
Ao final da tarde desta quinta-feira, realizou-se, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz, uma conferência de imprensa sobre dois assuntos que o presidente do Município, professor José Daniel Pena Sadio, fez questão de esclarecer, nomeadamente a reestruturação da organização interna do município e o arrendamento de local para os serviços de Ação Social.
Sobre a reestruturação orgânica, Daniel Sadio explicou que “a conferência de imprensa justifica-se porque importa esclarecer os estremocenses. O que se quer é um ato de gestão corrente, o mesmo executivo que entende para dar uma resposta mais eficaz que presta em todas as linhas, adequada a um serviço público. É o mesmo executivo que está a investir milhões na frota municipal e milhões nas instalações municipais que percebe que tem que olhar para a estrutura orgânica da Câmara e que tem que reorganizá-la para ser mais funcional e dar uma resposta mais efetiva”.

O presidente da Câmara concretizou os objetivos da reorganização “na ação social, na educação, na saúde, ordenamento do território. Não é possível dar as resposta que as dinâmicas que se estão a gerar com esta estrutura orgânica. Ao fim ao cabo é ter uma estrutura mais ágil, dividir as áreas e os assuntos para ter mais eficácia e melhorias nos serviços públicos. São atos correntes que se fazem em todas as Câmaras.”
A proposta de reorganização pretende melhorar a eficiência dos serviços, após a experiência e conhecimento da orgânica por parte deste executivo, diz Daniel Sádio: “encontrámos quatro divisões, quatro chefes de divisão e dois chefes de unidade e agora fizemos uma análise para capacitar a estrutura da Câmara de modo a dar mais e melhores respostas.”

O presidente da Câmara de Estremoz explicou que as novas divisões têm como objetivo facilitar os serviços e melhorar a gestão interna: “uma nova divisão com educação, ação social e saúde, devido ao aumento significativo de funcionários e processos nessas áreas”. A nova divisão “terá as obras municipais e projetos de candidaturas, separando-as das obras particulares para evitar complicações.”
O que está em causa, disse o presidente da Câmara, é uma reestruturação que não terá custos adicionais para o orçamento do município, fazendo uma “distribuição pelos setores, não incluindo novos funcionários”.
Sobre o assunto da do arrendamento de um local para a ação social, José Sádio disse na conferência de imprensa que “o atual espaço não comporta os novos projetos e os novos técnicos”. “Temos que ter salas para as pessoas, sala para reunir, e salas com ambiente privado. Se temos financiamento central para arrendamento para dez anos, qual é a questão?” O antigo edifício do BNU no centro da cidade é um espaço digno para os serviços de Ação Social e muito acessível” .
Reportagem em colaboração com Rádio Borba.


A GNR enviou esta tarde, 4 de julho, um comunicado que transcrevemos, relativo ao resgate de um cão com visíveis maus-tratos, em Campo Maior.
A GNR enviou esta tarde um comunicado que transcrevemos, relativo à detenção de um indivíduo por burla MBWay, em Campo Maior:
O filme “O Homem dos Teus Sonhos” é exibido esta sexta-feira, 5 de julho, no Auditório São Mateus, em Elvas.
O Município de Borba estará pela primeira vez a participar no Festival Nacional da Canção Rural, com uma canção intitulada “A Força da Mulher”, escrita por Francisco Rijo, com melodia de Mário Carriço e interpretação de Rute Sousa.
Operacionais de cerca de uma dezena de corporações de bombeiros combatem um incêndio rural, no Monte do Rio Torto, na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas.
Decorreu na passada quinta-feira, dia 27 de junho, uma ação de treino operacional envolvendo a Brigada de Sapadores Florestais (BSF) 02-182, pertencente à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
A primeira edição da FIDMOZ Cup irá decorrer entre entre esta sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de julho, no Parque Desportivo de Estremoz.
O elvense Nuno Ezequiel inaugura este sábado, 6 de julho, no Centro de Recursos Educativos e Culturais da Escola Conde de Ferreira, em Setúbal, a exposição de pintura “O Sossego”.
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) volta a acolher mais um workshop do ciclo “Sábados com Arte”.
A arquiteta portuguesa Rita Gomes é a vencedora do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulheres na Energia”, pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy.
As regiões do Alentejo e do Ribatejo marcam presença, pela primeira vez, na Feira Internacional de Artesanato (FIA) de Lisboa, evento que decorre na FIL até domingo, 7 de julho.
O Município de Campo Maior decidiu retirar o gradeamento do tabuleiro central do Jardim Municipal da vila, com vista a melhorar a circulação das pessoas que por ali passam diariamente.
O coração da cidade de Elvas volta entre esta quinta-feira e domingo, de 4 a 7 de julho, a recuar no tempo, com a realização de mais um festival medieval.


Portugal joga, amanhã à noite, o tudo ou nada com a seleção francesa.

A edição deste ano do Torneio de Verão de Futebol de Salão do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé chegou ao fim na noite de ontem, quarta-feira, 3 de julho, com a realização das finais de veteranos e seniores.
Pedro Hipólito, treinador da equipa sénior de “O Elvas”, foi eleito o Treinador do Ano com 45% dos votos dos treinadores do Núcleo de Treinadores de Portalegre.
O treinador de 45 anos chegou ao “O Elvas” em outubro de 2023 e assegurou a manutenção do emblema do Alto Alentejo no Campeonato de Portugal, após 10 vitórias, sete empates e três derrotas na competição, a que se somou ainda um empate na Taça de Portugal.
O elvense Francisco Laranjeira irá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo para Surdos, que se disputa em Taipé, Taiwan, de 14 a 23 de julho.
Esta quinta-feira, dia 4 de julho, por volta das 9h30, o alarme sonoro do Regimento de Cavalaria N.º 3 irá ser acionado, no âmbito de um simulacro interno que decorrerá durante a manhã.