Reestruturação na Câmara de Estremoz explicada em conferência de imprensa

Foto: Rádio Borba

Ao final da tarde desta quinta-feira, realizou-se, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz, uma conferência de imprensa sobre dois assuntos que o presidente do Município, professor José Daniel Pena Sadio, fez questão de esclarecer, nomeadamente a reestruturação da organização interna do município e o arrendamento de local para os serviços de Ação Social.

Sobre a reestruturação orgânica, Daniel Sadio explicou que “a conferência de imprensa justifica-se porque importa esclarecer os estremocenses. O que se quer é um ato de gestão corrente, o mesmo executivo que entende para dar uma resposta mais eficaz que presta em todas as linhas, adequada a um serviço público. É o mesmo executivo que está a investir milhões na frota municipal e milhões nas instalações municipais que percebe que tem que olhar para a estrutura orgânica da Câmara e que tem que reorganizá-la para ser mais funcional e dar uma resposta mais efetiva”.

Foto: Rádio Borba

O presidente da Câmara concretizou os objetivos da reorganização “na ação social, na educação, na saúde,  ordenamento do território. Não é possível dar as resposta que as dinâmicas que se estão a gerar com esta estrutura orgânica. Ao fim ao cabo é ter uma estrutura mais ágil, dividir as áreas e os assuntos para ter mais eficácia e melhorias nos serviços públicos. São atos correntes que se fazem em todas as Câmaras.”

A proposta de reorganização pretende melhorar a eficiência dos serviços, após a experiência e conhecimento da orgânica por parte deste executivo, diz Daniel Sádio: “encontrámos quatro divisões, quatro chefes de divisão e dois chefes de unidade e agora fizemos uma análise para capacitar a estrutura da Câmara de modo a dar mais e melhores respostas.”

Foto: Rádio Borba

O presidente da Câmara de Estremoz explicou que as novas divisões têm como objetivo facilitar os serviços e melhorar a gestão interna: “uma nova divisão com educação, ação social e saúde, devido ao aumento significativo de funcionários e processos nessas áreas”. A nova divisão “terá as obras municipais e projetos de candidaturas, separando-as das obras particulares para evitar complicações.”

O que está em causa, disse o presidente da Câmara, é uma reestruturação que não terá custos adicionais para o orçamento do município, fazendo uma “distribuição pelos setores, não incluindo novos funcionários”.

Sobre o assunto da do arrendamento de um local para a ação social,  José Sádio disse na conferência de imprensa que “o atual espaço não comporta os novos projetos e os novos técnicos”. “Temos que ter salas para as pessoas, sala para reunir, e salas com ambiente privado. Se temos financiamento central para arrendamento para dez anos, qual é a questão?” O antigo edifício do BNU no centro da cidade é um espaço digno para os serviços de Ação Social e muito acessível” .

Reportagem em colaboração com Rádio Borba.

GNR resgatou cão vítima de maus-tratos

A GNR enviou esta tarde, 4 de julho, um comunicado que transcrevemos, relativo ao resgate de um cão com visíveis maus-tratos, em Campo Maior.

“O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 1 de julho, resgatou um canídeo sem condições higieno-sanitárias adequadas, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram um cão, de raça Pitt Bull, acorrentado e sem as condições higieno-sanitárias adequadas, que apresentava sinais evidentes de maus-tratos. Na sequência da ação, o animal foi recolhido pelos serviços municipais, sendo posteriormente examinado por parte do Veterinário Municipal.

Os factos foram comunicados ao Ministério Público de Elvas.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.”

GNR deteve indivíduo por burla MBWay

A GNR enviou esta tarde um comunicado que transcrevemos,  relativo à detenção de um indivíduo por burla MBWay, em Campo Maior:

“O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 1 de julho, deteve um homem de 32 anos, por burla através da plataforma Mbway, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram um indivíduo a utilizar de forma suspeita uma máquina multibanco, local já referenciado como sendo de levantamento de dinheiro resultante de burlas MBWay.

No decurso da abordagem foi possível confirmar que o indivíduo tinha acabado de cometer uma burla, através da aplicação MBWay.

Na sequência da detenção foi apreendido o seguinte material:

  • 240 euros em numerário:
  • Um smartphone.

O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Elvas.”

“O Homem dos Teus Sonhos” em exibição esta sexta-feira em Elvas

O filme “O Homem dos Teus Sonhos” é exibido esta sexta-feira, 5 de julho, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Paul Matthews é um infeliz pai de família que subitamente vê a sua vida virada do avesso quando milhões de desconhecidos começam a vê-lo em sonhos.

A sessão, para maiores de 14 anos, tem início às 21h30. Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline, podendo também ser adquiridos, na bilheteira do Auditório São Mateus, esta sexta-feira, a partir das 21 horas.

Borba participa pela primeira vez no Festival da Canção Rural

O Município de Borba estará pela primeira vez a participar no Festival Nacional da Canção Rural, com uma canção intitulada “A Força da Mulher”, escrita por Francisco Rijo, com melodia de Mário Carriço e interpretação de Rute Sousa.

O festival, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) realiza-se no Convento de São Francisco, em Santarém, já este sábado, dia 6 de julho, às 21h30.

Mais de 70 operacionais combatem incêndio em São Vicente

Operacionais de cerca de uma dezena de corporações de bombeiros combatem um incêndio rural, no Monte do Rio Torto, na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, estão no terreno 76 operacionais, entre Bombeiros de Elvas, Monforte, Arronches, Campo Maior, Portalegre, Fronteira, Vila Viçosa, Borba e Estremoz, para além de GNR, apoiados por um total de 20 viaturas e ainda um meio aéreo.

O alerta para a ocorrência foi dado às 15h10.

Ação de Treino Operacional com os Sapadores Florestais da CIMAA

Decorreu na passada quinta-feira, dia 27 de junho, uma ação de treino operacional envolvendo a Brigada de Sapadores Florestais (BSF) 02-182, pertencente à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Esta ação permitiu testar e aperfeiçoar o funcionamento da BSF num cenário de Incêndio Rural.

As Brigadas de Sapadores Florestais afetas à CIMAA, que desde 2018 integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), têm vindo a desenvolver um importante trabalho de prevenção e supressão de incêndios rurais na sub-região do Alto Alentejo.

Primeira FIDMOZ Cup de Estremoz em ténis este fim de semana

A primeira edição da FIDMOZ Cup irá decorrer entre entre esta sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de julho, no Parque Desportivo de Estremoz.

O torneio de ténis é organizado pela Associação Francisco Maya Tavares, está integrado na terceira edição da FIDMOZ e é direcionado a escalões de sub-10, iniciação juvenil, séniores femininos e masculinos.

O valor de inscrição para participar na atividade é de dez euros. A inscrição deve ser  realizada através do contacto 919 493 449.

Nuno Ezequiel apresenta exposição “O Sossego” em Setúbal

O elvense Nuno Ezequiel inaugura este sábado, 6 de julho, no Centro de Recursos Educativos e Culturais da Escola Conde de Ferreira, em Setúbal, a exposição de pintura “O Sossego”.

A inauguração desta mostra, que retrata “o apego das memórias e seus vestígios na obra de arte”, está marcada para as 15 horas.

A exposição fica patente ao público até 2 de agosto.

Cerâmica é mote para mais um workshop dos “Sábados com Arte”

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) volta a acolher mais um workshop do ciclo “Sábados com Arte”.

Desta vez, é Luís Pedras quem irá orientar uma sessão, no sábado, 6 de julho, sobre cerâmica, entre as 10 e as 13 horas e, à tarde, das 15 às 18 horas.

O evento tem entrada livre, é aberto ao público em geral, mas carece de inscrição prévia, que deve ser feita através dos contactos do MACE (pelo email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 626 218).

Este workshop com Luís Pedras tem continuidade no sábado da próxima semana, dia 13 de julho.

Arquiteta portuguesa vence Prémio Europeu de Energia Sustentável

A arquiteta portuguesa Rita Gomes é a vencedora do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulheres na Energia”, pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy.

O desafio desta start-up é desenvolver uma gama de mobiliário, económico e ecológico, com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar.

A Seenergy utiliza células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas plantas, convertendo a luz em eletricidade. Ao contrário dos painéis solares comuns, as células solares podem ser utilizadas em ambientes fechados, dado que não precisam de luz solar direta. Uma vez recolhida, a energia é armazenada numa bateria que é integrada nas peças de mobiliário, podendo depois ser utilizada para carregar dispositivos ou acender luzes através de uma entrada USB.

Tudo para saber o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

 

Artesanato do Alentejo representado na FIA em Lisboa

As regiões do Alentejo e do Ribatejo marcam presença, pela primeira vez, na Feira Internacional de Artesanato (FIA) de Lisboa, evento que decorre na FIL até domingo, 7 de julho.

Considerando que o artesanato “é recurso muito importante para o turismo”, diz o presidente da Entidade Regional de Turismo, José Manuel Santos, estas duas regiões estão representadas por um total de 36 artesãos, que apresentam os seus trabalhos ao vivo, naquele que é o maior certame de artesanato da Península Ibérica e o segundo da Europa.

“É uma grande manifestação da força e da vitalidade da arte popular do Alentejo e também do Ribatejo”, garante José Manuel Santos, que assegura que o artesanato “permite dar mais valor aos circuitos turísticos e mais oportunidades à hotelaria para preparar outro tipo de programas”.

Do Alentejo, na Feira Internacional de Artesanato, estão presentes vários ofícios, como as flores em papel de Campo Maior, a olaria pedrada e os bordados de Nisa, o figurado de Estremoz, o trabalho de ferro forjado da Vidigueira e os capotes de Évora.

Obra no Jardim Municipal de Campo Maior dá-lhe “maior amplitude” e “segurança”

O Município de Campo Maior decidiu retirar o gradeamento do tabuleiro central do Jardim Municipal da vila, com vista a melhorar a circulação das pessoas que por ali passam diariamente.

O jardim fica agora, segundo o presidente da Câmara, Luís Rosinha, com “uma maior amplitude”, sendo que a obra foi realizada também com vista à segurança da população.

“Aquele espaço já não dava grandes garantias até do ponto de vista da própria sustentabilidade daquele gradeamento e por baixo tínhamos uma estrutura hidráulica completamente deficitária. Não havia forma de pegar na zona de circulação de água”, explica o autarca.

Do ponto de vista estético, garante Rosinha, “muda pouco”. Sem este “obstáculo”, crianças e famílias, na transição entre os parques infantis do jardim, possam ter mais segurança.

Elvas volta ao tempo medieval já esta quinta-feira

O coração da cidade de Elvas volta entre esta quinta-feira e domingo, de 4 a 7 de julho, a recuar no tempo, com a realização de mais um festival medieval.

A grande novidade, este ano, é o regresso dos torneios a cavalo, junto ao castelo, num evento herdado dos tempos de vereação de Elsa Grilo, e que, de acordo com o presidente da Câmara, Rondão Almeida, resulta de um “investimento substancial”. E por mais que considere que este é daqueles certames que, na região, já se vão copiando, o festival medieval, garante o autarca, é “um grande evento”.

Por outro lado, Rondão Almeida diz lamentar que algumas pessoas sejam capazes de levar uma “imagem negativa de Elvas para fora”, apelando para que sintam, “com orgulho”, aquilo que se vai fazendo na cidade.

A abertura desta edição do festival medieval de Elvas acontece hoje, às 19h30, com início na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, ao som de grupos musicais cristãos e árabes.

As tasquinhas voltam a estar concentradas na Rua da Cadeia e Praça da República, sendo que o programa do evento contempla animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos,  treino de guerreiros e passeios de camelo, além de um programa de animação diário.

Conheça o programa completo do evento:

Diário do Euro 4-07-2024

Portugal joga, amanhã à noite, o tudo ou nada com a seleção francesa.

A França é uma das equipas favoritas a vencer o Euro 2024 e hoje vamos falar do próximo adversário dos portugueses.

Na fase de grupos, a França teve um como adversários os Países Baixos, a Grécia, Gibraltar e a Irlanda.

 O percurso só não foi totalmente vencedor porque os franceses, já apurados no último jogo foram empatar na Grécia, de resto só vitória, com destaque para a goleada aos holandeses em França por 4-0 e a vitória depois nos Países Baixos, por 2-1.

Nas outras partidas, goleadas a Gibraltar e vitórias tranquilas com irlandeses e gregos, com 29 golos marcados e três sofridos.

Nesta edição do torneio, na Alemanha, os franceses venceram a Áustria, com um autogolo e empataram depois com os Países Baixos a zero e com a Polónia que já estava eliminada a um golo.

Nos oitavos, novo golo agora com ressalto num defesa belga para garantia a passagem aos quartos de final num 1-0 frente à Bélgica.

A França ainda assim tem Mbappé, Griezmann e Dembélé que são as estrelas da companhia com um médio todo – terreno, Canté nos jogadores do Real Madrid, Camavinga (pode jogar de início) e Tchouaméni, que com uma enorme solidez defensiva fazem da França um adversário muito difícil de bater.

Esta é a quinta vez num jogo a eliminar de uma fase final que Portugal joga contra França.

Os franceses venceram por 3-2 após prolongamento em 1984, em casa; ganharam por 2-1 em 2000, também no tempo extra, com um “golo de ouro”, e uma vez mais pela margem mínima em 2006, então por 1-0 no Mundial.

Em 10 de julho de 2016, em pleno Stade de France, em Saint-Denis, um golo do suplente Éder, do meio da rua, aos 109 minutos, valeu à formação das Quinas o maior título da sua história, graças a um triunfo por 1-0, após prolongamento.

 Só uma exibição portuguesa de luxo que ainda não vimos poderá fazer face a uma equipa francesa que quer continuar em prova. Os franceses tem uma baixa nos habituais titulares, Adrien Rabiot vai cumprir castigo frente à seleção portuguesa, já esta sexta-feira, por duplo amarelo.

 Confira os nossos palpites para os quatro jogos seguintes do Euro 2024.

O patrocínio deste podcast é de:

“Elvenses” e “Coral Stout” vencem Futebol de Salão da Boa-Fé

A edição deste ano do Torneio de Verão de Futebol de Salão do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé chegou ao fim na noite de ontem, quarta-feira, 3 de julho, com a realização das finais de veteranos e seniores.

As primeiras equipas a entrar em campo foram as de veteranos, com o Coral Stout a vencer a Associação Desportiva do Bairro das Caixas por 2-0.

Na final de seniores, o Clube de Futebol “Os Elvenses” derrotou o CRP da Boa-Fé por 4-1.

 

Pedro Hipólito dedica “Treinador do Ano” a equipa de “O Elvas”

Pedro Hipólito, treinador da equipa sénior de “O Elvas”, foi eleito o Treinador do Ano com 45% dos votos dos treinadores do Núcleo de Treinadores de Portalegre.

O prémio foi anunciado durante a 10ª Gala do Treinador, que decorreu no último fim de semana, no Centro Polivalente de Atividades Sociais de Fronteira.

“O prémio é de todos. Da minha equipa técnica que é fantástica, de toda a estrutura que diariamente nos deu um suporte fundamental, de todos os jogadores que diariamente trabalharam muito para defender o clube e dos nossos adeptos que lutaram ao nosso lado para atingirmos os objetivos. A todos muito obrigado”, sublinhou Pedro Hipólito em declarações aos meios do clube do Alto Alentejo.

Durante a Gala, o prémio de Pedro Hipólito, enquanto melhor treinador de futebol, foi entregue por Paulo Martins, da Associação de Árbitros de Portalegre, tendo sido recebido por Bruno Silva, em representação do técnico.

O treinador de 45 anos chegou ao “O Elvas” em outubro de 2023 e assegurou a manutenção do emblema do Alto Alentejo no Campeonato de Portugal, após 10 vitórias, sete empates e três derrotas na competição, a que se somou ainda um empate na Taça de Portugal.

Permaneceu em Elvas e Hipólito realiza, agora, a sua primeira pré-temporada no histórico clube. Os trabalhos tiveram início há uma semana e meia e em breve o plantel irá partir para o estágio de pré-época.

Francisco Laranjeira representa Portugal em Taiwan no Mundial de Atletismo de Surdos

O elvense Francisco Laranjeira irá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo para Surdos, que se disputa em Taipé, Taiwan, de 14 a 23 de julho.

Na prova, que agora integra também o Campeonato do Mundo de Juniores, o jovem atleta, que representa o Grupo Desportivo Diana, em Évora, irá ser acompanhado pelo seu treinador, João Ferrão.

Para esta prova, para além de Francisco Laranjeira, a Federação Portuguesa de Atletismo convocou mais dois atletas: Gustavo Pereira e Hemilton Costa. O chefe da delegação portuguesa será Luís Figueiredo.

Francisco Laranjeira sagrou-se, no ano passado, na Polónia, vice-campeão europeu de 10.000 metros no Campeonato Europeu de Surdos.

Simulacro no Regimento de Cavalaria N.º 3 de Estremoz esta quinta-feira

Esta quinta-feira, dia 4 de julho, por volta das 9h30, o alarme sonoro do Regimento de Cavalaria N.º 3 irá ser acionado, no âmbito de um simulacro interno que decorrerá durante a manhã.

Após o alarme soar haverá movimentação de veículos de emergência, integrados no exercício, que não representam qualquer perigo.

O Município de Estremoz alerta a população que se trata apenas de um Simulacro do RC3.