Pintura e desenho em l​aboratório de mediação no MACE esta terça-feira

A programação da FARRA prossegue esta terça-feira, dia 13 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), com um laboratório de mediação entre as 14h30 e as 16h30.

A iniciativa decorre com a presença da convidada Eugénia Mussa, tendo como mote “O Literal Figurado: Aproximações ao Desenho e à Pintura”. A atividade é destinada a maiores de 14 anos.

Homem detido em flagrante no Gavião por tráfico de estupefacientes

Um homem de 49 anos foi detido pela GNR, no passado dia 5 de agosto, no concelho de Gavião, por tráfico de estupefacientes.

“No decorrer de uma ação de patrulhamento e de uma ação de fiscalização rodoviária e de prevenção e combate à criminalidade, os militares da Guarda abordaram o ocupante de um veículo que manifestou um comportamento suspeito. No seguimento da ação foi possível detetar que o indivíduo estava na posse de 264 doses de haxixe e de 52,92 euros em numerário, os quais foram apreendidos e que levou à sua detenção em flagrante”, informa o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

Baile com Nuno José esta segunda-feira à noite em Campo Maior

Nuno José é o responsável por animar a noite desta segunda-feira, 12 de agosto, na Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior.

O início do baile está marcado para as 22 horas.

A Feira de Santa Maria de Agosto é uma organização da Câmara Municipal de Campo Maior e decorre até domingo, 18 de agosto.

Nossa Senhora da Vila Velha celebrada em Fronteira com cinco dias de festa

As festas de verão em honra de Nossa Senhora da Vila Velha, em Fronteira, têm início na quarta-feira, 14 de agosto, sendo que, pelo evento, até domingo, dia 18, vão passar artistas como Plutonio e Rui Veloso.

Mas a esta festa mais pagã, promovida pela Câmara Municipal, junta-se sempre uma componente religiosa, que inclusive já teve início, com nove dias de preparação, segundo explica o padre de Fronteira, o elvense Tiago Carlos. “Temos feito a oração do terço e a pregação, todos os dias, no Santuário, e temos o objetivo de irmos, a pouco e pouco, tornando a nossa vila mais bonita, para receber a Nossa Senhora”, adianta o pároco. Com esse intuito, a Igreja tem “convidado as pessoas a adquirir uma lona ou uma balconeira, para colocar nas janelas, com a imagem de Nossa Senhora da Vila Velha”, acrescenta.

Na quarta-feira, pelas 18 horas, há Missa da Vigília da Assunção de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, seguida de procissão. No feriado de quinta-feira, 15 de agosto, bem como na sexta-feira, dia 16, na Igreja Matriz, há Missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, pelas 18 horas.

Já no sábado, dia 18, ao meio-dia, na Igreja Matriz, realiza-se uma missa por alma de todos os fronteirenses falecidos no último ano. Às 18 horas, tem início um Concerto Mariano com o Scala Coeli Ensemble com a participação do Coro da Matriz de Fronteira. No domingo, último e “mais importante” dia da festa, após uma missa solene, na Igreja Matriz, às 18 horas, decorre mais uma procissão em honra de Nossa Senhora da Vila Velha.

Durante todos os dias de festas, a Catequese Paroquial de Fronteira vai promover a tradicional quermesse.

Visita guiada dá a conhecer parte das exposições da FARRA em Elvas

A programação da FARRA – Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo contou no sábado, 10 de agosto, com mais uma visita guiada a algumas das 30 exposições que integram o evento.

O mestre em História e Património Tiago Candeias voltou a ser o cicerone do percurso, que desta vez contemplou os núcleos da FARRA correspondentes à Escola do 1° Ciclo de Alcáçova, Cine-Teatro Municipal, Sociedade Instrução e Recreio, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e uma casa particular no Largo das Portas do Sol.

O comendador António Cachola, proprietário da coleção que serve de base ao espólio do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) integrou o grupo de visitantes.

A Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo é uma organização do MACE a decorrer até 25 de agosto, com o apoio de três dezenas de instituições públicas e privadas.

Jovens com entrada gratuita nas Piscinas de Campo Maior esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 12 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Juventude e, para celebrar, o Município de Campo Maior oferece a entrada nas Piscinas Municipais a todas as pessoas com idades entre os 13 e os 29 anos.

Para desfrutarem de uma tarde bem passada, entre as 15 e as 19h30, os jovens só terão de apresentar o seu Cartão de Cidadão.

Sangre Ibérico e Nem + Nem – animaram fim de semana em Campo Maior

A programação da Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, arrancou no sábado, 10 de agosto, com a charanga “Os Batatas” a animar o Jardim Municipal, durante o fim de tarde.

À noite, os Sangre Ibérico deram um concerto na Praça Multimodal, encantando todos com a sua fusão de Pop, Flamenco e Fado.

Seguiu-se a atuação do DJ Zé Avècalhos que pôs toda a gente a dançar e a pular com um set repleto de animação e boa disposição. Já na zona de Bares, foi o DJ Boss Dici quem levou a festa pela noite dentro.

Já ontem, domingo, 11 de agosto, a animação começou ainda durante a tarde com a Moustache Brass Band, que andou pelo Jardim Municipal e espalhou animação por todo o recinto da feira. Já durante a noite, os Nem + Nem -, proporcionaram um animado baile que, contou com a participação dos muitos campomaiorenses que enchiam o espaço.

Pedro Barreto é candidato à presidência da Comissão Distrital da JSD

Pedro Barreto anunciou a sua candidatura à presidência da Comissão Política Distrital de Portalegre da Juventude Social Democrata (JSD).

Este anúncio tomou lugar no Conselho Distrital da JSD de 10 de agosto e surge depois da eleição de João Pedro Luís para o cargo de secretário-geral da Comissão Política Nacional da JSD, o que o impede de acumular esta função com a de presidente da JSD Distrital de Portalegre.

Pedro Barreto tem 21 anos, estuda Direito na Universidade de Lisboa e promete “lançar a JSD no terreno e estar em contacto direto com os jovens do nosso distrito de forma constante, porque só assim é possível elevar a nossa região ao esplendor do seu potencial”, região essa que, segundo o mesmo, “depende da energia e do inconformismo próprios da juventude. É imperativo agir rapidamente e sem olhar a desgastes pessoais para garantir que o futuro e o talento da geração mais qualificada de sempre possam ter lugar no distrito de Portalegre”.

O jovem nisense referiu ainda que um dos maiores objetivos da sua candidatura – que surge com o mote “A Força de Uma Geração” – é “expandir a causa social-democrata por mais concelhos do distrito, através da ativação de mais concelhias, para que seja possível chegar a todos, pois só com todos poderemos fazer verdadeiramente a diferença”, apontando ainda que “a JSD estará inserida na sociedade para lutar pelos interesses dos jovens da nossa região e assegurar que a sua voz seja efetivamente ouvida”.

Por fim, o ainda presidente da JSD/Nisa admite que está “preparado para continuar o trabalho decisivo e indelével” que João Pedro Luís fez ao leme da JSD Distrital ao longo dos últimos quatro anos.

O Congresso Distrital da JSD realiza-se a 19 de outubro na capital de distrito.

Dia da Juventude e Gémeos Digitais em destaque no Ambiente em FM

Celebra-se esta segunda-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, sob o tema “Dos Cliques ao Progresso: Caminhos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”.

Este tema destaca a ligação crucial entre a digitalização e a aceleração do progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando as contribuições essenciais dos jovens neste processo transformador.

A verdade é que as tecnologias de informação e comunicação podem ajudar nas questões ambientais, como nos fenómenos climáticos extremos. De Houston a Singapura, muitas cidades por todo o mundo estão já a usar ferramentas digitais sofisticadas, os chamados gémeos digitais, para ajudar a monitorizar e controlar as águas subterrâneas, gerir ilhas de calor urbanas, reduzir a poluição do ar e gerir eficazmente os seus resíduos.

É este o tema em destaque, esta semana, no programa Ambiente em FM, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

O “insólito em contos de Florbela Espanca” foi mote para sessão em Vila Viçosa

“A presença do insólito em contos de Florbela Espanca” foi o mote para uma sessão, que teve Elisangela Steinmetz como oradora, na Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa.

A iniciativa esteve integrada nas comemorações dos 130 anos de nascimento da poetisa Florbela Espanca.

Elisangela Steinmetz é doutoranda em Estudos Românicos e Portugueses na Universidade de Lisboa, com o projeto de tese “Representações do amor na obra de Florbela Espanca”. É mestre em História da Literatura pela Universidade Federal de Rio Grande, onde defendeu a tese “Desconcertante e Bizarro: o fantástico em contos de Florbela Espanca”.

Acidente em Évora entre um trator e dois automóveis provoca quatro feridos graves

JV / OS Monhacas

O trânsito já está reaberto numa das faixas da Estrada Nacional 370, na zona de Nossa Senhora da Graça do Divor, concelho de Évora, após uma colisão rodoviária que envolveu duas viaturas ligeiras de passageiros e um trator agrícola.

De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, do acidente resultaram quatro feridos graves e um ligeiro que foram transportados pelos bombeiros para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

O alerta para as autoridades foi dado às 08h22, o sinistro aconteceu ao quilómetro 72 da estrada nacional 370 que faz a ligação entre Évora e Arraiolos.

Foram mobilizados para o local 27 operacionais, apoiados por 12 veículos, dos Bombeiros, da GNR, do Instituto Nacional de Emergência Médica, com uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER), e a equipa da Infraestruturas de Portugal.

Cantares e largada de touros esta segunda-feira nas festas de São Vicente

A animação prossegue em São Vicente, no concelho de Elvas, até quinta-feira, feriado de 15 de agosto, com as festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, promovidas pela Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Esta segunda-feira, 12 de agosto, às 21 horas, sobe ao palco instalado no polidesportivo da aldeia o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa. Uma hora mais tarde, na Rua Nova do Poente (Rua da Escola), há largada de touros.

Entrada gratuita nas Piscinas Municipais de Vila Viçosa

Nesta segunda-feira, 12 de agosto, para celebrar o Dia Internacional da Juventude, os jovens até 35 anos têm entrada gratuita nas Piscinas de Vila Viçosa. O município pretende assim associar-se a esta data que visa destacar a importância da juventude para o desenvolvimento sustentável e progresso da sociedade.

As Piscinas Municipais de Vila Viçosa estão hoje abertas ao público das 14 às 20 horas. Nos restantes dias da semana, estão disponíveis logo a partir das dez da manhã.

Sé de Elvas cheia em concerto gospel de “A Música Encanta o Património”

A edição 2024 da iniciativa “A Música Encanta o Património”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, regressou na noite da passada sexta-feira, 9 de agosto, com um concerto de música gospel na igreja de Nossa Senhora da Assunção.

O público que encheu a antiga Sé teve oportunidade de assistir durante cerca de uma hora à apresentação de um grupo de 31 intérpretes de espirituais negros. Este concerto marcou o encerramento do estágio que trouxe a Elvas, durante a semana, o coletivo de coralistas oriundo de vários pontos de França, sob a direção de Rachel Ratsizafy e Rémy Ploton.

A representação da Câmara Municipal na Igreja de Nossa Senhora da Assunção esteve entregue ao vereador Cláudio Monteiro, que agradeceu a presença do muito público e ao grupo gaulês de música gospel, que esteve em Elvas pelo segundo ano consecutivo.

Bacalhau à Moda do Raízes do Alentejo é “estrela” em Quinzena Gastronómica

Bacalhau Dourado, com natas, espiritual e à Gomes de Sá são apenas algumas das propostas dos restaurantes de Campo Maior, aderentes a mais uma quinzena gastronómica, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, até quinta-feira, feriado de 15 de agosto.

No caso do Restaurante Raízes do Alentejo, o destaque vai para três pratos de bacalhau, a juntar a todos os outros que já fazem parte da ementa, revela o proprietário, David Borrega, que considera “muito positiva” esta iniciativa. “Faz falta, atrai mais clientela, mais gente de fora para a nossa vila”, diz o comerciante que tem no menu Bacalhau à Chefe, com espinafres e gambas, e Bacalhau à Nossa Moda, este último a grande sensação do cardápio.

A afluência ao restaurante de David Borrega, por ocasião destas quinzenas gastronómicas, garante, conhece sempre um crescimento. “As pessoas vão ver às redes sociais e aderem mais a este tipo de iniciativas”, revela, aplaudindo a aposta da autarquia nesta promoção da gastronomia campomaiorense.

Para além do Raízes do Alentejo, outros seis restaurantes estão incluídos nesta Quinzena Gastronómica do Bacalhau de Campo Maior: Azeitona Tapas Bar, Cozinha do Mercado, O Faisão, O Tarro, Primavera e Tasca da Nicole.

Digressão de “A Canção de Lisboa” pelo concelho termina em Barbacena

O Polidesportivo de Barbacena recebeu na noite deste domingo, 11 de agosto, a apresentação do espetáculo “A Canção de Lisboa – Do Teatro ao Cinema”, que nos últimos fins de semana percorreu todas as freguesias rurais do concelho, numa iniciativa conjunta do Município, Coletivo Artístico 7350 e RONCA – Cineclube de Elvas.

Foi a derradeira representação de cenas emblemáticas do clássico do cinema português realizado em 1933 por José Cotinelli Telmo, com os jovens atores Pedro Tavares e Joana Lameira a interpretarem os papéis que foram levados ao grande ecrã por Vasco Santana e Beatriz Costa.

Na interpretação dos temas da banda sonora do filme esteve em cada uma das noites Duarte Silvério, acompanhado alternadamente à guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e Alexandre Vaz da Silva, e à viola de fado por Joaquim Ferreira.

Depois da representação teatral e musical, o serão foi sempre complementado com a projeção de “A Canção de Lisboa”, a partir de uma cópia recuperada através do sistema de digitalização.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal nesta noite de cinema e teatro em Barbacena, que contou também com a presença do presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Jorge Madeira.

Grupos de Ponte de Sor e Istambul encerram Festival de Folclore de Elvas

O 34° Festival Internacional de Folclore de Elvas chegou ao fim na Praça da República na noite deste domingo, 11 de agosto.

Na primeira parte a representação do folclore nacional esteve a cargo do Grupo de Danças e Tradições da A.F.A.T.I. – Associação Forense dos Amigos da Terceira Idade, de Foros do Arrão, freguesia do concelho de Ponte de Sor.

No encerramento do certame subiu ao palco o grupo Instabuldans Spor Kulübü, da cidade turca de Istambul.

No intervalo entre as atuações o vereador Cláudio Monteiro fez entrega da lembrança do Município – uma ronca de Elvas – aos dois grupos participantes na quinta e última noite do festival.

Tal como nos anos anteriores, o 34° Festival Internacional de Folclore foi uma iniciativa conjunta do Município e do Rancho Folclórico de Elvas, em colaboração com a Federação de Folclore da vizinha Extremadura espanhola.

Isekais com usufruto de uma das naves do CNT de Elvas por 20 anos

O Cine-Teatro Municipal de Elvas serviu de cenário ao final da tarde deste domingo, 11 de agosto, para a cerimónia de assinatura de um contrato de comodato entre o Município e a associação de desportos gímnicos Isekais.

Nos termos deste acordo, a Isekais fica com o direito de usufruto de uma nave do Centro de Negócios Transfronteiriço pelo período de 20 anos.

Aquele espaço vem sendo já utilizado nos últimos anos pela associação para os treinos e outras atividades dos seus 250 atletas.

O contrato foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, e pelo presidente da Isekais, Carlos Manuel Dores.

Ambos os signatários destacaram a importância deste acordo para assegurar que, daqui por diante, a associação Isekais tenha a sua atividade regular assegurada e defendida.