Obra na Villa Romana de Torre de Palma pode avançar em breve

​A secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, esteve de visita, na passada terça-feira, 11 de junho, a Monforte, para efetuar uma avaliação da situação do projeto de requalificação e conservação da Villa Romana de Torre de Palma, lugar arqueológico situado na freguesia de Vaiamonte.

Este projeto, que resulta de um contrato interadministrativo de cooperação celebrado pela Câmara Municipal, a Direção-Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, no final do ano passado, tem um financiamento previsto de 300 mil euros, através dos instrumentos financeiros da Reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.

Ainda antes da visita programada e realizada pela governante à Villa Romana, Maria de Lurdes Craveiro foi convidada a conhecer o museu Monforte Sacro, dando por terminada a sua visita no Torre de Palma Wine Hotel.

Ao longo da reunião, a secretária de Estado puxou os compromissos assumidos pela sua antecessora, demonstrando assim o seu interesse em concretizar as intervenções previstas o mais breve possível.

Nesta visita, Maria de Lurdes Craveiro, fez-se acompanhar pela sua chefe de gabinete, Patrícia Bento d’Almeida. Estiveram também presentes, para além do presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, o vice-presidente e vereadores, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, a dirigente da Unidade Orgânica de Urbanismo, Obras e Serviços Urbanos, Lina Barroqueiro, e os técnicos afetos ao Serviço Municipal de Arqueologia, Paula Morgado e Sérgio Batista.