Évora: Carolina Deslandes e Rui Veloso são cabeças de cartaz da Feira de S. João

Évora está em festa, entre esta sexta-feira, 21 de junho, e o próximo dia 30, com a tradicional Feira de São João. O evento tem, desta feita, Carolina Deslandes e Rui Veloso como cabeças de cartaz.

O renovado Rossio de São Brás acolhe esta que é das maiores celebrações populares de Évora e do Alentejo. As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril marcam a programação deste ano da Feira de São João que inclui, para além da música, exposições, mostra de atividades económicas e sociais, desporto, divertimentos e gastronomia, com destaque para as indispensáveis tasquinhas. A entrada é livre.

Évora prepara-se para dez dias de encontros e partilha num dos certames mais emblemáticos realizados a sul do Tejo, onde são esperados muitos milhares de visitantes. O cartaz de espetáculos apresenta, a par de Carolina Deslandes e Rui Veloso, como outros grandes nomes da música nacional: Buba Espinho, Dino d’Santiago, Van Zee, Ricardo Ribeiro, Capitão Fausto, Ivandro, e, também, Manuel Guerra, cantor que reside em Évora.

A secular Feira de São João é organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região. Inclui a mostra do setor económico (institucional, artesanato e artes decorativas) e os espaços dedicados ao desporto e à juventude, situados no Jardim Público. O Espaço Criança estará no parque infantil. No CDAPEC (ex-IROMA), na Rua Diana de Liz, vai estar a mostra agropecuária.

Um dos momentos altos da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para sábado (dia 22), a partir das 21 horas, no Complexo Desportivo da cidade. No domingo, a partir das 9 horas, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. Na área do desporto realizam-se ainda torneios de São João em várias modalidades para além de diversas iniciativas de demonstração.

De recordar que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.