Os concertos de David Antunes & The Midnight Band, de Nininho Vaz Maia, Fernando Daniel, Soraia Ramos e Resistência e dois espetáculos infantis são os principais atrativos do cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, no decorrer das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, de 20 a 29 de setembro.
Dando conta que todas as noites do evento contarão com animação, e destacando os dois espetáculos dedicados aos mais novos, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, garante que esta será uma edição “muito marcante”, ao nível, sobretudo, da interatividade e da inovação. “Este programa foi pensado para ir ao encontro de todos os escalões etários: desde a criança, ao jovem e ao menos jovem”, assegura.
O espaço da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, volta a ser aberto, pelo que o autarca espera a “colaboração” de São Pedro. As entradas são, uma vez mais, gratuitas, sendo que a programação do certame contempla um total de 36 espetáculos.
Desta feita, o investimento feito pelo Município de Elvas, na Expo São Mateus, é de “quase meio milhão de euros”. Este investimento, “talvez o maior de sempre”, diz Rondão Almeida, poderia ainda ser superior, tendo em conta a “excelente gestão administrativa e financeira executada ao longo dos últimos três anos”. O autarca lembra ainda que a Expo São Mateus é um complemento à tradicional romaria do Senhor Jesus da Piedade, que já celebra 450 anos.
Pelo palco principal, o Palco São Mateus, passam, no dia 20, Jorge Goes e David Antunes & The Midnight Band (concerto que terá Herman José como convidado); no dia 21, os Rumo ao Sul e Nininho Vaz Maia; no dia 26, Soversion e Fernando Daniel; no dia 27, Chocko e Soraia Ramos; e no dia 28, Fado Luz e Resistência. No dia 22 serão apresentados os espetáculos infantis “Masha e o Urso” e “Miraculous”. Os concertos iniciam-se pelas 22 horas, à exceção do dia 22, domingo, em que os espetáculos têm início às 18 horas.
Já o Palco da Feira vai funcionar do primeiro ao último dia do evento. Atuam o Grupo Voz Amiga da Terrugem, no dia 20; Xumbo Torto, no dia 21; e Duo Hélio & Eurico, no dia 22. No dia 23, a noite será de fados; no dia 24, atuam Jorge e Célia; no dia 25, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e as Roncas d’Elvas; no dia 26, o grupo AR Musical; no dia 27, a Brigada 14 de Janeiro; no dia 28, Moura Encantada; e, por fim, no dia 29, João Tocha. Estes espetáculos iniciam-se às 21 horas, menos o último, com início marcado para as 16 horas.
A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais: a Bandalheira Street e a Charanga Zuluband.
Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar, novamente, com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).
A apresentação do certame, feita por Rondão Almeida e pelo vereador Cláudio Monteiro, realizou-se ao final da manhã desta terça-feira, 20 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas.