O 12º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial vai ser assinalado este sábado e domingo, dias 29 e 30 de junho, com espetáculos de música, luz, vídeo e pirotecnia.
O espetáculo LUX Elvas 2024 vai ter lugar na Praça da República e contempla dois concertos e espetáculos multimédia com projeção na Sé, encerrando com momentos de pirotecnia.
Este sábado, pelas 22 horas, realiza-se o concerto “Coral Histórico”, dos The Gift: um concerto onde a música se une ao património. Da história patrimonial do nosso país, surgiu o mapa perfeito para deixar que soem as canções deste Coral. Um espetáculo imersivo em espaços que dignifiquem, que alimentem, que deixem propagar as ondas emocionais deste disco, levando um “coro clássico” com 20 pessoas a “eletrónica dos The Gift” e a “voz única de Sónia Tavares” aos espaços patrimoniais que têm História dentro. Fazer da junção de música e história um momento único e intemporal é o propósito da digressão “Coral Histórico”.
Pelas 23h35 há espetáculo multimédia projetado na Sé, seguindo-se um espetáculo pirotécnico, que encerra este primeiro dia.
Amanhã, domingo, dia 30, pelas 21h30 atuam os Bandidos do Cante. Comemorando dez anos de classificação do cante alentejano como património da UNESCO, os Bandidos do Cante são filhos dos filhos da terra, que são gente diferente, do chão da planície onde o sol perde de vista o tempo, os dias se alargam nos relógios e o horizonte não tem pressa de chegar. Integram a nova geração de coletivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados, por via da força, da forma e da estética, que lhes confere profundidade e unicidade vocal.
Pelas 23 horas há novo espetáculo multimédia projetado na Sé e, às 23h10, um espetáculo pirotécnico coloca o ponto final nas comemorações do aniversário da classificação atribuída pela UNESCO.