Arcos recorda Nuno Prates com torneio de futebol a 14 de setembro

O Campo Artur Jorge, em Arcos, no concelho de Estremoz, será palco, a 14 de setembro (sábado), da XVII edição do Torneio de Futebol Nuno Prates, que homenageia o antigo atleta.

Em prova vão estar as equipas do SC Arcoense, SC Borbense e SC Bencatelense.

No primeiro jogo da tarde, pelas 16 horas, o SC Arcoense irá a defrontar o SC Bencatelense. De seguida, às 17 horas, o SC Borbense enfrenta o SC Bencatelense, e no último jogo da tarde, pelas 18 horas, o SC Arcoense mede forças com o SC Borbense.

Caminhada noturna a 12 de setembro em Vila Viçosa

No âmbito da edição deste ano das Festas dos Capuchos, realiza-se, a 12 de setembro (quinta-feira), com caminhada noturna em Vila Viçosa.

A caminhada tem início às 21 horas, com partida do Largo dos Capuchos.

As inscrições podem ser feitas através de um formulário online ou no Balcão Único da Câmara Municipal, até dia 10 de setembro.

Oitava edição do Zumbando apresentada em Badajoz

A oitava edição do Zumbando, que este ano adquire um caráter ibérico, foi hoje, dia 4 de setembro, apresentada em Badajoz, com a presença da organização, patrocinadores, colaboradores e instituições.

Neste ato oficial, foi apresentado o vídeo oficial desta edição, com a coreografia oficial, gravado nas três localidades que compõem a Rota Zumbando, Badajoz, Elvas e Campo Maior, que integram a EuroBEC.

O vereador Hermenegildo Rodrigues, em representação do Município de Elvas, marcou presença, acompanhando o alcaide de Badajoz Ignacio Gragera, e os concejales Juan Parejo e Sol Ballesteros; assim como a vereadora São Silveirinha, de Campo Maior; e Curro López, do ginásio Altafit, que promove este evento solidário, tendo ainda intervindo diversas instituições presentes.

O evento realiza-se a 7 de setembro, na Praça Multimodal, em Campo Maior, a 14 de setembro, em Elvas, na Praça da República, e culmina a 21 de setembro no El Faro, em Badajoz.

Esta é a oitava edição e que tem como objetivo reunir participantes numa mega aula de zumba, para promover a prática desportiva, a saúde e bem-estar e ao mesmo tempo contribuir para uma causa solidária, estando direcionado para todas as idades e ideal para reunir a família.

A expectativa da organização, que na última edição contou com quase 1100 inscritos, é de bater o recorde e chegar aos 1500.

As inscrições decorrem até ao dia do evento. Os interessados que se queiram juntar a este evento solidário, cujas receitas revertem na íntegra para a APPACDM Elvas e para a ASPACE Badajoz, devem fazer a sua inscrição aqui.

Portalegre em festa com mais uma edição da ​Feira das Cebolas

A Feira das Cebolas está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, de 12 a 15 de setembro.

A inauguração do evento está marcada para as 18 horas, no dia 12, numa cerimónia a que, à presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, e ao presidente da Associação Empresarial de Portalegre (NERPOR), Jorge Pais, junta-se o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Miguel Castro Almeida.

A animação do certame vai estar a cargo de Miguel Azevedo, Chaito y Palosanto, no dia 12, de Mishlawi, no dia 13, e de Tony Carreira, no dia 14.

Rede Social de Borba com documentos estratégicos aprovados

O Conselho Local de Ação Social de Borba esteve reunido no passado dia 29 de agosto, tendo aprovado, por unanimidade, os documentos estratégicos da Rede Social, designadamente o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e uma atualização ao Plano de Ação.

A atualização destes documentos foi elaborada pelos técnicos inseridos no projeto Radar Social, sendo esta uma ação integrada na primeira fase de execução desse mesmo projeto.

A documentação pode ser consultada através do site do Município de Borba (ver aqui).

PSD debate política no feminino este sábado em São Vicente

A Comissão Política Concelhia de Elvas do PSD, por conta das comemorações dos 50 anos do PSD, organiza a conferência “Mulheres na Política – Alto Alentejo”, no sábado, dia 7 de setembro, entre as 14h30 e as 19 horas, no Pavilhão Multiusos de São Vicente, no concelho de Elvas.

Esta conferência tem como objetivo promover uma boa prática para a educação e consciencialização sobre a importância da participação feminina na política. Durante o evento, algumas das mulheres mais influentes a nível político do Alto Alentejoirão apresentar o seu testemunho.

Nos debates, será retratada a participação política destas mulheres, através da partilha da sua experiência com o público, e discutindo o relevo que a sua participação feminina tem na comunidade em que atuam.

Programa completo da conferência:

14H30 Sessão de abertura

João Charruadas – Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa  (Elvas)

Margarida Coelho de Paiva – Presidente da Comissão Política de Secção Elvas (PSD)

14h40 Abordagem histórica

Joana Sequeira – Fórum “Património, Cultura e Turismo” da Comissão Política de Secção Elvas (PSD)

14h45 Apresentação

Tânia Rico – Vereadora da Câmara Municipal de Elvas (PSD)

14h50 Intervenção – Mulheres na Política

Sónia Ramos – Deputada da Assembleia da República Portuguesa (PSD)

15h00 1.º Painel – Liderança feminina

Fermelinda Carvalho – Presidente da Câmara Municipal de Portalegre (PSD)

Vera Guelha – Coordenadora das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) de Elvas  (PS)

Helena Esteves – Vereadora da Câmara Municipal de Castelo de Vide (PSD)

Moderador: Alexandre Barahona  (Diretor Adjunto da revista Alentejo Ilustrado)

15h30 2.º Painel – Por mais mulheres na política 

Gracinda Esteves – Candidata às Eleições Legislativas 2024 pelo círculo de Portalegre (CDS-PP)

Maria Odete Lopes Guiomar –  Candidata às Eleições Autárquicas 2021 em Ponte de Sor  (CHEGA)

Leonor Carvalho – Deputada Municipal da Câmara Municipal de Elvas (PS)

Moderadora: Sara Anjos  (Experiência na área da Comunicação, formação em Ciências Sociais)

16h00 Pausa para Café

16h30 3.º Painel – Desafios e caminhos a percorrer

Vitória Lérias – Secretária da Junta de Freguesia de S. Brás e S. Lourenço  (PS)

Susana Carapeto – Presidente da Junta de Freguesia de Santiago Maior (PSD)

Moderadora:  Catarina Caçador  (Experiência na área da Comunicação, formação em Ciências da Comunicação)

17h00 4.º Painel –  Presente e futuro: a urgência de mulheres jovens na política

Ana Rita Anjos – Presidente da Juventude Socialista de Elvas  (JS)

Victoria Romão – Membro da Comissão Política Concelhia de Elvas da Juventude Social Democrata (JSD)

Maria Beatriz Dores – Membro do Secretariado Concelhio de Elvas da Juventude Socialista (JS)

Carolina Silva – Membro da Comissão Política Concelhia de Elvas e da Juventude Social Democrata (JSD)

Moderador: Rodrigo Fialho  (Experiência na área da Comunicação, formação em Ciência Política e Relações Internacionais)

17h30 Debate

18h00 Sessão de encerramento

Conclusões e Recomendações

Luís Miguel Romão – Comissão Política Distrital de Portalegre (PSD)

Francisca Sousa  –  Comissão Política Distrital de Évora (PSD)

“Férias Ativas” foram de muita diversão no concelho de Elvas

As “Férias Ativas”, promovidas pela Câmara Municipal de Elvas, terminaram no passado dia 30 de agosto, após dois meses de muita diversão.

A associação juvenil Arkus foi, mais uma vez, a coordenadora do projeto, que, em comunicado, agradece às famílias que voltaram a acreditar e confiaram no seu trabalho. “Trabalhamos sempre para fazer mais e melhor. Obrigada a todos”, lê-se no referido comunicado.

Este programa de atividades, que ocupou as crianças durante a pausa letiva, foi desenvolvido nos Centros Comunitários da Boa-Fé e de Santa Luzia, em Vila Boim, em São Vicente e em Barbacena.

“Com o próximo ano letivo a aproximar-se, resta-nos desejar a todas as crianças um bom início de aulas”, diz ainda a Arkus.

Vendas Novas prepara-se para criar a maior bifana do mundo

O maior ex-líbris gastronómico de Vendas Novas vai ser, no sábado, 7 de setembro, o centro de todas as atenções, no segundo dia das festas do concelho, sendo que, durante a tarde, sete estabelecimentos vão procurar confeccionar a “maior bifana do mundo”.

O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, realça a importância das casas de bifanas da terra, afirmando que “sem a presença das casas de bifanas, a festa não teria o mesmo sabor e significado”, agradecendo a participação e esforço em mais um evento na cidade.

As festas do concelho decorrem entre sexta-feira e domingo, de 6 a 8 de setembro, com o autarca a referir que quer afirmar cada vez mais o concelho como “a capital da bifana”, produto que será protagonista do evento e que contará com várias atividades em seu redor.

Valentino Salgado Cunha faz ainda um agradecimento especial à panificadora de Vendas Novas pelo fornecimento do pão, que irá servir para fazer a maior bifana do mundo, referindo que “juntos estão a fortalecer e desenvolver a economia local, fomentando cada vez mais o concelho como a capital da bifana”.

No sábado, às 17 horas, a Câmara Municipal de Vendas Novas irá proceder à entrega do prémio “Cinco Estrelas Regiões”, que destaca os estabelecimentos locais pela excelência na confecção da bifana.

Às 17h30, irá realizar-se a terceira edição do concurso “Rei e Rainha da Bifana”, que irá coroar o participante masculino e feminino que conseguir comer mais bifanas em dez minutos.

Por volta das 18 horas, haverá ainda um showcooking com o reconhecido chef Fábio Bernardino, que irá reinterpretar a famosa bifana, procurando trazer novas abordagens e sabores a esta iguaria.

O ponto alto da tarde chega às 19h30, quando sete estabelecimentos locais presentes nas festas do concelho irão tentar fazer a “maior bifana do mundo”, num pão fornecido pela panificadora de Vendas Novas, e que toda a população pode ver e saborear gratuitamente.

Alteração do PDM de Alandroal é “impulso importante” para a economia local

O Alandroal integra o primeiro terço dos municípios do país a concluir a alteração do seu Plano Diretor Municipal (PDM), antecipando, desta forma, o prazo que se encontra em vigor até final do ano.

“Aproveitámos este processo, que envolve discussão pública, que envolve consulta às entidades, para introduzir algumas adaptações, por força também dos contributos dos munícipes e dos investidores, e para facilitar os processos de licenciamento de projetos que estão em espera, ligados à hotelaria e de habitação própria”, revela o presidente do Município de Alandroal, João Grilo.

Após este processo, que demorou “dois anos e meio” a ficar concluído, João Grilo adianta que a autarquia tem estado a receber, “sistematicamente, mais processos de obra”. “Privados e empresas têm procurado licenciamento de projetos na Câmara e, com a aprovação do PDM, acreditamos que vai haver um acréscimo, atendendo também aos contributos que tinha havido na fase de discussão pública”, acrescenta.

Considerando este um “impulso importante para a economia local”, dado que muitos projetos, que estavam impedidos de avançar, poderão agora fazê-lo, João Grilo não tem dúvidas de que esta alteração ao PDM “contribui muito para o crescimento do concelho”.

Por outro lado, o autarca destaca ainda que foram corrigidas “algumas falhas” ao nível da integração de projetos de energias alternativas, como fotovaltaicas e de produção de hidrogénio, que têm agora uma “enquadramento mais fácil”, o que permitirá, a esses projetos, avançar de uma “outra maneira”.

Campomaiorense promove III Torneio Internacional Luís Cordeiro no sábado

É com a terceira edição do Torneio Internacional de futebol Luís Cordeiro, promovido pelo Sporting Clube Campomaiorense (SCC), que arranca, no sábado, 7 de setembro, em Campo Maior, o Mês do Desporto.

