Festas de Santo Aleixo com corrida de touros no domingo

Francisco Cortes, Andres Romero, João Moura Caetano (na imagem), Mara Pimenta, Gonçalo Fernandes e Francisco Cortes filho são os cavaleiros que integram o cartel da corrida de touros das Festas de Verão de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, marcada para este domingo, 25 de agosto.

Com início às 18 horas, a corrida contará com as pegas dos grupos de Forcados Amadores de Portalegre, Arronches e Monforte.

Pela frente, cavaleiros e forcados terão seis imponentes touros de Sommer d’Andrade.

As reservas de bilhetes podem ser feitas pelo telefone 300 501 989.

Equipa do CAE/Europa Pool vence Taça da Liga ANP

A equipa de Centro Artístico Elvense/Europa Pool (CAE/Europa Pool) venceu recentemente a Taça da Liga ANP (Associação Nacional de Pool) e foi segunda classificada na Liga ANP a um ponto dos vencedores.

A época para a equipa formada por Carlos Lascas, Bruno Barbado, José Carmo, Tiago Pereira (Bin), José Pedro Lavado e Vasco Belo ainda não terminou, uma vez que entre os dias 27 e 29 de setembro, disputa a fase final nacional da Associação Nacional de Pool, que vai decorrer na Lourinhã.

O Município de Elvas, nas redes sociais, “felicita esta equipa elvense, que tem levado o nome de Elvas além fronteiras, pelos resultados obtidos.”

Exposição “A Coragem pela Defesa da Paz” inaugurada a 14 de setembro em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes apresenta a exposição coletiva “A Coragem pela Defesa da Paz”, a 14 de setembro, na Sala do Coro Alto, do Hotel Vila Galé Collection Elvas.

Trata-se de uma mostra que conta com curadoria da professora Céu Peguinho e que reúne obras de cerca de 40 artistas de Portugal e Espanha. A inauguração, no dia 14 de setembro, está prevista para as 17 horas.

A exposição, “cujo tema é bastante atual e deve ser mobilizadora de vontades e sensibilidades”, garante o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, fica patente ao público até 5 de outubro.

Adega Mayor apresenta pack especial de verão e Vindima Mayor

Para celebrar o Verão, a Adega Mayor apresenta o pack “Welcome Summer”, com vinhos Mayores que harmonizam na perfeição com qualquer prato ou petisco desta estação.

Composto por três néctares de referência Adega Mayor – Adega Mayor Arinto, Adega Mayor Reserva Branco e Adega Mayor Seleção Bio Rosé – que elevam a experiência de degustação e que enriquecem qualquer momento do verão, o pack inclui ainda uma manga refrigerante e um voucher para duas pessoas para visitar a Adega de Siza Vieira e provar dois vinhos. O pack está disponível na loja online até 15 de setembro.

E porque é tempo de vindimas e é no processo e nas experiências que se encontra a maior alegria daquilo que se faz, a Adega Mayor abre as suas portas para mostrar, de perto, como nascem e se transformam os seus vinhos. A marca convida a desfrutar do programa Vindima Mayor com um workshop vínico e almoço, no dia 14 de setembro. Uma experiência para desfrutar em família, com os amigos ou até mesmo com as equipas de trabalho.

O programa Vindima Mayor inicia-se pela manhã, com a explicação da técnica de corte dos cachos de uvas e seleção dos mesmos. O percurso dos visitantes é feito pela vinha, onde podem contemplar as diferentes castas que compõem os vinhos da Adega Mayor. Segue-se uma visi

ta guiada à adega, desenhada pelo Arquitecto Siza Vieira, passando pelas zonas de vinificação e pela imponente sala de barricas, onde será possível fazer uma prova do mosto e degustação dos vinhos. A visita continua com um workshop vínico, através de uma viagem ao mundo dos aromas com a prova de quatro vinhos Adega Mayor.

Para a experiência ficar completa, segue-se um almoço com produtos regionais e vinhos Adega Mayor. Reservas do programa através do e-mail enoturismo@adegamayor.pt ou na loja online.

Esta é uma oportunidade única para desfrutar de novos momentos Mayores que fazem jus a esta época.

Festival “Sete Sóis Sete Luas” regressa a Odemira em setembro

Inserido no programa “Setembro, uma Imersão Cultural”, o Festival Sete Sóis Sete Luas volta ao concelho de Odemira entre os dias 1 e 13 de Setembro com uma programação repleta de diversidade cultural do mundo mediterrâneo e lusófono.

Com o apoio do Município de Odemira, o programa musical e artístico será vasto e irá envolver músicos e artistas internacionais em concertos e circo acrobático, entre outras iniciativas, com entradas gratuitas.

Os espetáculos da 32ª edição do festival arrancam no dia 1 de setembro, pelas 19h00, no Pavilhão Multiusos do Almograve, com o espetáculo de circo aéreo acrobático e humorístico “Shake, Shake, Shake”, por PAKIPAYA da Catalunha. No dia 6, pelas 21h30, o Recinto de Festas em Odemira recebe o concerto com a Luso 7Luas Band, que reúne em palco seis músicos de Cabo Verde, La Réunion, Itália, Marrocos e Portugal.

Dia 7, no recinto de Festas em Odemira, às 19h30, é a vez do grupo Ombligo (Espanha) e os seus estilos musicais diferentes e carrega uma marca inconfundível. Para o dia 8, a partir das 19h30 horas, está marcado um espetáculo com a Piccola Banda Ikona (Roma), um projeto especial sobre as canções da revolução em homenagem aos 50 anos do 25 de Abril.

A passagem do Sete Sóis Sete Luas por Odemira termina dia 13, com o grupo Korrontzi oriundo do País Basco, que irá atuar no Jardim do Mercado em São Luís, pelas 21h30, num concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança se fundem.

Além dos diversos concertos e espetáculos dirigidos ao público em geral, está previsto um concerto solidário no Estabelecimento Prisional de Odemira, no dia 6 de setembro, com a Luso 7Luas Band, com o apoio da Direção Geral das Artes.

O primeiro momento do festival, que antecede os espetáculos, acontece entre 21 e 25 de agosto, com residência artística e criação de um mural a cargo do artista Roch (Mohammed Rochdi), natural de Marrocos.

O Festival Sete Sóis Sete Luas é promovido por uma rede cultural que une 30 cidades de 12 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia. Nesta edição assinalam-se 25 anos de parceria com o Município de Odemira.

Palco da Fama entre as novidades da edição deste ano da Expo São Mateus

O Palco da Fama é uma das maiores novidades deste ano da Expo São Mateus, que se realiza de 20 a 29 de setembro, no Parque da Piedade, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

Quem quiser mostrar o seu talento, seja ele qual for, garante o vereador Cláudio Monteiro (na imagem), terá oportunidade de se apresentar ao público, no período de transição entre os espetáculos do Palco São Mateus, depois de realizado um casting.

“Vamos abrir um casting e isto não é só para cantores, é para quem quiser dançar, contar anedotas, para quem quiser mostrar o seu talento”, explica o vereador, que convida todos os interessados a seguir as redes sociais da Câmara Municipal de Elvas, para saber como fazer para chegar até este palco. Na Expo São Mateus, todos aqueles que tenham talento terão oportunidade de ter os seus “15 minutos de fama”.

Entre as outras novidades da edição deste ano do certame, Cláudio Monteiro destaca a apresentação de dois espetáculos infantis – “Masha e o Urso” e “Miraculous” – no dia 22 à tarde. A Expo São Mateus volta a contar com os atrativos de outros anos, com zona de exposição e restauração, num espaço “reestruturado”, em que, desta feita, se destaca também a Kids Friendly. “A Kids Friendly é um espaço infantil, para as crianças, porque esta é uma edição para a família, para os amigos, para os abraços e os reencontros”, adianta Cláudio Monteiro.

A promessa é de dez dias de “muita cor e alegria”, com a participação de um total de “36 grupos musicais e 75 horas de animação”.

Quanto ao cartaz do evento, pelo palco principal, o Palco São Mateus, passam, no dia 20, Jorge Goes e David Antunes & The Midnight Band (concerto que terá Herman José como convidado); no dia 21, os Rumo ao Sul e Nininho Vaz Maia; no dia 26, Soversion e Fernando Daniel; no dia 27, Chocko e Soraia Ramos; e no dia 28, Fado Luz e Resistência. No dia 22 serão apresentados os espetáculos infantis “Masha e o Urso” e “Miraculous”. Os concertos iniciam-se pelas 22 horas, à exceção do dia 22, domingo, em que os espetáculos têm início às 18 horas.

Já o Palco da Feira vai funcionar do primeiro ao último dia do evento. Atuam o Grupo Voz Amiga da Terrugem, no dia 20; Xumbo Torto, no dia 21; e Duo Hélio & Eurico, no dia 22. No dia 23, a noite será de fados; no dia 24, atuam Jorge e Célia; no dia 25, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e as Roncas d’Elvas; no dia 26, o grupo AR Musical; no dia 27, a Brigada 14 de Janeiro; no dia 28, Moura Encantada; e, por fim, no dia 29, João Tocha. Estes espetáculos iniciam-se às 21 horas, menos o último, com início marcado para as 16 horas.

A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais: a Bandalheira Street e a Charanga Zuluband.

Badajoz vai plantar 275 árvores em várias avenidas e ruas da cidade

Num investimento de quase 90 mil euros, o Município de Badajoz vai plantar cerca de 275 árvores de grande porte, em diferentes avenidas e ruas da cidade, que atualmente não contam com qualquer sombra.

As avenidas Godofredo Ortega y Muñoz e de Elvas e as ruas Don Benito, Jacobo Rodríguez Pereira e Antonio de Chaves serão algumas das artérias da cidade espanhola a serem contempladas com a plantação destas árvores, de acordo com o vereador Rubén Galea.

Para além da plantação das árvores, o investimento inclui a abertura de alcorques, enchimento com terra vegetal e a instalação de um sistema automático de rega.

As árvores a plantar são de sete espécies diferentes: Prunus Serrulata Kanzan, Celtis Australis, Braychiton Acerifolius, Grevillea, Lantana Cámara, Morus Alba Fruitless e Pyrus Calleryana.

“Mudança de Turno” de Graça Curado na PSP de Portalegre após 26 anos de “lealdade e competência”

O Comandante Distrital da PSP de Portalegre, o Superintendente Manuel Carrilho, assinalou o último turno de serviço da Assistente Técnica, Maria da Graça Ribeirinho Marques Curado, que passou à situação de aposentação.

Pela “grande competência profissional” demonstrada ao longo dos últimos 26 anos, a Polícia de Segurança Pública de Portalegre agradeceu também a “abnegação e empenho constantes, lealdade pessoal e institucional, generosidade e humildade, zelo, correção”, desejando a Graça Curado  “muitas felicidades para esta nova etapa da sua vida”.

Vendas Novas vai criar a maior bifana do mundo

No próximo dia 7 de setembro, Vendas Novas vai ter uma tarde especial inteiramente dedicada a valorizar e promover a típica bifana, iguaria que é o verdadeiro ex-líbris da cidade.

Incluído na programação das Festas do Concelho, o evento começa às 17 horas com a entrega do prestigiado prémio “Cinco Estrelas Regiões” aos estabelecimentos locais que se destacaram pela excelência na confeção das bifanas, reconhecendo não só a sua qualidade excecional, mas também a preferência dos consumidores e o lugar de destaque que ocupam no coração dos portugueses.

Às 17h30, terá lugar o concurso “Rei e Rainha da Bifana”, no qual irá ser coroado o participante masculino e feminino que conseguir comer mais bifanas em dez minutos. Uma competição que já vai na terceira edição e promete momentos de diversão. As inscrições estão abertas em www.cm-vendasnovas.pt.

Logo a seguir, às 18 horas, a tradição culinária encontra a alta gastronomia com um showcooking conduzido pelo reconhecido Chef Fábio Bernardino, que irá reinterpretar a famosa bifana, trazendo novas abordagens e sabores à especialidade.

O ponto alto da tarde chega às 19h30, com a criação da “Maior Bifana do Mundo”. Feita com pão especialmente produzido pela panificadora local e recheada com bifanas dos sete estabelecimentos participantes nas Festas do Concelho, a confeção desta gigante iguaria representa a união da comunidade e simboliza o orgulho que Vendas Novas tem nas suas bifanas. Um feito que os presentes terão a oportunidade de testemunhar e saborear.

As iniciativas têm entrada gratuita, são organizadas pelo Município e têm como objetivo firmar Vendas Novas enquanto Capital da Bifana, criando diferenciação deste produto em relação a outros similares, promovendo o desenvolvimento económico local e consolidando o território como um destino gastronómico de excelência.

Município de Arronches já iniciou obra do Parque Ecológico de Esperança

O Município de Arronches já iniciou os trabalhos de construção do Parque Ecológico e Urbano de Esperança, entre o Loteamento das Pratas e a Piscina Municipal daquela freguesia.

A construção deste parque tem por base a reconversão de um espaço com uma área de mais de 15 mil metros quadrados, que se encontrava inutilizado, com a criação de uma zona verde, de recreio e lazer.

Com “expectativas altas” para esta obra, diz o vice-presidente da Câmara, Paulo Furtado, esta intervenção resulta de um investimento superior a 650 mil euros. “Nós queremos criar uma zona que seja verde, porque na Esperança falta uma zona aprazível, para passear, para estar junto à natureza, com água, para que as pessoas possam desfrutar da paisagem”, adianta.

Embora Esperança esteja integrada na zona do Parque da Serra de São Mamede, assegura o autarca, “faltava uma zona verde e um pulmão” à freguesia, sobretudo na zona do casario.

A obra, adjudicada à Agrocinco – Construções S.A., que se prevê que esteja concluída em meados de 2025, arrancou no final do mês passado.

ATL Arco-Íris de Campo Maior “longe das redes sociais” este verão

O ATL Arco-Íris, Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS) de Campo Maior, está de portas abertas durante todo o ano, onde oitenta crianças experimentam atividades diferentes da sua atual realidade e, nesta altura do verão, às quartas e sextas-feiras, passam o dia na Piscina Municipal da vila.

Porém, explica Patrícia Pinto, monitora do ATL, “o que mais gostam é de tudo o que tenha a ver com água”.

Nos outros dias, os meninos com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, divididos em grupos de trabalho, “desenvolvem muitas outras atividades como passeios ao exterior, jogos de concentração, gincanas, expressão plástica e dramática, tarde de cinema, entre outras. Assim, experimentam outras realidades longe das consolas, jogos de telemóvel e redes sociais”, garante Patrícia Pinto.

Jackpot de 93 milhões no próximo sorteio do Euromilhões

Ninguém acertou na chave premiada no sorteio desta terça-feira, 20 de agosto, do Euromilhões.

Ainda assim, um apostador em Portugal conquistou um terceiro prémio no valor de 7.855,33 euros.

A chave que valia 82 milhões de euros é composta pelos números 7 – 10 – 13 – 18 – 26 e pelas estrelas 3 e 12.

No próximo sorteio, sexta-feira, dia 23, estará em jogo um jackpot de 93 milhões de euros.

Esta informação não dispensa a consulta das listas oficiais de resultados no site oficial dos Jogos Santa Casa

Feira Taurina de São Mateus com corridas a 21 e 28 de setembro

Já foram divulgados os cartéis da Feira Taurina de São Mateus, que inclui duas corridas, nos dias 21 e 28 de setembro, no Coliseu Rondão Almeida, em Elvas.

Na corrida de 21 de setembro, agendada para as 22 horas, entram em praça os cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Marcos Bastinhas (na imagem), Miguel Moura, António Prates e António Telles filho, que terão pela frente seis touros de São Marcos. Pegam os Forcados Amadores de Arronches, Académicos de Elvas e Amadores de Coimbra.

Já na corrida de dia 28, marcada para as 17 horas, a lidar touros de Canas Vigouroux, atuam os cavaleiros João Moura, Marcos Bastinhas e Francisco Palha. As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Académicos de Elvas.

As reservas podem ser feitas pelo 913 987 169.