Escola de Santa Vitória do Ameixial já conta com vedação

A vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, visitou recentemente a Escola Básica de Santa Vitória do Ameixial, para verificar os trabalhos executados durante o período de férias letivas.

A Escola Básica de Santa Vitória do Ameixial era a única escola do concelho que não tinha vedação à volta dos muros e que apresentava risco para as crianças que a frequentam. O Município de Estremoz percebeu a importância de garantir a segurança dos alunos e mandou colocar uma vedação em volta do recinto escolar.

No parque infantil, localizado atrás da escola, foi deixado um acesso para que as crianças possam usufruir dos novos equipamentos que brevemente irão ser colocados.

Valas leva o seu hip-hop esta sexta-feira à Feira da Luz

Este sexta-feira, 30 de agosto, a música chega ao Palco Principal da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, em dose dupla: primeiro, com Valas, figura do hip-hop nacional; depois, com Zinko, conceituado e explosivo DJ e produtor montemorense.

O concerto de Valas está marcado para as 22 horas e o de Zinko para uma hora mais tarde.

No que toca ao palco Tasquinho, a partir da meia-noite, o público terá oportunidade de assistir a um espetáculo de fusão de estilos, pela Fanfarra Káustika.

Comitiva de São Tomé e Príncipe de visita ao Politécnico de Portalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre recebeu a visita de uma comitiva de São Tomé e Príncipe, constituída por técnicos governamentais das áreas da conservação da natureza, ambiente e energia.

No encontro que decorreu a 27 de agosto, na BioBIP, foram dados a conhecer os projetos do âmbito das energias renováveis, em desenvolvimento no Politécnico de Portalegre e no Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (CoLAB BIOREF), bem como o próprio centro de experimentação semi-industrial na área da bioenergia.

A comitiva foi recebida por Paulo Brito, coordenador do VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Paulo Brito, e elementos do polo do CoLAB BIOREF, sediado no Campus Politécnico, tendo a visita sido organizada por solicitação do Centro da Biomassa para a Energia (CBE), no âmbito de uma parceria com São Tomé e Príncipe.

Para o Politécnico de Portalegre, “esta foi mais uma oportunidade para incremento da proximidade com o país de origem de muitos dos seus estudantes internacionais”.

UÉ firma protocolo com ARTMOZ para impulsionar Bienal Internacional do Alentejo

A Universidade de Évora (UÉ) oficializa, no dia 9 de setembro, um protocolo de colaboração com a A.R.T.M.O.Z. – Associação Cultural, sediada em Estremoz. A cerimónia de assinatura terá lugar na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, às 15 horas, e conta com a participação de Ana Telles, Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade da Universidade de Évora, e Carlos Godinho, presidente da A.R.T.M.O.Z.. A cerimónia contará, ainda, com a presença de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉ, e outras personalidades ligadas ao setor cultural.

Este protocolo marca um passo significativo na organização e divulgação da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE), cuja primeira edição decorreu em março de 2023, em Estremoz. A BIALE, já apresentada oficialmente durante as comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, é uma iniciativa que visa trazer ao Alentejo as mais relevantes expressões da arte contemporânea, tanto nacionais quanto internacionais. Sob a certificação da A.R.T.M.O.Z., o evento destaca-se pela promoção da diversidade de modelos e técnicas de expressão artística.

Além da organização do evento, o acordo firmado prevê a participação ativa dos estudantes da Universidade de Évora nas atividades da Bienal, especialmente através da BIALE Jovem. Nesta vertente, os estudantes poderão apresentar trabalhos artísticos desenvolvidos em cursos de Artes Plásticas, como Pintura, Escultura, Desenho, Fotografia e Cerâmica. A Universidade de Évora também terá um papel importante na seleção do júri que avaliará as obras expostas no Concurso BIALE.

A BIALE pretende afirmar-se como uma plataforma dinâmica de expressão artística, incentivando a produção cultural local e estabelecendo conexões com as tendências artísticas globais. Este protocolo simboliza um avanço significativo para a valorização cultural do Alentejo, contribuindo para o enriquecimento do cenário artístico da região e promovendo um diálogo frutífero entre as diversas formas de arte e seus apreciadores.

Quim Barreiros esta sexta-feira à noite nas festas do Alandroal

As Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e o Festival da Juventude, no Alandroal, decorrem até segunda-feira, dia 2 de setembro, com diversos espetáculos e atividades.

Esta sexta-feira, 30 de agosto, o segundo dia de festa começa com uma largada de touros, no Largo de Santo António, marcada para as 19 horas.

Às 22h30 dá-se início a um espectáculo de Quim Barreiros, na Praça da República, seguido de baile tradicional ao som de João Realista. A animação no castelo, a partir da meia-noite, estará a cargo de Dj Cuba, Quintas Percussion, Tropa do Lima, Dj Malasiano e Dj T.

As entradas são gratuitas.

Cinco militares da GNR morrem após queda de helicóptero no Douro

Cinco militares da GNR morreram esta sexta-feira, 30 de agosto, na sequência da queda de um helicóptero de combate a incêndios no rio Douro, próximo de Samodães, no concelho de Lamego.

Este helicóptero, que transportava seis passageiros – o piloto e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) – regressava do combate a um incêndio no concelho de Baião.

O piloto, de acordo com a Autoridade de Emergência e Proteção Civil, foi “resgatado com vida” e foi “avaliado por uma equipa médica” no local.

O alerta foi dado às 12h36. Enquanto participava nas operações de combate ao incêndio rural, o helicóptero “sofreu um acidente, obrigando à amaragem do meio aéreo no rio Douro”.

“Desconhecem-se, para já, as causas do acidente”, de acordo com a GNR, que adianta que o piloto apenas apresenta ferimentos ligeiros. O jornal Expresso avança que uma fonte envolvida nas buscas referiu que os cinco militares “estavam dentro do helicóptero quando este submergiu”.

Esta indicação foi também corroborada por um comandante dos bombeiros, indicado que “se espera o pior”. Contudo, nem a GNR nem a Proteção Civil confirmaram, oficialmente, esta informação.

Escritura de concessão do campo Patalino marcada para sexta à tarde

A escritura de concessão do campo Patalino está marcada para sexta ao final da tarde.

O acto notarial já esteve marcado para o Cine Teatro Municipal de Elvas, no passado dia 11 de agosto (ver aqui), mas por alegadas questões de saúde não se realizou e desta vez não será aberto, nem ao público, nem à comunicação social.

 

Festas da Cidade de Estremoz obrigam a corte de trânsito

No âmbito da realização das Festas da Cidade de Estremoz e da Exaltação da Santa Cruz, entre esta sexta-feira, 30 de agosto, e domingo, dia 1 de setembro, das 18 até às 2 horas, será efetuado o corte de trânsito, na zona do Rossio Marquês de Pombal: na rua em frente aos cafés, no Largo dos Combatentes, bem como nas ruas em frente e laterais à Igreja de S. Francisco.

Estes cortes permitirão, conforme demonstrado na imagem, que a zona a amarelo funcione enquanto área pedonal.

O Município de Estremoz pede “desculpa por qualquer incómodo causado” e convida todos a marcarem presença nas festas.

Elvas: avenidas de Badajoz e da Europa alvo de obras de pavimentação

A Avenida da Europa, na Boa-Fé, e a Avenida de Badajoz já se encontram a ser intervencionadas, no âmbito da primeira fase da empreitada de pavimentação de arruamentos e vias rodoviárias no concelho de Elvas, num investimento superior a milhão e meio de euros, na sua totalidade do orçamento municipal.

A empreitada inclui, nesta fase, várias artérias da cidade de Elvas – bairro da Boa-Fé, Santa Luzia, Quinta dos Arcos, entre outras -, assim como a estrada que liga Barbacena a Vila Fernando, e a Rua de Elvas, em Vila Boim, que também já se encontra a ser intervencionada.

Tendo em consideração o estado de degradação destas vias rodoviárias e o volume de tráfego das mesmas, a Câmara Municipal de Elvas vai intervir nas que se encontram em pior estado, dotando-as de novo pavimento.

Esta obra vem permitir que os arruamentos e vias que agora serão intervencionadas possam dar melhores condições de tráfego a residentes e visitantes.

A segunda fase irá arrancar no início do próximo ano e terá como alvo mais um conjunto de artérias de todo o concelho, nomeadamente toda a avenida, desde rotunda das piscinas até às Sochinhas, e também toda a circular à cidade.

DECO: isenção de IMT e Imposto do Selo na compra da primeira casa

Desde de 1 de agosto que os jovens até 35 anos podem ter isenção de IMT e Imposto do Selo na compra da primeira habitação própria e permanente.

A isenção aplica-se a jovens até aos 35 anos, inclusive, à data da escritura da compra da habitação e que, no ano da aquisição, não sejam considerados dependentes para efeitos de IRS, mesmo que até à compra de casa ainda residam com os pais. Também não podem ser proprietários, nem ter sido proprietários de qualquer habitação, à data da compra da casa ou em qualquer momento nos três anos anteriores.

A isenção total de IMT e de Imposto do Selo é atribuída apenas a imóveis até 316.772 euros. Apenas as casas adquiridas para primeira habitação própria e permanente de jovens até 35 anos podem ser abrangidas pela isenção.

Tudo para saber sobre o assunto, na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Festas da Cidade de Estremoz têm início ao som de Micaela

As Festas da Cidade de Estremoz e da Exaltação da Santa Cruz têm início esta sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 18 horas, com uma salva de foguetes e morteiros.

Mais tarde, pelas 21 horas, realiza-se uma procissão com as imagens veneradas de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, desde a Igreja dos Congregados até à Igreja de São Francisco.

Pelas 22 horas inicia-se uma corrida de toiros, bem como a abertura do arraial, com divertimentos, rifas, bares, quermesses e a atuação do Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz, as “Velhas Gaiteiras”.

Às 23 horas é Micaela quem sobe ao palco, com a animação a prosseguir, noite fora, ao som do DJ CYER GI.

Este evento, organizado pela Câmara Municipal e a Paróquia de Santo André, conta com o apoio da União de Freguesias de Estremoz.

Mercado Cá da Terra de regresso no domingo a Campo Maior

O primeiro domingo de cada mês, em Campo Maior, entre maio e dezembro, é sinónimo de “Mercado Cá da Terra”, no Jardim Municipal da vila, onde são comercializados artigos de artesanato e produtos endógenos.

O objetivo da Câmara Municipal era que também os vendedores de velharias se pudessem juntar a esta iniciativa, algo que não aconteceu até então, pelo que a vereadora São Silveirinha explica como, aqueles que queiram, se podem inscrever para participar: “é questão de se dirigirem ao Centro Comunitário e fazerem a inscrição junto das nossas monitoras”. Este mercado, lembra ainda a autarca, termina, todos os anos, com a tradicional Feirinha de Natal.

O próximo “Mercado Cá da Terra” acontece já este domingo, dia 1 de setembro, no Jardim Municipal de Campo Maior, entre as 9h30 e as 13 horas.

Em festa, Alandroal celebra Nossa Senhora da Conceição até segunda-feira

Foi ao som dos êxitos de Nuno Ribeiro, como “Maria Joana” e “Rosa”, que se iniciaram, na noite de ontem, 29 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, que decorrem, até segunda-feira, dia 2 de setembro, no Alandroal, numa organização da Câmara Municipal em parceria com várias associações locais.

A preocupação da autarquia, uma vez mais, foi a de preparar um programa de espetáculos “abrangente”, com concertos do agrado de todos os públicos, garante o presidente João Grilo, que espera que, ao contrário do que aconteceu no ano passado, o São Pedro não estrague os festejos. “Em primeiro lugar, a expectativa é que tenhamos bom tempo. No ano passado, as coisas não correram muito bem, porque o tempo não ajudou e tivemos de cancelar muita coisa”, recorda. Para o autarca, o importante é que o evento “seja atrativo”, para que conduza muita gente até Alandroal.

“Ao mesmo tempo, temos um festival da juventude, no qual apostamos muito também, e esta conjugação que aqui fazemos, em juntar festival da juventude e festas, a acontecerem quase um lado do outro, em articulação e em que as pessoas têm facilidade em sair de um espaço para o outro tem funcionado”, acrescenta João Grilo.

Por outro lado, o autarca destaca a importância destes dois eventos, à semelhança de outros que o município vai promovendo ao longo do ano, como o Festival do Peixe do Rio e o Fora da Casca, para a economia local. “Não são só as associações que estão na festa ou no castelo que beneficiam disto tudo: são os cafés, os restaurantes, o alojamento”, garante. O investimento que a Câmara Municipal faz, diz ainda, tem por objetivo, não só “proporcionar dias de festa à população e aos visitantes”, mas também “promover a economia local”.

Depois da atuação de ontem de Nuno Ribeiro, esta sexta-feira, 30 de agosto, há concerto de Quim Barreiros, a partir das 22h30, no palco da Praça da República. No festival da juventude, no castelo, a partir da meia-noite, destaque para a atuação de Tropa do Lima.

A par dos espetáculos musicais, o programa das festas inclui ainda várias atividades desportivas, religiosas e tauromáquicos.

Jorge Goes e João Tocha na primeira noite das festas da Boa-Fé

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Boa-Fé, em Elvas, têm início esta sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 20h30, com eucaristia seguida de procissão pelas ruas do bairro.

Às 21 horas começa o Torneio do Hortelões no Pavilhão da Escola Básica da Boa-Fé.

Mais tarde, a partir das 22h30, há espectáculo com Jorge Goes e João Tocha. A animação prossegue com garraiada à meia-noite, com a animação musical a ser assegurada pelos Djs Dinga e Cuba.

O evento, que decorre até domingo, 1 de setembro, é organizado pela Junta de Freguesia de Caia, São Pedro Alcáçova, conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.