Mais que a prática desportiva e o convívio, este é um torneio que fica marcado, desta feita, pelas homenagens, não só a Luís Cordeiro, como a outros dois antigos jogadores do Campomaiorense, que faleceram recentemente: Paulo Sarrato e Paulo Morais. “Foram dois colegas dos veteranos que nos abandonaram este ano”, lembra o coordenador do futebol do SCC, Luís Maia.

Nesta prova, que é inteiramente dedicada ao escalão de veteranos, participam, para além do clube anfitrião, uma equipa do União do Barreiro, dos Açores, e outra da cidade vizinha de Badajoz. “Vai ser um triangular, vamos somando os pontos e haverá troféus para primeiro, segundo e terceiro classificados”, adianta o responsável.

Esta é a única atividade que a secção de futebol do SCC organiza no âmbito do Mês do Desporto, promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior, até porque, explica Luís Maia, campeonatos e torneios só arrancam depois desta iniciativa. “Ainda estamos a fazer a pré-época com as nossas equipas e não vamos conseguir enquadrar mais nada neste Mês do Desporto”, remata.

O Torneio Luís Cordeiro joga-se no sábado, no Estádio Capitão César Correia, a partir das 9 horas.

Projeto do Bairro Digital de Elvas inclui “remodelação total” do parque subterrâneo

O comércio e vários serviços do centro histórico de Elvas vão passar a integrar um Bairro Comercial Digital: um projeto, promovido pela Câmara Municipal e a Associação Empresarial, que foi apresentado, ao final da tarde desta terça-feira, 3 de setembro, e que resulta de um investimento de cerca de um milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O objetivo passa por transformar o coração da cidade num ecossistema digital integrado e moderno. O presidente da Câmara, Rondão Almeida, que acredita que as novas tecnologias vão trazer “grandes mais-valias” para o comércio, começa por dizer que a autarquia está “sempre aberta a boas ideias”. “Para mim é muito interessante perceber que o Bairro Digital mais próximo que existe de Elvas é o de Reguengos de Monsaraz. Tudo o resto é um deserto”, comenta, logo de seguida.

O projeto, adianta o autarca, irá permitir uma “remodelação total” do parque de estacionamento subterrâneo da Praça da República. A partir daí, será possível pagar as horas de estacionamento com cartão multibanco e qualquer condutor, ao entrar, perceberá, desde logo, o número de lugares vagos. “A matrícula do carro, quando entra, é de imediato registada e vai ser colocada videovigilância, que permite perceber quando um carro dá um toque noutro”, explica. Para as compras online, o parque de estacionamento vai passar a contar com cacifos, para que o produto adquirido possa ser levantado a qualquer momento.

Um banco digital, onde será possível carregar telemóveis e ter acesso à internet, um outdoor, e muppis – painéis interativos e publicitários em três línguas (português, espanhol e inglês) – são outros dos elementos deste projeto. O Bairro Comercial Digital irá ainda incluir, para além de wi-fi, uma app, onde os comerciantes aderentes poderão, entre outros, dar a conhecer a sua atividade e as suas promoções.

O período de execução do projeto estende-se a setembro de 2025. Na apresentação do projeto aos comerciantes e empresários, para além de Rondão Almeida, estiveram também o presidente da Associação Empresarial de Elvas, João Pires, o gestor do bairro, Luís Guerra, e Ana Saraiva, da Direção-Geral das Atividades Económicas.

Cinco quartos prémios do Euromilhões saem em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 3 de setembro, do Euromilhões, sendo que para Portugal vêm apenas cinco quartos prémios, de 1.042,53 euros. Este prémio saiu a outros 50 apostadores no estrangeiro.

Três apostadores no estrangeiro conquistaram o segundo prémio, no valor de 262.554,06 euros, e outros onze, também fora de Portugal, arrecadaram 16.735,42 euros, do terceiro prémio.

Na próxima sexta-feira, o “jackpot” em jogo será de 148 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 7, 9, 11, 16 e 45 e as estrelas 2 e 5.

Esta informação não dispensa a consulta do site oficial dos Jogos Santa Casa.