Piscina descoberta de Arronches abre ao público esta terça-feira

A Piscina Municipal Miguel Largarto, em Arronches, abre ao público esta terça-feira, 18 de junho, enquanto a Piscina Municipal de Esperança tem a sua abertura marcada para dia 1 de julho.

A piscina de Arronches vai funcionar de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 20 horas, encerrando à segunda-feira para manutenção.

Já a piscina de Esperança vai estar aberta de quarta a segunda-feira, no mesmo horário.

“Sessão Prospetiva do Alto Alentejo” na quinta-feira na BioBIP

A Plataforma Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal) promove a 20 de junho (quinta-feira), no edifício da BioBIP, no Instituto Politécnico de Portalegre, uma “Sessão Prospetiva do Alto Alentejo”.

No evento, organizado em colaboração com a Fundação “la Caixa”, irão estar reunidos líderes, representantes da sociedade civil e especialistas das diversas câmaras municipais da região, “com o propósito de discutir questões relevantes para o futuro do Alto Alentejo e fortalecer a colaboração para o desenvolvimento sustentável ao nível local e regional”.

“Prevê-se um dia pleno de reflexão e deliberação profícuas, assente na análise de casos específicos, evolução histórica e tendências recenseadas para a região numa perspetiva de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cuja prossecução se deseja partilhada e eficaz”, refere a organização.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição, que pode ser feita aqui.

Delta promete pôr todos a mexer com nova campanha da gama de café solúvel

A Delta Cafés acaba de lançar uma nova campanha multimeios que pretende reforçar a ligação da marca com um público mais jovem e pôr todos a mexer com gama solúveis. “Mexe com Delta” é o mote deste momento, que reflete a promessa da gama: dar um boost de energia para começar o dia. Uma música que vai ficar na cabeça de todos os portugueses, composta pelo estúdio Barulho e interpretada pela artista Raissa Bhering, vai pôr todos a mexer e a descobrir a nova imagem da gama solúveis da Delta Cafés.

Com a ambição de se aproximar de um público mais jovem, esta campanha pretende também mostrar a nova imagem da gama solúveis. Uma imagem apelativa, sem perder a ligação à tradição, onde o sabor e a qualidade se mantêm, refletindo modernidade, mas sempre respeitando a essência da marca, conciliando a inovação com o passado.

A campanha que retrata diferentes momentos do dia dos consumidores de solúveis Delta, foi criada pela agência BBDO Portugal e estará presente, com estratégia de meios da Initiative Media, em digital (Youtube, TikTok, Instagram, Facebook), rádio, spotify e em OOH.

O restyling das embalagens vai impactar as diferentes propostas da gama de solúveis da Delta Cafés que vão desde cafés puros, “Classic”, “Intenso”, “Creme”, “Decaf” e “Gold”; cereais com café, “Chicória e Café”, “Cereais e Café”, “Cereais, Chicória e Café”; e cereais sem café, “Cereais e Fibra”, “Cevada, Chicória e Centeio” e “Cevada”, e encontra-se disponível nos pontos de venda habituais, nos Hipers e Supers de norte a sul do país.

A gama de solúveis da Delta Cafés é de fácil preparação, basta adicionar leite, água ou bebidas vegetais, e apresenta uma grande flexibilidade de consumo. É ideal para o dia a dia de todos os que apreciam momentos únicos, mas também para os mais criativos que preferem bebidas compostas.

“A nova imagem reforça a nossa capacidade de evolução e adaptação a novas tendências e a nossa convicção e vontade em continuar a fazer parte do dia a dia dos portugueses e, em particular com esta campanha, pôr todos a mexer com os solúveis Delta”, sublinha Mónica Oliveira, Diretora de Marketing e Comunicação de Cafés do Grupo Nabeiro.

Rafael Leonardo lidera Campeonato Nacional de Motocross

Rafael Leonardo alcançou este domingo, 16 de junho, a quarta posição da classificação geral na penúltima prova do Campeonato Nacional de Motocross.

