PSD comenta ultima reunião da Câmara de Elvas

Após a reunião de Câmara realizada em Barbacena, na quarta-feria passada, o PSD de Elvas remeteu um comunicado sobre a reunião que transcrevemos na integra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 14 de agosto de 2024 realizada em Barbacena, a Vereadora Tânia Rico no período antes da Ordem do Dia pediu esclarecimento se face à sua recomendação de há quase há um ano atrás, se se efetivou alguma cooperação entre a Junta de Freguesia de Barbacena e o Município de Elvas para a conservação e promoção turística dos monumentos desta localidade. E se não tivesse sido feita voltava a recomendar a exploração turística do seu património e monumentos (Castelo de Barbacena, Pelourinho, Anta da Coutada de Barbacena, Ponte de origem Romana, etc.) como como um ótimo meio de promover a economia local e criar riqueza. Foi recomendada também a salvaguarda do acesso ao caminho que conduz à Anta de Barbacena e ponte Romana. Foi também pedido esclarecimento sobre a atual situação do Castelo de Barbacena. Perguntou-se também se em Barbacena e sobretudo nos montes e quintas, se os mesmos tinham sido alvo de furtos frequentes. E se se confirmasse que medidas estavam a ser implementadas para lidar com estas ocorrências.

No que concerne à reunião de trabalho realizada entre o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Elvas e os comerciantes e empresários locais, perguntou-se a que conclusões se chegaram e quais as medidas que irão ser implementadas.

No decorrer da Concessão do Estádio de Futebol “Campo Domingos Patalino” quando se assinará o contrato entre o Elvas SAD e o Município de Elvas face ao adiamento verificado? No mesmo âmbito foram pedidos mais dois esclarecimentos: – Como foi formalizado o pedido de utilização ou cedência do Estádio de Atletismo por parte da Elvas SAD ao Município e o que foi acordado entre ambos? – Face a alguns constrangimentos decorrentes dessa utilização conjunta, como foi do conhecimento público, a que acordo entretanto se chegou entre todos os Clubes e Associações desportivas e o Município?

Na votação das propostas previstas na Ordem do Dia, no ponto 4.6.- Proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, o voto foi conta, pois tratando-se de um apoio social, não deverá ser exigida uma contrapartida. Deverão sim, tendo em conta uma intenção de formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, serem acionados os mecanismos e programas próprios para o efeito.

No ponto 4.7.- Concurso Público para Exploração de sala de eventos do Coliseu Comendador Rondão Almeida. – proposta de adjudicação, o voto foi contra, pois embora não sejamos contra a empresa que ganhou nem contra a adjudicação, somos contra os critérios deste Concurso para a Exploração não contemplar o pagamento de uma prestação como contrapartida da exploração e do gozo do espaço cedido, essencial para colmatar os custos assumidos pela autarquia nos encargos das despesas de água, luz, gás ou qualquer fonte de energia decorrente da utilização. “