O presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, o 1.º secretário executivo, Carlos Nogueiro, e o técnico superior responsável pelo funcionamento do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, David Davim, marcaram presença na manhã da passada quarta-feira, 26 de junho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), onde reuniram com o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
De entre os vários temas abordados, destaca-se a discussão sobre o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alentejo (SGIFR) e os constrangimentos sentidos no desenvolvimento dos procedimentos necessários à sua implementação.
O SGIFR visa coordenar e integrar todas as ações e estratégias de gestão de fogos rurais, promovendo uma abordagem holística que abrange desde a prevenção até à recuperação pós-incêndio. Neste esforço partilhado pelas várias entidades públicas e privadas para a prossecução dos objetivos do SGIFR, é fundamental o papel das CCDR a nível regional, bem como das Comunidades Intermunicipais a nível sub-regional.
A reunião foi presidida por António Ceia da Silva, presidente da CCDR-A, e contou ainda com os representantes da CCDR-A e das restantes comunidades intermunicipais do Alentejo: João Grilo do Alentejo Central, António Bota do Baixo Alentejo e Pedro Tojinha do Alentejo Litoral.