As festas de verão em honra de Nossa Senhora da Vila Velha, em Fronteira, têm início na quarta-feira, 14 de agosto, sendo que, pelo evento, até domingo, dia 18, vão passar artistas como Plutonio e Rui Veloso.
Mas a esta festa mais pagã, promovida pela Câmara Municipal, junta-se sempre uma componente religiosa, que inclusive já teve início, com nove dias de preparação, segundo explica o padre de Fronteira, o elvense Tiago Carlos. “Temos feito a oração do terço e a pregação, todos os dias, no Santuário, e temos o objetivo de irmos, a pouco e pouco, tornando a nossa vila mais bonita, para receber a Nossa Senhora”, adianta o pároco. Com esse intuito, a Igreja tem “convidado as pessoas a adquirir uma lona ou uma balconeira, para colocar nas janelas, com a imagem de Nossa Senhora da Vila Velha”, acrescenta.
Na quarta-feira, pelas 18 horas, há Missa da Vigília da Assunção de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, seguida de procissão. No feriado de quinta-feira, 15 de agosto, bem como na sexta-feira, dia 16, na Igreja Matriz, há Missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, pelas 18 horas.
Já no sábado, dia 18, ao meio-dia, na Igreja Matriz, realiza-se uma missa por alma de todos os fronteirenses falecidos no último ano. Às 18 horas, tem início um Concerto Mariano com o Scala Coeli Ensemble com a participação do Coro da Matriz de Fronteira. No domingo, último e “mais importante” dia da festa, após uma missa solene, na Igreja Matriz, às 18 horas, decorre mais uma procissão em honra de Nossa Senhora da Vila Velha.
Durante todos os dias de festas, a Catequese Paroquial de Fronteira vai promover a tradicional quermesse.