Convívio Piscatório em Juromenha com inscrições abertas

Um convívio piscatório terá lugar na pista de pesca, em Juromenha, no concelho de Alandroal, a 1 de setembro, sendo que as inscrições para os interessados em participar já se encontram abertas.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas através do seguinte contacto: 962 324 909.

Esta iniciativa é organizada pela Associação de Pesca do Alandroal, conta com o apoio da Câmara Municipal e tem um custo de dez euros para senhoras e juniores e de 20 euros para seniores. Para equipas a participação é gratuita.

IPDJ celebra Dia da Juventude em Castelo de Vide no sábado

A Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) promove, no sábado, 10 de agosto, em Castelo de Vide, as comemorações regionais do Dia Internacional da Juventude no Alentejo, que se celebra anualmente a 12 de agosto.

Numa parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, com o apoio do Conselho Nacional de Juventude, da Federação Nacional das Associações Juvenis e da Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, o IPDJ irá promover um programa que, “para além do debate em torno da temática definida pela ONU para 2024, irá ter também como principal objetivo a promoção do intercâmbio entre jovens e associações juvenis do Alentejo e Extremadura”.

Numa altura em que os percursos digitais da juventude servem, cada vez mais, os propósitos da globalização, o IPDJ Alentejo “tenta assim aproximar ainda mais os jovens de ambos os lados da fronteira e levá-los a debater e encontrar soluções para os seus problemas comuns”.

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998.

O tema das comemorações de 2024, definido pelas Nações Unidas, “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”, abre espaço para atividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial da transformação digital e o seu profundo impacto global nas dimensões económica, social e ambiental.

 

Tráfico de estupefacientes leva a detenção de homem de 57 anos em Évora

Um homem de 57 anos foi detido esta segunda-feira, 5 de agosto, no concelho de Évora, por tráfico de estupefacientes.

No âmbito de uma denúncia de tráfico de estupefacientes, os militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Évora da GNR realizaram diversas diligências policiais que culminaram na realização de uma busca domiciliária.

No decorrer da ação, o suspeito foi detido e o foram apreendidos 38 pés de canábis e diverso material relacionado com tráfico de estupefacientes.

O suspeito foi detido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

A ação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial Évora e do Destacamento de Territorial de Évora.

Cátia Terrinca apresenta “Leito: Uma Oficina Amniótica” no MACE

A programação da FARRA prossegue esta quinta-feira, dia 8 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), com um laboratório de mediação entre as 10h30 e as 12 horas.

A iniciativa decorre com a presença da convidada Cátia Terrinca, tendo como mote “Leito: Uma Oficina Amniótica”, e irá convidar os participantes a uma performance e à criação de textos ou imagens a várias mãos.

Exposição dedicada ao Senhor Jesus dos Aflitos em Borba até final de agosto

A exposição “Devoção e Fé ao Senhor Jesus dos Aflitos de Borba” foi inaugurada no passado sábado, 3 de agosto, no Celeiro da Cultura, em Borba.

A mostra resulta de uma parceria do Município, com as Paróquias de Borba e a Irmandade do Senhor Jesus dos Aflitos, contando ainda com a colaboração de algumas entidades e particulares que cederam peças para a exposição.

A inauguração contou com um momento musical proporcionado pela Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba.

A exposição pode ser visitada até final de agosto, sendo que, ao longo das Festas em honra do Senhor Jesus dos Aflitos, de 14 a 18 de agosto, a exposição vai estar aberta até a meia-noite.

Duas escolas de Vendas Novas vão ser alvo de obras de requalificação

A Câmara Municipal de Vendas Novas aprovou, recentemente, o lançamento do Concurso de Conceção para a Contratação do Projeto de Requalificação da Escola Básica n.º 1 e Escola Secundária de Vendas Novas.

O projeto tem o valor estimado de 17 milhões de euros e visa requalificar o edificado e espaços exteriores das referidas escolas, assim como criar um novo bloco central que permita a interligação física e funcional dos dois edifícios. Será financiado pelo Estado, o qual classificou estes dois estabelecimentos com um nível de prioridade “urgente”, tendo em conta o seu estado de conservação.

A intervenção geral prevê a construção de um auditório no novo bloco, de uma biblioteca única, de papelaria e buffet centrais. A requalificação dos espaços, além da substituição geral das redes, permitirá um aumento do número de salas para aulas que se aponta que cheguem às 61, das quais 44 salas de aula normais, seis laboratórios, salas interativas, salas de desenho, salas de informática, sala de Educação Tecnológica, sala de música e sala de artes.

A requalificação prevê ainda espaços para reunião e trabalho, salas de convívio de professores, alunos e funcionários, refeitório comum na EB n.º 1, salas de apoio dedicado a necessidades específicas, além da acessibilidade a mobilidade reduzida a todos os espaços das escolas. No que respeita ao espaço exterior será prevista uma portaria comum ao espaço escolar, espaço coberto para recreio e anfiteatro exterior.

Dada a complexidade e a envergadura do projeto, o Município entendeu ser vantajoso recorrer à contratação pública através de concurso de conceção, que permitirá selecionar entre vários concorrentes, anonimamente, um trabalho conceptual com base no seu mérito, determinado por critérios de qualidade, bem como promover uma reflexão alargada e crítica sobre a problemática inerente à intervenção que se pretende concretizar. Prevê-se que o projeto e obra decorram ao longo de cinco anos.

Para o presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, esta é uma necessidade premente, pois ambas as escolas não sofrem obras basicamente desde a sua inauguração, há mais de 30 anos, e “constitui uma grande ambição para o nosso Município, para que tenhamos um espaço escolar do século XXI, de referência e capaz de absorver o expectável aumento da população escolar”.

Pintura e escultura de Aurélio Bentes Bravo em exposição em Monforte

Uma exposição de pintura e escultura, com trabalhos de Aurélio Bentes Bravo, é inaugurada no próximo dia 13 de agosto, na Capela do Centro de Educação e Formação e Universidade Sénior (CEFUS), de Monforte.

A mostra, que resulta de uma organização da Câmara Municipal de Monforte, é inaugurada pelas 15 horas, pondendo ser visitada até 30 de agosto.

Alunos com bolsa da Câmara de Elvas passam a realizar trabalho social nas férias

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, esteve ontem, 5 de agosto, reunido com os estudantes do concelho, que frequentam o Ensino Superior e usufruem das bolsas de estudo atribuídas pelo município, no Auditório São Mateus, para dar a conhecer as alterações que a autarquia pretende fazer ao regulamento deste apoio.

Rondão Almeida quis perceber, juntos dos bolseiros, a melhor solução para todos e explicar os motivos que o levam a alterar o regulamento. Neste sentido, quis saber a opinião sobre estes virem a realizar duas semanas de trabalho social, no período de férias escolares. Os presentes concordaram com a sugestão de alteração ao regulamento, pelo que deve entrar já em vigor no próximo ano letivo (2024/2025).

De recordar que no ano letivo 2023/2024, foram 201 os elvenses a usufruírem da bolsa da Câmara Municipal de Elvas, num total de 300 mil euros. Os alunos recebem 150 euros por mês, durante dez meses.

As candidaturas para as Bolsas de Estudo para o Ensino Superior vão decorrer entre os dias 15 de setembro e 31 de outubro.

Homem de 49 anos detido em Portalegre por crime de violência doméstica

A GNR deteve um homem de 49 anos, por suspeita do crime de violência doméstica, no concelho de Portalegre, na passada quinta-feira, 1 de agosto.

No âmbito de uma investigação, os militares da Posto Territorial de Portalegre da GNR realizaram “diligências que permitiram apurar que o agressor exercia de forma continuada coação psicológica e emocional sobre a vítima, sua companheira de 44 anos. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção”, informa o Comando Territorial de Portalegre.

No decorrer da ação foram apreendidas armas e munições, nomeadamente: cinco armas de caça; dois punhais; um bastão de madeira; um machado; um cutelo; três facas; um zagalote; 208 cartuchos; e 16 munições.

O detido apresentou-se no Tribunal Judicial de Portalegre no dia 2 de agosto, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactar e permanecer a menos de cem metros da residência da vítima.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portalegre.

