol, na iluminação, nos relvados e na criação de novos campos de futebol. “Queremos continuar a investir a este nível, porque o futebol é o desporto rei no concelho e é aquele que mais praticantes tem: 200 e muitos jovens a praticar é algo importante nestes concelhos de interior”, remata.

O prémio foi entregue a Inácio Esperança pelas mãos do presidente da AFE, António Pereira. Para além de Vila Viçosa, foram também distinguidos, com o mesmo prémio, os municípios de Alandroal, Évora e Vendas Novas.

III Kids Urban Run na celebração dos 25 anos do GEDA em Campo Maior

Fundado há 25 anos, o Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) de Campo Maior vai celebrar esta importante data no próximo sábado, 14 de setembro, com um conjunto de atividades. Neste, a que a associação quis chamar o “Dia GEDA”, não vão faltar atividades como escalada, rappel, slide e workshops: tudo a ter lugar nas piscinas municipais da vila.

Para além disso, o Campo Maior Trail Runners, enquanto secção do GEDA, vai promover a terceira edição do Kids Urban Run. Trata-se, como explica o responsável pelo grupo, Carlos Pepê, de uma atividade de corrida com obstáculos, destinada a crianças e jovens dos três aos 16 anos. Neste dia, garante, procura-se unir “o melhor de dois mundos”.

“Este ano, já fizemos a primeira atividade (do Kids Urban Run), que não foi competitiva, mas comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, no circuito do estádio, que foi muito participada, com cerca de 500 crianças e jovens. Agora vamos relançar o circuito, com a primeira prova, que vai ser esta, no relvado das piscinas municipais, e depois teremos a última prova, a coincidir com o nosso trail, no dia 5 de outubro”, recorda.

Por esta ocasião, o GEDA, com as diversas iniciativas promovidas ao longo de todo o dia, vai procurar “relembrar todo o percurso trilhado, de forma inovadora, em Campo Maior, desde 1999”.

No que toca ao Kids Urban Run, ainda que a participação seja gratuita, é necessário proceder a uma inscrição prévia (que deve ser feita aqui). “As corridas vão acontecer consecutivamente, começando pelos mais novos e terminando com os mais velhos. O secretariado abre às 9h30 e as provas começam às 10 horas. É importante fazer o registo no formulário, para sabermos quantas crianças é que vão participar, mas todas elas vão ter prémios por escalão e participação”, remata o responsável.

António Brinquete quer aproximar os mais novos das suas “Roncas e Rimas”

Com o objetivo de incluir as crianças de Elvas na cultura e tradições do concelho, António Brinquete quer implementar, nas escolas do Agrupamento n.º 2, o projeto “Roncas e Rimas”, que se encontra, neste momento, a votação ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal.

Passar aos mais novos todo o conhecimento sobre a ronca, instrumento que produz e toca há já vários anos, diz António Brinquete, seria “juntar o útil ao agradável”. “Estou ligado às roncas de várias maneiras”, começa por lembrar, adiantando que procurará, com este seu projeto, “dar continuidade à cultura da ronca, já implementada na cidade e no concelho”, querendo também “alargá-la para fora”.

Com este projeto, António Brinquete quer também dar continuidade, no Agrupamento n.º 2, ao trabalho que já e desenvolvido pela associação juvenil Arkus, no Agrupamento n.º 3. “A minha proposta é ir à escola ensinar a fazer uma ronca, levar algumas para fazer lá, e todas as pessoas envolvidas ficarem munidas de uma ronca que eu forneço em cada aula que for dar às escolas”, esclarece.

Para implementar o seu projeto, António Brinquete apresenta um orçamento de 25 mil euros: a totalidade da verba disponibilizada pela Câmara Municipal no Orçamento Participativo. “Eu estou a contar com cerca de 2.500 roncas, mais o tempo despendido, as deslocações e isso tudo. As peles são caras, o fio é caro. Dá muito trabalho e os materiais estão caros”, explica.

As votações ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas (aqui) encontram-se abertas até 30 de setembro.

A entrevista completa a António Brinquete para ouvir no podcast abaixo: