A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima trabalha diariamente para garantir que quem é vítima de um crime – seja violência doméstica, crimes sexuais, homicídio ou cibercrime, entre muitos outros crimes – possa ultrapassar o sofrimento e minimizar o impacto que um crime tem na vida de quem é vítima, garantido um apoio emocional, jurídico, psicológico, social e prático. E especialmente quem, de entre as vítimas, muitas vezes é particularmente vulnerável como as crianças e jovens, as pessoas idosas, as mulheres e pessoas pertencentes a minorias.
Estima-se que em 34 anos, a APAV apoiou cerca de 400.000 vítimas. Para continuar a apoiar mais vítimas de crime, a APAV procurou a constante adaptação e crescimento dos serviços de proximidade em vários pontos do país. Atualmente, a APAV garante a ajuda a todas as vítimas de crime, bem como aos seus familiares e/ou pessoas amigas através de 84 serviços de proximidade, sendo que o apoio à distância através de uma chamada telefónica representa uma parcela significativa do auxílio e aconselhamento – em particular das vítimas de crime provenientes de municípios de difícil acesso marcadas pelo isolamento social.
Se é vítima de algum tipo de crime, ou se conhece alguém que o seja, contacte através da Linha de Apoio à Vítima, 116 006, um número gratuito e confidencial, que funciona nos dias úteis, das 8 às 23 horas ou do e-mail: lav@apav.pt.


A mais recente reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), realizada em Arronches, deixou mais uma vez expressa a união dos 15 Municípios do Alto Alentejo, sem fronteiras partidárias, em torno de um projeto que é de toda uma região: o Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, a Barragem do Pisão.
O Município de Borba submeteu, na passada quinta-feira, 22 de agosto, a candidatura ao Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).
A Casa da Cultura, na Praça da República de Elvas, acolhe a exposição “Crer para Ver”, de Patrícia Magalhães, entre 6 de setembro e 4 de outubro.
Este domingo, 25 de agosto, às 15h30, haverá “Poesia no Claustro”, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, em sessão intitulada “O Misticismo Romântico na Poesia de José Régio”.
O Museu Berardo, em Estremoz, recebe este sábado, 24 de agosto, pelas 21h30, um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana.
Luís Sequeira apresenta-se, na noite deste sábado, 24 de agosto, em concerto na Praça da República de Elvas.
Alandroal está em festa entre quinta e segunda-feira, de 29 de agosto a 2 de setembro, com mais uma edição do Festival da Juventude e das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição.

Já foram lançados dois volumes do livro “As Palavras de Todas as Estações”: obra com música do compositor e maestro campomaiorense Vasco Pereira, que acompanha os poemas do mexicano Victor Hugo Limón.
A Banda Filarmónica Veirense percorre, na manhã deste sábado, 24 de agosto, as principais ruas da freguesia de Santo Aleixo, dando, desta forma, início ao terceiro dia de festejos em honra do padroeiro daquela aldeia do concelho de Monforte.
No seguimento de uma queixa de um habitante de Vila Boim, que, iniciada a empreitada de pavimentação da Rua de Elvas, naquela freguesia do concelho, garantia, no decorrer da semana, que a obra não se encontrava sinalizada e que, por isso, já vários automóveis tinham ficado com pneus furados, a Rádio ELVAS contactou o presidente da Câmara Municipal.