Após as notícias das últimas semanas, relativas a furtos e assaltos em Elvas, a Comissão Política Concelhia do PSD, em comunicado, vem dizer que a segurança pública na cidade tem sido “completamente negligenciada”.
Para esta situação, o partido diz contribuir a “ineficiência da moldura penal e processual da Justiça Portuguesa, a combinar com a falta de ativos humanos nas forças de segurança”. Por outro lado, o PSD acusa o presidente da Câmara de “apenas se interessar por almoços e jantares, a fim de não entrar em conflito com o seu eleitorado”.
O comunicado para ler na íntegra:
“É triste.
Ao longo destas últimas semanas temos sido prendados com múltiplas publicações de furtos, roubos, atos de vandalismo, ou seja, acontecimentos com uma intensidade fora do normal na nossa cidade.
É verdade que todos nós, portugueses, ou a sua maioria, exige muito pouco da Classe Política, mas o facto é que no geral exigimos, também, muito pouco das nossas outras instituições. A Justiça está gravemente doente e a perpetuação da recorrência criminal a que temos assistido e vivido durante estas últimas semanas, anos e décadas são os seus sintomas. A ineficiência da moldura penal e processual da Justiça Portuguesa a combinar com a falta de ativos humanos nas forças de segurança e de um autarca que apenas se interessa por Almoços e Jantares, a fim de não entrar em conflito com o seu eleitorado, faz com que a segurança pública em Elvas seja completamente negligenciada.
É muito triste ver que o Presidente da Câmara de Elvas só sabe se pronunciar sobre civismo ou falta dele quando é para atribuir culpas aos trabalhadores ou seguranças das piscinas municipais, quando há semanas temos assistido a ações criminais de carácter bem mais grave, no nosso concelho.
O problema é profundo e de difícil resolução, mas assim torna-se numa tarefa impossível. É, por fim, necessário realizar pressão junto das estruturas centrais, mas de forma unitária e nunca unipessoal.
“Portugueses muito, Elvenses muito, mas muito mais”
Com os melhores cumprimentos,
A COMISSÃO POLÍTICA DO PSD ELVAS”