A violência doméstica, lembra a GNR, “é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

·        No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;

·        Via telefónica, através do número de telefone 112;

·        No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;

·        Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;

·        Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Borba combate exclusão social com Programa Escolhas

Imagem: Município de Borba

Com o objetivo de incluir social e culturalmente os jovens da comunidade cigana ou com algum tipo de vulnerabilidade na sociedade, o Município de Borba, enquanto entidade promotora, tem vindo a desenvolver, com o apoio de outras instituições, um vasto programa de atividades, ao abrigo do Programa Escolhas.

No âmbito deste projeto de cariz social, e com a realização de vários ateliês – desde das artes, passando pela dança, a expressão dramática e o desporto -, explica a vereadora Sofia Dias, procura-se combater “algum tipo de exclusão social”, assim como promover a “integração e o entrosamento entre as diversas culturas”.

Nesta altura do verão, o plano de atividades do programa conhece algumas alterações, tendo em conta que, no resto do ano, é desenvolvido em colaboração com o Agrupamento de Escolas. Ainda assim, as iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto Escolhas “não param”, mesmo no período de férias.

Para este período não letivo, encontram-se planificadas iniciativas de cariz desportivo, recreativo e cultural com o intuído de dar continuidade às atividades desenvolvidas desde o início do projeto, bem como de ocupar os tempos livres destas crianças e jovens com atividades enriquecedoras ao nível de competências de cidadania e cumprimento de regras.

O Programa Escolhas, em Borba, resulta de um consórcio liderado pela Câmara Municipal, do qual fazem também parte a Associação de Desenvolvimento Montes Claros como entidade com função de gestão, o Agrupamento de Escolas de Borba, o Centro Cultural de Borba e o Sport Clube Borbense.

Dinamizam este projeto quatro elementos que integram a equipa técnica do mesmo: a coordenadora e monitor, a tempo inteiro, e duas técnicas a tempo parcial.

Azeitona Tapas Bar na Quinzena do Bacalhau de Campo Maior com arroz secreto

Até dia 15 de agosto, está a decorrer em Campo Maior a Quinzena do Bacalhau: uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, com a qual se procuram promover as tradições gastronómicas e apoiar e dinamizar a restauração local.

José Martins, proprietário do Restaurante Azeitona Tapas Bar, um dos estabelecimentos comerciais aderentes, diz que tudo o que seja no sentido de divulgar gastronomia e a terra é sempre positivo. Isto, claro, para além de um aumento da clientela. No entanto, refere que Campo Maior tem falta de alojamentos e, por esse motivo, diminui o movimento nos restaurantes.

Ao longo do ano, os pratos de bacalhau já fazem parte da ementa do Azeitona. Porém, durante a quinzena, há pratos especiais em destaque e um arroz com ingredientes secretos: “o bacalhau dourado, à posta, portanto, bacalhau assado, e o bacalhau à casa, que é um arroz de bacalhau que nós fazemos”.

As reservas podem ser feitas nas redes sociais do Azeitona Tapas Bar, situado na Avenida da Liberdade, ou através do telemóvel 961 191 196.

Até ao feriado de 15 de agosto, os dias são dedicados ao bacalhau para dinamizar e rentabilizar a restauração campomaiorense.

Cerca de 50 bombeiros e um meio aéreo combatem incêndio em Elvas

Imagem ilustrativa

Uma zona de pasto e mato, no Bairro das Pias, em Elvas, próximo da saída para Badajoz, foi ontem, 5 de agosto, consumida pelas chamas a meio da tarde.

O alerta foi dado às autoridades às 16h28 e para o local foram mobilizados 48 operacionais, auxiliados por 13 viaturas e um meio aéreo.

No combate às chamas estiveram os Bombeiros de Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte, Fronteira, Sousel e Portalegre.

Viagens à praia da Câmara de Elvas prosseguem neste mês de agosto

A edição 2024 das viagens à praia, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, continua a levar dezenas de elvenses, de todas as idades, até à Comporta.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende proporcionar um dia de praia aos elvenses, com transporte em autocarro, gratuito, bastando para o efeito fazer a inscrição prévia.

Em agosto as viagens decorrem às quintas e sextas-feiras.