Inaugurada rua Paula Calado e sala de Música Luís Pires este sábado

Este sábado, 20 de Julho, a Câmara de Elvas inaugura a Rua Dra. Paula Calado, na Urbanização das Caldelas e descerra uma placa na sede da Associação Gota D’Arte, em homenagem a Luís Pires.

Paula Calado

O Município lembra assim para a posteridade a vereadora que exerceu funções entre 2021 e 2023, numa cerimónia marcada para as 11 horas da manhã e o dirigente associativo e ex: futebolista de “O Elvas” e “Os Elvenses”, trinta minutos depois na sede da Gota, na Rua João Franco Vale, será descerrada a placa da Sala de Música Luís Pires.

Luís Pires

PSP inativa arma de guerra (c/vídeo)

A PSP de Elvas foi chamada a uma empresa de sucata onde na tarde de terça-feira, foi encontrado “um lança Rockets” dentro de uma caixa tipo caixa de estores,  junto com vários outros matérias de sucata.

Quando a empresa realizava a verificação dos matérias deu-se conta que seria uma antiga arma, tendo o responsável da empresa chamado de imediato a PSP que isolou o local e manteve um agente a guardar o espaço durante esta noite.

Trata-se de uma arma antiga, da década de 1970, usada para “lançar rockets” provavelmente de helicóptero, que alguém terá guardado, talvez “como recordação”, e que colocou na sucata há algum tempo.

O material encontrado foi identificado pelos operacionais da Unidade Especial de Policia da PSP, depois do objeto ter sido levado numa coluna policial com o apoio dos Bombeiros de Elvas, para um local fora da cidade, a mais de quatro quilómetros de zona habitadas para ser destruído em segurança.

O subcomissário António Carvalho, da Divisão Policial de Elvas, descreveu a operação à Rádio ELVAS que devidamente autorizada acompanhou em segurança os trabalhos da PSP.

A PSP alerta para o perigo que existe em ter este tipo de objetos, sensibilizado quem os tenha para entrar em contacto com a Polícia.

Sábados com Arte: workshop de cerâmica

Luis Pedras ministrou este sábado o segundo workshop no âmbito do ciclo de workshops Sábados com Arte, com o tema da cerâmica.

Transformando a cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas no atelier, os inscritos tiveram contacto com os materiais e técnicas utilizadas pelo convidado, tendo tido ainda oportunidade de realizar uma peça.

Com as mãos na matéria prima, e depois dos conhecimentos adquiridos, cada um dos participantes idealizou e realizou uma peça trabalhada e desenhada por eles.

O vereador Cláudio Monteiro esteve presente em representação da Câmara Municipal de Elvas.

Programação da FARRA contou com uma Visita Guiada em Elvas

O percurso laranja, no âmbito da programação da FARRA, contou no domingo, dia 14 com uma Visita Guiada, orientada por Tiago Candeias.

Cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se a este percurso, que levou os participantes a conhecer vários dos 30 projetos expositivos, nomeadamente a Coleção João Luís Traça (Hotel Vila Galé), Coleção Fundação Millennium bcp (Escola Superior de Biociências), Projeto Travessa da Ermida (Paiol de Nossa Sra. da Conceição), Coleção A. Cachola (Cisterna da Cidade), Coleção Fundação Carmona e Costa (Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas), Coleção de Arte Contemporânea do Estado (MACE), Residências FARRA (Torre Fernandina), Coleção Peter Meeker/Casa São Roque (Casa Particular – Rua da Cadeia).

Com esta iniciativa, para além de visitarem as exposições patentes nos diversos espaços, os participantes puderam ficar a conhecer um pouco mais a cidade e o seu património.

Academia Ponto Verde contou com 85 crianças a participar na atividade

Foram recebidos na praia fluvial Azenhas d’el Rei, a  Academia Ponto Verde, plataforma online que pertence à Sociedade Ponto Verde e que dinamiza iniciativas de promoção da reciclagem de embalagens e implementa ações, nas escolas e na comunidade, num compromisso de proteção do ambiente.

Assim, através de jogos para os mais crescidos e leituras interativas para os mais novos, as crianças da Ludoteca ficaram a perceber melhor o que reciclar e o porquê de o fazer.

Uma atividade interessante e produtiva no sentido de facultar de competências para, de facto, criar um mundo melhor.

Festas Populares Orvalhos de regresso ao Alandroal

As festas populares Orvalhos estão de regresso ao Alandroal entre os dias 19 e 21 de julho, com muita música e animação.

Sexta-feira dia 19 será a sua abertura com início às 19 horas e deste dia fará parte o baile com David Melão.

Já no sábado, dia 20, irá começar com um almoço convívio e mais tarde conta com um baile, com Rui Grilo e um concerto de Los Colchoneros.

Para terminar, no domingo, haverá novamente um almoço convívio e concerto com a Banda Filarmónica de Alandroal.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal do Alandroal.

Já é conhecido o cartaz para a Feira da Luz / Expomor 2024

Entre 28 de agosto e 2 de setembro, a Feira da Luz / Expomor regressa para uma nova edição.

Esperam-se, em Montemor-o-Novo seis dias de muita música, exposições e concursos de gado, exposições culturais, atividades desportivas, atividades recreativas, workshops e diversões.

No palco principal do certame vão passar vários artistas, no primeiro dia 28 de agosto, os Monda e Tim e ainda o Grupo Coral “Fora D’Oras”, dia 29 Aurea, dia 30 quem sobe ao palco é Valas, Zinko dia 30, dia 31 The Lucky Duckies, dia 1 de setembro David Carreira e dia 2 Herman José que encerra o evento no ano em que comemora 50 anos de carreira.

Para além do Palco Principal, há também muita música no Palco Tasquinhas, que terá o seu cartaz divulgado brevemente.

As entradas são gratuitas.

Centro de Cerâmica de Montemor promove oficina “Sem medo das alturas”

O Centro de Investigação de Cerâmica de Montemor-o-Novo, promove entre 15 e 20 de julho uma oficina a partir da modelação com a técnica do rolo.

A formadora Leonor Mire, referiu que “pretende-se que os criadores se desafiem a si próprios e construam uma peça de dimensões superiores e que vão além da sua escala habitual”.

A formação decorre nas Oficinas do Convento em Montemor.

 

PSP sensibiliza “Armas em Segurança” em ação de apoio em Vila Viçosa

Vila Viçosa vai receber uma ação de sensibilização e atendimento “Armas em Segurança”, da Polícia de Segurança Pública, na próxima quinta-feira, dia 25 de julho de 2024.

Este evento terá lugar no Espaço de Ação Social, localizado na Rua Gomes Jardim e será conduzido pelo Núcleo de Armas e Explosivos do Comando da PSP de Évora.

A iniciativa tem como objetivo apoiar a regularização de licenças, fornecer informações sobre licenciamentos e proceder à recolha de armas de fogo.

Com o apoio do Município de Vila Viçosa, a ação irá decorrer em dois períodos: de manhã, das 10h00 às 12h30, e de tarde, das 14h00 às 16h00.

Novos agentes reforçam esquadras da PSP de Elvas e Portalegre

Esta segunda-feira, o Comando Distrital de Portalegre, recebeu ao serviço sete novos Agentes Principais.
Estes novos elementos irão realizar o seu trabalho na Divisão Policial de Elvas e no  Comando em Portalegre, estando seis na foto, ao lado, com o Comandante Distrital, superintendente Manuel Nunes Carrilho.
A Rádio ELVAS associa-se nas boas vindas a estes novos agentes, desejando-lhe as maiores felicidades no desempenho das suas funções, em prol das populações das duas cidades.

Município de Arronches reforça o seu serviço de Proteção Civil

O Município de Arronches adquiriu, recentemente, uma viatura, para dar resposta a situações de emergência, bem como às necessidades diárias da população do concelho.

Esta viatura vem reforçar a aposta da autarquia no seu serviço de Proteção Civil, após a recente criação do gabinete municipal, segundo explica o presidente da Câmara, João Crespo: “o gabinete de Proteção Civil não existia na Câmara Municipal e esta viatura vem apetrechar esse gabinete, para prestar um bom serviço à população”.

“O coordenador municipal de Proteção Civil já desempenhava funções enquanto técnico do Gabinete Florestal. Agregámos os dois gabinetes e agora foi dar-lhe condições para ter mobilidade, para dar o apoio que a população necessita”, remata João Crespo.

A aquisição desta viatura, que é um todo-o-terreno, resultou de um investimento total de quase 27 mil euros por parte do Município de Arronches.

A vida testou a resiliência Paulo Dias que respondeu “aceitar, trabalhar e acreditar”

“Aceitar, trabalhar e Acreditar” são as palavras que movem o campomaiorense Paulo Dias, depois de há sete anos ter sofrido uma grave hemorragia cerebral, que o deixou entre a vida e a morte.

Licenciado em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, assumia funções de coordenador da unidade Delta Saúde do Grupo Nabeiro-Delta Cafés. Passando por um longo processo de recuperação e reabilitação, atualmente Paulo Dias, ainda que com algumas sequelas do acidente que sofreu, continua bastante ativo na comunidade: é voluntário na Associação Coração Delta, nas áreas de intervenção precoce e de apoio ao desenvolvimento de crianças e jovens, e também no Agrupamento de Escolas de Campo Maior na unidade de multideficiência.

Em abril lançou o livro “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A Prova de Resiliência de Paulo Dias”, escrito por Cláudia Poeiras. Este livro segundo explica Paulo, assume-se como uma “fonte inspiração para outras pessoas, para que percebam que tudo é possível”.

Este campomaiorense é uma verdadeira prova de superação e resiliência e sente-se muito grato por tudo o que a comunidade fez por si, pelo que este gesto de doação dos livros é um de muitos que tem tido, como forma de agradecimento, até porque Paulo Dias diz mesmo que “a gratidão é a memória do coração”.

Recuperamos a entrevista de Paulo Dias na Rádio Elvas para nos falar sobre a situação pela qual passou, bem como dos projetos que tem para o futuro. A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Arma de guerra encontrada em empresa de sucata

A PSP de Elvas foi chamada a uma empresa de sucata onde foi encontrado o que aparenta ser “um lança Rockets vinha dentro de uma caixa de estores”.

O responsável da empresa chamou de imediato a PSP que isolou o local e manteve um agente a guardar o espaço durante esta noite.

Segundo apurou a Rádio ELVAS, poderá tratar-se de uma arma antiga, de algum peso, usada para lançar rockets que alguém terá guardado “como recordação” e que colocou na sucata há algum tempo e agora, quando a empresa procedia à classificação e inventariação de stock, foi encontrada com algum surpresa, alertando as autoridades de imediato.

O material encontrado será agora identificado e destruído por peritos da PSP.

São Mateus em Elvas nos “mesmos moldes” do ano passado

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade em Elvas celebram-se este ano de 20 a 29 de setembro, sendo que a Câmara Municipal tem já abertas as candidaturas aos espaços na Expo São Mateus.

O evento, segundo o presidente da Câmara, Rondão Almeida, irá realizar-se nos “mesmos moldes do ano anterior”, sendo que o autarca remete para mais uma tarde a apresentação do cartaz de espetáculos e de todas as alterações que serão efetuadas ao certame.

“Vão aparecer algumas alterações, mas é pela positiva”, assegura o presidente, que adianta que a autarquia volta a fazer “um grande investimento” para que “nunca ninguém se esqueça da grande romaria de Elvas”.

A Expo São Mateus, adianta, é um “complemento” às festas promovidas pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade, que “irá continuar a ser uma fonte de lembrança e de promoção, para que muitos daqueles que estão fora de Elvas, possam vir até ao São Mateus e aproveitar” o evento.

Tal como em edições anteriores, o espaço da Expo São Mateus vai contar com três zonas, para as quais se podem candidatar os interessados conforme a área de atividade. O Município de Elvas disponibiliza uma zona empresarial e de exposição, uma zona de gastronomia e ainda uma zona lúdica e cultural, onde se realizam os espetáculos.