Comemoração do 100º aniversário de Filipe dos Santos Rosado

Em comemoração do 100º aniversário de Filipe dos Santos Rosado haverá uma conferência e exposição em homenagem a este com o tema “As enigmáticas placas de xisto neolíticas”.

Esta terá lugar no auditório CECHAP em Vila Viçosa, quarta-feira, dia 24 de julho, pelas 17 horas.

A conferência e exposição contam com a participação de Jorge Oliveira e Leonor Rocha – arqueólogos e docentes da Universidade de Évora.

“A Canção de Lisboa – do Teatro ao Cinema” estará em exibição em várias freguesias do concelho

“A Canção de Lisboa – do Teatro ao Cinema” vai estar em exibição, em algumas freguesias do concelho, no âmbito do programa Animação nas Freguesias Rurais.

O musical, que tem percorrido o país ao longo de décadas e que já foi alvo de inúmeras recriações, chega, este mês, às freguesias de Santa Eulália, Terrugem e São Vicente.

A recriação de alguns dos momentos mais célebres chega, este mês, a Elvas e poderá ser acompanhada, pelas 21h30, a 19 de julho, no Largo do Repuxo, em Santa Eulália, a 21 de julho, no Polidesportivo da Terrugem e a 26 de julho, no Salão da Junta de Freguesia de São Vicente.

“A Canção de Lisboa” acompanha a vida boémia de Vasco Leitão, um jovem estudante de medicina, em Lisboa, que vive da mesada das suas tias transmontanas. Ao invés dos estudos, Vasco prefere dedicar o seu tempo livre a frequentar retiros de fado, arraiais e bailes e a seduzir mulheres bonitas, especialmente Alice, uma jovem costureira, cuja relação com Vasco não é bem vista pelo pai, que tão bem conhece o estilo de vida do jovem.

Por ventura, a sua vida acaba por sofrer uma reviravolta quando chumba num exame da faculdade, é expulso da casa onde vive e ao receber uma visita inesperada das tias, que o consideravam um estudante aplicado e dedicado.

Adega Mayor assinala 17 anos de produção de vinhos e lança novos vinhos

Para assinalar os 17 anos na produção de vinhos, a Adega Mayor lança novos vinhos e apresenta novas ofertas de enoturismo e experiências para todos os apreciadores e visitantes.

A marca celebra ainda o aniversário com uma campanha especial de descontos, oferecendo 17% na compra de produtos Adega Mayor, disponíveis na loja online e na loja física da Adega, até ao final do mês de julho.

O vinho Adega Mayor Maestro Rabigato apresenta-se como um néctar superior, que resulta do trabalho da equipa de enologia. “A gama de vinhos Maestro significa precisão, equilíbrio, unidade e energia. Cada vez que temos um Maestro temos a garantia de estar conectados com a música da vida e de a tocar com extrema precisão. O Rabigato é para ser desfrutado gota a gota, nota a nota, numa melodia ímpar.”, revela Carlos Rodrigues, Enólogo da Adega Mayor. A marca brinda ainda com o lançamento do monocasta Adega Mayor Touriga Nacional Rosé.

Do respeito pela natureza, nascem duas novas colheitas 100% biológicas, que agora também conquistam certificação Vegan: o Seleção Bio Rosé 2023 e o Seleção Bio Branco 2023. Frutos de vinhas biológicas e com a mínima intervenção humana, estes refletem o compromisso com a sustentabilidade e com as gerações futuras.

“Os quatro e meia” encerram o palco desta edição da FAE

Os Quatro e Meia vão ser a banda portuguesa fará o encerramento desta edição da FAE, no dia de hoje, domingo.

Depois de esgotarem salas por todo o país, a banda sobe ao palco em Arronches para dar ao público temas como “Na escola”, “Sentir o sol”, “P´ra frente é que é Lisboa”, “Olá solidão” e muito mais.

O Centro Ciência Viva de Estremoz promove projeto de verão

Este verão o Centro de Ciência Viva de Estremoz planeou e irá dinamizar um conjunto de atividades de divulgação científica para todos e a pensar nas famílias que, estando de férias, gostam de compreender melhor o mundo onde se inserem.

De 15 de julho a 15 de setembro, a ciência vai estar na cidade, no campo e na praia.

São atividades onde vai ser possível olhar para praias fluviais, pedreiras, castelos e, até olhar à noite para as estrelas.

Este verão os participantes do prjeto terão a oportunidade de adquirir conhecimento relativamente à de ciência de uma forma viva, só têm que aparecer pela região de Estremoz, onde a ciência sai à rua com centenas de ações de participação gratuita.​

Calema reagendam concerto em Elvas

Os Calemas reagendaram o seu concerto, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, para 14 de dezembro.

A dupla São Tomense inicialmente teria agendado o concerto para dia 2 de novembro, este decorre em celebração dos 15 anos de carreira.

Ginásio Sénior promove caminhada noturna

Foto de arquivo

O Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas organiza a oitava edição da caminhada noturna, para toda a população, a ter lugar no dia 26 de julho, sexta-feira, pelas 21h30.

Os participantes devem levar roupa e calçado adequado para o efeito, lanterna e colete refletor.

As inscrições podem ser feitas no Ginásio Sénior ou pelo telefone 268 639 740.

O ponto de encontro e partida da caminhada é na Praça da República.

Esta iniciativa conta com a organização da Câmara Municipal de Elvas.

Mercadinho da Horta celebra hoje primeiro aniversário

O Mercadinho da Horta celebra hoje, dia 14 de julho, o primeiro aniversário.

Esta comemoração conta com vários hortelões a venderem os seus produtos como: verduras, fruta, queijos e enchidos. Também há oferta de sopa feita pelos mesmos e musica ao vivo.

O Presidente da Junta de Freguesia Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, convida dos os Elvenses a festejar hoje este aniversário e a visitarem o Mercadinho.

O Mercadinho da Horta é realizado todos os domingos a partir das 7h30 da manhã.

Associação Évora 2027 gere capital Europeia da Cultura

Carlos Pinto de Sá

A Associação Évora 2027, criada por oito entidades, lideradas pela Câmara Municipal de Évora, é a responsável por fazer a gestão da Capital Europeia da Cultura.

Segundo explica o presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, a criação desta associação era “uma exigência” que já estava “prevista no dossiê de candidatura” de Évora a Capital Europeia da Cultura.

“Esta associação fará, sobretudo, a gestão das ações imateriais da Capital Europeia da Cultura, já que as ações materiais, isto é, aquelas que têm a ver com os investimentos na área física, como é o caso do pavilhão multiusos ou do espaço para a centro de Dança Nacional Contemporânea, esses investimentos serão feitos à parte, com projetos próprios”, revela o presidente. Um desses projetos, adianta o autarca, diz respeito ao estádio desportivo, “que resultou de um concurso que a Câmara lançou e que foi ganho pelo Juventude Sport Clube”.

Com uma “particular atenção” a ser dada às escolas, para que a comunidade escolar comece a ser mobilizada em torno do evento, Carlos Pinto de Sá explica ainda que se pretende que a construção dos projetos da Capital Europeia da Cultura seja “aberta”, podendo contar com “a participação de todos”.

A Comissão Executiva Évora2027 é liderada pela Câmara Municipal de Évora e integra ainda a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Recorde-se que esta será a quarta vez que Portugal acolhe a iniciativa Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães em 2012.

ENOVE+S esta segunda-feira no Campus Politécnico de Portalegre

O Campus Politécnico de Portalegre acolhe esta segunda-feira, dia 15 de julho, mais uma edição do ENOVE +, evento que, desta vez, é dedicado à saúde e aos alunos finalistas do curso de Enfermagem.

O ENOVE+ S irá contar com stands e apresentação e divulgação de ofertas de trabalho de diversas entidades ligadas ao ramo da saúde e de empresas de recrutamento. Um dos momentos altos da programação do evento diz respeito ao processo de inscrição dos recém-licenciados em Enfermagem na Ordem dos Enfermeiros.

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, explica que este evento, que abarcava, inicialmente, todas as ofertas formativas, passando pelos vários concelhos do distrito, acabou por se dividir, tendo em conta a sua “dimensão”, em vários ENOVE + “específicos ligados às diferentes áreas”. “Já fizemos um de tecnologia, já fizemos um de design, já fizemos um de educação e vai agora ser a vez da saúde”, adianta.

Luís Loures lembra que a fisioterapia é uma área nova de aposta do IPP, com novas vagas no próximo ano letivo, até porque esta era uma “necessidade estratégica da região”. “Temos várias IPSS e vários serviços de saúde regionais que tinham dificuldade em contratar, porque não havia essa oferta na região”, recorda. “Isto acabava por ser sempre uma limitação e nós respondemos afirmativamente e criámos este curso na Escola de Saúde. É esse o nosso caminho. Estamos a afirmar os objetivos regionais transferidos para o Ensino Superior e para a Investigação e para a Ciência”, acrescenta.

Tanto o curso de fisioterapia, como o de enfermagem, diz ainda Luís Loures, têm uma taxa de empregabilidade de “cem por cento”.

Câmara de Campo Maior cobre contrapartida nacional de projetos da Santa Casa

O Município de Campo Maior vai apoiar a Santa Casa da Misericórdia da vila com cerca de 40 mil euros, depois de assinados, recentemente, dois novos protocolos.

Ambos os protocolos, um para a aquisição de um veículo elétrico e outro para fazer face à obra a realizar no edifício da provedoria, revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, dão resposta às contrapartidas nacionais dos projetos da Santa Casa, à semelhança daquilo que a autarquia tem feito também com outras IPSS do concelho.

No que toca à obra a realizar na provedoria da Santa Casa, o autarca explica tratar-se de uma intervenção que tem em vista a “reestruturação do edifício do ponto de vista térmico”.

Luís Rosinha adianta ainda que o Município de Campo Maior irá também apoiar o Lar de Degolados, na aquisição de uma viatura elétrica. “Isto vem na sequência também de um apoio enorme que o Município de Campo Maior deu, ao longo dos últimos anos, em duas grandes candidaturas, que foram a requalificação do lar e a eficiência energética do mesmo lar”, remata.

Diário do Euro 14-07-2024: Hoje há Espanha-Inglaterra

Neste domingo, este é o penúltimo programa desta serie que começámos a 10 de junho.

Hoje é o grande dia Espanha e Inglaterra discutem quem leva a taça para casa.

A Inglaterra pareceu sempre que estava a jogar abaixo das suas possibilidades. Na meia-final conseguiu a vitória contra os Países Baixos já no tempo de compensação, depois de uma jogada arriscada do seu treinador que meteu Ollie Watkins e Cole Palmer, saindo Folden e Kane, com este dois jogadores saídos do banco na parte final do jogo a conseguirem a jogada e o golo de Watkins e a vitória diante dos Países Baixos.

Numa prestação sempre sofrível, na fase de grupos, a Inglaterra teve uma vitória 1-0 diante da Servia e dois empates, a um golo, com a Dinamarca e a zero golos, com a Eslovénia. Nos oitavos, vitória por 2-1 após prolongamento diante da Eslováquia e no desempate por grandes penalidades diante da Suíça, no jogo dos quartos-de-final, numa partida onde voltou a estar em desvantagem.

Os ingleses ainda não mostraram o seu melhor futebol, mas chegaram até aqui empurrados pelos seus jogadores mais importantes, como Bellingham, Kane ou Sako e Watkins.

A seleção espanhola vinha de várias más fases finais. Em 2014, 2016, 2018 e 2022 não conseguiu passar qualquer eliminatória, sendo que, nos dois últimos Mundiais, cair frente a Rússia e Marrocos foi visto quase como uma humilhação no país vizinho. A exceção, que não serviu para dar a volta à onda negativa em torno de la roja, foi o Euro 2020.

A Espanha é favorita porque tem jogado melhor, tem ultrapassado as melhores seleções, como a Croácia, a Itália, a Alemanha ou a França.

É o conjunto que melhor joga, tem jogadores experientes, desconhecidos e jovens promessas que tem feito com que os espanhóis encantem a Europa do futebol.

Dani Olmo falou antes do jogo de uma das maiores polémicas em Espanha neste momento, os ingleses conseguiram a maior parte dos bilhetes da final e podem ter cerca de 50 mil adeptos, contra 11 mil espanhóis garantidos. O jogador desconhecia, mas garante vão estar 48 milhões de adeptos em Espanha a torcer pela sua seleção.

A Espanha pode ganhar pela quarta vez o troféu e a Inglaterra, berço do futebol, pode arrecadar a sua primeira taça.

Bom, o nosso palpite vai para a vitória da Espanha.

O patrocínio deste podcast é de:

100 anos da fundação do SL Elvas e do SC Elvense em 2024

Os 100 da fundação do Sport Lisboa e Elvas e do Sporting Clube Elvense foram assinalados este sábado, 13 de janeiro, no Auditório São Mateus.

Este momento esteve a cargo do historiador Rui Jesuíno que, em declarações à Rádio ELVAS revela que o objetivo foi o “destacar a história destes dois clubes, que fizeram a junção para formar “O Elvas” e também a história do futebol e do desporto na cidade que é muito antiga, o Clube Alentejano de Desportos é fundado em 1947. Estes clubes fazem cem anos, mas o primeiro jogo de futebol, na cidade, remonta a 1899, por isso existiram muitos clubes antes destes”.

Rui Jesuíno recorda que “até 1924 os clubes que existam em Elvas não eram federados, na Associação de Futebol de Portalegre, mas com a fundação do Campeonato de Portugal em 1921, todos estes clubes acabam por se extinguir ou por se tornar noutros clubes”.

Na altura “havia muitos adeptos do Benfica em Elvas, pelo que se criou uma filial do Sport Lisboa e Benfica, dando origem ao Sport Lisboa e Elvas, um processo longo que durou dois anos e foi aceite em 1924, e o Sporting Clube Elvense foi exatamente a mesma coisa, sendo a sexta filial do Sporting Clube de Portugal”.

Estes clubes tiveram um “grande sucesso a nível desportivo”, garante Rui Jesuíno, inclusive o Sport Lisboa e Elvas “consegue uma excelente equipa”, e chegou, na altura, a estar na 1ª Divisão, tendo sido “um grande clube a nível nacional”. Já o Sporting Clube Elvense não chegou a estar na primeira divisão, mas foi por pouco, em 1946/1947 chegou à segunda divisão e apenas perdeu a meia-final, porque senão teríamos dois clubes de Elvas na 1ª Divisão”.

Assinalar os cem anos destes dois clubes é para o historiador “muito importante, porque fazem parte da história de “O Elvas” e da própria cidade”.