Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz inaugurado esta segunda-feira

O Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz é inaugurado esta segunda-feira, 9 de agosto, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.

O projeto, lançado pelo Município de Estremoz, surge no seguimento do reconhecimento dos bonecos como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, de acordo com o presidente da Câmara, Francisco Ramos, com o objetivo de que novos talentos possam surgir, na produção dos mesmos, dando assim continuidade a esta arte popular com mais de três séculos.

Este centro interpretativo, nas palavras do autarca, acaba por ser uma forma de se tentar “catapultar mais artesãos para a prática dessa arte, que é uma arte secular”. Com o espaço, “onde vão haver exposições permanentes sobre o Boneco de Estremoz, quer-se manter viva essa memória e, simultaneamente, procurar que novos talentos que possam acolher essa arte e dar-lhe continuidade”, acrescenta.

Neste centro interpretativo será possível perceber todas as fases de produção do Boneco de Estremoz. “Todas as fases da sua produção estão representadas e havemos de ter, em vários momentos, pessoas a desenvolver, de forma física, esse trabalho, que é precisamente a forma da sua divulgação mais genuína, presenciando como ele se faz”, explica Francisco Ramos.

Mais que a valorização dos Bonecos de Estremoz, a autarquia pretende, com este novo equipamento museológico, valorizar os artesãos que os produzem. “Sem os artesãos, não havia bonecos”, lembra o presidente da Câmara, assegurando que Estremoz passou a ser muito visitado, após o reconhecimento desta arte pela UNESCO enquanto património da Humanidade. “Os artesãos são a peça fundamental em todo este processo”, garante.

Para garantir que os Bonecos de Estremoz continuam a ser produzidos, a Câmara Municipal decidiu já promover algumas ações de formação para motivar aqueles que têm talento para a sua produção.

Neste centro interpretativo, a Câmara de Estremoz investiu cerca de 250 mil euros, financiado a 80 por cento, com o apoio do Turismo de Portugal.

O espaço vai funcionar de terça-feira a domingo, tendo entrada gratuita até final do mês de outubro.

A sessão de inauguração, marcada para as 11 horas, contempla o descerramento da placa evocativa do momento, além de um momento musical com Rui Moura e uma visita guiada ao espaço pelo responsável técnico do projeto, Hugo Guerreiro.