Skip to content

Borba combate exclusão social com Programa Escolhas

Imagem: Município de Borba

Com o objetivo de incluir social e culturalmente os jovens da comunidade cigana ou com algum tipo de vulnerabilidade na sociedade, o Município de Borba, enquanto entidade promotora, tem vindo a desenvolver, com o apoio de outras instituições, um vasto programa de atividades, ao abrigo do Programa Escolhas.

No âmbito deste projeto de cariz social, e com a realização de vários ateliês – desde das artes, passando pela dança, a expressão dramática e o desporto -, explica a vereadora Sofia Dias, procura-se combater “algum tipo de exclusão social”, assim como promover a “integração e o entrosamento entre as diversas culturas”.

Nesta altura do verão, o plano de atividades do programa conhece algumas alterações, tendo em conta que, no resto do ano, é desenvolvido em colaboração com o Agrupamento de Escolas. Ainda assim, as iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto Escolhas “não param”, mesmo no período de férias.

Para este período não letivo, encontram-se planificadas iniciativas de cariz desportivo, recreativo e cultural com o intuído de dar continuidade às atividades desenvolvidas desde o início do projeto, bem como de ocupar os tempos livres destas crianças e jovens com atividades enriquecedoras ao nível de competências de cidadania e cumprimento de regras.

O Programa Escolhas, em Borba, resulta de um consórcio liderado pela Câmara Municipal, do qual fazem também parte a Associação de Desenvolvimento Montes Claros como entidade com função de gestão, o Agrupamento de Escolas de Borba, o Centro Cultural de Borba e o Sport Clube Borbense.

Dinamizam este projeto quatro elementos que integram a equipa técnica do mesmo: a coordenadora e monitor, a tempo inteiro, e duas técnicas a tempo parcial.

Compartilhe este artigo: