A Banda Juvenil do Alentejo Central agendou para esta sexta-feira, dia 26 de julho, às 21h30, junto ao Lago do Gadanha, em Estremoz, um espetáculo que será o culminar de uma semana intensiva de ensaios com vários alunos, professores e maestros das bandas do Alandroal, de Borba, de Estremoz e de Redondo, contando ainda com a participação do maestro Simão Francisco.
Esta sexta-feira há concerto da Banda Juvenil do Alentejo Central em Estremoz
Colheita de sangue em Fronteira adiada para 3 de agosto
A colheita de sangue, inicialmente prevista para o próximo sábado, 27 de junho, no Centro de Saúde de Fronteira, foi alterada para o sábado da semana seguinte, 3 de agosto, informa a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP)
A alteração, explica a associação, deve-se a razões logísticas ligadas à Unidade Funcional de Imunohemoterapia da Unidade de Saúde do Alto Alentejo.
Alandroal: turista morre após queda no Castelo de Terena
Um homem de 64 anos perdeu a vida na tarde do passado domingo, 21 de julho, quando caiu acidentalmente de uma altura de mais de 12 metros. O turista estaria numa zona interdita do Castelo da vila de Terena, concelho do Alandroal, a tentar captar uma fotografia.
A GNR revelou que o óbito foi declarado no local e foram mobilizados para o monumento os bombeiros de Alandroal e o INEM.
Corporações do distrito e três meios aéreos combatem incêndio em S. Vicente
Um incêndio agrícola deflagrou na tarde desta quarta-feira, 24 de julho, no Monte da Colaça e no Monte das Pinas, na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas.
O alerta para a ocorrência foi dado às 15h04, sendo que estão envolvidos no combate às chamas mais de 100 operacionais, entre Bombeiros e militares da GNR, com o apoio de 31 viaturas e três meios aéreos (um helicóptero e dois aviões).
De acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo encontram-se no teatro de operações elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte, Portalegre, Avis, Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Sousel, Vila Viçosa, Estremoz e Borba. No combate às chamas, os bombeiros contam ainda com o apoio de militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e os Sapadores Florestais de Elvas.
O incêndio, que consumiu pasto, olival e vinha, acabou por se alastrar do Monte das Pinas até à zona do Monte das Espadinhas. Segundo populares, no local, tratar-se-á de uma situação de fogo posto.
A Rádio ELVAS contactou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Paulo Moreiras, que confirmou a coincidência do local “foi na mesma zona onde tivemos um incêndio há cerca de duas semanas. Quando recebemos o alerta e a caminho do incêndio já se via um enorme coluna de fumo. E como se trata de uma zona onde o vento muda com muita frequência, à chegada ao local foi de imediato solicitado o apoio às outras corporações do distrito. É uma zona onde o ataque a frente de incêndio pode mudar de um momento para o outro, pois a frente pode passar a ser as costas do incêndio de um momento para o outro, o que obriga a dispersar os meios”.
Paulo Moreira agradece a colaboração a todos os Bombeiros do distrito envolvido, “pois a área era muito grande” e os meios aéreos, foram muito importantes “o helicóptero que está cedendo em Portalegre e depois os dois aviões que vieram de Ponte de Sor permitiram controlar as zonas de mais difícil acesso até à chagada dos meios terrestres”.
Os elementos da GNR e os sapadores florestais de Elvas “reforçaram o contingente” e foram “também importantes no combate ao incêndio”.
Quanto à ocorrência de ignições no mesmo local, Paulo Moreira “estranha”, mas agora a investigação “compete às autoridades que certamente poderão tirar melhores conclusões”.
Vídeo Completo
Vídeo direto
Cabeço de Vide em festa este fim de semana
As festas de verão de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, decorrem este fim de semana, de 26 a 28 de julho.
Na sexta-feira, dia 26, as festas têm início às 21h30 com uma atuação do grupo “Raio dos Cachopos”, com o Dj Caeiro a animar o público presente a partir da 1 hora da madrugada.
Já no sábado, haverá baile às 21 horas, espectáculo com “Chaíto e Palosanto” e continuação da festa com Deejay Sam.
O último dia de festa, domingo, conta com espetáculo de Tiago Silva.
O evento é organizado pelo Rancho Folclórico de Cabeço de Vide, com o apoio do Municipio de Fronteira e da Junta de Freguesia de Cabeço de Vide.
Organizadas pela primeira vez pela JDT, festas da Terrugem serão “diferentes”
As tradicionais festas de verão em honra de Santo António de Terrugem, no concelho de Elvas, realizam-se de 2 a 5 de agosto, desta vez, com organização da Juventude Desportiva da Terrugem (JDT).
Bailes, concertos, espetáculos com DJs, atividades tauromáquicas, apresentação de um livro, arruadas e uma sessão de hidroginástica, sem esquecer as tradicionais procissões em honra do santo padroeiro da aldeia são alguns dos ingredientes desta festa que, segundo o presidente da JDT, Manuel Vinagre, ainda que “humildes”, prometem ser “diferentes”.
Lembrando as dificuldades com que o clube se deparou na preparação do programa das festas, devido ao excesso de burocracia, sobretudo, Manuel Vinagre espera que, à semelhança de outros anos, a população, não só da Terrugem, como de outras localidades do concelho e de fora dele, possam comparecer no evento.
Esta é a primeira vez a JDT organiza as festas de verão da Terrugem, depois de, no ano passado, a direção do clube ter ficado com o “pendão”. A intenção em organizar as festas, contudo, revela João Catarino, da direção, já não é de agora. Até então, garante, tinha “faltado coragem”.
Logo na sexta-feira, dia 2, haverá tourada à vara larga, pelas 21h30, abrilhantada pela Charanga Zuluband. A animação segue com baile do grupo Sol Nascente, às 22 horas, atuações dos Cantadores do Alentejo e Bellota Trompetera, com a noite a terminar ao som do DJ Brat.
No sábado, depois de uma arruada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, às 9 horas, haverá, uma hora depois, missa seguida de procissão. No mesmo dia, destaque para uma corrida de touros à portuguesa e para as atuações, durante a noite, do Grupo Voz Amiga, Orquestra d’Balho, Raio dos Cachopes e DJ Angelita Letras.
Animam ainda as festas, no domingo, o grupo “Os Garridos” e o grupo Quarta Série, antes do fogo de artifício, à 1 hora, com a festa a seguir ao som do DJ Kiss Kiss Bang Bang. Por fim, na segunda-feira, as comemorações terminam com os espetáculos das Roncas de Elvas, Grupo Alentejanices, Grupo Remix e DJ Zeze.
O programa completo das festas para conhecer no cartaz abaixo:
Desbaratização e desratização esta quinta e sexta-feira em Elvas
A Aquaelvas vai realizar, esta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de julho, uma intervenção de desbaratização e desratização. Esta operação vai abranger os seguintes aglomerados populacionais: Boa-Fé, Quinta do Paraíso, Olival do Moreno, Bairro do Revoltilho, Bairro de Santa Luzia, Estrada de Santa Rita, Rua de Santa Ana, Bairro das Caldelas, Quinta dos Arcos, Bairro Europa, Vilas Aqueduto e Santo Onofre.
A Aquaelvas solicita à população, “para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, nas tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível”, haja “o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.
Para além disso, “feche bem o saco do lixo e deposite-o diariamente no contentor e não deixe restos de comida na rua”.
Experimentar a Pintura a Pastel em Arronches
A 31 de julho, às 17 horas, no Convento Nossa Senhora da Luz em Arronches, vai decorrer um workshop onde poderá “Experimentar a Pintura a Pastel” com Ana Mouga, a autora dos quadros da exposição patente.
“Para pessoas com e sem experiência em Pintura, e também para quem acha que não sabe pintar”, o objetivo é “conhecer esta técnica de pintura através de exercícios simples que promovem a soltura e espontaneidade, disfrutando e partilhando um momento tanto de convívio como de introspeção”.
As inscrições podem ser efetuadas das 9 às 16 horas, através do telefone 245 580 080, na Câmara Municipal de Arronches.
Vila Viçosa acolhe ação de sensibilização da PSP sobre “Armas em Segurança”
Vila Viçosa vai receber uma ação de sensibilização e atendimento, sobre “Armas em Segurança”, promovida Polícia de Segurança Pública, esta quinta-feira, dia 25 de julho.
O evento terá lugar no Espaço de Ação Social, localizado na Rua Gomes Jardim e será conduzido pelo Núcleo de Armas e Explosivos do Comando da PSP de Évora.
A iniciativa tem como objetivo apoiar a regularização de licenças, fornecer informações sobre licenciamentos e proceder à recolha de armas de fogo.
Com o apoio do Município de Vila Viçosa, a ação irá decorrer em dois períodos: de manhã, das 10 às 12h30, e de tarde, das 14 às 16 horas.
CIMAA cria página para acompanhamento do projeto da Barragem do Pisão
Sendo a Barragem do Pisão um “dos mais importantes investimentos em execução no território do Alto Alentejo, com um total de 141 milhões de euros captados através do PRR” e “um marco da coesão territorial e união política conquistada no território”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) decidiu criar uma nova página, integrada no seu website, dedicada ao Projeto do Empreendimento de Fins Múltiplos do Crato.
O objetivo é proporcionar, “com transparência e rigor”, toda a informação relativa ao projeto. Esta nova página está disponível aqui.
Para além de informação acerca do projeto, das suas componentes e das vantagens que beneficiarão o Alto Alentejo, é possível assistir também ao vídeo da projeção em 3D, consultar as notícias ou navegar pela linha cronológica que contém os principais momentos deste que é o maior investimento, inscrito no PRR, assumido por uma Comunidade Intermunicipal no nosso país.
Volta a Portugal em bicicleta na estrada até 4 de agosto
Arranca hoje, 24 de julho, mais uma Volta a Portugal, com um prólogo de cinco quilómetros e meio, em Águeda. A prova decorre até 4 de agosto, com a décima e última etapa a disputar-se em Viseu.
Os ciclistas vão ter pela frente um total de 1.540 quilómetros, com 32 Prémios de Montanha e 27 Metas Volantes.
Joaquim Gomes, o diretor da prova, assegura que os prólogos, como o de hoje, fazem a diferença, mas que não são decisivos: “Eu era um dos corredores que me queixava, às vezes, dos prólogos. Mas rapidamente tinha a sensatez de avaliar estes prólogos em que, normalmente, os corredores que são talhados para as grandes provas por etapas não têm a agilidade nem caraterísticas físicas para fazer um excelente tempo. Já o Agostinho dizia, ‘preocupam-se com os segundos que perco nos prólogos mas esquecem-se que nas montanhas ganho horas’…”
A partida do primeiro corredor a ir para a estrada, neste prólogo, em Águeda, está marcada para as 15h27 desta quarta-feira. Amanhã, 25 de julho, a primeira etapa vai ligar Anadia a Miranda do Corvo, num percurso de 158,2 quilómetros.
Com temperaturas superiores a 40ºC, elvenses fazem por “fugir” do calor
Elvas tem sido, desde o início da semana, o concelho do distrito de Portalegre que tem registado valores mais elevados de temperatura, atingindo os 44 graus esta quarta-feira, 24 de julho, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Com esta vaga de calor, é importante que a população procure ambientes frescos e arejados, beba água com regularidade e, acima de tudo, evite a exposição direta ao sol.
Para perceber como os elvenses procuram fazer face ao calor que se faz sentir e que medidas adotam, a reportagem da Rádio ELVAS saiu à rua, que pode ouvir no podcast abaixo:
Ao realizar esta reportagem foi possível verificar que de uma amostra de dez pessoas, seis delas contam com algum tipo de eletrodoméstico, como ar condicionado ou as tradicionais ventoinhas, para os momentos de maior calor.
Detido em Mora por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Estremoz, no dia 22 de julho, deteve um homem de 61 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Mora.
No âmbito de uma investigação, envolvendo o tráfico de produtos estupefacientes, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de três mandados de busca.
No decorrer da ação, foram apreendidas três plantas de canábis, 61 doses de liamba, sete doses de haxixe, uma arma de fogo, um arma de ar comprimido, duas armas brancas, 14 cartuchos e diverso equipamento eletrónico.
O suspeito foi detido e será presente hoje, dia 24 de julho, no Tribunal Judicial de Évora para aplicação das medidas de coação.
A ação contou com o reforço dos militares da Secção de Informações e Investigação Criminal e do Destacamento de Intervenção (DI), do Comando Territorial de Évora.
Flores de Papel dão outra cor às Festas de Degolados de 2 a 4 de agosto
Degolados está em festa de 2 a 4 de agosto. O maior destaque da programação do evento, promovido pela Junta de Freguesia, vai para um concerto dos espanhóis Raya Evolution, sendo que não irão faltar os tradicionais bailes, espetáculos com DJs, atividades tauromáquicas e muito mais.
Desta vez, e para dar mais cor à festa, a Junta de Freguesia tem vindo a solicitar à população para que produza as famosas flores de papel. “Vamos enfeitar as ruas de acesso ao largo e o próprio largo, ou seja, uma pequena simulação daquilo que se faz nas festas em Campo Maior”, explica o presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo, que adianta que a iniciativa tem contado com uma “forte adesão”.
Lembrando o selo da UNESCO atribuído às Festas do Povo, João Cirilo adianta que o objetivo é, acima de tudo, manter viva esta tradição única do concelho.
As festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados arrancam a 2 de agosto com uma tourada à vara larga. O espetáculo dos Raya está agendado para o dia seguinte. As entradas têm um custo a variar entre os dois e os três euros.
Conheça o programa completo:
Rosinha nas Festas de Verão de Vila Boim que arrancam já na sexta-feira
Rosinha é o nome mais sonante do cartaz das festas de verão de Vila Boim, que decorrem entre sexta e segunda-feira, de 26 e 29 de julho, numa organização da Associação de Assistência daquela freguesia do concelho de Elvas.
Com um evento com atrativos capazes de “agradar a todos”, desde os jovens aos idosos, garante o presidente da coletividade, José Eurico Malhado, o objetivo da organização das festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Batista surge no seguimento de uma obra realizada no lar da associação. “Temos dez novas camas, já prontas a abrir, mas temos algumas dívidas e vamos colmatar, certamente, essas dívidas, com o dinheiro realizado nestas festas”, adianta.
Para além das habituais largadas de touros, touradas à vara larga e do concerto de Rosinha na segunda-feira, haverão também, durante as quatro noites de festa, muita animação com diferentes grupos musicais, sobretudo, do concelho, como Rumo ao Sul, AR Musical, Jorge e Célia e Soversion, e ainda discoteca com diferentes DJs.
No sábado, durante a manhã, o destaque vai para as atividades desportivas, incluindo um jogo de futebol entre os Veteranos de Vila Boim e do Sporting. Haverá ainda espaço para a tradicional missa, seguida de procissão, no domingo, e a apresentação de um livro infantil, de Carmen Ezequiel, na segunda-feira.
À exceção da segunda-feira, em que as entradas na festa têm um custo de cinco euros, nos restantes dias o bilhete custa 2,50 euros.
Conheça o programa completo das festas:
Dois terceiros prémios do Euromilhões saem em Portugal
Dois apostadores em Portugal e outros cinco no estrangeiro ganharam 14.700 euros, relativos ao terceiro prémio do sorteio do Euromilhões desta terça-feira, 23 de julho.
O jackpot em jogo na sexta-feira sobe para 29 milhões de euros, uma vez que o primeiro prémio não foi entregue. O segundo prémio, de mais de 147 mil euros, saiu a três jogadores no estrangeiro.
A combinação vencedora de ontem é composta pelos números 4, 8, 10, 16, e 34 e pelas estrelas 4 e 8.
A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.