Num dia de grandes emoções, numa etapa como não se via há 10/15 anos, teve quatro líderes, dois virtuais, com a Senhora da Graça a ser a coroa de glória do porto-riquenho Abner Gonzalez (Efapel Cycling) com a vitória na etapa, e a mostrar o russo Artem Nych (Sabgal/Anicolor) como novo camisola amarela da 85ª Volta a Portugal Continente.
Abner Gonzalez tem quatro vitórias na carreira e todas em Campeonatos Nacionais do Puerto Rico, esta foi a primeira vitória como profissional em provas por etapas. Em 2021, correndo pela espanhola Movistar foi 6º na classificação geral e venceu a Classificação da Juventude.
À partida, o camisola amarela era Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense),durante a fuga e até ao início da subida à Senhora da Graça o líder virtual era Jesus del Pino (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), no decurso da subida e com o desfalecimento de “Tchuchi”, essa liderança passou para Gonçalo Leaça (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car),e após cortar a meta Artem Nych (Sagbal/Anicolor) envergaria em definitivo a camisola amarela Continente.
A tirada foi atacada muito cedo por um grupo de 30 corredores que mostrou ter sede de chegar rapidamente ao Monte Farinha, e a presença de German Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) na escapada e a sua vontade de fechar a conquista da Camisola Laranja GALP dos Pontos nas metas volantes de Paredes e Amarante, fez com que o grupo “ganhasse asas”.
Na passagem pela Serra do Marão a vantagem dos fugitivos era de 5’00”, e percebia-se que salvo algum imprevisto a camisola amarela mudaria de dono. Fazendo pela vida, e com a ajuda do seu companheiro Pedro Silva, o líder Afonso Eulálio atacou Colin Stussi a caminho do alto do Barreiro, onde passaria com 58” de vantagem sobre o suíço.
Na descida, o corredor do Team Vorarlberg foi recuperando tempo e na meta volante de Mondim de Bastoperdia somente 25” e a 7,7 quilómetrosda meta já em plena ascensão foi feita a junção entre os grupos onde vinham os dois corredores e foi depois Stussi que atacou, e o muito desgastado Eulálio não respondeu.
Mas era no grupo da frente que se jogava a liderança entre Leaça e Nych, com o primeiro a ceder ainda longe da meta e era o corredor natural de Kemerovo, na Sibéria (Rússia) que “via” a camisola amarela na sua posse, tendo somente como companheiro de fuga Abner Gonzalez.
O porto-riquenho não deu qualquer relevo e a escassos 200 metros da meta atacou, deixou Nych “pregado” e ganhou a etapa, entrando de forma provisória no pódio.
Sem nada combinado, Gonzalez ganhou a etapa e Nych conquistou a camisola amarela, num dia extraordinário para os dois corredores.
Como que “renascida das cinzas”depois da desistência de Maurício Moreira, a Sagbal/Anicolor pode ganhar a 85ª Volta a Portugal Continente.
A etapa começou da melhor forma quando o presidente da câmara Municipal da Maia, António Silva Tiagoanunciou que a “Cidade do Lidador”, vai receber o início da “Portuguesa” em 2025. O final era sabido que será em Lisboa.


Na sequência da inauguração de uma exposição de pintura a pastel, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, que decorreu a meio do mês de julho, e perante o interesse demonstrado por alguns dos visitantes, a artista Ana Mouga disponibilizou-se para dinamizar um workshop, no qual demonstraria a forma de arte em questão.
A exposição de fotografia “A Luz da Cal”, de António Homem Cardoso, fotógrafo autor da nova edição comemorativa dos 100 anos do nascimento do jornalista e escritor Urbano Tavares Rodrigues, abre ao público este sábado, dia 3 de agosto, na Torre/Paço Ducal de Evoramonte.
A 34.ª edição do Festival Internacional de Folclore prossegue na noite deste sábado, 3 de agosto, na Praça da República de Elvas.
A Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo deliberou, no dia 31 de julho, a submissão do Programa Sub-regional de Ação (PSA) para parecer da Comissão Regional.
A Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa, vai promover um conjunto de eventos culturais durante os próximos meses, no âmbito das comemorações dos 130 anos da poetisa.
A Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR) inaugura hoje, sábado, 3 de agosto, pelas 17h30, uma exposição comemorativa do seu 11º aniversário, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.
Entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, decorre mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo: um evento de enorme relevância cultural e social que assume também o propósito de promover a atividade económica aos níveis local, regional e nacional, no qual a Câmara Municipal prevê investir “cerca de um milhão” de euros.
As festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, que tiveram início ontem, contam este sábado, 3 de agosto, com um vasto programa, onde se destaca a atuação dos espanhóis Raya Evolution (na imagem).
O Município de Elvas vai avançar com uma nova medida de apoio ao comércio local, distribuindo 150 mil euros pelos munícipes, para que esse valor seja gasto nos estabelecimentos da cidade, em duas épocas do ano: na Páscoa e no Natal.


Este sábado, dia 3 de agosto, a Praça de Touros da Terrugem será palco de uma corrida de touros integrada nas Festas de Santo António.