Bombeira de Elvas sofre queimaduras no incêndio de Varche

Um dos elementos do Corpo de Bombeiros de Elvas sofreu queimaduras quando combatia o incêndio de Varche, esta tarde.

Trata-se de uma bombeira, de cerca de 40 anos, que sofreu queimaduras de 1º grau, devido às altas temperaturas do fogo, ao nível dos membros inferiores, sendo considerada ferido leve.

Uma ambulância do Bombeiros de Elvas transportou a colega que tinha cerca de 10% do corpo afetado, para o Hospital de Santa Luzia de Elvas.

 

 

Passes gratuitos para jovens estudantes nos Transportes do Alto Alentejo

Os passes do transporte público são agora gratuitos para todos os estudantes até aos 23 anos, inclusive.

Para aderir a este benefício, no caso do distrito de Portalegre, é necessário possuir um cartão passe dos Transportes do Alto Alentejo. Quem não tiver, pode solicitar a criação de um no terminal rodoviário (em Elvas, Portalegre ou Ponte de Sor), suportando para o efeito o custo de 2,50 euros.

Para solicitar a adesão ao passe é necessário proceder ao preenchendo de um formulário, devendo o estudante fazer-se acompanhar do cartão de cidadão e de uma fotografia tipo-passe. A partir dos 18 anos, a adesão ao benefício é ainda condicionada pela apresentação de matrícula num estabelecimento de ensino nacional.

Após este processo, o passe estudante é renovado automaticamente todos os meses para a origem-destino que foi selecionada, sem qualquer necessidade de carregamento ou qualquer ação adicional por parte do passageiro.

Elisabete Matias apresenta “Semiótica das Cores” no MAEE

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires vai ser palco da exposição “Semiótica das Cores”, de Elisabete Matias, entre 7 de setembro e 4 de outubro.

A mostra vai apresentar trabalhos de pintura em acrílico e aguarela e a abertura acontece no dia 7, pelas 18 horas.

A mostra pode ser visitada, na terça-feira, das 15h00 às 18h00, e de quarta a domingo das 10 às 13 horas e entre as 15 e as 18 horas.

Incêndio agrícola em Varche combatido por 54 operacionais e um helicóptero

Um incêndio agrícola deflagrou esta tarde em Varche, com alerta a ser dado as 15.40 horas, tendo sido mobilizados 54 operacionais, entre Bombeiros de Elvas e corporações vizinhas de Arronches, Borba, Campo Maior e Monforte, e GNR, com 14 veículos e um helicóptero.

Ardeu pasto e mato na freguesia de São Brás e São Lourenço

A proteção civil dá este incêndio em fase de resolução às 16.15 horas.

 

 

Caçadores e Pescadores de Vila Boim celebram 20º aniversário no dia 8

É a 8 de setembro (domingo) que a Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim celebra o seu 20º aniversário.

Sócios, familiares e amigos reúnem-se para celebrar a data, com um almoço convívio, no Monte da Cavaleira, pelas 13 horas.

A Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim, presidida por António Rocha, conta, atualmente, com cerca de uma centena de associados, sendo que foi no âmbito da coletividade que nasceu o grupo musical Xumbo Torto.

Academia Sénior de Arronches com inscrições abertas

Encontram-se abertas as inscrições para o novo ano letivo da Academia Sénior de Arronches que se iniciará no próximo dia 16 de setembro.

Os interessados, que devem ter 50 ou mais anos de idade, podem fazer a sua matrícula no gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Arronches ou através do contacto telefónico 245 580 080.

Vila Viçosa alarga isenção de IMI de três para cinco anos

Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa

Vila Viçosa é um dos 20 municípios do país que aderiu à medida de isenção de IME para cinco anos, sendo o único no Alentejo.

Esta medida, de acordo com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, “permite alargar a isenção temporária do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três para cinco anos a quem comprou a primeira casa para habitação própria e permanente ou fez obras de reabilitação”.

Este apoio excecional, “criado para minimizar o impacto da subida vertiginosa das taxas de juro Euribor do crédito à habitação, pode ser concedido desde que o rendimento bruto anual do proprietário ou do seu agregado familiar não ultrapasse os 153 mil euros, que a casa seja para habitação própria e permanente e que o seu valor patrimonial tributário não exceda os 125 mil euros”.

Os executivos camarários têm a possibilidade de propor às assembleias municipais a extensão do período de isenção de três para cinco anos, o que aconteceu no caso de Vila Viçosa.

Esta “é mais uma medida de apoio aos jovens e um incentivo à fixação de pessoas no nosso concelho”, garante a Câmara de Vila Viçosa.

“Noites de Verão” encerram com espetáculo dedicado ao Festival da Canção

“Recordar Festivais da Canção” é o mote para o espetáculo de encerramento da programação das “Noites de Verão”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, que tem lugar na noite deste domingo, 25 de agosto, na Praça da República.

Este espetáculo, que conta com a participação de vários artistas elvenses, tem início às 21h30.

A entrada é gratuita.

Escola Superior de Biociências de Elvas preenche 58% das vagas disponíveis

Na Escola Superior de Biociências de Elvas, na primeira fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior de 2024/25, foram admitidos  41 novos alunos, para as 71 vagas disponíveis, o que representa já 58% das vagas utilizadas pelos candidatos.

Nos três cursos, a distribuição foi a seguinte: Agronomia das 18 vagas, seis foram agora preenchidas; Enfermagem Veterinária, dos 38 lugares, 30 foram agora preenchidos; e em Equinicultura foram preenchidas cinco das 15 vagas.

Globalmente no Instituto Politécnico, nesta primeira fase as entradas voltaram a crescer relativamente ao ano anterior, com uma ocupação global de 70% das vagas (ver aqui).

Na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2024, entraram nas universidades públicas 49.963 alunos, o que representa uma subida de 1,1% em relação à mesma fase do ano anterior.

Politécnico Portalegre preenche a totalidade das vagas em metade das suas licenciaturas

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o Politécnico de Portalegre volta a crescer relativamente ao ano anterior, reforçando o seu posicionamento no panorama nacional.

Com uma ocupação global de 70% das vagas do CNAES, e com aproximadamente 60% dos estudantes colocados em 1ª ou 2ª opções, o Politécnico de Portalegre vê preenchidas a totalidade das vagas em metade das suas licenciaturas, merecendo ainda destaque o facto de se verificar um aumento significativo do número de colocados na maioria das licenciaturas ministradas em Portalegre e Elvas, dos quais mais de 70% são provenientes de fora do distrito de Portalegre.

Apresentam ainda vagas para a segunda fase do CNAES as licenciaturas de Agronomia, Enfermagem, Enfermagem Veterinária, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia de Produção de Biocombustíveis, Equinicultura, Gestão, Higiene Oral, e Turismo, que, tal como tem acontecido, em anos anteriores contam já com uma taxa de ocupação muito relevante, se considerarmos todos os regimes de ingresso. De facto, se aos números agora conhecidos, somarmos as colocações de estudantes provenientes de outros regimes – concursos especiais e estudantes internacionais; estudantes de CTeSP, Pós-Graduação e Mestrado – atualmente já mais de 800; e os estudantes que serão colocados nas 2ª e 3ª fases do CNAES, o Politécnico de Portalegre ultrapassará pelo 3º ano consecutivo os 1.000 novos estudantes, consolidando desta forma a tendência de crescimento verificada desde 2020.

As matrículas iniciam-se esta segunda-feira, dia 26 de agosto, em formato online ou presencialmente.

No site do Politécnico de Portalegre, em www.ipportalegre.pt, encontram-se disponíveis todas as orientações necessárias ao processo de matrícula.

Corrida de touros este domingo em Santo Aleixo

Francisco Cortes, Andres Romero, João Moura Caetano (na imagem), Mara Pimenta, Gonçalo Fernandes e Francisco Cortes filho são os cavaleiros que integram o cartel da corrida de touros das Festas de Verão de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, marcada para este domingo, 25 de agosto.

Com início às 18 horas, a corrida contará com as pegas dos grupos de Forcados Amadores de Portalegre, Arronches e Monforte.

Pela frente, cavaleiros e forcados terão seis imponentes touros de Sommer d’Andrade.

Montemor: Feira da Luz conta com espetáculo do Festival Sete Sóis Sete Luas

De regresso a Montemor-o-Novo, o Festival Sete Sóis Sete Luas irá apresentar, ao público, um espetáculo de humor, a 2 de setembro, em plena Feira da Luz/Expomor.

“Este é um festival que teve início em 1993. É um evento que celebra a música e as artes do mediterrâneo e do mundo lusófono”, começa por dizer Henrique Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O festival, que se centra fundamentalmente na música popular, na música ética e nas artes plásticas, é “uma oportunidade única para celebrar a diversidade cultural e a riqueza artística”, garante o autarca.

Este festival, que “tem uma forte associação a José Saramago e à obra ‘Memorial do Convento’”, é um evento “bastante icónico”, que teve início, nos anos 90, precisamente em Montemor-o-Novo.

“Shake Shake Shake” é o espetáculo de circo acrobático humorístico apresentado pelo Pakipaya, da Catalunha, a 2 de setembro, na Feira da Luz, pelas 21 horas.

Campo Maior: III Kids Urban Run na celebração dos 25 anos do GEDA

Fundado há 25 anos, o Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) de Campo Maior vai celebrar esta importante data a 14 de setembro, com um conjunto de atividades. Neste, a que a associação quis chamar o “Dia GEDA”, não vão faltar atividades como escalada, rappel, slide e workshops: tudo a ter lugar nas piscinas municipais da vila.

Para além disso, o Campo Maior Trail Runners, enquanto secção do GEDA, vai promover a terceira edição do Kids Urban Run. Trata-se, como explica o responsável pelo grupo, Carlos Pepê, de uma atividade de corrida com obstáculos, destinada a crianças e jovens dos três aos 16 anos. Neste dia, garante, procura-se unir “o melhor de dois mundos”.

“Este ano, já fizemos a primeira atividade (do Kids Urban Run), que não foi competitiva, mas comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, no circuito do estádio, que foi muito participada, com cerca de 500 crianças e jovens. Agora vamos relançar o circuito, com a primeira prova, que vai ser esta, no relvado das piscinas municipais, e depois teremos a última prova, a coincidir com o nosso trail, no dia 5 de outubro”, recorda.

Por esta ocasião, o GEDA, com as diversas iniciativas promovidas ao longo do dia 14, vai procurar “relembrar todo o percurso trilhado, de forma inovadora, em Campo Maior, desde 1999”.

No que toca ao Kids Urban Run, ainda que a participação seja gratuita, é necessário proceder a uma inscrição prévia (que deve ser feita aqui). “As corridas vão acontecer consecutivamente, começando pelos mais novos e terminando com os mais velhos. O secretariado abre às 9h30 e as provas começam às 10 horas. É importante fazer o registo no formulário, para sabermos quantas crianças é que vão participar, mas todas elas vão ter prémios por escalão e participação”, remata o responsável.

RTP grava “Em Casa d’Amália” na terça-feira na Praça da República de Elvas

A Praça da República de Elvas vai ser palco, na noite da próxima terça-feira, 27 de agosto, da gravação ao vivo do programa da RTP “Em Casa d’Amália”.

O programa, conduzido pelo fadista estremocense José Gonçalez, terá como convidados António Zambujo, Luís Trigacheiro, Buba Espinho, Bruno Chaveiro e Mapi. O início da gravação do programa está marcado para as 22 horas, com o serão a prometer boa música e animação.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, pede aos elvenses para que encham a Praça da República, nesta que promete ser uma noite “muito especial”. “Trata-se de um programa com as melhores vozes do fado, aqui em Elvas. Depois teremos uma transmissão no canal principal da RTP para o mundo inteiro”, recorda.

O programa da RTP é, segundo a estação de televisão pública, “inspirado nas célebres noites em que Amália Rodrigues recebia em sua casa, poetas, cantores, pintores, músicos e atores para tertúlias infindáveis”.

AR Musical este domingo à noite nas Festas de Santo Aleixo

Este domingo, dia 25 de agosto, as Festas de Verão de Santo Aleixo contam, mais uma vez,  com a abertura a cargo da Banda Filarmónica Veirense, que a partir das 9 horas irá percorrer as principais ruas da aldeia.

Às 10h30 decorre uma missa solene, seguida de procissão.

Às 18 horas há corrida de touros e às 20h30 realiza-se a entrega dos pendões. Para as 22h30 está programado um espectáculo dos Improvisados Big Band e uma atuação do grupo de Sevilhanas “Corazón Flamenco”. Segue-se, a partir da meia-noite, arraial com o Grupo AR Musical (na imagem), ainda antes de mais uma noite de “Summer Party”.

As festas são organizadas pela Associação Santo Aleixo Jovem, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo Aleixo e do Município de Monforte.