“Bad Boys – Tudo ou Nada” em exibição esta sexta-feira em Elvas

O filme “Bad Boys – Tudo ou Nada” é exibido esta sexta-feira, 28 de junho, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Neste verão, os Bad Boys favoritos de todos estão de volta com a icónica mistura de ação eletrizante e comédia sem limites, mas desta vez com uma reviravolta: a dupla de Miami está agora em fuga.

A sessão, para maiores de 12 anos, tem início às 21h30. Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline, podendo também ser adquiridos, na bilheteira do Auditório São Mateus, esta sexta-feira, a partir das 21 horas.

José António Alves apresenta obra sobre Edmundo Curvelo em Arronches

José António Alves apresenta esta sexta-feira, 28 de junho, o livro “Edmundo Curvelo”, no Convento Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

A apresentação da obra, que é uma “bibliografia intelectual” do professor e escritor Edmundo Curvelo, está marcada para as 18 horas.

Esta é mais uma iniciativa inserida na programação das comemorações de São João em Arronches.

Creche Sítio dos Pequenotes celebra final de ano com festa

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, realizou esta quarta-feira, dia 26 de junho, a festa de final de ano letivo da creche Sítio dos Pequenotes.

A festa decorreu no ginásio da APPACDM e contou com várias “performances” das crianças que frequentam esta resposta social da instituição, que “foram muito aplaudidas pelos familiares presentes”, revela o Município de Elvas.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, marcou presença nos festejos, tendo deixado uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido junto dos mais pequenos e de toda a comunidade.

Conselho Municipal de Educação de Elvas aprova Plano de Transportes Escolares

O salão nobre dos Paços do Concelho de Elvas acolheu na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, o Conselho Municipal de Educação, com a presença dos seus membros.

A sessão teve início com a intervenção das diretoras dos estabelecimentos de ensino, que abordaram alguns dos constrangimentos verificados.

Foi aprovada a ata da reunião anterior, o Plano de Transportes Escolares Ano Letivo 2024/2025; assim como o Plano Intermunicipal de Transportes Escolares.

Os presentes fizeram a análise do ano letivo 2023/2024 referente às competências na área da Educação atribuídas ao Município, tendo os presentes feito um balanço positivo.

Município de Elvas “exige” desagregação das freguesias de Terrugem e Vila Boim

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, esta quarta-feira, dia 26 de junho, em sessão do executivo, uma proposta para “exigir” a desagregação das freguesias de Terrugem e Vila Boim junto da Assembleia da República.

O documento subscrito por todo o executivo refere que “estão cumpridas todas as imposições colocadas às freguesias para a sua desagregação, entregues em dezembro de 2022 e até ao momento o processo encontra-se em análise”.

O documento, que foi enviado para conhecimento à Presidência da República, ao presidente da Assembleia da República, assim como a todos os grupos parlamentares, subscreve que a posição da população que, desde o início deste processo, sempre esteve contra esta agregação, assim como o poder local.

“Não se entende, por parte de quem tem poder de decisão, a demora neste procedimento, e tendo em atenção que em 2025 é ano de eleições o que ainda irá levar a mais demoras neste processo, que não exista uma decisão célere”, revela a Câmara Municipal.

São Mateus de regresso ao Parque da Piedade de 20 a 29 de setembro

Já se encontram abertas as candidaturas a espaços na Expo São Mateus, inserida na programação das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, que este ano acontecem de 20 a 29 de setembro, revela a Câmara Municipal de Elvas.

Tal como em edições anteriores, o espaço da Expo São Mateus vai contar com três zonas, para as quais se podem candidatar os interessados conforme a área de atividade. O Município de Elvas disponibiliza uma zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e ainda uma zona lúdica e cultural (espetáculos).

Para mais informação sobre as candidaturas, os interessados devem consultar as normas de participação, disponíveis para consulta aqui.

Os espetáculos na Expo São Mateus, tal como no ano passado, terão entrada gratuita.

IPP organiza ENOVE+ destinada a finalistas de Enfermagem

A Escola Superior de Saúde e o Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) organizam, em conjunto, a 15 de julho, um evento destinado a alunos finalistas do curso de Enfermagem do Politécnico de Portalegre, designado ENOVE+ S.

À semelhança de edições anteriores, o evento, a ter lugar no Campus Politécnico, em Portalegre, irá contar com stands e com a apresentação e divulgação de ofertas de trabalho de diversas entidades ligadas ao ramo da saúde e de empresas de recrutamento.

Outro dos momentos altos da programação do evento está relacionado com o processo de inscrição dos recém-licenciados em Enfermagem, na Ordem dos Enfermeiros.

Incêndio junto à EN 373 em Elvas mobiliza três corporações de bombeiros

Três corporações de bombeiros foram chamadas a um incêndio que deflagrou, ao início da tarde desta quinta-feira, 27 de junho, no mato, junto à Estrada Nacional (EN) 373, entre Elvas e Campo Maior.

Segundo informação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o incêndio já tinha sido dado como extinto à chegada dos operacionais dos Bombeiros de Elvas, Arronches e Monforte.

O alerta para a ocorrência foi dado às 13h19, sendo que para o local foram mobilizados um total de 14 operacionais e de cinco veículos destas três corporações de bombeiros.

PSD quer respostas para praga de baratas em Elvas

A vereadora do PSD, Tânia Rico Morais, na última reunião do Executivo da Câmara Municipal de Elvas, realizada esta quarta-feira, 26 de junho, em Santa Eulália, pediu esclarecimentos sobre a posição da autarquia e da comissão de acompanhamento ao contrato da aquaelvas em relação às medidas que estão a ser equacionadas para fazer face à praga de baratas, revela a Comissão Política Concelhia do PSD, em comunicado.

Foi também questionado, lê-se no referido comunicado, se haverá outras situações no concelho por verificar semelhantes ao caso da ligação incorreta de alguns clientes à rede de fornecimento de água de uma unidade hoteleira da cidade.

O partido revela ainda não concordar com o contrato de comodato que irá permitir a cedência de uma nave do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas à Isekais, por um período de 20 anos.

O comunicado para ler na íntegra:

“Na reunião de câmara de dia 26 de junho de 2024 realizada em Santa Eulália, no período antes da ordem do dia, foram solicitados esclarecimentos sobre a AQUAELVAS, nomeadamente em relação a posição da autarquia e que posição está a tomar a Comissão de Acompanhamento ao contrato da Aquaelvas em relação a estas questões: Praga de baratas. Qual o plano adotado? Qual a ideia para resolver? Quais são as medidas a serem equacionadas? Qual a periodicidade da verificação dos procedimentos e sua eficácia? O caso da situação da ligação incorreta de alguns clientes à rede de fornecimento de uma unidade hoteleira de Elvas. Há mais situações destas no concelho por verificar? Roturas constantes em Santa Eulália.

Nos pontos da Ordem do Dia da reunião de câmara, no referente ao Contrato de Comodato a ser realizado com o ISEKAIS por 20 anos da nave esquerda do Centro de Negócios de Elvas (CNT), tivemos de nos abster. Sem dúvida o ISEKAIS é já uma referência a nível nacional e internacional do desporto na modalidade da Ginástica, e deve ser apoiado, mas consideramos que a cedência de uma nave no CNT deveria permanecer como é feita atualmente sem necessidade de contrato de comodato. Este Contrato aliena uma das naves do CNT durante 20 anos e inviabiliza a utilização de uma parte fundamental do CNT pela autarquia no âmbito do desenvolvimento das atividades económicas a que se destina este edifício. Só revelando uma total falta de ambição na eventual realização de eventos e feiras de grande dimensão. E não concordamos com cedências por mais de 12 anos.

Na Proposta de realização da Expo São Mateus 2024 e respetivas Normas de Participação foram pedidos os seguintes esclarecimentos:

– Conhecimento da localização do espaço atribuído apenas a partir do dia 17 de setembro, não será possível ser mais cedo?

– Os copos oficiais, de 20 cl e 40 cl, serão vendidos as comerciantes e empresários no evento ao preço unitário de 0,50€. De modo a promover esta prática sustentável não era melhor praticar um preço de venda mais baixo de modo a incentivar a sua compra?

No ponto relativo à extensão da rede de água e saneamento na Estrada das Casas Novas, foi pedido o seguinte esclarecimento: A Aquaelvas assume os encargos todos e as melhorias, ou se o Município teria algum encargo?

No ponto da Revisão Orçamental n.º 3 o voto foi contra.

No ponto dos Apoios às Associações, tivemos de nos abster num deles, pois o apoio pedido era para uma atividade que já tinha sido realizada (Carnaval 2024) e houve verba para ser executada, não é lógico que agora se venha a solicitar, mas tendo em conta ser uma importante instituição de solidariedade social do concelho, e como o regulamento é omisso, abstemo-nos. Contudo recomendamos que o Regulamento seja revisto e salvaguarde na sua redação situações destas.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Há duas escolas em Elvas a recolher equipamentos elétricos para reciclagem

Até segunda-feira, 1 de julho, é possível entregar, em duas escolas de Elvas – na Secundária D. Sancho II e na Escola Básica nº 2 -, pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, no âmbito da 13ª edição da campanha “Escola Electrão”.

A campanha teve início em setembro do ano passado e está a chegar à reta final, sendo que as escolas com maiores quantidades recolhidas serão premiadas.

No distrito de Portalegre, para além das duas escolas de Elvas, há ainda outras cinco aderentes: a Escola Secundária de Campo Maior; a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão; a Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel; a Escola Básica Garcia da Orta, em Castelo de Vide; e a Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre.

Por cada dez quilos de pilhas, dez quilos de lâmpadas ou cem quilos de equipamentos elétricos usados cada escola recebe um ponto e por cada dez pontos acumulados recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.

Ao longo de 12 edições, esta campanha do Electrão, que sensibiliza para a necessidade de entregar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados para reciclagem, já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e, paralelamente, permitiu sensibilizar milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens.

A campanha “Escola Electrão” desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”.

No primeiro período foram submetidos 27 trabalhos de 13 escolas alusivos à temática da reciclagem de embalagens “Separar/ não separar” que premiaram alunos e professores de vários níveis de ensino. Outros 29 trabalhos foram apresentados por parte de 12 escolas do país no segundo desafio, que incidiu sobre as diferenças entre lixo e resíduos.

Os desafios do concurso “Repórter Electrão” são lançados trimestralmente. É escolhido um trabalho vencedor por cada nível de ensino. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.

UE solicita contributo dos jovens para avaliação da Estratégia para a Juventude

A União Europeia (UE) está a pedir um contributo aos jovens, dos 15 aos 29 anos, para que seja feita, posteriormente, uma avaliação à Estratégia para a Juventude, em vigor desde 2019 e até 2027.

Num questionário simples, disponível online (aqui), a UE procura, entre outras coisas, perceber se os jovens fazem parte de alguma organização juvenil, se consideram que as suas opiniões são tidas em conta nas leis nacionais e europeias, quais as preocupações que a UE deve ter nos próximos anos e quais os impactos da inteligência artificial e da desinformação na sociedade.

O objetivo é que os jovens se envolvam e participem ativamente na democracia e na sociedade, dizendo aquilo que consideram ser importante. Este questionário pode ser preenchido até dia 30 de junho.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Elvas: fim de contrato com EDP Comercial deixa trabalhadores da Randstad “em risco”

A União de Sindicatos do Norte Alentejo (USNA/CGTP-IN), que receia que perto de duas centenas de colaboradores do call center da Randstad, em Elvas, possam acabar no desemprego, tendo em conta a possibilidade do fim do projeto da EDP Comercial, veio esta quinta-feira, 27 de junho, a público dar conta da “situação de instabilidade e de incerteza” em que se encontram estes trabalhadores.

Este call center abriu em Elvas no ano de 2017, com uma linha de apoio à EDP Espanha, que entretanto foi encerrada, sendo que em 2022 surgiu um serviço de linha de apoio à EDP Comercial, que foi, de acordo com Ana Albergaria, dirigente sindical, crescendo. Mas com os trabalhadores em teletrabalho desde a pandemia e com o contact center na antiga fábrica do tomate fechado, “não foram tidas em conta duas questões que assombram a vida” destes colaboradores: tudo o que implica estar a trabalhar remotamente e a “durabilidade do projeto EDP”.

“Passados quase cinco anos, estes trabalhadores continuam em teletrabalho, sem qualquer apoio económico, com o aumento dos seus custos, com eletricidade, água e internet”, adianta Ana Albergaria. Mas numa altura em que o teletrabalho já não é obrigatório, a Randstad, avança a dirigente sindical, impede os trabalhadores de voltarem ao trabalho presencial, justificando a decisão com “questões de segurança”, porque, entre outras razões, “chove dentro do edifício”. “Mas a Randstad não apresenta nem soluções, nem data para o regresso dos trabalhadores. Podia permitir, pelo menos no verão, o trabalho aqui no call center”, defende.

Por outro lado, e caso a Randstand não ganhe o concurso da EDP Comercial, já em agosto, os trabalhadores de Elvas poderão estar mesmo “em risco”. “Já aconteceram vários concursos e a Randstad tem vindo a perder vários projetos deste cliente”, assegura Ana Albergaria.

A dirigente sindical dá ainda conta que, recentemente, um total de 85 trabalhadores afetos ao serviço da EDP Comercial, entre Elvas e outros contact centers do país da Randstad, viram o seu horário de trabalho reduzido para metade. “Das 40 passaram para as 20 horas”, ou seja, passaram de um ordenado na ordem dos 820 euros mensais para 410. “É difícil em todo o lado, mas aqui em Elvas ainda é mais, porque não há outros locais em que possam trabalhar a part-time. Temos famílias monoparentais sem soluções”, lamenta.

Ana Albergaria explica ainda que a direção da Randstad, sem dar garantias daquilo que possa vir a acontecer, já terá comunicado à União de Sindicatos que a intenção é “manter todos os trabalhadores” de Elvas. “Mas com o teletrabalho, não podemos ignorar que realmente estes trabalhadores estarão na fila da frente, para se que acabe este projeto, porque aqui só há representação da EDP Comercial”, remata.

Estas informações foram avançadas em conferência de imprensa, na manhã desta quinta-feira, numa ação integrada na Semana Nacional de Esclarecimento e Luta, convocada pela CGTP Intersindical Nacional, que chega hoje ao fim. Ana Albergaria, para além de dirigente da União de Sindicatos do Norte Alentejo (USNA/CGTP-IN), é também membro da Direção Nacional do SIESI (Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas) e da FIEQUIMETAL (Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Química, Farmacêutica, Elétrica, Energia e Minas).

Alentejo World Heritage Festival presta homenagem ao Fado, ao Cante e à Morna

Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, é palco da segunda edição do Alentejo World Heritage Festival, entre esta sexta-feira e domingo, de 28 a 30 de junho. A edição deste ano homenageia, ao longo de três dias, o Fado, o Cante Alentejano e a Morna, tradições musicais reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A tour ‘Portuguesa’ de Carminho passa por Cabrela, com a atuação da fadista marcada logo para o primeiro dia do evento. Ainda no arranque do festival, Marco Oliveira e Ricardo Parreira vão apresentar aos mais novos aquela que é a maior fadista portuguesa do século XX, com um concerto dedicado à vida e obra de Amália Rodrigues.

No programa do Alentejo World Heritage Festival, no sábado, 29 de junho, destaca-se a projeção do documentário “Cesária Évora”, que dá a conhecer a todos a história da “Barefoot Diva”, a cantora mais internacional de Cabo Verde. Durante a noite, celebra-se a diversa e vibrante cultura cabo-verdiana com um jantar dançante, com mornas e cachupa, ao som dos músicos Leonel Almeida e Nando Andrade. O dia termina com um concerto repleto de talento que junta as vozes e ritmos de Nancy Vieira, Cristina Clara, Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes.

Para o último dia do festival, domingo, 30 de junho, está marcado um recital de canto e piano com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida, dupla que vai homenagear os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. Uma atuação do Grupo Coral Fora d’Oras de Montemor-o-Novo irá encerrar o festival, numa concerto que funde as culturas celebradas nesta 2.ª edição do Alentejo World Heritage Festival.

O Alentejo World Heritage Festival é um evento organizado pela Lar Doce Ler e pela Égide – Associação Portuguesa das Artes. Na sua realização, conta também com os apoios do Município de Montemor-o-Novo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Junta de Freguesia Cabrela e da Casa das Letras.

IPP e EHT de Portalegre preparam terceira edição da pós-graduação em Enoturismo

A pós-graduação em Enoturismo, desenvolvida em parceria pela Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), que já contou com duas edições, vai ter uma terceira, que está agora a ser preparada.

Esta pós-graduação foi já frequentada por mais de 50 alunos, nos últimos dois anos, segundo revela a diretora da EHT de Portalegre, Maria da Conceição Grilo, mais de 50 alunos: “nestes dois anos ultrapassámos os 50 alunos e a nossa expectativa é manter essa cadência, uma vez que tem mostrado um elevado nível de atratividade, com o objetivo dos alunos se valorizarem”.

Esta formação, garante ainda Maria da Conceição Grilo, “vem responder ao crescimento do enoturismo, na região do Alentejo”.

Eva Milheiro, coordenadora do Departamento de Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento do IPP, que desempenha funções de coordenadora desta pós-graduação, em conjunto com as professoras Fernanda Silva da EHT e Graça Carvalho, da Escola Superior de Biociências de Elvas, assegura que “o setor do enoturismo, conjugando o turismo e o setor dos vinhos, tem vindo a crescer em Portugal e, em particular, no Alentejo”.

A pós-graduação, garante Eva Milheiro, “é muito importante porque permite diversificar experiências no território e combate a sazonalidade do turismo, valoriza a gastronomia e o património”.

Os interessados em inscrever-se nesta terceira edição da pós-graduação em Enotursimo poderão candidatar-se muito em breve, devendo procurar toda a informação necessária junto do Instituto Politécnico de Portalegre.

Candidaturas ao Prémio Literário Hugo Santos terminam no domingo

Terminam este domingo, 30 de junho, as candidaturas ao Prémio Literário Hugo Santos, promovido pelo Município de Campo Maior, através do qual a autarquia pretende incentivar a criação literária, valorizar a língua portuguesa e, ao mesmo tempo, prestar homenagem ao escritor.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, revela que a edição deste ano – a terceira – “é dedicada à poesia e o vencedor receberá um valor monetário de 1.500 euros e ainda a edição da obra com 150 exemplares, a cargo do município”.

“No início de setembro, o júri dará a conhecer a obra vencedora desta edição e a 1 de outubro, dia em que o patrono do prémio celebrava o seu aniversário, será feita a entrega do prémio”, acrescenta a autarca.

São Silveirinha, que recorda que este é um dos poucos prémios literários do Alentejo, apela a todos aqueles que gostam de escrever poesia, para que se candidatem.

O regulamento do Prémio Literário Hugo Santos pode ser consultado aqui.

OMTL ocupa cerca de 600 jovens de Elvas este verão

Cerca de 600 jovens vão estar integrados, durante duas semanas, nos serviços da Câmara Municipal de Elvas, das juntas de freguesia e associações do concelho, no âmbito do programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL) de curta duração, que funciona nos meses de julho, agosto e setembro.

O programa destina-se a jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e pretende que estes tenham quatro horas diárias ocupadas, mediante a atribuição de uma bolsa. Os jovens vão desempenhar funções socialmente úteis, num projeto que pretende incentivar os jovens a realizar atividades profissionais, de companheirismo, e que contribuam para a sociedade em que estão inseridos, potenciando as capacidades individuais.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida e vice-presidente, Anabela Cartas, fizeram ontem, 26 de junho, a receção aos jovens, no Auditório São Mateus.

Rondão Almeida lembrou aos jovens que esta é uma oportunidade para colocar em prática aprendizagens e tomar conhecimento com a realidade do mercado de trabalho.

Diário do Euro 27-06-2024

Nesta quinta-feria,este é o Diário do Euro:

Portugal perdeu frente à Geórgia ontem à noite em Gelsenkirchen o terceiro jogo no Euro.

Felizmente já estávamos apurados e por isso Portugal segue em primeiro para a fase a eliminar.

O jogo teve muitas alterações no onze inicial relativamente aos jogos anteriores e começou de forma muito má com 1-0 para a Geórgia, logo aos três minutos, e piorou na segunda parte com um penálti. Não ficou bem nos dois lance o jovem António Silva que se estreou num Europeu.

Diogo Dalot tenta explica a derrota, temos as suas declarações.

Já o selecionador Roberto Martinez também na conferencia de imprensa deu os parabéns à Geórgia e reconhece que Portugal falhou, pode ouvir no podcast.

No outro jogo a Turquia vence a Republica Checa por 2-1 e garantiu o segundo lugar , passaram a próxima fase Portugal, Turquia e Geórgia.

No outros jogos à tarde Eslováquia e Roménia empataram a uma bola e a Ucrânia e a Bélgica também, mas a zero, todos ficaram com quatro ponto e Ucrânia ficou de fora, pois perdeu por 3-0 com a Roménia na jornada inaugural e tinha o pior score de golos.

Quando aos jogos dos oitavos, se anteontem a vitoria da Áustria piorou os cruzamentos para Portugal colocando a França nosso caminho, esta derrota também deixou apurada a Geórgia e Portugal em vez de jogar com a Hungria vai defrontar a Eslovénia, uma equipa que defende bem e tem também um excelente guarda redes e vai colocar um muro na frente da baliza. Este é o quadro dos Oitavos de Final:

Confira os nosso palpites para o dia de hoje.

 

O patrocínio deste podcast é de: