Noite de dia 12 do Festival Raya

O Festival Raya continuou no dia 12 de julho e quem subiu ao palco para iniciar a noite foi o Curso de Viola do Projeto de Formação do Município, orientado pelo professor Alexandre Gomes. Os alunos cantaram várias músicas e mostraram ao público tudo o que têm aprendido nestas aulas.

Depois foi a vez de todo o executivo do Município, liderado pelo Presidente Luís Rosinha, subir a palco, com o autarca a agradecer a todos aqueles que, ano após ano, tornam possível a realização do Festival Raya.

Seguiu-se o cabeça de cartaz deste terceiro dia de Festival, Maninho, que apresentou o seu reportório de músicas e pôs a multidão a cantar.

O primeiro DJ da noite foi o Kura que trouxe energia até Campo Maior levando todo o recinto do Festival a dançar e pular. O DJ Pekedy terminou a penúltima noite com grandes sons, mantendo a boa energia no público.

Filme português venceu o Festival Ibérico de Cinema

Foto DN

A curta-metragem portuguesa  “A rapariga de olhos grandes e o rapaz de pernas compridas” venceu em três categorias do do Festival Ibérico de Cinema, a saber, Melhor Curta-Metragem, Melhor Fotografia pela Associação Espanhola de Diretores de Fotografia e Melhor Música Original.

A curta-metragem é da autoria de Maria Hespanhol que foi a grande vencedora desta 30ª edição do Festival.

Os prémios foram entregues na gala  que teve lugar ontem à noite, em Badajoz, noTeatro López de Ayala.

Este 30º festival teve lugar entre 8 e 12 de julho, sendo apresentadas 33 curtas-metragens dos dois Países Ibéricos, Espanha e Portugal.

23º Aniversário do Museu de Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino este domingo

Museu de Tapeçaria de Portalegre celebra o seu 23º aniversário este domingo, dia 14 de julho e prolonga-se até o dia seguinte.

No dia 14 as celebrações irão ter início com visitas livres ao museu e à exposição temporária das 9h30 às 18 horas e terminará assim com os parabéns às 23 horas.

Na segunda-feira, no espaço exterior da Câmara Municipal de Portalegre haverá um espectáculo musical e de videomapping, entre as 21h30 e as 22h30.

As inscrições para a Universidade Sénior encontram-se abertas para o ano letivo 2024/2025

As inscrições para a Universidade Sénior encontram-se abertas para o ano letivo 2024/2025 e estas podem ser efetuadas no Balcão Único do Município de Elvas e nas Juntas de Freguesia, no caso de residir nas freguesias rurais.

As condições de admissão na Universidade Sénior são as seguintes, idade igual ou superior a 60 anos, gosto e vontade de aprender, não sofrer de doença ou perturbação mental que prejudique o regular funcionamento das aulas, aceitar os princípios e normas de funcionamento da Universidade Sénior.

Primeiro aniversário do Mercadinho da Horta

Foto de José Galguinho

O Mercadinho da Horta realiza-se todos os domingos, entre as 8 e as 14 horas, junto à Fonte da Prata, na Boa-Fé.

Este domingo, dia 14, não será exeção de todos os outros, mas desta vez não só se celebra o primeiro aniversário, como também haverá música ao vivo.

Esta iniciativa conta com pequenos agricultores e comerciantes da freguesia, a vender frutas, hortaliças e também é oferecida sopa.

A ideia surgiu do presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova,  José Galguinho e foi posta em prática a dia 2 de julho de 2023.

Nova Concelhia de Elvas do PS já trabalha

O Partido Socialista teve eleições na semana passada e a nova Comissão Política tomou posse ontem, sexta-feira, tendo enviado o seguinte comunicado à nossa redação:

“Ao iniciar funções hoje, a Comissão Política Concelhia de Elvas através do seu presidente, Nuno Mocinha, agradeceu a confiança depositada por todos, no último ato eleitoral.

Foi eleita a Mesa da Comissão Política que continuará a ser presidida por José António Chocolate Contradanças e secretariada por Sara Anjos e Fernando Moro.

O secretariado da Concelhia ficou composto por: Nuno Mocinha, Leonor Carvalho, Bruno Mocinha, Lito Vidigal, Vera Guelha, Rui Jesuíno, Marco Oliveira, Vitoria Lerias, Sérgio Ventura, Vanda Baptista, Paulo Canhão e Ana Rita Anjos.

Numa breve sessão onde estiveram também presentes, o Presidente da Federação de Portalegre Luís Testa e o Deputado Ricardo Pinheiro, Nuno Mocinha teve oportunidade de enaltecer o trabalho empenhado e determinante, do ex-presidente Bruno Mocinha, realçando o espírito jovem que nos garante esperança num futuro mais capaz, criativo e tão necessário para Elvas.

No plano interno, foi referido que só um Partido unido, com pluralidade de ideias e com uma equipa forte e coesa poderá abraçar o desafio de avançar. Deverão ser criadas oportunidades para ouvir o contributo de todos os militantes e população em geral, para a construção de um plano de ação no qual todos se identifiquem.

Já num contexto mais alargado foi referido que Elvas, precisa avançar, promover o desenvolvimento sustentável e a participação ativa de todos.

É necessário envolver a comunidade local na definição de prioridades, na elaboração de propostas e na implementação de ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida, a coesão social e a preservação do património histórico e cultural do Concelho.

O nosso propósito é avançar na união, na cidadania, na educação, no desporto, na juventude, na idade de ouro, na ação social, na saúde, na cultura, no património, no turismo, na gestão municipal, no ambiente, nas empresas e no emprego.

Queremos promover uma sociedade mais participativa, inclusiva, saudável, culta, sustentável e dinâmica.

O nosso compromisso é com os valores do Partido Socialista, com os princípios democráticos e de boa governação, com as agendas da transição digital e da resposta às alterações climáticas, com os objetivos do desenvolvimento local e da coesão territorial

O nosso compromisso é com as pessoas.

Vamos avançar-elvas
Foram também apresentados os órgãos eleitos para a estrutura das Mulheres Socialistas de Elvas. Na apresentação do órgão eleito, Vera Guelha refere que é importante dar continuidade a esta estrutura, comprometendo-se a trabalhar juntamente com a sua equipa, no combate à desigualdade de género ainda existente na sociedade atual.

Neste sentido, as mulheres eleitas para a Comissão Política das respetivas Concelhias, pretendem desenvolver atividades que promovam esta temática junto de várias entidades, bem como junto das mulheres do nosso concelho, de todas as faixas etárias. A coordenadora da CPC MS-ID de Elvas refere ainda que é importante trabalhar conceitos, desmontando estereótipos que ainda desvalorizam o papel da Mulher nos dias de hoje.”

Ricky Martin já está en Badajoz

Ricky Martin já está en Badajoz, para o seu concerto na Alcazaba, esta noite.

Um espetáculo com a maior infraestrutura de palco e som do festival na Alcazaba.

Para 18 de julho, está agendado um concerto de Niña Pastori e, para dia 20, de El Barrio.

 

 

32.º Festival Sete Sóis Sete Luas chega a Elvas

O 32.º Festival Sete Sóis Sete Luas 2024 tem início esta semana, na Praça da República de Elvas e na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Como já é habitual, a edição deste ano trará muita animação e entretenimento através da música e da gastronomia, com uma série de atividades e momentos musicais a decorrer até 20 de julho.

O começo deste festival foi marcado por um Laboratório de Gastronomia com a chef Gaia Zec, que se realizou a 10 de julho. No entanto, estas experiências de sabores não ficam por aqui, já que a chef croata regressa hoje, às 17 horas, para a realização de novo Laboratório e Experiência de Sabores da Croácia. Estas atividades gastronómicas, assim como as posteriores, estão sujeitas a inscrição prévia e têm um número de vagas limitado.

Este Festival Sete Sóis Sete Luas não é apenas feito de culinária, pelo que aliada à comida vem também a música.

Hoje ás 21h30, a Praça da República será o palco do grupo 7Sóis Revolution Orkestra, composto por artistas de vários países, que não só celebrarão a diversidade cultural com a população elvense, mas também os 50 anos da Revolução dos Cravos, com um reportório musical inspirado em sucessos da revolução.

Festas de verão Vale de seda têm início hoje

Festas de verão Vale de seda em honra da Nossa Senhora da Assunção têm início hoje, dia 13, pelas 17h30, com uma garraiada junto à escola primária.

Estas continuarão até amanhã e será encerrada com um baile que conta com a música e animação de Carlos Poeiras.

O evento conta com o apoio do Município de Fronteira.

Mickael Carreira sobe ao palco da FAE em Arronches esta noite

Mickael Carreira será o grande protagonista desta noite de sábado na FAE 2024.

Sendo este um dos artistas mais acarinhados do público português, promete encantar Arronches, desde os seus temas clássicos, como “Porque ainda te amo” e “Bailando”, aos novos lançamentos, como “Se não houvesse amor”.

ERT procura potenciar Enoturismo e o Turismo Rural no Alentejo e Ribatejo

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a procurar potenciar as oportunidades de turismo na região, em conjunto com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Segundo explica o presidente da Entidade Regional de Turismo, pretende-se “potencializar a comercialização de vários produtos turísticos”, como o Cycling e os Caminhos de Santiago, nas agências de viagens do país, ainda que José Manuel Santos revele que, atualmente, apenas “20 a 25%” da operação turística é vendida pelos agentes. “A operação turística hoje está muito desintermediada, ou seja, é muito vendida diretamente ao consumidor”, revela.

Contudo, e com o trabalho que está a ser desenvolvido, está-se a pensar naqueles que continuam a preferir as agências de viagens, para terem acesso a uma “solução personalizada de programa”. “O que nós queremos é colocar mais produto turístico nos balcões das agências de viagens em Portugal”, como os “centros de Cycling, os percursos de caminhada, os Caminhos de Santiago”.

Com a intenção que venha a ser definido um protocolo de colaboração com a APAVT, José Manuel Santos revela ainda que os produtos turísticos do Alentejo e Ribatejo já estão a ser divulgados junto dos agentes.

O Enoturismo e o Turismo Rural têm sido apontados como alguns dos focos de interesse para esta potencial parceria entre as duas entidades. O objetivo é não só promover essas e outras experiências turísticas, mas sobretudo potenciar a sua comercialização de forma mais eficaz.

Território Falante realizou-se no MACE

O Museu de Arte Contemporânea da Elvas acolheu na noite desta sexta-feira 12, o Ciclo de Conversas: Território Falante, que contou com Maria Abreu (professora e bailarina), Nuno Abelho (designer de moda e artista visual) e Nuno Ezequiel (professor e artista plástico), e moderação de Rui Barreto, como convidados.

A iniciativa abordou varios temas, tendo oTerritório Falante como objectivo reunir um conjunto de agentes do setor cultural e criativo que partilham ligações emocionais, afetivas e profissionais a um território comum: Elvas.

Acontecerão semanalmente, durante a FARRA, num ambiente informal, às sextas-feiras – na cafetaria do MACE.

Festival Raya termina ao som de Ivandro

O Festival Raya chega na noite deste sábado ao fim, em Campo Maior.

Nesta última noite do evento, promovido pela Câmara Municipal, atuam, para além de Ivandro, os XP Covers, Quarto Escuro e DJ V1na.

As portas do recinto, no parque de estacionamento das piscinas municipais da vila, abrem às 21 horas. Os bilhetes têm um custo de seis euros.

“O Industrial”: o restaurante em Elvas que apoia os camionistas

O restaurante “O Industrial” festejou nove anos aberto ao público em Elvas, é um estabelecimento “mais direcionado para os camionistas, pelo que conta até com duche e casa de banho própria, para que estes profissionais possam fazer a sua higiene pessoal”, como nos refere o proprietário José Reis.

Augusta Coutinho que revela que em termos de refeições o que difere entre “O Industrial” e o “Pára Y Come” (o outro restaurante destes empresários) são os pratos do dia, assegura que, nos dois estabelecimentos, tudo funciona da mesma forma.

Embora ambos os estabelecimentos sejam propriedade de José Reis e Augusta Coutinho, têm diferentes públicos-alvo. “O Industrial”, recorda o empresário, é um estabelecimento “mais direcionado para os camionistas”, pelo que conta até com duche e casa de banho própria, para que estes profissionais possam fazer a sua higiene pessoal. “Em tempos de pandemia ajudei-os bastante, contaram sempre comigo. Cheguei a ir, bastantes vezes, ao Caia levar-lhes comida”, recorda.

“Quando abri ‘O Industrial’ toda a gente me dizia que eram duas casas uma ao pé da outra, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra”, diz ainda José Reis.

Já Augusta Coutinho, que revela que em termos de refeições o que difere entre “O Industrial” e o “Pára Y Come” são os pratos do dia, assegura que, nos dois estabelecimentos, “tudo funciona da mesma forma”.

“O Industrial” situa-se na Rua de Portugal, na Zona Industrial de Elvas, enquanto o “Pára Y Come” está localizado na Boa-Fé.

7Sóis Revolution Orkestra este sábado em concerto na Praça da República de Elvas

O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso à Praça da República de Elvas, para duas noites de música, mas não só.

O diretor do festival, Marco Abbondanza, que se diz “orgulhoso do relacionamento que o evento já tem com a cidade”, explica que foi preparada uma programação “cuidada”, para se conseguir mostrar, entre outros aspetos, “a diversidade do mundo lusófono”.

O primeiro espetáculo é apresentado hoje, sábado, 13 de julho, às 21h30, na Praça da República. Trata-se de uma atuação do 7Sóis Revolution Orkestra, com sonoridades de Cabo Verde, Espanha, Itália, Marrocos e Portugal, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Antes do espetáculo, todos os interessados terão possibilidade de provar as iguarias confecionadas por Gaia Zec, uma chef de cozinha, de apenas de 19 anos, da Croácia.

Para o próximo sábado, dia 20, está agendado um concerto de Santo Antão 7 Sóis Band, também na Praça da República. Antes desse concerto, será possível provar os Sabores da Toscana, em Itália, pela chef Maria Menegato.

Diário do Euro 13-07-2024

Neste sábado, este é o ante penúltimo programa desta serie que começámos a 10 de junho.

Amanhã, joga-se a tão esperada final, entre as duas melhores equipas até ao momento. Espanha e Inglaterra, só um destes dois Países ficará feliz, porque a derrota é nestas circunstancias muito frustrante.
Vamos hoje falar de algumas curiosidades deste euro 2024 e amanha das duas equipas que se enfrentam em Berlim.
Dia 13 é o dia de anos de Lamine Yamal, um menino que chegou à Alemanha com os exames do secundário por acabar, fruto dos seus 16 anos. Hoje assinala 17 anos e é a maior estrela que este Europeu revelou, apesar de já ser um dos mais utilizados no seu clube, o Barcelona e já ter jogado na Liga dos campeões.
Quebrou um recorde de Cristiano Ronaldo que era até este Europeu o mais jovem a marcar numa fase final. A partir de 2024 é Yamal o recordista a jogar e a marcar.
Mas, não só por esse feito de ter marcado e ter repetido o feito na meia-final quando a Espanha estava contra as cordas. É que os meios de comunicação espanhóis foram por estes dias resgatarem uma foto de Messi, com Lamine ao colo.

Sim ouviu bem.

Em 2007, o jornal de Barcelona Sport realizou uma iniciativa em que eram fotografadas crianças com jogadores do clube, com objetivos solidários, em que as crianças eram de famílias desprotegidas.

Messi com 20 anos, ficou de tirar fotos com um bebe que era Lamine Yamal.

O foto jornalista do Sport Joan Monfort contou a história à rádio Cadena Ser.
Algumas curiosidades sobre jogadores portugueses:

1-Francisco Conceição marcou num Euro, tal como o seu Pai Sérgio Conceição;

2-Diogo Costa foi o primeiro guarda-redes a defender três penaties numa fase final do Euro;

3-Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador a estar em seis fases finais do Europeu;

4-Pepe aos 41 anos e 130 dias é o jogador mais velho numa fase final.

Outras curiosidades:

Bajrami marcou pela Albânia o golo mais rápido num Euro foi aos 23 segundos diante da Itália;

O treinador alemão Julian Nagelsmann, com 36 anos e 327 dias é o selecionador mais jovem num Euro;

Fechamos com a lista dos treinadores mais bem pago, no Euro, de acordo com Finance Futebol é Gareth Southgate (Inglaterra), 5.8 milhões de euros; seguido de Julian Nagelsmann (Alemanha), 4.8 milhões de euros; Roberto Martínez (Portugal), 4 milhões de euros. O treinador de Espanha é o décimo terceiro da lista é Luis De La Fuente (Espanha), 1.25 milhões de euros.

Uma lista que comparada com o desempenho deixa muito que pensar.

Fique com o nosso palpite

O patrocínio deste podcast é de: