Um homem terá tentado violar duas jovens, perto do Parque de Merendas da Barragem da Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, na noite desta terça-feira, 6 de agosto, tendo-as depois alvejado com dois tiros de arma de fogo.
As jovens têm 17 e 22 anos e ficaram feridas após os disparos de uma caçadeira. Uma das jovens apresenta ferimentos nas costas e a outra numa mão, tendo ficado mesmo sem um dedo.
O indivíduo pôs-se em fuga e encontrava-se armado, mas já foi detido pela GNR. Trata-se de um homem de nacionalidade espanhola, de 74 anos, residente em Póvoa e Meadas. A vítima de 22 anos é residente em Nisa e a de 17 anos encontrava-se de férias. As duas estavam acampadas no parque de merendas.
As vítimas estavam despidas da cintura para baixo, tendo sido encontrada roupa interior no local. A PJ vai deslocar-se ao local para, em colaboração com a GNR, investigar o sucedido.
A Rádio ELVAS sabe que foi recolhida uma caçadeira que se encontrava dentro de água e que estão a ser analisados e preservados vestígios dos disparos efetuados e da prática do crime.
As duas jovens estão em estado grave, tendo sido transportadas para um hospital de Lisboa.
O alerta para esta ocorrência foi dado às 23h50, de acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo. No socorro às vítimas estiveram os Bombeiros de Castelo de Vide, a GNR e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com um total de 25 operacionais e 11 veículos (incluindo a viatura médica de emergência e reanimação – VMER).
O detido será ouvido no Tribunal de Nisa, esta quarta-feira, 7 de agosto, para a aplicação de eventuais medidas de coação.