Máquina da Delta Q distinguida com prémio internacional

Depois de desafiar a gravidade e o status quo, a RISE Delta Q recebe agora importantes distinções internacionais em dois prestigiados concursos de design e inovação. A máquina que incorpora o revolucionário sistema de extração de café invertido, made by Delta, e com design do conceituado criador francês Philippe Starck, conquistou o prémio Red Dot 2024, na categoria de design de produtoKitchen Appliances, e foi reconhecida nos German Innovation Awards, na categoria ‘Household Appliances’.

A distinção de RISE Delta Q nestes concursos internacionais reforça a forte aposta da Delta Q no design vanguardista aliado a uma tecnologia avançada, suportada por mais de 20 patentes, proporcionando uma experiência superlativa aos consumidores e entusiastas do café. Além disso, confirma a promessa e razão de criação de um sistema de extração de café invertido – uma inovação marcante na categoria.

Nos Red Dot Design Awards, organizados pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha, os conceitos e protótipos submetidos foram avaliados por um painel internacional de jurados especialistas em design. O design marcante e a facilidade de utilização foram os principais atributos valorizados na RISE Delta Q, combinados com “um processo de preparação (de café) excecional”. A máquina estará agora em exposição no Red Dot Design Museum em Zollverein, Essen, na Alemanha.

Já nos German Innovation Awards, a RISE Delta Q recebeu uma Menção Especial na categoria “Excellence in Business to Consumer: Household Appliances”, que reconhece produtos e soluções que convencem pela sua abordagem original e aspetos particularmente inovadores, entre eles o design, a funcionalidade e os benefícios para o utilizador, e que destacou o “revolucionário sistema de extração de café” da máquina.

O CEO da Delta Rui Miguel Nabeiro já reagiu, comentando “É com enorme orgulho que vemos a RISE Delta Q ser reconhecida em prestigiados concursos internacionais, o que reflecte o forte compromisso com a inovação e com o design. É um sentimento de satisfação conseguirmos elevar o valor de Rise Delta Q, a partir de uma ideia que nasceu no Centro de Inovação do Grupo Nabeiro – Diverge – com idealização, desenvolvimento e produção Made in Portugal, e posicionar esta inovação, uma vez mais, nos principais palcos da indústria”.

A Rise Delta Q é uma máquina de café em cápsulas que desafia a gravidade na hora de tirar um expresso “Perfeitamente ao Contrário”, injectado de baixo para cima. Este processo promete uma intensificação dos aromas e propriedades naturais do café, trazendo ao de cima um creme persistente e mantendo o controlo na temperatura ideal do café.

Ana Mouga realiza exposição de pintura a pastel

Exposição de pintura a pastel com autoria de Ana Mouga realizar-se-á de 16 de julho a 5 de agosto, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no Convento da Nossa Senhora da Luz de Arronches. A inauguração é no dia 16 às 18 horas.

A autora desta exposição nascida em Oeiras, estudou Música no Estoril e Belas Artes em Moscovo. A curiosidade que esta tem por outras culturas levou-a à Índia onde estudeou Ayurveda, meditação, Sânscrito e Pali.

Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo da Permacultura, como sistema de design de uma cultura regenerativa e que une todos os seus interesses de forma a servir o bem comum, uma forma de activismo pela arte e outras disciplinas e que se foca em soluções para os problemas atuais.

O Festival Sons do Rio esta de regresso a Mora

Nos dias 19 e 20 de Julho o areal do Parque Ecológico do Gameiro, em Mora, recebe mais uma edição do Festival Sons do Rio.

O evento terá início às 21h30 em ambos os dias e conta com artistas como, Luisa Sobral no dia 19 e Buba Espinho no dia 20.

Cante Património Cultural Imaterial da Humanidade celebra 10 anos

Em celebração dos 10 anos do Cante Património Cultural Imaterial da Humanidade, em Borba, haverá uma apresentação, dos cantadores de Arraiolos – o “Grupo “Chegam às Tantas”.

As comemorações irão decorrer, sábado, dia 27 de julho, com início às 11 horas, na Praça da República de Borba.

Gastronomia da Toscana é mote para workshops no MACE

Esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de julho, há novo laboratório de gastronomia, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Desta feita, é a chef Maria Menegato quem irá ensinar a confeccionar alguns dos pratos típicos da gastronomia da Toscana, em Itália.

O workshop é gratuito, mas tem um limite de 15 vagas. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição através do email turismo@cm-elvas.pt.

Nos dois dias, a sessão decorre entre as 17 e as 20 horas.

Martim Prates convocado para o campeonato da Europa SUB-18

O jovem atleta morense Martim Prates, do Grupo Desportivo de Pavia, conseguiu a marca de 1 minuto, 54 segundos e 65 décimos nos 800 metros, que para além de lhe atribuir o título de campeão nacional, permitiu passe para o Campeonato da Europa de sub-18, que terá lugar na Eslováquia de 18 a 21 de julho.

“Os treinadores estão satisfeitos e orgulhosos pela conquista alcançada.” Esta é a primeira vez em 45 anos de história deste Clube, que têm um atleta a representar as cores portuguesas num campeonato europeu.

Concerto “Metropolitan Youth Symphony”

O Lago do Gadanha, em Estremoz, foi o palco escolhido para receber, dia 17 de julho, pelas 21:30 horas, o concerto da “Metropolitan Youth Symphony”, de Portland, Estados Unidos.

A Orquestra Sinfónica de Portland fará uma tournée ibérica, tendo escolhido Estremoz para oferecer à população um fantástico concerto, pela sua forte atividade cultural e beleza patrimonial.

Os jovens músicos irão interpretar a Sinfonia n.º 6, em fá maior, opus 68 de Ludwig Van Beethoven, com a direção de Raúl Gómez – Rojas.

O espetáculo é gratuito e conta com todo o apoio do Município de Estremoz.

Dia Mundial das Competências dos Jovens celebra-se a 15 de julho

Celebra-se esta segunda-feira, 15 de julho, o Dia Mundial das Competências dos Jovens: uma data que sublinha a importância do ensino e da formação de técnicos e profissionais, para proporcionar aos jovens a oportunidade de desenvolverem as suas competências e acelerarem a sua transição para o mundo do trabalho. Visa também promover a aquisição de competências pelos jovens, pois estas permitem-lhes fazer escolhas informadas sobre a sua vida e trabalho, e dar-lhes os meios para aceder a um mercado de trabalho em constante evolução.

O tema para o Dia Mundial das Competências dos Jovens 2024 é “Competências dos Jovens para a Paz e o Desenvolvimento”, que destaca o papel crucial que os jovens desempenham nos esforços de construção da paz e resolução de conflitos.

Este dia foi instituído a fim de celebrar a importância estratégica de transmitir aos jovens as competências necessárias para o emprego, a obtenção de um trabalho digno e indispensáveis para enfrentar os desafios globais e promover o desenvolvimento sustentável. A par do pilar económico e social, para haver um desenvolvimento sustentável é necessário haver um ambiente saudável para todos e que seja mantido no presente e para as gerações futuras.

O Dia Mundial das Competências dos Jovens é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

 

Obra no Cineteatro Florbela Espanca está “em franco desenvolvimento”

A obra de recuperação do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, está “em franco desenvolvimento”, apesar de não haver ainda um prazo definido para a sua conclusão.

O vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, garante que “este equipamento faz muita falta” e acredita que “quando a obra estiver concluída dará uma nova dinâmica à vila, a nível cultural, propiciando a realização de outros eventos culturais”.

De recordar que o Cineteatro Florbela Espanca se encontrava já em obra, quando a 31 de julho do ano passado, um incêndio consumiu parte da sua estrutura. Esta empreitada resulta de um investimento de dois milhões e 900 mil euros.

Câmara Municipal de Mora adere a Rede de Municípios Amigos da Juventude

Câmara Municipal de Mora recebe certificado de adesão à Rede de Municípios Amigos da Juventude no IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude que decorreu na passada quinta-feira, dia 11, em Loures.

Através da presente adesão o executivo municipal assume o compromisso na execução de políticas locais de juventude.

Em cima da mesa está a implementação de novas medidas que possam, além de fixar jovens, dar qualidade de vida aos mesmos.

Para tal, o executivo municipal conta com os jovens, assim como os jovens podem contar com o apoio do executivo municipal para que possam fazer parte do futuro e desenvolvimento do concelho.

Bombeiros de Campo Maior equiparam quartel com 60 painéis fotovoltaicos

Os Bombeiros de Campo Maior de Campo Maior equiparam o quartel com 60 painéis fotovoltaicos, num investimento de 20 mil euros.

O presidente da direção da associação humanitária, Luís Fava, disse que a Associação  tem vindo, e a pensar no meio ambiente, a tornar-se num “quartel sustentável”.

“O custo inicial é de cerca de 20 mil euros, mas temos um prazo de retorno entre três a quatros anos”, explica o dirigente, que adianta que, ao todo, por mês, a corporação irá ver a sua fatura reduzida em cerca de 50 a 60 por cento.

Devido ao “sistema rigoroso” da direção da Associação Humanitária, diz ainda Luís Fava, o investimento feito nestes painéis fotovoltaicos resulta apenas de fundos próprios dos Bombeiros de Campo Maior. “A direção tem feito um trabalho espetacular a nível do meio ambiente, sendo que já somos um Quartel Electrão e, como digo, vermelho por fora, mas verde por dentro”, remata.

Projeto da variante ao túnel de Santa Eulália vai ter de ser “repensado”

Apesar do memorando de entendimento já assinado entre a Câmara Municipal de Elvas e a Infraestruturas de Portugal, o projeto da variante ao túnel de Santa Eulália vai ter de ser “repensado”, segundo o presidente Rondão Almeida.

A garantia do autarca é de que “nada será feito sem antes a Câmara Municipal ouvir a população de Santa Eulália”. “O memorando ainda não foi homologado pelo senhor ministro, mas logo que seja, entraremos em contacto com a população para ver as alternativas”, adianta.

Entretanto, explica Rondão Almeida, há já uma alternativa temporária pensada: através de sinalética luminosa a instalar em três locais, a autarquia espera que os pesados de mercadorias, com mais três metros de altura, alertados para o facto da existência do túnel, não tentem, ainda assim, percorrer aquela estrada.

Estes sinais luminosos serão instalados “logo à saída da autoestrada, quando se vai para Santa Eulália, junto ao cruzamento de Barbacena e também, no outro local, antes de São Vicente”.

Diário do Euro 15-07-2024 Espanha é campeã europeia

Bem-vindos ao último Diário do Euro nesta segunda-feira, 15 de julho, aqui no Alentejo em FM, emitido às 9 e meia da manhã e ao meio dia e meia, também disponível em Podcast no Spotify.

Ontem à noite jogou-se a final e a seleção espanhola sagrou-se campeã europeia de futebol, pela quarta vez na sua história.

Vitória por 2-1 frente a Inglaterra.

Os espanhóis foram melhores durante o torneio e durante o jogo da final também. Na primeira parte não houve golos e até se pode dizer que não houve grandes oportunidades, com os ingleses mais expectantes e a Espanha sempre com iniciativa.

No principio da segunda parte, uma jogada de envolvimento igual a tantas outras da equipa de De La Fuente em que a bola foi colocada em Lamine Yamal que procurou na área a chegada de Nico Williams que abriu o marcador.

A seleção espanhola teve várias ocasiões para fazer 2-0 e até 3-0, mas deixou vivo o jogo, e os Ingleses voltaram a tirar um coelho da cartola com Cole Palmer a marcar o golo do empate aos 73 minutos de jogo, depois de Southgate ter novamente tirado Kane e Folden para as entradas de Palmer e Watkins.

A seleção inglesa puxada pelo público em maioria no estádio pode ter feito mais estragos, mas a seleção espanhola voltou a ter o controlo do jogo, muito por força dos jogadores da Real Sociedad que entraram na segunda parte, Zubimendi e sobretudo Oyarzabal, tendo este ultimo feito o 2-1 aos 86 minutos que fica para a historia como o golo da quarta Taça ganha pelo Pais vizinho. Nico Williams foi considerado pela UEFA o homem do jogo!

Assim, chegámos ao fim desta serie de programas diários que realizámos desde 10 de Junho ultimo.

Uma palavra de apreço para o patrocinadores que permitiram que se realizasse este programa, obrigado À Agrocinco, Papelaria Cidade Nova e Coffe Time do Continente de Elvas e e Restaurante Pompílio, em S. Vicente.

Obrigado a todos.

Os nossos palpites, para fechar estiveram certos em 75% das vezes, pelo que esperemos que tenham seguido e aproveitado a realizar as vossas aposta na Papelaria Cidade Nova até às 19 horas ou no Coffe Time do Continente até às 10 da noite.

O patrocínio deste podcast é de: