Senhora da Graça coroou Abner Gonzalez e novo dono da amarela Artem Nych

Num dia de grandes emoções, numa etapa como não se via há 10/15 anos, teve quatro líderes, dois virtuais, com a Senhora da Graça a ser a coroa de glória do porto-riquenho Abner Gonzalez (Efapel Cycling) com a vitória na etapa, e a mostrar o russo Artem Nych (Sabgal/Anicolor) como novo camisola amarela da 85ª Volta a Portugal Continente.

Abner Gonzalez tem quatro vitórias na carreira e todas em Campeonatos Nacionais do Puerto Rico, esta foi a primeira vitória como profissional em provas por etapas. Em 2021, correndo pela espanhola Movistar foi 6º na classificação geral e venceu a Classificação da Juventude.

À partida, o camisola amarela era Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense),durante a fuga e até ao início da subida à Senhora da Graça o líder virtual era Jesus del Pino (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), no decurso da subida e com o desfalecimento de “Tchuchi”, essa liderança passou para Gonçalo Leaça (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car),e após cortar a meta Artem Nych (Sagbal/Anicolor) envergaria em definitivo a camisola amarela Continente.

A tirada foi atacada muito cedo por um grupo de 30 corredores que mostrou ter sede de chegar rapidamente ao Monte Farinha, e a presença de German Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) na escapada e a sua vontade de fechar a conquista da Camisola Laranja GALP dos Pontos nas metas volantes de Paredes e Amarante, fez com que o grupo “ganhasse asas”.

Na passagem pela Serra do Marão a vantagem dos fugitivos era de 5’00”, e percebia-se que salvo algum imprevisto a camisola amarela mudaria de dono. Fazendo pela vida, e com a ajuda do seu companheiro Pedro Silva, o líder Afonso Eulálio atacou Colin Stussi a caminho do alto do Barreiro, onde passaria com 58” de vantagem sobre o suíço.

Na descida, o corredor do Team Vorarlberg foi recuperando tempo e na meta volante de Mondim de Bastoperdia somente 25” e a 7,7 quilómetrosda meta já em plena ascensão foi feita a junção entre os grupos onde vinham os dois corredores e foi depois Stussi que atacou,  e o muito desgastado Eulálio não respondeu.

Mas era no grupo da frente que se jogava a liderança entre Leaça e Nych, com o primeiro a ceder ainda longe da meta e era o corredor natural de Kemerovo, na Sibéria (Rússia) que “via” a camisola amarela na sua posse, tendo somente como companheiro de fuga Abner Gonzalez.

O porto-riquenho não deu qualquer relevo e a escassos 200 metros da meta atacou, deixou Nych “pregado” e ganhou a etapa, entrando de forma provisória no pódio.

Sem nada combinado, Gonzalez ganhou a etapa e Nych conquistou a camisola amarela, num dia extraordinário para os dois corredores.
Como que “renascida das cinzas”depois da desistência de Maurício Moreira, a Sagbal/Anicolor pode ganhar a 85ª Volta a Portugal Continente.

A etapa começou da melhor forma quando o presidente da câmara Municipal da Maia, António Silva Tiagoanunciou que a “Cidade do Lidador”, vai receber o início da “Portuguesa” em 2025. O final era sabido que será em Lisboa.

Convento da Luz foi espaço para workshop de pintura a pastel

Na sequência da inauguração de uma exposição de pintura a pastel, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, que decorreu a meio do mês de julho, e perante o interesse demonstrado por alguns dos visitantes, a artista Ana Mouga disponibilizou-se para dinamizar um workshop, no qual demonstraria a forma de arte em questão.

O Município de Arronches aceitou de imediato a sugestão e avançou para a colaboração com a pintora no desenvolvimento deste projeto, com o referido workshop a ter lugar no Convento de Nossa Senhora da Luz, numa ação dividida em três sessões: duas dedicadas às crianças e outra mais direcionada para o público adulto.

Entre 31 de julho e 1 de agosto, começaram as crianças do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres “Educ’arte” por presenciar, logo no período da manhã dos dois dias, as explicações de Ana Mouga e, posteriormente, experimentar este tipo de pintura.

O mesmo aconteceu na tarde do último dia do mês passado, nesse caso com a sala composta por uma turma de um escalão etário mais alto, entre a qual se encontravam artistas que, elaborando os seus trabalhos com outras técnicas, quiseram também desfrutar desta experiência.

No total, foram seis as dezenas de participantes neste workshop, presenciado também pelo executivo municipal, representado na ocasião pelo presidente João Crespo e pelo vice-presidente Paulo Furtado.

Exposição “A Luz da Cal” para visitar em Evoramonte

A exposição de fotografia “A Luz da Cal”, de  António Homem Cardoso, fotógrafo autor da nova edição comemorativa dos 100 anos do nascimento do jornalista e escritor Urbano Tavares Rodrigues, abre ao público este sábado, dia 3 de agosto, na Torre/Paço Ducal de Evoramonte.

A mostra sublinha a narrativa do fotógrafo para as linhas escritas pelo escritor, numa síntese unida pelo tempo a que a tecnologia e a própria mudança das paisagens dá uma nova visão e interpretação.

A exposição, que estará patente até ao dia 22 de setembro, organizada pela Terras D’Ossa (Associação de Desenvolvimento Local da Serra D’Ossa), com o apoio do Município de Estremoz, tem curadoria de João Palmeiro e organização e produção gráfica de Pedro Fonseca.

Folclore do Zambujal e da Colômbia este sábado à noite em Elvas

A 34.ª edição do Festival Internacional de Folclore prossegue na noite deste sábado, 3 de agosto, na Praça da República de Elvas.

Hoje, sobem ao palco, a partir das 21h30, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Zambujal e a Companhia Artística “Sintana”, da Colômbia.

O evento, que se prolonga até dia 11, é promovido pelo município com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas e da Federación Extremeña de Folklore.

Programa Sub-Regional de Ação SGIFR para o Alto Alentejo aprovado por unanimidade

A Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo deliberou, no dia 31 de julho, a submissão do Programa Sub-regional de Ação (PSA) para parecer da Comissão Regional.

“Este é o resultado de um enorme esforço concertado entre várias entidades públicas e privadas, e um importantíssimo passo na gestão integrada do nosso território, fundamentada na prevenção e minimização dos riscos de incêndio rural”, refere a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo em comunicado.

O PSA do Alto Alentejo é um instrumento de programação do SGIFR e estabelece a articulação entre o instrumento de nível superior, o Programa Regional de Ação (PRA – Alentejo), os instrumentos subsidiários e os Programas Municipais de Execução (PME), aplicáveis aos municípios do Alto Alentejo.

Para além da CIMAA e dos Municípios do Alto Alentejo, estiveram presentes representantes das várias entidades que compõem a Comissão, nomeadamente a AGIF, o ICNF, a ANEPC, a GNR e PSP, a E-Redes, a REN, a Infraestruturas de Portugal, a MEO e representantes de produtores florestais como a Biond e a AFLOSOR.

Casa Florbela Espanca promove eventos culturais nos 130 anos da poetisa

A Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa, vai promover um conjunto de eventos culturais durante os próximos meses, no âmbito das comemorações dos 130 anos da poetisa.

Já este sábado, 3 de agosto, as comemorações arrancam com a abertura da exposição de fotografia “Da Ruína à Glória”, pelas 18h30, seguindo-se o percurso de abertura da Casa Florbela Espanca, que contará com a animação musical de José Bonifácio.

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto, Elisangela da Rocha Steinmetz, doutorada em Estudos Românicos e Portugueses pela Universidade de Lisboa, irá apresentar uma sessão dedicada à “Presença do insólito em contos de Florbela Espanca”, entre as 18h30 e as 20 horas.

AIAR comemora 11 anos com exposição no Museu da Fotografia de Elvas

A Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR) inaugura hoje, sábado, 3 de agosto, pelas 17h30, uma exposição comemorativa do seu 11º aniversário, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

A mostra estará patente até 31 de agosto na sala de exposições temporárias do museu, situado no Largo Luís de Camões.

Município de Montemor prevê investir cerca de um milhão na Feira da Luz

Entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, decorre mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo: um evento de enorme relevância cultural e social que assume também o propósito de promover a atividade económica aos níveis local, regional e nacional, no qual a Câmara Municipal prevê investir “cerca de um milhão” de euros.

“Vai ser mais um grande evento em Montemor-o-Novo, esperamos que milhares de pessoas nos visitem e que venham conhecer a nossa cidade e o nosso concelho, que venham passear, confraternizar e venham passar bons momentos de alegria”, começa por dizer Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

“Temos um grande cartaz no palco principal. O palco secundário ainda está a ser fechado, ainda não está completo, mas vai ser também muito bom. Vamos ter na abertura da feira os Monda com o Tim, dos Xutos e Pontapés, e o Coral Fora D’Oras, vai ser uma grande abertura da Feira da Luz. Depois na quinta-feira vamos ter a Aurea, também um grande concerto; dia 30, um jovem de Montemor, o Zinco, que vai ter o palco principal para poder mostrar o nível e a qualidade que tem neste momento e o quão tem crescido enquanto músico. Depois um grande concerto também com Valas, numa sexta-feira repleta de gente jovem no recinto da feira”, revela o autarca.

“No sábado, temos os The Lucky Duckies, também um grupo bastante interessante e domingo vamos ter o David Carreira, um pedido de muita gente ao longo deste ano. Na segunda-feira fechamos com chave de ouro, com Herman José, que está a comemorar neste momento 50 anos de carreira, o homem que revolucionou o humor em Portugal”, adianta.