A uma prova do fim do campeonato, o piloto elvense segue na liderança da competição, com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

A prova deste domingo realizou-se em Vieira do Minho.

Centro Educativo Alice Nabeiro celebra “Semana da Ciência”

A semana de 3 a 7 de junho, no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, foi dedicada à Ciência. Tecnologia e Ambiente foram algumas das temáticas abordadas com uma agenda divertida e diversa.

Nesta edição, o CEAN levou a robótica e os seus projetos de investigação até à loja Continente Bom Dia de Campo Maior, onde os alunos dinamizaram exposições, palestras e workshops para o público em geral.

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, foi hasteada aquela que é já a 16ª Bandeira Verde do programa Eco-escolas e realizou-se uma sessão sobre neuroeducação e os caminhos para o futuro.

A semana contou também com atividades na fábrica Novadelta. A reciclagem, os resíduos, a economia circular e segurança no trabalho foram temas abordados e a mascote do CEAN, Luzinha, marcou presença, bem como todos os alunos de ATL.

Em parceria com a Adega Mayor, foram instaladas casas-abrigo para morcegos na vinha abrigadas nas azinheiras. Este é um projeto que vem sendo desenvolvido desde há vários anos com a construção e montagem de abrigos pelas zonas envolventes à adega, seguindo assim os princípios de sustentabilidade ambiental.

A 6 de junho o Centro recebeu caixas de vinho em madeira para reutilizar, nas quais serão criados“hotéis para insetos”. Já no dia 7, o CentroCiência Viva de Estremoz dinamizou dois workshops, um deles dedicado às energias renováveis e outro aos polinizadores e as flores.

A semana finalizou com um piquenique saudável à base de frutas, graças à oferta de oito quilois de mirtilos pela empresa Vilar da Monteirinha sediada em Sonim, concelho de Valpaços.

O apoio dos parceiros, diz o CEAN, “foi imprescindível para o sucesso da semana”. Associaram-se a este “Semana da Ciência” o Município de Campo Maior, a Delta Cafés, Adega Mayor, Loja Continente Bom Dia de Campo Maior, Centro Ciência Viva de Estremoz e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Município de Borba volta a meter a “Juventude em Movimento”

O Município de Borba volta a promover o programa “Juventude em Movimento”, destinado a todos os jovens residentes do concelho, que estejam integrados no sistema de ensino ou de formação profissional.

Durante dez dias úteis, os jovens que se inscrevam na iniciativa irão desempenhar diversas tarefas em vários serviços municipais, com uma ocupação de quatro horas diárias, durante os meses de julho e agosto.

Ao mesmo tempo que ocupam parte do seu período de férias, estes jovens têm ainda a possibilidade de desenvolver o seu “espírito de cidadania, aumentar a sua capacidade de participação social e cívica na comunidade”.

Desta vez, a iniciativa é aberta a jovens dos 13 aos 14 anos, em regime de voluntariado. Dos 15 aos 25 anos, os jovens que participam no programa serão recompensados com uma bolsa de cem euros. Ainda assim, os mais novos têm também direito a algumas regalias, como o acesso gratuito às piscinas municipais e à oferta de uma tshirt e de outros brindes.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 28 de junho, podendo ser feitas no Balcão Único da Câmara Municipal de Borba.

Adega Mayor apresenta novos programas de enoturismo na chegada do verão

No próximo dia 21 de junho (sexta-feira), o dia mais longo do ano, a Adega Mayor dá as boas-vindas ao verão, dando a conhecer os seus novos programas de enoturismo com vista para a bonita paisagem alentejana.

Os convidados serão recebidos, pelas 11h45, na adega da Herdade das Argamassas, em Campo Maior, com um “Welcome Drink”. Segue-se, cinco minutos depois, o início de uma visita à adega.

Um almoço temático será servido no terraço do espaço, com lançamento das novas colheitas. Para as 15 horas, está previsto um workshop vínico e ainda prova de vinho com chocolates.

Ministro da Defesa inaugura Terreiro Interpretativo da Batalha de Montes Claros

O ministro da Defesa, Nuno Melo, presidiu esta segunda-feira, 17 de junho, às cerimónias comemorativas dos 359 anos da Batalha de Montes Claros, em Borba, onde inaugurou também o Terreiro Interpretativo desse mesmo conflito entre portugueses e espanhóis, fundamental para a independência de Portugal durante a guerra da Restauração.

Não querendo fazer qualquer comentário à comunicação social sobre uma eventual candidatura de António Costa ao Conselho Europeu, Nuno Melo lembrou que, em Borba, esteve-se a “celebrar a independência nacional”, só “graças ao sacrifício de tantos e grandes portugueses”, estando o seu “propósito” e o seu “empenho” direcionados para as Forças Armadas. “Tenho trabalhado todos os dias para dignificar as forças armadas, garantindo, no plano dos militares, das infraestruturas, da indústria, no plano estratégico, aquilo que nos garante muitas lutas em relação ao futuro: é isso que me traz aqui a Borba”, assegura.

Recordando as guerras que se vivem, o ministro garante que ter as forças armadas, no contexto da NATO, “preparadas, equipadas e motivadas” é uma “obrigação” de cada país que a integra. “A alteração geopolítica também nos ajuda a perceber o que tem que ser feito: que é uma correção de um percurso de muitos anos, em que, infelizmente, não se investiu nas Forças Armadas”, adianta.

Nuno Melo quer, desde logo, começar por “assegurar recursos que permitam justiça às pessoas”, isto é, aos antigos combatentes, hoje com 70 ou 80 anos, com vista a melhorar as suas vidas. Por outro lado, dar “melhores condições financeiras” é fundamental, diz, não só para recrutar, como para reter militares.

No que toca às indústrias de defesa, o ministro assegura que as forças armadas podem ser sinónimo de “receita” e não apenas de despesa. “Temos que, tendo em conta aquilo que são os propósitos da NATO, identificar as potencialidades, captar investimento estrangeiro, mobilizar o investimento e o capital nacional e, tendo em conta esse conceito estratégico, desenvolver indústrias de defesa, nos diferentes ramos”, remata Nuno Melo.

Junto ao Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros, na freguesia de Rio de Moinhos, em Borba, encontra-se agora disponível para visita o Terreiro Interpretativo, onde é explicada cada movimentação das tropas portuguesas, comandadas pelo Marquês de Marialva e pelo Conde das Galveias, que conseguiram o feito de derrotar o mais poderoso exército da Europa, em 1665.

“Memórias de São João” em exposição numa rua de Arronches

No âmbito das comemorações de São João, em Arronches, a Câmara Municipal inaugura, na próxima quinta-feira, 20 de junho, uma exposição na Rua 5 de Outubro.

A inauguração da exposição, que tem como título “Memórias de São João”, está marcada para as 18 horas.

O ponto alto das comemorações de São João em Arronches acontece no domingo e segunda-feira, dias 23 e 24, por ocasião do feriado municipal da vila.

Aquaelvas corrige erro de ligação que abastecia clientes a partir de hotel

A nossa redação recebeu uma queixa para uma alegada utilização e venda de água pela empresa Aquaelvas, a partir da canalização de uma unidade hoteleira, a três clientes que estariam a ser fornecidos de água por uma conduta direta desse hotel, tendo inclusive sido registada a presença da PSP Elvas no local.

Alegadamente a água estaria a ser faturada duas vezes.

A Rádio Elvas solicitou esclarecimentos à Aquaelvas que, através de comunicado, esclareceu a situação, referindo ter-se tratado de “um infeliz incidente”, entretanto “já corrigido”:

“Após o infeliz incidente ocorrido na passada quarta-feira, dia 12 de junho, junto ao Hotel
S. João de Deus, a Aqualia esclarece que o mesmo se deveu à necessidade deste Hotel
fazer um desvio do ramal incorretamente, com a autorização da Câmara, na proximidade
da boca de incêndio que se encontra na via pública, para evitar partir um chão centenário
no interior do mesmo, pelo qual a Aqualia foi completamente alheia e desconhecia, pois
não foi o autor desta obra. Há cerca de uma semana, o empreiteiro contratado pelo Hotel, deslocou-se ao local, apedido do mesmo, para verificar o excesso de consumo de água que se verificava, no entanto, este empreiteiro desconhecendo a ligação efetuada pelo Hotel na proximidade da boca de incêndio, após ter feito o buraco na via pública em volta desta boca do incêndio, encontrou a tubagem acima indicada, e contactou os serviços Aqualia.

A Aqualia deslocou-se ao local e identificou de imediato o erro, pois efetivamente, tinha
feito uma ligação há cerca de um ano, que induzidos em erro por esta situação, ficou
de facto incorreta na linha do hotel”.

Segundo o comunicado, “por desconhecer esta situação e assumindo que a ligação estava a ser feita à boca de incêndio e não na passagem de uma linha do hotel, esta não era suposto estar ali, dado que as únicas entidades autorizadas a ‘mexer’ nas bocas de incêndio na via pública são os Bombeiros e a Aqualia.”

A Aquaelvas refere que “a situação foi retificada de imediato, incluindo a pavimentação, sem nada ser cobrado”. “Esta situação não está de todo em conformidade com os padrões de serviço da Aqualia, que nos esforçamos para manter, e como empresa idónea e séria, assume toda a responsabilidade da ligação incorreta, entende e lamenta profundamente todos os transtornos causados e agradece toda a compreensão dispensada, pedindo as mais sinceras desculpa a todos os lesados”, diz ainda a empresa.

Em comunicado, a Aquaelvas esclareceu a situação da ligação incorreta de alguns clientes à rede de fornecimento de uma unidade hoteleira de Elvas, lamentando o erro e corrigindo a situação de imediato.

A Rádio ELVAS foi entretanto contactada por Cosmin Cornute, responsável pela empresa que trabalhou para o hotel, na identificação da anomalia, tendo esclarecido que foram os seus trabalhos de verificação que identificaram o erro na ligação.

Este canalizador explicou que realizou várias sondagens, com recurso à planta do hotel, a fim de encontrar a suposta fuga de água, que estaria na origem do excesso de consumo.

Acrescentou que a ligação errada não era da sua responsabilidade.

Carminho na segunda edição do Alentejo World Heritage Festival em Cabrela

A edição deste ano do Alentejo World Heritage Festival, em Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, homenageia, de 28 a 30 de junho, o Fado, o Cante Alentejano e a Morna, tradições musicais reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A tour ‘Portuguesa’ de Carminho passa por Cabrela, onde está agendada uma atuação no dia 28 de junho. Ainda no arranque do Festival, Marco Oliveira e Ricardo Parreira vão apresentar aos mais novos aquela que é a maior fadista portuguesa do século XX com um concerto dedicado à vida e obra de Amália Rodrigues.

Na programação do segundo dia do festiva, destaque para a projeção do documentário “Cesária Évora”, que dá a conhecer a todos a história da “Barefoot Diva”, a cantora mais internacional de Cabo Verde. Ainda na noite de 29 de junho celebra-se a diversa e vibrante cultura cabo-verdiana com um jantar dançante, com mornas e cachupa, ao som dos músicos Leonel Almeida e Nando Andrade. O dia termina com um concerto repleto de talento que junta as vozes e ritmos de Nancy Vieira, Cristina Clara, Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes.

Para o último dia do festival, a 30 de junho, está marcado um recital de canto e piano com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida, dupla que vai homenagear os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. A agenda fica completa com a atuação do Grupo Coral Fora d’Oras de Montemor-o-Novo que encerrará o festival com concerto que funde as culturas celebradas nesta 2.ª edição do Alentejo World Heritage Festival.

Os bilhetes já estão disponíveis na BOL do Município de Montemor-o-Novo.

Dia Mundial de combate à desertificação e à seca assinala-se esta segunda-feira

Celebra-se hoje, dia 17 de junho, o Dia Mundial de combate à desertificação e à seca, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1955. “Unidos pela Terra. Nosso Legado. Nosso Futuro” é o tema definido para este ano.

Atualmente, alguns dos desafios ambientais mais urgentes relacionados com a terra incluem desertificação, degradação do solo e seca. Perto de 40% de toda a área terrestre mundial já é considerada degradada, algo que se assume como um problema para a produção de alimentos e não só.

Tudo para saber sobre o Dia Mundial de Combate à desertificação e à seca no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Óscares foram mote para espetáculo de “Os Dançarilhos” em Elvas

A escola de dança “Os Dançarilhos”, de Elvas, promoveu o seu espetáculo de enceramento das atividades 2023/24 na tarde deste domingo, 16 de junho, no Cine-Teatro Municipal.

O título “Óscares” deu o mote para um conjunto de coreografias originais para temas das bandas sonoras de grandes filmes de Hollywood, como “A Vida é Bela”, “O Senhor dos Anéis”, “Avatar” e “Braveheart”, entre outros.

As coreografias foram criadas pelas professoras Catarina Rodrigues, Márcia Azevedo e Soraia Belchior, as duas últimas à frente dos grupos Naadirahs e Saphyra Bellydancer, convidados especiais do evento.

E porque o espetáculo foi construído com base nos galardões mais importantes da indústria cinematográfica a nível mundial, não faltou a entrega de prémios às alunas da escola “Os Dançarilhos” que mais se destacaram ao longo dos últimos meses em diversas categorias.

Meeting de Natação do CEN junta atletas de todo o país em Elvas

O 41° Meeting Internacional de Natação “Cidade de Elvas” realizou-se este domingo, 16 de junho, na área descoberta das Piscinas Municipais.

A já histórica prova organizada pelo Clube Elvense de Natação (CEN) contou este ano com a participação de uma dúzia de clubes oriundos de vários pontos de Portugal e um da vizinha cidade de Badajoz.

Albufeira, Beja, Coimbra, Castelo Branco, Estremoz, Faro, Ponte de Sor, Portalegre Sesimbra foram algumas das localidades portuguesas com clubes presentes nesta edição 2024 do Meeting de Natação “Cidade de Elvas”, disputado maioritariamente nos escalões mais jovens.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, e o vereador Hermenegildo Rodrigues marcaram presença na cerimónia de entrega de medalhas e troféus da competição, ao lado do presidente da direção do CEN, José Caldes.

Castelo de Vila Viçosa vai ter Centro Interpretativo

A Câmara Municipal de Vila Viçosa assinou recentemente as escrituras da compra de um edifício, que se situa no interior do castelo, que albergou os primeiros Paços dos Concelho.

Naquele espaço, como explica o presidente da Câmara, Inácio Esperança, irá nascer, no futuro, o Centro Interpretativo do Castelo de Vila Viçosa, castelo esse que, segundo o autarca, tem “uma história importantíssima para Vila Viçosa e para o mundo”.

Este castelo, assegura Inácio Esperança, “tem um papel importante na Guerra da Independência, pois aqui morreu um irmão de D. Nuno Álvares Pereira e, por isso, ele comprou a imagem de Nossa Senhora da Conceição em Inglaterra, que aqui se mantém até aos dias de hoje”. A Batalha de Montes Claros, adianta, “nasceu aqui”. “Foi um castelo muito importante nas Guerras Peninsulares”, acrescenta.

Lembrando que “sem Vila Viçosa não haveria Portugal, nem a sua independência”, o autarca recorda ainda a importância desta localidade para “a construção da identidade portuguesa e da marca Portugal”.

O projeto do Centro Interpretativo do Castelo de Vila Viçosa irá ser candidatado a fundos comunitários. Prevê-se que possa ser uma realidade dentro de três a quatro anos.

São Vicente e Ventosa recebeu almoço da Idade de Ouro este domingo

São Vicente e Ventosa foi a freguesia que recebeu neste domingo, 16 de junho, a edição 2024 do Festival da Idade de Ouro.

Cerca de 140 pessoas juntaram-se ao almoço no Pavilhão Multiusos de São Vicente, numa jornada de convívio que contou com animação musical pelo grupo de música popular da Universidade Sénior local e pelo cantor e instrumentista João Tocha.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, marcou presença em mais este momento do Festival da Idade de Ouro, tendo por anfitrião o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas.

Quem também esteve presente no Multiusos de São Vicente foram a presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Graça Luna Pais, a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, os vereadores Hermenegildo Rodrigues e Vitória Branco, e autarcas de diversas freguesias do concelho.

Rede Intermunicipal de Bibliotecas reuniu em Alter do Chão

O grupo de trabalho da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA), constituído por técnicos dos 15 municípios desta região, reuniu na passada quarta-feira, 12 de junho, nas instalações da Câmara Municipal de Alter do Chão, com o objetivo de discutir os documentos técnicos e normativos que regularão o seu funcionamento, bem como o Plano Anual de Atividades.

A RIBAA tem como objetivos a promoção da melhoria de competências de literacia das populações, a partilha de recursos e serviços, a criação de programas de promoção de leitura e formação continuada, bem como a promoção do território através do espólio bibliográfico de autores concelhios, património literário e imaterial da região.

A próxima reunião de trabalho, onde estes documentos já estarão numa versão final, acontece a 27 de setembro, em Arronches.

Museu Aberto acolhe exposição de fotografia do Prémio Santiago Castelo

Uma exposição com obras finalistas do 7º Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo 2023, um prémio de fotografia em que o território da Europa serve como ponto de partida para a criatividade dos fotógrafos, está patente no Museu Aberto de Campo Maior, até 9 de julho.

São cerca de 22 as fotografias em exposição, de uma “grande qualidade”, garante a vereadora no Município de Campo Maior São Silveirinha. “É uma exposição que mostra a nossa realidade, de Portugal, do Alentejo, do Centro, mas também da Extremadura”, adianta.

E porque nesta última edição do prémio, não houve qualquer campomaiorense a concurso, São Silveirinha apela para que, de futuro, aqueles que “que têm gosto pela fotografia, que têm trabalhos fotográficos e que o fazem tão bem”, que se possam associar.

O Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo é organizado pelo Centro UNESCO da Extremadura, com a colaboração da Comunidade de Trabalho EUROACE, sendo a exposição promovida pela CCDR Alentejo, com o apoio do Município de Campo Maior.

Ténis: Antoine Escoffier vence 1º Torneio Internacional “Cidade de Elvas”

O 1° Torneio Internacional “Cidade de Elvas” em ténis chegou ao fim este domingo, 16 de junho, nos courts do Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE).

A competição, destinada a jogadores masculinos, contou com a participação de 64 tenistas de 17 nacionalidades e disputou-se nas variantes de singulares e pares. Portugal, Espanha, França, Israel, Austrália, Estados Unidos, Chéquia, Suíça, Índia, Brasil, México, Turquia, Estónia e Países Baixos foram alguns dos países com representantes na competição, que contou com um prize money de 25 mil dólares.

O vencedor em singulares foi o francês Antoine Escoffier, que derrotou na final o português Duarte Vale. Na final de pares, só com tenistas portugueses, a dupla João Graça-Ilia Stoliar bateu o par formado por Pedro Araújo e João Domingues.

O presidente da Câmara Municipal, José Rondão Almeida, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios deste 1° Torneio Internacional “Cidade de Elvas”, uma organização do CETE. A prova teve a etapa de qualificação a 8 e 9 de junho, enquanto o quadro principal decorreu desde o passado dia 10.

Sétima jornada do Torneio de Futsal do CRP é disputada esta segunda-feira

A sexta jornada do Torneio de Verão de Futsal do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas, foi disputada na noite da passada sexta-feira, 14 de junho.

No primeiro jogo da noite, em Veteranos, o A.C. Lava & Seca venceu os “Amigos da Justiça” por 3-2. Seguiram-se mais duas partidas, em Seniores: o CRP da Boa-Fé venceu por 7-3 a equipa do Meu Super, enquanto o Bairro das Caixas bateu “Os Elvenses” por 7-6.

O torneio prossegue até 28 de junho, sendo que, na noite desta segunda-feira, dia 17, estão previstos dois jogos, em Seniores (Laranja Mecânica – “Os Elvenses” e CRP da Boa-Fé – Bairro das Caixas) e um em Veteranos (Coral Stout – CRP da Boa-Fé).

No Alentejo, Câmara de Elvas é a que faz “mais investimento” em habitação

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve presente, na semana passada, na CCDR Alentejo, em Évora, na cerimónia de assinatura de contratos ao abrigo do 1º Direito, do programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”, num montante que ascende a 13,3 milhões de investimento.

Assegurando que a Câmara de Elvas é, no Alentejo, aquela que “está a fazer mais investimento na área da habitação”, o presidente Rondão Almeida recorda que a juntar a estes 13,3 milhões, o município tinha já visto ser-lhe aprovado um financiamento de 2,8 milhões. Ainda assim, e porque o Município de Elvas apresentou um valor de 30 milhões de euros para “resolver os problemas de habitação” do concelho, Rondão Almeida diz-se “preocupado” com o valor que ainda está por aprovar.

A aguardar por uma resposta do Poder Central, o autarca explica que dos 3,3 milhões de euros já investidos pela Câmara Municipal, nesta área, “com fundos próprios”, ainda não recebeu “um cêntimo” de volta. “Estou preocupado com as candidaturas que ficam agora a aguardar que haja disponibilidade financeira, por parte do Ministério da Habitação”, acrescenta.

Por outro lado, Rondão Almeida recorda que, aos investimentos feitos ao nível da habitação para rendas sociais, a autarquia está “neste momento com um investimento de sete milhões de euros nas rendas acessíveis”: 60 fogos da Quinta dos Arcos e outros dez na Estrada de Santa Rita.

“O investimento total na área da habitação em Elvas, em termos previsionais, e se tudo vier a correr bem, é de cerca de 40 milhões de euros, o que dá para tentar atenuar os problemas com o surgimento de quase 200 novos fogos no concelho”, remata o autarca.

Juventude de Santa Eulália promove 1º Torneio de Futebol de Benjamins

O Campo de Jogos António Picão Caldeira, em Santa Eulália, acolheu no passado sábado, dia 15 de junho, o 1° Torneio de Futebol no escalão de benjamins.

Além do Juventude de Santa Eulália, responsável pela organização da prova, participaram ainda neste torneio o Sporting Clube Campomaiorense e o Puerta Palmas, de Badajoz.

O torneio contou com a presença de mais de uma centena de pessoas.

Santo António celebrado com sardinhada e marchas populares em Campo Maior

A Junta de Freguesia da Expectação organizou, na noite da passada sexta-feira, 14 de junho, uma sardinhada de Santo António, no Parque Polidesportivo daquela freguesia, em Campo Maior.

Numa noite animada de convívio, os presentes puderam assistir à atuação da marcha do ATL Arco-Íris, da Casa do Povo de Campo Maior, tendo estado a animação musical do evento a cargo de Nelson Caldeira.

Um dos momentos altos foi a entrega dos prémios do Torneio Inter-Associações, também promovido pela Junta de Freguesia, que nos últimos dias decorreu, naquele espaço, entre várias associações do concelho.

Arkus voltou a celebrar Santo António com arraial

A associação juvenil Arkus organizou, na noite da passada sexta-feira, 14 de junho, o tradicional arraial de Santo António, que contou com a presença “de muitos elvenses e espanhóis”.

O espaço da Arkus, na Avenida 14 de Janeiro, em Elvas, foi decorado com os tradicionais manjericos e quadras alusivas ao dia.

Durante a noite comeram-se as sardinhas e houve animação musical.