Margarida Paiva eleita presidente da concelhia de Elvas do PSD

A advogada Margarida Coelho Paiva foi eleita presidente da Concelhia do PSD de Elvas.
Recebemos do PSD de Elvas o seguinte comunicado da nova presidente:
“É com humildade e com grande sentido de responsabilidade que assumo, hoje, a presidência da Concelhia do PSD de Elvas.
Tal cargo só pode ser exercido se for, também, acompanhado por um grande amor por ELVAS!
Conto com todos os meus correligionários para me ajudarem a trabalhar politicamente pelo PSD.
Vivemos tempos de estagnação. Quero, e penso, querermos todos, voltar a ver a nossa cidade com a grandeza que lhe é devida. Isso exige muito trabalho, dedicação e vontade, mas não pode ser um trabalho de um grupo e muito menos de uma só pessoa. Todos somos chamados a defender a nossa cidade e, com orgulho, voltar a colocá-la “nas bocas do país, nas bocas do mundo”!
Que nunca ninguém se esqueça que Elvas é uma grande cidade, onde vale pena viver e para a qual vale a pena trabalhar!”

Festival da Idade de Ouro de Elvas no CNT (c/fotos)

O Festival da Idade de Ouro chegou ao fim este sábado, 29 de junho, com o almoço correspondente às freguesias urbanas de Elvas: Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso; e Caia, São Pedro e Alcáçova.

O convívio, que decorreu numa das naves do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, contou com animação musical do grupo de música popular das Universidades Seniores da sede do concelho e das freguesias rurais e do duo Jorge e Célia.

“Os Motanelas” promovem passeio de motos a 7 de julho em Estremoz

Foto: Rosa Vaqueiro (Facebook)

O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz será palco, no próximo dia 7 de julho, da concentração do 2.º Passeio de Motas e Motorizadas, da Associação Andorinhas do Asfalto – “Os Motanelas”, pelas 8 horas.

O passeio tem início às 9 horas, com reforço e arrefecimento do piston às 11 horas e, por fim, um almoço de convívio, no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, às 13 horas.

As inscrições, com um custo de 15 euros para sócios e de 20 para não sócios, são limitadas a 150 participantes, encontrando-se abertas até segunda-feira, 1 de julho. Podem ser feitas através de um dos seguintes contactos: 966 074 273 (António Paulo) e 969 962 577 (Rui Oliveira).

Esta atividade está integrada na terceira edição da FIDMOZ, evento promovido pela Câmara Municipal de Estremoz, que decorre entre os dias 5 e 7 de julho.

Taça de Portugal de Paraquedismo em Elvas já teve saltos

Devido às condições atmosféricas adversas, nomeadamente a altura das nuvens no céu de Elvas, só ainda três grupos de paraquedistas  saltaram na II Prova de Paraquedismo da XXV Taça de Portugal de Precisão de Aterragem, que decorre neste fim de semana de 29 e 30 de junho, em Elvas, numa organização da Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo (APQAL) e do Pára-Clube Nacional “Os Boinas Verdes”.

Na prova está inserida no calendário de competições da Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPPq).

A prova vai decorrer ainda amanhã, entre as 9 às 13 horas, com os paraquedistas a saltarem em direção ao relvado do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Município Vila Viçosa incentiva à natalidade com apoio monetário

Integrado no Programa de Apoio à Natalidade, que tem como objetivo contribuir para a atração, fixação e permanência de jovens em Vila Viçosa, bem como para o aumento da taxa de natalidade, o Município de Vila Viçosa procedeu na passada segunda-feira, 24 de junho, à entrega de apoio pecuniário às famílias das seis crianças que nasceram entre os meses de abril e junho, no concelho.

Este apoio, informa a Câmara Municipal, é atribuído de acordo com o regulamento em vigor, que estabelece que o valor referente ao primeiro filho é de 750 euros, ao segundo de mil euros. e ao terceiro de 1.250 euros.

A autarquia pretende, com esta iniciativa, “contribuir para o aumento dos índices de natalidade no concelho e promover a ampliação de projetos de vida dos munícipes e da melhoria das suas famílias, contribuindo cada vez mais, para o desenvolvimento saudável e harmonioso da criança”.

Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva realiza-se este ano no Alentejo

Ourique, no distrito de Beja, recebe a 14 e 15 de novembro o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural.

As inscrições para participantes estão já abertas (aqui) e destinam-se a agricultores, técnicos, estudantes e todos os outros interessados de ambos os países, nas diversas matérias abordadas, muitas das quais comuns a ambos os lados da fronteira.

“Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional” é o tema desta edição que vai refletir, em várias mesas redondas, sobre a renovação geracional, sanidade animal, produção em extensivo e ecossistema gerador de valor, promoção e comercialização de produtos de montado e a Política Agrícola Comum.

O congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias da Extremadura e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas, contando com o apoio da Câmara Municipal de Ourique e da Associação de Criadores de Porco Alentejano.

Veteranos de Vila Boim e Sporting defrontam-se a 27 de julho

A equipa de futebol dos Veteranos de Vila Boim defronta, a 27 de julho, naquela freguesia do concelho de Elvas, o Sporting Clube de Portugal.

A partida, integrada nas comemorações das festas de verão, em honra de Nossa Senhora dos Remédios e São João Baptista, terá início por volta das 10h45, sendo que caberá ao presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, dar o pontapé de saída do jogo.

A chegada da equipa dos Veteranos do Sporting à Praça da República de Vila Boim está prevista para as 10 horas. Meia hora depois, prevê-se a chegada dos paraquedistas ao campo de futebol de Vila Boim com a bola de jogo.

Terminado o jogo, realiza-se um almoço de confraternização entre atletas e convidados.

Município de Mora “aperfeiçoa” Cartão do Idoso para aumentar ajudas

Os seniores do concelho de Mora têm acesso a conjunto de benefícios, através de um cartão municipal. Com este cartão, a Câmara Municipal tem procurado contribuir para a dignificação e melhoria das condições de vida dos reformados, pensionistas e idosos.

Trata-se de um cartão que atribui diversos benefícios aos idosos e que está, neste momento, segundo Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, a ser “aperfeiçoado”. “Sabemos que os valores que recebem são baixos e aquilo que estamos a tentar fazer é estabelecer protocolos com certas entidades no sentido de facilitar a vida dos nossos idosos”, revela.

“Já temos protocolos a nível de transporte dos bombeiros, de medicação e estamos a tentar protocolos também com alguma percentagem na aquisição de óculos. Neste momento, já foi aprovado pelo executivo, em reunião de Câmara, mas terá ainda de ir a Assembleia Municipal, a proposta de regulamento para que o valor que nós tínhamos do cartão do idoso, que era de 450, passe para 550 euros, o que quer dizer que todos os idosos que tenham uma reforma inferior a 550 euros podem candidatar-se ao cartão do idoso”, explica Paulo Chuço.

Outra das propostas em cima da mesa é fazer subir de 300 para 500 euros o valor em materiais, para realizar “algumas obras nas casas dos idosos”. “Ainda temos outras propostas, mas estamos neste momento a preparar protocolos com as entidades de forma a dar uma vida mais digna aos nossos idosos”, adianta a presidente.

Para terem direito ao cartão do idoso, os residentes no concelho, “primeiro têm de ter uma reforma até aos 550 euros; depois têm de prestar prova de rendimentos – e para isso basta irem às juntas de freguesias e entregarem o comprovativo – e depois é feita uma análise”.

Campo Maior celebra 12 anos de Loja e Lavandaria Social

A Loja e a Lavandaria Social de Campo Maior celebraram esta sexta-feira, 28 de junho, o seu 12º aniversário, com a data a ser assinalada com um convívio que reuniu os funcionários e os utentes do espaço, assim como representantes das entidades parceiras.

Durante a manhã, para além das tradicionais saias de Campo Maior, cantaram-se os parabéns, e o presidente do Município, Luís Rosinha, teve oportunidade de saudar todos aqueles que diariamente frequentam o espaço, pois são eles que dão sentido a este projeto.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, também estiveram presentes neste momento.

Elvas acolhe Encontro Nacional de Associações e Clubes UNESCO

O salão nobre dos Paços do Concelho de Elvas acolheu esta sexta-feira, 28 de julho, a sessão de abertura do 10º Encontro Nacional de Associações e Clubes UNESCO.

Na sessão estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, o presidente da associação juvenil Arkus, Carlos Beirão, e a responsável da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito. Este encontro realiza-se em Elvas, cidade Património Mundial, pelo facto da Arkus fazer parte da rede desde 2021.

Os Clubes UNESCO são grupos de pessoas (Associações sem fins lucrativos, ONG, Escolas, Universidades, Fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão.

Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus Programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local.

Em suma, constituem-se como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais.
O programa destes dois dias é composto por várias sessões de debate, apresentações de trabalhos realizados ao longo do ano pelas várias associações, uma visita guiada teatralizada – “O Mistério da Rainha da Fronteira”, e uma atuação do grupo Roncas D’Elvas.
Para além da partilha de valores e da importância dos Clubes UNESCO, é, também, objetivo do encontro partilhar momentos culturais, dar a conhecer a cidade e dar a conhecer a gastronomia local.

Fernando Daniel sobe ao palco do Agitagente em Monforte este sábado

Fernando Daniel atua na noite deste sábado, dia 29 de junho, na segunda e última noite do festival Agitagente, em Monforte.

Cabe ao grupo da terra Bellota Trompetera fazer as honras da casa, sendo os primeiros a subir ao palco, antes do aguardado concerto do autor de sucessos como “Melodia da Saudade” e “Voltas”.

O festival encerra com uma festa com música dos anos 90, com About the 90’s.

A abertura de portas está marcada para as 21 horas. Os bilhetes têm um custo de 12 euros. O evento tem lugar no parque de estacionamento das piscinas municipais de Monforte.

Adiado concerto de Mariza em Borba

A Santa Casa da Misericórdia de Borba adiou o concerto de Mariza previsto para a noite deste sábado, de acordo com o comunicado que remeteu à Rádio ELVAS.

“É com tristeza que a Santa Casa da Misericórdia de Borba informa o adiamento do concerto da Mariza, inserido no âmbito das comemorações dos 500 anos da instituição, que se iria realizar hoje, dia 29 de junho, pelas 22 horas.

Devido às condições meteorológicas instáveis não será possível a realização na data prevista. A segurança e conforto de todos os envolvidos e espectadores são a nossa prioridade.

Informamos também que a nova data do concerto está marcada para dia 14 de agosto.”

“Fora da Casca” promete muita animação de 5 a 7 de julho em Alandroal

O caracol, a caracoleta e o lagostim voltam a ser os protagonistas do festival “Fora da Casca”, que está de regresso, já na próxima sexta-feira, 5 de julho, ao Castelo de Alandroal.

Aos petiscos, até domingo, dia 7, junta-se a animação musical e a transmissão dos jogos do Europeu de Futebol, neste “festival de verão”, que, segundo o presidente da Câmara, João Grilo, é um dos eventos “mais bem recebidos”, não só pela população do concelho, mas também pelos visitantes. E porque este é um evento promovido com a participação das associações do concelho, que preparam as mais diversas iguarias para servir ao público, João Grilo explica que, com o seu trabalho, as coletividades “ganham a sua própria autonomia” para, posteriormente, “desenvolverem os seus projetos”.

No que toca à programação do evento, na sexta-feira, dia 5, a partir das 22 horas, é apresentado o espetáculo “Canta Alentejo”, de Luís Simenta, seguindo-se a atuação dos Djs MDK.

No sábado, dia 6, pelas 17 horas, e integrado nas comemorações do aniversário da Banda do Centro Cultural de Alandroal, realiza-se mais um Encontro de Bandas Filarmónicas. Às 22 horas, a animação musical fica a cargo do grupo 5Castas. A partir da meia-noite, é o DJ Cuba que promete animar o público.

Os “Bandidos do Cante” são os responsáveis por animar o festival, no domingo, dia 7, a partir das 19 horas.

Último almoço do Festival da Idade de Ouro este sábado no CNT de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas promove este sábado, 29 de junho, o último dos almoços do Festival da Idade de Ouro.

O almoço tem lugar no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), em Elvas, com início às 13 horas, sendo destinado à população com idade igual ou superior a 50 anos, das freguesia urbanas.

O festival, que já passou por todas as freguesias rurais do concelho, desde o início do mês, é promovido pelo Município de Elvas, com o apoio das juntas de freguesia.

The Gift com concerto “inclusivo” este sábado à noite em Elvas

Os The Gift apresentam, na noite deste sábado, 29 de junho, na Praça da República de Elvas, um concerto integrado na sua nova digressão, “Coral Histórico”.

Com “Coral Histórico”, e que tal como o grupo revelas nas suas redes sociais, os The Gift prociram, “apresentar um espetáculo imersivo em espaços que dignifiquem, que alimentem, que deixem propagar as ondas emocionais desta música.”

Entretanto, a vocalista da banda de Alcobaça, Sónia Tavares, através de um vídeo publicado na sua conta de Instagram, convida todos a assistir a este espetáculo, em Elvas, adiantando tratar-se de um “concerto inclusivo”, com língua gestual e audiodescrição, para que também a comunidade de cegos e surdos possam assistir.

O espetáculo desta noite, que decorre no âmbito das comemorações do 12º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial pela UNESCO, tem início às 22 horas.

São Pedro comemorado em Campo Maior com arraial na noite deste sábado

Imagem de arquivo

Depois de no fim de semana passado Campo Maior ter estado a celebrar São João, com dois arraiais na Ermida de São Joãozinho, este sábado, 29 de junho, a festa faz-se em honra de São Pedro.

O arraial, que conta com animação musical de Jorge Pedras e a participação das marchas do ATL Arco-Íris, segundo revela a vereadora São Silveirinha, terá lugar na Ermida de São Pedro, a partir das 21h30.

Estas, diz ainda a vereadora São Silveirinha, são “tradições nas quais a população de Campo Maior se revê” e que, por essa razão, a Câmara Municipal continua a apostar nelas. “Os arraiais já são organizados há décadas e as pessoas gostam sempre de se juntar a este tipo de eventos”, remata.

Diário do Euro 29-06-2024

Neste sábado, quando começa a segunda fase do Euro, com os primeiros dois jogos dos oitavos de final, às 17 horas Suíça-Itália e às 20 horas Alemanha-Dinamarca.

Tal como prometido vamos falar neste sábado da Eslovénia, adversária de Portugal na segunda-feira.

Os eslovenos mais conhecidos em Portugal são o guarda-redes Ian Oblak que jogou em várias equipas e foi campeão e venceu a taça pelo Benfica, atualmete no Atlético de Madrid e titular da seleção eslovena.

Há uns anos, Zlatko Zahovic esteve 10 épocas na Liga portuguesa, passou pelo Guimarães, e foi campeão no Porto e depois no Benfica.

A seleção da Eslovénia é a segunda vez que participa num Europeu, depois de em 2000 não ter passado da fase de grupos, com empates com Jugoslávia e Noruega, e uma derrota com a Espanha.

Nesta edição de 2024,  apurou-se num grupo onde estavam o Cazaquistão, Dinamarca, a Irlanda do Norte, a Finlândia e San Marino.

Os eslovenos classificaram-se em segundos, com os mesmos pontos da Dinamarca, mas em desvantagem já que nos jogos diretos empataram em cada e perderam fora. Aliás, na fase de apuramento a Eslovénia teve ainda uma derrota na Finlândia, somando sete vitórias, um empate e duas derrotas, tendo marcado 20 golos e sofrido nove.

A Eslovénia defrontou Portugal num jogo treino, uma única vez, a 26 de março desde ano, em Ljubljana, e venceu os portugueses na primeira derrota da era Martinez, com golos de Cerin e Elsnik.

Os eslovenos conseguiram agora apurar-se pela primeira vez para a fase a eliminar de uma grande competição depois de três empates, à semelhança do que aconteceu com Portugal em 2016.  Os onze utilizados são sempre os mesmos, por parte do selecionador Matjaz Kek.

Eslovénia (4x4x2) :Oblak; Karnicnik, Drkusic, Bijol e Janza; Stojanovic, Cerin, Elsnik e Mlakar; e Sporar e Sesk.

O conjunto esloveno é muito rigoroso no momento defensivo, mostrando-se sempre muito coeso e permitindo muito pouco aos rivais na sua grande área. Alterna momentos mais baixos com tentativas de condicionamento da construção contrária, complicando o caminho dos jogadores com o estilo dos portugueses.

A transição ofensiva é uma arma, o ex-Sporting Sporar, embora nem sempre muito bem na definição dos lances e com Benjamin Sesko, um excelente e completo avançado, de 21 anos que joga na Alemanha do Red Bull Leipzig.

Confira os nosso palpites para o dia de hoje e amanhã.

O patrocínio deste podcast é de:

Elvas celebra 12º aniversário da classificação como Património Mundial

O 12º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial vai ser assinalado este sábado e domingo, dias 29 e 30 de junho, com espetáculos de música, luz, vídeo e pirotecnia.

O espetáculo LUX Elvas 2024 vai ter lugar na Praça da República e contempla dois concertos e espetáculos multimédia com projeção na Sé,  encerrando com momentos de pirotecnia.

Este sábado, pelas 22 horas, realiza-se o concerto “Coral Histórico”, dos The Gift: um concerto onde a música se une ao património. Da história patrimonial do nosso país, surgiu o mapa perfeito para deixar que soem as canções deste Coral. Um espetáculo imersivo em espaços que dignifiquem, que alimentem, que deixem propagar as ondas emocionais deste disco, levando um “coro clássico” com 20 pessoas a “eletrónica dos The Gift” e a “voz única de Sónia Tavares” aos espaços patrimoniais que têm História dentro. Fazer da junção de música e história um momento único e intemporal é o propósito da digressão “Coral Histórico”.

Pelas 23h35 há espetáculo multimédia projetado na Sé, seguindo-se um espetáculo pirotécnico, que encerra este primeiro dia.

Amanhã, domingo, dia 30, pelas 21h30 atuam os Bandidos do Cante. Comemorando dez anos de classificação do cante alentejano como património da UNESCO, os Bandidos do Cante são filhos dos filhos da terra, que são gente diferente, do chão da planície onde o sol perde de vista o tempo, os dias se alargam nos relógios e o horizonte não tem pressa de chegar. Integram a nova geração de coletivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados, por via da força, da forma e da estética, que lhes confere profundidade e unicidade vocal.

Pelas 23 horas há novo espetáculo multimédia projetado na Sé e, às 23h10, um espetáculo pirotécnico coloca o ponto final nas comemorações do aniversário da classificação atribuída pela UNESCO.