Este certame tem resultado há vários anos de uma parceria entre o município e a APORMOR, Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo. “Este ano o grau de parceria entre o município e a APORMOR vai aumentar. A verba financeira passou dos 35 mil euros para 40 mil”, esclarece ainda Olímpio Galvão.

Atuação dos Raya Evolution e procissão este sábado nas Festas de Degolados

As festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, que tiveram início ontem, contam este sábado, 3 de agosto, com um vasto programa, onde se destaca a atuação dos espanhóis Raya Evolution (na imagem).

Pelas 19 horas, há tourada à vara larga, com a missa, seguida de procissão, marcada para meia hora mais tarde.

Às 21h30, o Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, orientado por Alexandre Gomes irá subir ao palco, ainda antes de um baile abrilhantado pelo Duo C&R.

O espetáculo dos Raya Evolution está previsto para a meia-noite. Terminado o concerto, prossegue o baile, com a noite a encerrar ao som do DJ Dinga.

Amanhã, domingo, 3 de agosto, o último dia de festa é feito apenas com atividades desportivas, logo pela manhã. Às 8 horas, tem início o 1º Circuito Master Bass Alentejo, um torneio de pesca. O campo de jogos Rogério Martins, uma hora mais tarde, será palco de mais um torneio de malha.

Investimento de 150 mil euros no comércio de Elvas na Páscoa e Natal

O Município de Elvas vai avançar com uma nova medida de apoio ao comércio local, distribuindo 150 mil euros pelos munícipes, para que esse valor seja gasto nos estabelecimentos da cidade, em duas épocas do ano: na Páscoa e no Natal.

O regulamento para que esta medida possa vir a ser implementada, explica o presidente da Câmara, Rondão Almeida, está a ser preparado para que seja apresentado já na próxima reunião de Câmara.

Este programa deverá ser lançado “a partir de outubro ou novembro, para funcionar já na época de Natal”, adianta o autarca.

Para apresentar este novo programa, bem como para “auscultar as preocupações” dos comerciantes de Elvas, que se deparam com várias dificuldades, a Câmara Municipal promove na segunda-feira, 5 de agosto, no Auditório São Mateus, uma reunião com os empresários da cidade. Muitos comerciantes, garante Rondão Almeida, muitas vezes, “saem (dos seus estabelecimentos) tal e qual como entram, sem abrir a caixa do dinheiro”.

Esta reunião, na segunda-feira, está marcada para as 19 horas.

Campo Maior: espaço.arte acolhe exposição da Coleção António Cachola

“A Obra Nasce” de Mané Pacheco

Várias peças de arte, da Coleção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), vão dar vida à exposição “Canção de Setembro”, patente ao público, a partir do próximo dia 10 de agosto, no espaço.arte, em Campo Maior.

Ter esta mostra, que inclui cerca de 20 peças de pintura, escultura e instalação, na vila, diz a vereadora São Silveirinha, é um “enorme privilégio”. “É uma honra podermos ter o colecionador António Cachola a associar-se ao nosso espaço.arte”, assegura. “Tenho a certeza absoluta que o povo de Campo Maior irá aparecer para poder ver obras de uma coleção tão importante como a do comendador António Cachola”, acrescenta a vereadora.

Esta exposição acaba por ser mais um exemplo daquilo que se pretende, neste caso na área da cultura, com a Eurocidade, que liga Campo Maior a Elvas e Badajoz. Para São Silveirinha é “fundamental” que não exista uma fronteira entre as três localidades, mas uma proximidade, em diversos setores.

A exposição, no dia 10, próximo sábado, é inaugurada às 17 horas. Fica disponível para visita até 10 de novembro.

Corrida de touros este sábado à noite na Terrugem

Este sábado, dia 3 de agosto, a Praça de Touros da Terrugem será palco de uma corrida de touros integrada nas Festas de Santo António.

Marcada para as 22 horas, a corrida contará com as participações dos cavaleiros João Moura, Ana Batista, João Moura Caetano e Mara Pimenta, que irão lidar oito toiros da Ganadaria São Martinho.

Os grupos de forcados de São Manços, Arronches, Monforte e Académicos de Elvas irão competir pelos troféus de melhor pega e melhor grupo, num Concurso de Pegas.

A festa conta também hoje com missa solene em honra de Santo António, seguida de procissão, pelas 10 horas, depois de uma arruada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba.

Às 16 horas, Madalena Sequeira apresenta o livro “A Marquesa dos Lilases” no Centro Cultural e, uma hora mais tarde, tem início uma sessão de hidroginástica nas piscinas da aldeia.

Pelas 21h30, há concerto da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, seguindo-se espetáculo do Grupo Voz Amiga, baile com Orquestra d´Balho e atuação do grupo Raio dos Cachopos. A partir das 3 horas, a animação estará a cargo da Dj Angelita Letras.