Prova de resistência no Castelo de Estremoz a 6 de julho

No âmbito da terceira edição da FIDMOZ, que decorre de 5 a 7 de julho, em Estremoz, a Associação Cultural e Desportiva Rota d’Ossa promove, no dia 6, uma prova de resistência no castelo da cidade.

A prova de BTT, com a duração de duas horas, terá como padrinho o atleta estremocense André Soares.

A prova inicia-se às 18 horas e termina às 20. As inscrições, com o valor de dez euros, podem ser feitas aqui, até às 23h59 de dia 2 de julho.

Alandroal vai ter aulas de natação em águas abertas

O Município de Alandroal vai começar a promover aulas de natação em águas abertas, na Praia Fluvial das Azenhas d’el Rei, às quartas-feiras, para maiores de dez anos.

As aulas são gratuitas, mas inscrições são limitadas. As inscrições devem ser feitas no Balcão Único de Alandroal.

As aulas terão sempre início às 18 horas, sendo requisito mínimo para participar ter já alguma adaptação ao meio aquático.  É obrigatório o uso de bóia de sinalização.

Ivandro na última noite da Feira de São João de Évora

Ivandro é o último artista a subir ao palco da Feira de São João, em Évora. O concerto do artista, que dá voz a sucessos como “Chakras”, “Lua” e “Moça”, está marcado para noite deste domingo, 30 de junho, às 22 horas.

De recordar que pelo palco principal do certame, que teve início no passado dia 21, já passaram artistas como Carolina Deslandes, Dino d’Santiago, Buba Espinho, Van Zee e Rui Veloso.

A entrada na Feira de São João, no Rossio de São Brás, é livre e aberta a todos.

Piscinas Municipais de Estremoz abrem ao público na terça-feira

As piscinas exteriores do Parque Desportivo Municipal de Estremoz abrem ao público na próxima terça-feira, dia 2 de julho, pelas 10 horas, dando assim início à época balnear do verão 2024.

As Piscinas Municipais de Estremoz encerram às segundas-feiras, para trabalhos de limpeza e manutenção, e a população poderá usufruir das mesmas nos restantes dias, entre as 10 e as 19 horas.

Crianças conhecem tradições de Campo Maior com Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta

No âmbito da “Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta”, as monitoras do Município de Campo Maior, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, realizaram, ao longo do ano letivo, várias atividades com os alunos do 1.º ciclo.

Após ter sido explicado e recordadas as tradições de Campo Maior e das Festas do Povo, as crianças do 1.º ao 4.º ano elaboraram torcidos para os painéis das quatro estações do ano e participaram na atividade das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril com a realização de cravos de papel, entre outras atividades.

Os seus trabalhos estiveram expostos nos corredores do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, no âmbito na iniciativa “Encontra-te na Escola”, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Município de Estremoz adquire palco coberto

O Município de Estremoz adquiriu um novo palco coberto, para utilização nos eventos municipais e para apoio à realização de iniciativas culturais e recreativas no concelho, organizadas pelas freguesias e pelas coletividades.

O novo palco, de acordo com a Câmara Municipal, “permite dar resposta à realização de espetáculos de maior dimensão e que, por isso, necessitam de uma maior área útil, garantindo assim o cumprimento dos riders técnicos dos artistas e grupos. Para além disso, o facto de possuir cobertura, garante a realização dos espetáculos em caso de condições climatéricas desfavoráveis, mantendo os bens e as pessoas salvaguardadas”.

Este equipamento “apresenta como principais vantagens a redução do tempo de montagem para um dia e uma maior facilidade de transporte, comparativamente ao antigo palco, o que se traduz numa maior eficácia dos serviços municipais na sua instalação. Para além disso, este possui uma dimensão mais adequada e ajustada às reais necessidades e às características dos locais onde decorrem as várias festividades do concelho, o que nem sempre acontecia com o palco existente, que agora será maioritariamente utilizado apenas no seu local de origem, o Parque de Feiras”.

O palco foi instalado pela primeira vez, na passada quarta-feira, 26 de junho, no recinto das Festas do Mato, na Freguesia de Glória, tendo os trabalhadores do setor de gestão do Parque de Feiras e Eventos Temáticos recebido formação durante a montagem, a qual foi ministrada por equipa da empresa fornecedora do equipamento.

“Trata-se de um investimento que ascendeu aos 54.045 euros, o qual incluiu ainda a aquisição de dez plataformas praticáveis para espetáculos e a construção de palcos até meio metro de altura, bem como de 300 cadeiras almofadas, para utilização em diversas iniciativas e cerimónias, garantindo uma maior capacidade de resposta aos eventos municipais e às solicitações das diversas entidades que organizam iniciativas culturais, recreativas e desportivas no concelho de Estremoz”.

Câmara de Arronches consegue financiamento de 272 mil euros para habitação

Com contratos assinados, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de quase um milhão, no que toca à sua Estratégia Local de Habitação, o Município de Arronches conseguiu, recentemente, um financiamento de mais de 272 mil euros.

Este valor, segundo explica o presidente da Câmara, João Crespo, serve para financiar cinco habitações, já construídas, na freguesia de Esperança, dado que o município, tendo em conta a sua gestão financeira, conseguiu avançar com as obras mesmo antes de receber as verbas do Estado.

Havendo ainda um investimento de mais de um milhão de euros a fazer, para dar por concluída esta Estratégia Local de Habitação, com cinco habitações para construir em Arronches e outras 79 para reabilitar, João Crespo explica que a autarquia vai agora “aguardar pela abertura de novos avisos do PRR”.

O contrato relativo ao financiamento dos 272 mil euros foi assinado pelo autarca, a 11 de junho, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, na cerimónia referetente ao programa ‘Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação’, na presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Livro “Laranja Aurora” de Maria Cravo lançado em Vila Viçosa

​O livro “Laranja Aurora”, da autoria de Maria Cravo, é lançado este domingo, dia 30 de junho, às 16 horas, em Vila Viçosa.

A sessão de apresentação da obra terá lugar no Salão Nobre do Município de Vila Viçosa. A entrada é gratuita.

Conheça a sinopse de “Laranja Aurora”:

“Incrédulo, mas sem discussões, foi com grande tristeza que meu pai aceitou o meu nome. Sempre condescendente, sempre altruísta, passivo em demasia, varreu a imagem da Azeda Musgada, engoliu o desgosto e sorriu.

– Pois que seja Maria Clementina! A nossa menina! É como uma doce tange­rina.

– O que é alma? Eu tenho alma? – Perguntei verdadeiramente interessada.

– Todos temos alma, filha. A alma vive dentro do peito e aparece sempre que fazemos coisas boas, bonitas, certas. Quando não fazes maldades a alma es­preita no teu peito, junto ao teu coração e é muito brilhante. Quando estamos tristes ou não queremos ou não conseguimos fazer muito bem qualquer tra­balho, a alma está lá, mas encolhida e triste também. Quase perde a cor, fica embaciada como os vidros quando está frio.

Quando a luz fraca começou a entrar por uma fresta da janela que dava para o corredor, percebi que era a aurora. Já faltava pouco para a hora da escola. Nessa manhã, o dia surgiu cinzento. A luz coada que tantas vezes iluminava o Porto agradava-me e sabia bem porquê. Gostava da cacimba e das estranhas sombras que criava na minha imaginação. As ruas, as casas, as árvores ficavam com um ar de magia como nos contos. A brisa fresca também me era agra­dável. Até os odores da cidade chegavam mais fortes. Se os dias de sol eram lindos com a luz pura e brilhante e tudo mostravam com mais pormenor, estes mais húmidos e enevoados traziam uma indefinição criativa e não era possível ver com nitidez os detalhes das pessoas nem da paisagem, embora os elemen­tos pudessem ser identificados e se percebesse o efeito de luz e de sombra. A combinação de cores apenas me trazia uma impressão que eu olhava, que me preenchia e acendia em mim vontade de desenhar o momento que não se repe­tiria. Era uma visão do que me rodeava mais breve, menos duradora, efémera.”

PSD Elvas lembra Comissão de Candidatura a Património da Humanidade

O PSD de Elvas remeteu à nossa redação um comunicado onde se congratula com o 12º ano do aniversário da classificação da cidade como Património Mundial e recorda que durante o mandato de João Carpinteiro (PSD), foi criada em Elvas uma Comissão de Candidatura a Património Mundial.
“É um orgulho para todos os Elvense, o concelho de Elvas poder comemorar o 12.º aniversário da classificação da cidade como Património Mundial. A maior fortificação abaluartada do mundo, Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, foram classificadas no dia 30 de junho de 2012 como Património Mundial.
Relembramos o papel do Dr. João Carpinteiro, presidente da Câmara Municipal de Elvas, eleito pelo PSD nos anos 80 e 90, como primeiro mentor de uma candidatura de Elvas a Património Mundial. No seu mandato, em julho de 1990 oficiou a Comissão Nacional da UNESCO para que lhe fossem enviadas todas as informações necessárias para a elaboração de um dossier da candidatura da cidade de Elvas a “Património Mundial”. No dia 28 de janeiro de 1991 o executivo municipal criou uma Comissão para elaborar o dossier de candidatura de Elvas a Cidade Património Mundial.
O reconhecimento também a toda à Comissão que era constituída pelos seguintes elementos: João Manuel Carpinteiro, Amílcar Figueiredo Morgado, Francisco Espiguinha, Maria Cristina Mateus, José Pintão Antunes, Amândio Oliveira da Silva, Maria Manuel Franco, Jaime Tavares Pinheiro, Fotobel, António Serra, Pedro Lopes, Alberto Silva Marinho e a Delegação de Elvas da Alliance Française. A Comissão e a autarquia encetaram então esforços para a dinamização do turismo e salvaguarda do património com novos projetos e diversas ações, inclusive a recuperação dos edifícios militares que estavam abandonados. Mas no final de 1993 com a perda de mandato não se efetivou a candidatura junto à UNESCO.
Reconhecemos e congratulamos, também, toda a equipa técnica e científica que participou no processo da candidatura, especialmente o Prof. Domingos Bucho, responsável pelo dossier da candidatura, e a vereadora, Dr.ª Elsa Grilo, responsável política no âmbito dessa candidatura, e toda a equipa municipal envolvida.
Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke) – neste caso por bem!
A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Atividades desportivas para todos os gostos e idades em mais uma FIDMOZ

Está a chegar a terceira edição da Feira Internacional do Desporto de Estremoz, a FIDMOZ, evento que decorre entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de julho, numa organização da Câmara Municipal.

Destacando a realização de mais um “Estremoz Fun Running”, no decorrer do evento, a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, revela que as atividades a serem desenvolvidas acabam por se estender “a vários espaços da cidade”, por mais que o certame se centre no Parque de Feiras e Exposições.

Na FIDMOZ, que tem também integrado o Festival da Juventude, adianta a autarca, procura-se “reunir todas as associações desportivas do concelho”.

Artes marciais, street basket, snooker, cicloturismo, BTT, dança, natação para bebés, orientação, hóquei em patins, ténis e patinagem artística são apenas algumas das modalidades em destaque na FIDMOZ, que é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 5, pelas 18h30. O público é convidado a participar e a assistir a este conjunto alargado de atividades.

As noites de sexta-feira e sábado serão dedicadas à juventude, com diversos concertos e a atuação de Djs. O Festival da Juventude conta, na primeira noite, com as atuações de Djs D&G, Corda Bamba & Tiago Grila, Quarto Escuro e Dj Santy. Na segunda noite, sobem ao palco do festival HIITZ, Pegadinha, Dupla Mete Cá Sets e Djs D&G.

Comemorações dos 12 anos da elevação de Elvas a Património da Humanidade

As comemorações dos 12 Anos da elevação de Elvas a Património da Humanidade realizaram-se na noite de ontem, 29 de junho, na Praça da República, mais uma vez repleta, onde foi possível, aos elvenses e visitantes, comer e beber nas três tasquinhas montadas na praça com muitas mesas e cadeiras.

Ouvimos o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que antes dos espetáculos discursou para os presentes na Praça da República, para destacar o percurso até à atribuição do selo da UNESCO e da necessidade de o manter no futuro.

“Há no centro histórico cerca de 400 prédios degradados que é preciso recuperar, pelo que apelo aos seus proprietários que os comecem a recuperar. Por outro lado, em vez de andarem nas redes sociais a queixarem-se e a denegrir a cidade, chamem as autoridades quando houver alguma coisa menos bem na segurança, nesse caso a PSP de Elvas ou se houver lixo, chamem os serviços da Câmara. Não podemos andar a denegrir a cidade”, disse o autarca.

Seguiu-se um concerto de apresentação do novo álbum dos The Gift, com a banda de Alcobaça a dar a conhecer ao público “Coral Histórico”.

Depois foi hora de assistir a “Elvas Lux”, um espetáculo multimédia – Videomapping – projetado na fachada da Sé Catedral de Elvas, e que antecedeu o fogo de artifício com que terminou a primeira noite de comemorações.

Os Bandidos do Cante apresentam-se, na noite deste domingo, 30 de junho, em concerto, na Praça da República de Elvas, a partir das 21h30.

Este espetáculo, para além de integrado nas comemorações do 12º aniversário da classificação de Elvas a Património Mundial, serve também para assinalar os dez anos da classificação do Cante Alentejo enquanto Património da UNESCO.

Os Bandidos do Cante, grupo formado por cinco jovens alentejanos, integram a nova geração de coletivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados, por via da força, da forma e da estética, que lhes confere profundidade e unicidade vocal.

Logo após o concerto dos Bandidos do Cante, pelas 23 horas, há novo espetáculo multimédia projetado na Sé de Elvas, e às 23h10 um espetáculo pirotécnico que coloca o ponto final nas comemorações do aniversário da classificação atribuída a Elvas pela UNESCO.

Pedro Hipólito é o treinador do ano para o Núcleo de Treinadores de Portalegre

O treinador da equipa sénior de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, Pedro Hipólito, foi escolhido como Treinador do Ano, com 45% dos votos dos treinadores do Núcleo de Treinadores de Portalegre.

O prémio foi atribuído este sábado, 29 de junho, no decorrer da 10ª Gala do Treinador, que teve lugar no novíssimo Centro Polivalente de Atividades Sociais de Fronteira.

Na abertura da Gala, o presidente do Núcleo de Treinadores de Portalegre, Emanuel Baleizão, fez referência “ao trabalho dos treinadores em prol da melhoria do futebol distrital”. Seguidamente usou da palavra o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, que deu as boas-vindas a todos presentes, lembrando que o trabalho do treinador “é formar homens e mulheres para a vida e que os políticos estão para ajudar nas infraestrutura”.

Depois do jantar foi a vez da entrega de prémios aos campeões distritais de Futebol e Futsal.

Ainda antes da se saber quem seriam os Treinadores do Ano, foram homenageados técnicos de outros tempos, com muitos jogos, como Vítor Nozes, Jorge Almeida e Manuel Henriques.

Os momentos mais aguardados da noite ficaram para o fim, com a distinção dos treinadores do ano. Em futsal, a vitória foi para Luís Alves do G.D.R. Domingão de Ponte de Sor, com 70% dos votos.

O prémio de Pedro Hipólito, enquanto melhor treinador de futebol, foi entregue por Paulo Martins, da Associação de Árbitros de Portalegre, tendo sido recebido por Bruno Silva, em representação do técnico.

Excelente organização por parte do Núcleo de Treinadores do Distrito de Portalegre onde não faltou a camaradagem entre todos os presentes.

A Rádio ELVAS esteve presente com a reportagem de Carlos Falcato.

Diário do Euro 30-06-2024

Neste domingo, temos mais uma edição do Diário do Euro.

Amanhã, Portugal defronta a Eslovénia no jogo dos oitavos de final. A partir de amanhã é mesmo tudo ou nada, ou passamos aos quartos-de-final ou voltamos para casa.

Ontem fizemos a apresentação da Eslovénia e hoje temos Pepe para falar pelos jogadores portugueses.  O segredo para a recuperação de esforço de Pepe é explicado aqui pelo defesa da seleção. Quando tanto falamos dos adversários e da tabela dos próximos jogos, Pepe diz que isso não o preocupa, “o queria era mesmo voltar a ser campeão”.

Ontem a Suíça protagonizou a maior surpresa até ao momento ao vencer por 2-0 a Itália, atual campeã europeia que vai para casa.

À noite, os alemães tiveram algumas dificuldades em eliminar a Dinamarca, mas venceram também por 2-0, num jogo onde os guarda-redes foram figuras importantes.

Confira os nosso palpites para o dia de hoje.

 O patrocínio deste podcast é de:

Clubes de Verão de Campo Maior de regresso já esta semana

À semelhança do que tem acontecido ao longo dos últimos anos, o Município de Campo Maior volta a promover os habituais Clubes de Verão, com vista a ocupar, entre julho e agosto, as crianças do concelho, com as mais diversas atividades.

Com um limite de cem vagas, este programa, para crianças dos seis aos 12 anos, recorda a vereadora São Silveirinha, é uma das respostas da autarquia de apoio à família. “Estas questões do público escolar são muito importantes para o Município”, garante.

São Silveirinha explica ainda que, no decorrer destes dois meses, entre 1 de julho e 30 de agosto, os mais novos vão estar ocupados com as mais diversas atividades: desde idas à piscina, a atividades culturais e desportivas e passeios.

Bandidos do Cante em concerto em Elvas este domingo à noite

Os Bandidos do Cante apresentam-se, na noite deste domingo, 30 de junho, em concerto, na Praça da República de Elvas, a partir das 21h30.

Este espetáculo, para além de integrado nas comemorações do 12º aniversário da classificação de Elvas a Património Mundial, serve também para assinalar os dez anos da classificação do Cante Alentejo enquanto Património da UNESCO.

Os Bandidos do Cante, grupo formado por cinco jovens alentejanos, integram a nova geração de coletivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados, por via da força, da forma e da estética, que lhes confere profundidade e unicidade vocal.

Logo após o concerto dos Bandidos do Cante, pelas 23 horas, há novo espetáculo multimédia projetado na Sé de Elvas, e às 23h10 um espetáculo pirotécnico que coloca o ponto final nas comemorações do aniversário da classificação atribuída a Elvas pela UNESCO.