Município de Fronteira limpa e desinfeta contentores de resíduos

O Município de Fronteira procedeu, durante a última semana, a mais uma limpeza e desinfeção de todos os contentores do concelho.

Esta operação, “conforme o compromisso assumido, na melhoria contínua dos serviços prestados no âmbito da recolha de resíduos sólidos urbanos”, revela a Câmara Municipal, visa a manutenção contínua da higiene e salubridade destes equipamentos.

Câmara de Alandroal disponibiliza nova sede à Associação Jovem Alandroalense

A Associação Jovem Alandroalense conta, desde a passada sexta-feira, 26 de julho, com uma nova sede.

O espaço foi disponibilizada à associação pela Câmara Municipal de Alandroal.

Segundo o presidente da Câmara, João Grilo, trata-se de “um novo espaço maior e com mais condições do que aquela em que se encontravam, para instalação da sua sede”.

“É mais uma face de uma parceria que tem funcionado muito bem e que muito nos tem ajudado no nosso trabalho com a juventude”, diz ainda o autarca nas redes sociais.

Ferido grave em despiste de motociclo em Estremoz

Imagem Ilustrativa

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central foi alertado às 05h32 da madrugada de hoje, segunda-feira, 29 de julho, para o despiste de um motociclo na Estrada do Gil em Estremoz.

O condutor do veículo de duas rodas, um homem com cerca de 30 anos, sofreu ferimentos graves, foi assistindo no local, e transportado para o Hospital de Évora.

Sete operacionais auxiliados por três viaturas dos Bombeiros Voluntários, PSP e INEM-SIV de Estremoz estiveram a tomar conta da ocorrência.

Literatura em mais uma conversa do ciclo “Território Falante” no MACE

No âmbito da Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo (FARRA), o terraço do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) serviu de cenário na noite da passada sexta-feira, 26 de julho, para mais uma conversa do ciclo “Território Falante”.

A literatura foi desta vez o tema em destaque, com moderação a cargo do professor e investigador João Paulo Garrinhas.

No debate intervieram as docentes e escritoras Teresa Guerreiro e Claudina Brito e o escritor Nuno Franco Pires.

A FARRA é uma iniciativa do MACE, que se estende até 25 de agosto, com um conjunto de exposições de arte contemporânea em três dezenas de espaços públicos e particulares de Elvas, workshops, laboratórios de mediação e conversas sobre temas de arte e cultura.

Câmara de Évora distribui mais de 800 mil euros por clubes do concelho

A Câmara Municipal de Évora, através do vice-presidente, Alexandre Varela, assinou recentemente mais de meia centena de Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo (CPDD) com diversos agentes desportivos do concelho.

Estes CPDD, que têm uma verba global superior a 800 mil euros previstos no Orçamento da autarquia para 2024, destinam-se às medidas de apoio à atividade no âmbito da sensibilização, saúde e lazer, bem como de apoio à atividade desportiva federada e organizada.

Este apoio, que se reveste de uma componente financeira, inclui também uma componente logística, como a cedência de equipamentos desportivos (pavilhões, complexo desportivo, piscinas e outros), transportes e outros bens públicos.

Para além destes contratos, a autarquia estabeleceu ainda um CPDD com o Clube de Ténis de Évora, três para a cedência de salas para sedes (Núcleo de Árbitros de Évora, Grupo Motard O Templo, Clube de Badminton de Évora), e um Contrato Patrocínio Desportivo com a atleta de patinagem Madalena Figueiredo.

Nesta cerimónia foram também assinados 11 protocolos com associações juvenis do concelho que no total significam mais de 39 mil euros em apoio financeiro. Este investimento visa promover o desenvolvimento de atividades culturais, desportivas e sociais, fortalecendo o papel das associações na comunidade local.

As associações beneficiadas abrangem uma diversidade de áreas, desde tunas, escoteiros ou associações de estudantes. Este apoio financeiro permitirá a realização de projetos que visam o envolvimento dos jovens em iniciativas que promovam a cidadania ativa e o desenvolvimento pessoal com assinalável incidência nas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril de 1974.

Filme “O Quebra Nozes e a Flauta Mágica” exibido no Jardim Municipal de Elvas

O filme infantil de animação “O Quebra Nozes e a Flauta Mágica” foi exibido na noite deste domingo, 28 de julho, no Ciclorama do Jardim Municipal de Elvas.

Tal como aconteceu na véspera com o filme “O Rei Artur”, o público compareceu em bom número a esta sessão cinematográfica promovida pelo Município. O vereador Cláudio Monteiro voltou a marcar presença no Ciclorama do Jardim.

Chegou assim ao final uma semana que contou com três noites de cinema ao ar livre em Elvas, depois de na passada quinta-feira ter sido exibido na Praça da República o filme “Um Casamento Inesquecível”, no âmbito da iniciativa Cinema na Praça dos supermercados Continente.

Snack-bar da Estação de Elvas assaltado de madrugada, um dos três suspeitos foi detido pela PSP

O Snack-Bar Lotus, situado nas Fontainhas, junto à estação da CP em Elvas, foi vítima dos amigos do alheio por volta das três e meia da madrugada desta segunda-feira, dia 29 de julho.

Neide Lagareiro, a proprietária do estabelecimento comercial, contou à Rádio Elvas como tudo aconteceu: “Eles entraram no café por volta das três e meia, saíram meia hora depois, foram pela estação dos comboios. Às 5h30, quando fui para abrir o estabelecimento, dei-me conta que tinha as portas encostadas, tinham-me furtado a máquina dos pagamentos automáticos e duas máquinas de bolas (brindes). Entretanto, as máquinas foram encontradas todas partidas na linha do comboio”.

“De valor, dentro de máquina, só lá tinha 10,47 euros, era o único valor que tinha lá em moedas, porque eu tinha retirado o dinheiro todo, como faço todos os dias. A máquina é que é um bocado mais valiosa, vale entre os cinco e os seis mil euros. O alarme não disparou, não sei porquê porque estava ligado, eles deviam ter algum aparelho para inibir o sinal do alarme”, acrescenta Neide Lagareiro.

Entretanto, a PSP já deteve um dos três indivíduos responsáveis pelo assalto.

Dia dos Avós celebrado pelos Clubes de Verão de Campo Maior

As crianças dos Clubes de Verão do Município de Campo Maior celebraram, na passada sexta-feira, 26 de julho, o Dia dos Avós, no Centro Comunitário.

Ao longo da semana, as crianças prepararam várias atividades para esta data festiva. Confecionaram um lanche para todos e elaboraram uma caixa para plantarem especiarias com os avós. Divididos por estações e turmas, os avós ajudaram os seus netos nas atividades, tendo-se cantado os parabéns no final.

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, e a vereadora São Silveirinha juntaram-se às crianças e avós a este dia especial.

Humanidade esgota a 1 de agosto recursos do planeta para 2024

A humanidade vai esgotar esta quinta-feira, dia 1 de agosto, os recursos naturais que a Terra tem capacidade para renovar durante este ano, segundo cálculos da organização internacional para a sustentabilidade Global Footprint Network. De acordo com a organização, a humanidade vai usar em sete meses o que a Terra demora 12 meses a regenerar.

Este dia é calculado com base em estatísticas da ONU e tem a ver com a quantidade de recursos que a terra consegue providenciar num ano e pela procura de recursos por parte da humanidade e com as emissões e com a poluição que a nossa espécie provoca. Tem também a ver com a desflorestação e ocupação do solo, com o peixe e outros animais que se consome e com os minerais que se extraem.

Em Portugal, a situação é ainda mais crítica. O país esgotou a 28 de maio os seus recursos naturais para este ano e começou a usar os de 2025. Este facto coloca em evidência a necessidade urgente de medidas eficazes para a gestão sustentável dos recursos naturais.

É este o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

60 pessoas na Caminhada Noturna do Ginásio Sénior de Elvas

Cerca de 60 pessoas participaram na noite da passada sexta-feira, 26 de julho, na 8ª Caminhada Noturna do Ginásio Sénior do Município de Elvas.

O percurso de cerca de cinco quilómetros pela cidade teve início na Praça da República, junto às instalações do Ginásio Sénior, onde também terminou.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Anabela Cartas, integrou a caminhada e, antes do início, dirigiu palavras de agradecimento aos participantes, aos professores Rui e Miguel Pires, e à PSP e Cruz Vermelha pelo apoio à iniciativa.

“O Rei Artur” exibido no Ciclorama do Jardim Municipal de Elvas

O filme “O Rei Artur” foi exibido no Ciclorama do Jardim Municipal de Elvas na noite do passado sábado, 27 de julho.

A iniciativa da Câmara Municipal, com entrada gratuita, juntou muito público para assistir a uma produção que conta a história verídica do capitão de uma equipa de corrida e do seu companheiro canino na selva equatoriana.

 

Escola de Alcáçova recebe visita guiada no âmbito da FARRA

A programação da Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo (FARRA) contemplou, na tarde do passado sábado, 27 de julho, mais uma visita guiada a um dos 30 núcleos expositivos patentes em Elvas, até 25 de agosto.

A Escola do 1° Ciclo de Alcáçova foi desta vez o espaço contemplado, num percurso guiado por Catarina Carvão, mestre em Conservação e Restauro e atual embaixadora do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Na Escola de Alcáçova estão patentes obras dos artistas que integram os coletivos “Rua das Gaivotas 6” e “Uma Certa Falta de Coerência”.

A FARRA é uma organização do MACE, com o apoio de cerca de três dezenas de instituições públicas e privadas.

Último dia de festas em Vila Boim com Rosinha

Nesta segunda-feira, 29 de julho, as Festas de Verão em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Batista, em Vila Boim, arrancam com a apresentação do livro infantil “Pelo Buraco da Fechadura” da autora Carmen Ezequiel no Pavilhão Multiusos.

Para as 18 horas está agendada uma largada de touros nas ruas de Arrabalde e Vila Viçosa.

O ponto alto das festas acontece às 22 horas com a divertida atuação da cantora Rosinha. O Grupo Soversion atua às 00h30 e o remate final é dado pelos Dj’s Brat e Diaz.

“Canção de Lisboa – do Teatro ao Cinema” passou por S. Vicente

A iniciativa “A Canção de Lisboa – Do Teatro ao Cinema”, promovida pelo Município de Elvas em colaboração com o Cineclube RONCA, continua o seu percurso pelas freguesias rurais do concelho.
Depois de Santa Eulália e Terrugem, chegou a vez de São Vicente e Ventosa na noite da passada sexta-feira, 26 de julho.
O público presente no Salão da Junta de Freguesia de São Vicente começou por assistir aos momentos de teatro protagonizados por Pedro Tavares e Joana Lameira, e ao fado, na voz de Duarte Silvério, acompanhado por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Joaquim Ferreira na viola de fado.
A segunda parte foi preenchida com a projeção do clássico do cinema português “A Canção de Lisboa”.

Paraquedistas do Alto Alentejo comemoraram 14° aniversário

A Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo (APAA), sediada em Elvas, comemorou no passado sábado, 27 de julho, o seu 14° aniversário de fundação.
O programa abriu com a cerimónia de deposição de flores no monumento de homenagem ao Combatente. O presidente da APAA, Carlos Dores, evocou os militares já falecidos e foram depois colocados os ramos de flores na base do monumento, um dos quais pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida.
A Associação de Paraquedistas, a Liga dos Combatentes a Delegação de Juromenha-Elvas da Associação de Fuzileiros e as Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e de Caia, São Pedro e Alcáçova foram as restantes instituições representadas na cerimónia.
As comemorações do 14° aniversário da Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo tiveram um jantar de encerramento nas instalações da instituição, na Avenida 14 de Janeiro.

Souvenirs da APPACDM já estão a ser comercializados em Campo Maior

Os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, têm vindo a produzir sacos sustentáveis, decorados com motivos alusivos a Elvas e a Campo Maior: produtos que a instituição está agora colocar no mercado.

Depois de uma reunião com representantes das duas autarquias e vários empresários de ambas as localidades, estes souvenirs já estão a ser comercializados em Campo Maior: na Taberna “O Ministro”, no Conceitos de Esquina, na Loja Lúcio, na Herdade dos Adaens e na Quinta dos Pavões.

Este trabalho, que surge no âmbito do projeto de Atividades Socialmente Úteis, explica a diretora técnica do CACI, Ermelinda Borrega, começou há já dois anos, depois de uma exposição com base em materiais reciclados, realizada no Forte da Graça. Os sacos, bordados pelos utentes, foram inicialmente pensados para os supermercados, mas querendo fazer algo “diferente”, e porque, segundo Ermelinda Borrega, não há souvenirs de Elvas e Campo Maior para lá dos habituais ímanes, a instituição decidiu enveredar por esse caminho.

“O símbolo do Património de Elvas e os Arcos”, a par da pandeireta e das flores, são os elementos que decoram estes sacos. Para a sua exposição, seja nos espaços turísticos, seja nos estabelecimentos comerciais de Elvas e Campo Maior, a APPACDM criou até um expositor próprio.

Com vantagens para aqueles que comercializem estes souvenirs, a APPACDM compromete-se a divulgar, de diversas formas, os serviços de cada um dos seus parceiros neste projeto, levando também os utentes a visitá-los regularmente.

Já o presidente da direção da APPACDM, Luís Mendes, explica que esta é só mais uma forma da instituição se “reinventar”, sempre com o objetivo de levar as suas “ideias” ao encontro da comunidade. “Tentamos alargar ao máximo as hipóteses de criar aqui uma parceria, com a divulgação e a venda deste saco sustentável, que é um projeto inovador do CACI”, assegura.

Nova residência de estudantes da ESBE inaugurada em setembro

Com as obras concluídas, a nova residência de estudantes da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), no antigo Lagar dos Lopes, no centro histórico da cidade, será inaugurada no decorrer do mês de setembro.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, Rondão Almeida, aquando da visita do ministro da Educação à nova infraestrutura, que revela que a intenção é que, num futuro próximo, e tendo em conta a expansão da escola, com as obras a realizar no antigo Ciclo de Santa Luzia, se consiga aumentar o número de alunos “de 500 para 800”. “Esta escola tem de ter mais pulmão que aquele que tem”, garante.

Com uma “maior oferta formativa”, mais alunos irão “alimentar  a economia” do concelho, diz Rondão Almeida, que considera a nova licenciatura em Desporto “um curso fundamental”. Assegurando que há necessidade de recursos qualificados no concelho, o autarca assegura que deve vir a ser feito um trabalho com vista a empregar, nas associações de Elvas, os futuros licenciados em Desporto da ESBE.

De recordar que a nova residência de estudantes tem capacidade para acolher um total de 81 alunos.