PSD Elvas “contra exploração do Coliseu sem pagamento”

O PSD de Elvas enviou um comunicado para a nossa redação sobre a última reunião de Câmara que apresentamos de seguida:

“Na última reunião de câmara de dia 12 de junho de 2024, um dos esclarecimentos pedidos foi no âmbito da assinatura do Município de Elvas, do termo de responsabilidade com o Governo no dia 11 de junho em Évora que irá permitir o acelerar do processo de concretização das candidaturas apresentadas e cujos projetos de construção estavam pendentes de aprovação pelo IHRU e respetiva disponibilização das verbas do PRR para a Habitação.

No caso de Elvas, que não recebeu um único cêntimo face aos valores candidatados durante a vigência do anterior Governo PS, e o qual deixou em termos de concretização uma medíocre taxa de execução e que esteve em risco de deixar prescrever os prazos do PRR, congratulamo-nos que agora com este novo Governo da AD se estejam a agilizar os procedimentos de modo a melhorar as taxas de execução e apoiar todas as autarquias que já tinham compromissos assumidos a concretizá-los sem prejuízo ou penalizações. 

Relativamente a um dos pontos da Ordem do Dia da reunião de câmara, o da Abertura do Concurso Público para Exploração de sala de eventos do Coliseu Comendador Rondão Almeida, e tendo em conta que a exploração não contempla o pagamento de uma prestação como contrapartida da exploração e do gozo do espaço cedido, essencial para colmatar os custos assumidos pela autarquia nos encargos das despesas de água, luz, gás ou qualquer fonte de energia decorrente da utilização, vimo-nos forçados a votar contra. Muito embora consideremos que deve ser feita uma exploração profissional do Coliseu de Elvas que lhe imprima uma dinâmica forte e que faça deste espaço uma das principais salas de espetáculo a nível nacional e internacional, não podemos admitir, tendo em conta as características previstas para esta exploração, que algo que deveria trazer mais riqueza a Elvas, acabe por onerar, de tal maneira, o município que o empurre a ainda mais!”

“Furiosa – Uma Saga Mad Max” esta sexta-feira no Auditório São Mateus

Esta sexta-feira, 14 de junho, é exibido, no Auditório São Mateus, em Elvas, o filme “Furiosa – Uma Saga Mad Max”.

A sessão tem início às 21h30. Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline, podendo também ser adquiridos, na bilheteira do Auditório São Mateus, esta sexta-feira, a partir das 21 horas.

Sinopse do filme para maiores de 14 anos: “À medida que o mundo desabava, a jovem Furiosa é retirada do Lugar Verde das Muitas Mães e cai nas mãos de uma grande Horda de Motociclistas liderada pelo Senhor da Guerra Dementus. Varrendo o Deserto, deparam-se com a Cidadela presidida por Immortan Joe”.

Cabeço de Vide com Marchas Populares a 15 e 29 de junho

A Santa Casa da Misericórdia de Cabeço de Vide organiza, neste mês de junho, duas noites de Marchas Populares, junto ao Salão do Albergue.

Além de desfile e arraial na Avenida da Libertação, haverá serviço de bar, sardinhada e quermesse, sendo que, a 15 de junho, a animação musical estará a cargo de Paulo Lopes e, no dia 29, do Duo Lunar. Em ambos os dias, a festa tem início marcado para as 21h30.

As iniciativas são desenvolvidas pelas funcionárias e pelas crianças do ATL da Santa Casa de Cabeço de Vide.

Polidesportivo da Expectação voltou a ser palco de torneio de futsal

Terminou esta quarta-feira, 12 de junho, mais uma edição do Torneio Inter-Associações de Futsal, promovido pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior.

A competição, que se iniciou a 5 de junho, juntou, no polidesportivo da freguesia, várias associações do concelho de Campo Maior.

Participaram cinco equipas: os Veteranos do Sporting Clube Campomaiorense, a Casa do Benfica, o União Futebol Degolados, os Bombeiros e o Município de Campo Maior.

Os prémios de participação a todos os jogadores serão entregues esta sexta-feira, 14 de junho, pela Junta de Freguesia, no decorrer do arraial de Santo António.

Desporto no Alentejo foi assunto de fórum na Universidade de Évora

O Auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora, recebeu no passado sábado, 8 de junho, o fórum “Desporto no Alentejo: Que futuro?”, que contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias. O governante deu o seu contributo neste espaço de debate e reflexão, sobre a realidade atual do desporto na região, com foco nos eixos estratégicos para o desenvolvimento do mesmo.

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), Hugo Hilário, esteve presente num painel de debate em representação desta comunidade, onde enalteceu a importância dos movimentos associativos para a captação do interesse em praticar desporto, bem como os investimentos feitos pelos Municípios do Alto Alentejo, através da capacitação das infraestruturas desportivas que estão disponíveis para a população.

Foram também abordadas as “Boas Práticas na Região Alentejo”, que se apresentam como diferenciadoras e que podem servir de exemplo para os demais atores regionais.

Gastronomia alentejana celebrada esta sexta-feira no Vila Galé de Elvas

O Hotel Vila Galé Collection Elvas realiza um jantar a quatro mãos, de modo a celebrar a gastronomia alentejana, esta sexta-feira, 14 de junho.

Esta iniciativa irá contar com a participação dos dois chefs do hotel, Alberto Muralhas e Pedro Gaspar.

O menu inclui couvert, duas entradas, dois pratos principais e sobremesa. No decorrer do jantar irão ter destaque iguarias como Tiborna no pão com filete de sardinha braseada, pimentos assados e couli de tomate fresco e coentros, salada de miolo de fava com funcho, rúcula e laranja e peito de pato curado, mas também polvo à alentejana, tártaro de novilho com gema de ovo curada, rosti de batata e mix de salada. Para terminar de forma doce, haverá texturas de citrinos.

Este jantar a quatro mãos terá início no claustro exterior desta unidade de hotelaria. O valor por pessoa é de 50 euros e as crianças até aos 12 anos têm desconto de 50%.

Uma vez que os lugares são limitados, quem quiser participar deve fazer a sua reserva através do email Elvas@vilagale.com ou do número de telefone 268 244 000.

Feira de velharias na Praça D. Sancho II no sábado

A Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses promove mais uma feira de velharias no sábado, dia 15 de junho, entre as 9 e as 13 horas.

Esta feira de velharias terá lugar na praça D. Sancho II, em Elvas.

O valor angariado reverte em benefício da manutenção do Cemitério do Ingleses e da Capela de São Jorge da Corujeira.

Inscrições para Festa dos Capuchos quase a encerrar

Devido ao crescente número de participações, o Município de Vila Viçosa está prestes a encerrar as inscrições para a edição deste ano da Festa dos Capuchos, no que diz respeito a stands na Praça da República, espaços no recinto da festa e publicidade.

O presidente da Câmara, Inácio Esperança, garante que “são já muitos os inscritos, pelo que não possível dar resposta a todos”, adiantando que “são privilegiadas as pessoas e instituições do concelho”.

Quanto ao cartaz da edição deste ano da festa, que se realiza de 13 a 16 de setembro, o revela que “já está fechado”, mas que só será divulgado “a seu tempo”.

As inscrições ainda podem ser feitas no Balcão Único do Município de Vila Viçosa ou através do email geral@cm-vilavicosa.pt.

Idoso detido em Portalegre por posse de armas e munições proibidas

Um homem de 89 anos foi detido ontem, 12 de junho, no concelho de Portalegre, por posse de armas e munições proibidas, pelo Posto Territorial de Portalegre da GNR.

No âmbito de uma investigação “por introdução em lugar vedado ao público e por caça em terreno não cinegético (a menos de 250 metros de uma habitação), os militares da Guarda realizaram diligências que permitiram apurar a identidade do suspeito. No seguimento da ação, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, no decorrer do qual foi possível constatar que o indivíduo era detentor de duas armas e quatro munições proibidas, motivo que levou à sua detenção”, revela o Comando Distrital de Portalegre da GNR.

No decorrer da ação, foram apreendidas diversas armas e munições, nomeadamente oito armas de caça; uma caçadeira de canos serrados; uma arma de ar comprimido; um punhal; e 128 munições de diversos calibres.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Portalegre.

A GNR relembra que, de acordo com a Lei n.º 5/2006, de 23 de fevereiro, referente ao Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida.

ONG portuguesa Ocean Alive vence prémio europeu Natura 2000

A Organização Não-Governamental (ONG) portuguesa Ocean Alive é uma das entidades vencedoras dos prémios Natura 2000, um galardão atribuído pela Comissão Europeia aos melhores projetos de conservação em áreas da Rede Natura 2000.

Ocean Alive foi uma das seis eleitas, de diferentes países, ao receber o prémio da categoria “Conservação Marinha”, devido ao trabalho de conservação e restauro das pradarias marinhas e sapais no Estuário do Sado.

O projeto, que se distingue pelo envolvimento da comunidade local na proteção das florestas azuis, está em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir no podcast abaixo.

A edição deste anos dos prémios Natura 2000 recebeu um total de 96 candidaturas, sendo que destas foram selecionadas 27 finalistas. Para além da Ocean Alive, a Comissão Europeia distingui ainda projetos da Estónia, Itália, Irlanda e Polónia, bem como uma iniciativa transfronteiriça que junta duas regiões dos Pirenéus franceses e espanhóis.

Aprovada construção de variante ao túnel de Santa Eulália

O executivo municipal de Elvas ratificou esta quarta-feira, dia 12 de junho, o memorando de entendimento relativo à supressão e reclassificação de Passagens de Nível na Linha do Leste, no concelho, no decorrer da reunião de câmara, realizada em São Vicente.

O documento, assinado entre o Município de Elvas e a Infraestruturas de Portugal, prevê o encerramento da passagem de nível da Ponte das Hortas, assim como de mais duas passagens de nível e a construção de variante ao túnel de Santa Eulália.

Neste memorando, ao Município caberá a elaboração dos projetos, a execução das empreitadas, cabendo às Infraestruturas de Portugal assumir os encargos financeiros necessários.

A proposta da aquaelvas para a remodelação da rede de distribuição da Rua da Fonte – Vila Boim, foi aprovada. Trata-se de um investimento de cerca de 100 mil euros, com a instalação de nova conduta, substituindo a existente e os consequentes ramais, assim como todos os trabalhos inerentes à empreitada de remodelação, como a colocação de novo pavimento.

Os eleitos aprovaram estabelecer a adaptação do horário de trabalho no setor operário, nomeadamente na Abegoaria, ao Verão, para fazer face às altas temperaturas que se fazem sentir nesta época, e que passa a ser das 7h00 às 13h00.

Aprovada a transmissibilidade de contratos de arrendamento em regime de arrendamento municipal, assim como a proposta de cedência de equipamentos ortopédicos, nomeadamente 2 camas articuladas, para a Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Os eleitos aprovaram, por maioria, com o voto contra da vereadora Tânia Rico, a abertura de concurso público para exploração da sala de eventos do Coliseu Comendador Rondão Almeida, aprovando o programa de concurso e caderno de encargos.

O executivo aprovou os projetos Apoiados em que o Município de Elvas – Museu de Arte Contemporânea de Elvas é parceiro de outras instituições no âmbito de candidaturas à Direção Geral das Artes – programa de apoio da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), Aprovada a proposta de Mecenato para o projeto A Festa da Arte em Rede da Região Alentejo (FARRA), do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, por parte da Fundação La Caixa – Banco BPI.

Ratificada a exposição de trabalhos dos alunos dos vários Agrupamentos do concelho de Elvas realizados no âmbito do projeto das Rotas das Fortalezas Abaluartadas da Raia.

No âmbito da Feira escolar, foi ratificada a realização treino de Suporte Básico de Vida envolvendo Jardins de Infância, Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários de Elvas.

A proposta de parceria – RECICLAMANIA 2024 – Sociedade Ponto Verde, foi aprovada.

A participação e parceria do Município de Elvas para a edição deste ano do Mundialito Futebol Base 2024, foi aprovada, contando com a realização de jogos nos campos do Complexo Desportivo Municipal e no campo de jogos da Terrugem.

Aprovado o pedido de autorização para instalação de estrutura no Pavilhão Desportivo Municipal.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para Jantar/Baile de Finalistas dos alunos da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas – A ratificar,

– da Casa da Cultura para promover debates no âmbito da mobilidade sustentável,

– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização das Corridas de Touro 2024/2025,

– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização do evento Remember Old Times,

– do Auditório São Mateus para realização das II Jornadas Ibéricas do GIAE – Grupo de Investigação em Aves Estepárias,

– do Centro de Negócios Transfronteiriço para o ISEKAIS,

– do Forte da Graça à associação Hispania Nostra para a realização de uma exposição,

– de transporte para “O Elvas” CAD,

– de transporte para a Associação de Assistência de Vila Boim,

– do Campo de futebol Pedro Barrena para o Torneio “Luís Pires”.

Atribuídos apoios ao Centro Artístico Elvense, Associação Internacional Hispanolusa e ABAT.

No final da sessão, e uma vez que se trata de sessão aberta ao público, o presidente da Câmara Municipal de Elvas apresentou os projetos que se encontram a ser desenvolvidos na freguesia, como o novo loteamento, com capacidade para cerca de 20 lotes, a requalificação da Praça de Touros, tendo sido ainda apresentadas as obras levadas a cabo pela Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

A população teve ainda a oportunidade de intervir, tendo sido apenas levantada uma questão relacionada com o escoamento de água, na zona da Praça de Touros, quando chove em demasia, uma situação que irá ser resolvida aquando da intervenção na requalificação desta zona.

Prémio atribuído às Bifanas de Vendas Novas demonstra bem o seu “potencial turístico”

Valentino Salgado Cunha

As Bifanas de Vendas Novas foram as grandes vencedoras, na categoria de “Projetos de Promoção Gastronómica”, da sétima edição dos Prémios Cinco Estrelas Regiões.

Este reconhecimento, segundo o presidente da Câmara, Valentino Salgado Cunha, demonstra bem “o potencial turístico” deste prato gastronómico. “As bifanas têm o potencial de trazer pessoas ao nosso concelho, de conhecerem a nossa cidade, de as provarem e este prémio acaba por ser a recompensa que o Município tem tido, na promoção deste prato, mas também das casas de bifanas, que trabalham diariamente para servirem todos aqueles que lá param, também tentando inovar e melhorar cada vez mais este prato que já tem várias décadas de existência na nossa cidade”, assegura.

De recordar que a sétima gala de entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões teve lugar na passada quinta-feira, dia 6 de junho, na Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, em Mora.

Os Prémios Cinco Estrelas Regiões têm como objetivo identificar e valorizar o que de melhor se faz de Norte a Sul de Portugal.

Obra na Villa Romana de Torre de Palma pode avançar em breve

​A secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, esteve de visita, na passada terça-feira, 11 de junho, a Monforte, para efetuar uma avaliação da situação do projeto de requalificação e conservação da Villa Romana de Torre de Palma, lugar arqueológico situado na freguesia de Vaiamonte.

Este projeto, que resulta de um contrato interadministrativo de cooperação celebrado pela Câmara Municipal, a Direção-Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, no final do ano passado, tem um financiamento previsto de 300 mil euros, através dos instrumentos financeiros da Reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.

Ainda antes da visita programada e realizada pela governante à Villa Romana, Maria de Lurdes Craveiro foi convidada a conhecer o museu Monforte Sacro, dando por terminada a sua visita no Torre de Palma Wine Hotel.

Ao longo da reunião, a secretária de Estado puxou os compromissos assumidos pela sua antecessora, demonstrando assim o seu interesse em concretizar as intervenções previstas o mais breve possível.

Nesta visita, Maria de Lurdes Craveiro, fez-se acompanhar pela sua chefe de gabinete, Patrícia Bento d’Almeida. Estiveram também presentes, para além do presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, o vice-presidente e vereadores, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, a dirigente da Unidade Orgânica de Urbanismo, Obras e Serviços Urbanos, Lina Barroqueiro, e os técnicos afetos ao Serviço Municipal de Arqueologia, Paula Morgado e Sérgio Batista.

Biblioteca Municipal de Elvas distingue os seus melhores leitores

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo entregou diplomas aos seus melhores leitores na passada segunda-feira, no feriado de 10 de junho, em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Neste ato foram distinguidos os adultos e crianças que “mais leram” durante o último ano. Os adultos distinguidos foram Dora Dias, Susana Isabel Carona Roxo, Alessandra Silva Santos, Maria do Carmo Mirotes, Sílvia Prates, Júlio Coutinho, Ana Cristina Vasconcelos, Maria Irene Manteiga, Manuela Filipe, Maria de Jesus Cunha, Aida Boné e Beatriz Dias.

Safira dos Santos, Edgar dos Santos, Joana Garrido, Ema Calado, Francisco Conceição, Simão Garrido, Ana Grilo, Martim Pires, João Coutinho, Ana Conceição, Madalena Trindade e Ismael Sequeira foram os leitores mais novos distinguidos.

Elvas: Santo António celebrado esta quinta-feira na Igreja de São Domingos

A Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas promove esta quinta-feira, 13 de junho, a festa de Santo António de Lisboa.

A festa será celebrada, na Igreja de São Domingos, às 19 horas, com eucaristia. No final da cerimónia, revela o presidente da Fraternidade Leiga de São Domingos, António Carlos, será benzido o pão que cada pessoa levar.

“Autores de Elvas” dão a conhecer obra “Geografia das Palavras”

Os “Autores de Elvas” apresentaram na passada segunda-feira, 10 de junho, em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a antologia “Geografia das Palavras”.

Na sessão de apresentação da obra, que contou com vários momentos culturais, esteve presente a vereadora Vitória Branco, que enalteceu o trabalho desenvolvido por este coletivo de autores elvenses.

A obra, que já se encontra à venda, conta com textos de 16 escritores e desenhos de três ilustradores.

Colisão na estrada que liga Arronches a Degolados resulta em ferido ligeiro

Foto: Hugo/Vigilantes da Estrada

Um ferido ligeiro foi o resultado de um aparatoso acidente, na tarde de ontem, 12 de junho, na Estrada Nacional 371, entre Degolados, no concelho de Campo Maior, e a vila de Arronches.

O acidente resultou da colisão entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros. O alerta para a ocorrência foi dado pouco depois das 17 horas, sendo que o ferido, um homem de 39 anos, foi transportado ao Hospital de Portalegre.

Para o local foram mobilizados 17 operacionais, entre os Bombeiros de Arronches, a GNR e o Serviço Municipal de Protecção de Civil de Arronches, apoiados por oito viaturas.

Campo Maior com financiamento de 800 mil euros para seis fogos habitacionais

O Município de Campo Maior, a par de outros 23, assinou na passada terça-feira, 11 de junho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora, um contrato relativo ao programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, bem como do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, explica que o contrato de financiamento assinado, no valor de 800 mil euros, tem em vista a construção de mais seis fogos de habitação, na Rua da Misericórdia.

“É um projeto de continuidade, até porque o Município de Campo Maior já tinha esta obra em curso e continua a ter mais obras em curso. Neste momento, devemos estar muito próximos de ter 50 por cento daquilo que era a nossa Estratégia Local de Habitação em curso”, revela o autarca.

Outros dois projetos, com “alta maturidade”, avança Luís Rosinha, serão brevemente lançados no mercado. A intenção do município, diz ainda o presidente, é “tentar levar, até final do ano de 2026, até ao fim a Estratégia Local de Habitação” assinada.

Todos os contratos, homologados pelos ministros, com um valor de 59 milhões de euros, são destinados à construção de um total de 655 fogos.

AG de “O Elvas” elege Comissão Administrativa após quase três horas de discussão

“O Elvas” reuniu em Assembleia Geral Extraordinária, na noite desta quarta-feira, 12 de junho, na sua sede, e na presença de cerca de 80 sócios. A reunião serviu, por um lado, para analisar o pedido de demissão da direção e, por outro, para eleger uma nova Comissão Administrativa.

A agenda tinha cinco pontos, mas o aquele que fez a reunião durar cerca de três horas, foi precisamente o pedido de demissão da direção de Hugo Mimoso que, perante os sócios, descreveu as suas razões para o divórcio com a administração da SAD. “O presidente da SAD não quis ter diálogo comigo. Eu marquei uma reunião, onde quis que estivesse presente a estrutura da SAD e do clube e apareceu toda a gente, menos o presidente da SAD, que mandou recado, pelo sócio José Eduardo Gonçalves”, começa por dizer.

“Para as coisas continuarem”, recorda Hugo Mimoso, o presidente da SAD queria que “o clube trocasse o membro da administração da SAD, que, por acaso, era o presidente do clube”, adianta, assegurando que não aceitou isso. “Disse que não concordava, porque quem me meteu lá foram os sócios e esses sócios têm de ser respeitados”, adianta. Tendo sido esta a “gota de água”, a direção apresentou a sua demissão em bloco, “depois de 11 meses” a ser “desrespeitada”. “Foram muitas situações que foram criando este desgaste”, acrescenta.

Hugo Mimoso garante que tudo aquilo que fez, enquanto esteve à frente do clube, foi sempre com o objetivo de “defender os interesses” de “O Elvas”, sendo que não abdica dos seus “valores e princípios”. O agora ex-presidente diz sair “orgulhoso” e de “consciência tranquila”, assegurando que não “mudava nada” daquilo que, com a sua equipa, fez em prol do clube.

No que toca ainda à discussão da demissão da direção, houve intervenções bastante acesas de José Eduardo Gonçalves e Rondão Almeida. José Eduardo Gonçalves, que não prestou declarações no final, disse que “a SAD nunca foi aceite por Hugo Mimoso” e que o agora ex-presidente “não abraçou a SAD, que não é humilde e que não reconheceu o trabalho feito pela Comissão Administrativa”. “Por tudo o que fez pela SAD, Hugo Mimoso tinha que acabar mal”, disse ainda.

Já Rondão Almeida, que falou na Assembleia enquanto sócio, garantiu que “o maior problema é a separação terrível” que existe no clube. Dizendo que há que “respeitar a história da instituição e quem trabalhou”, o autarca assegura que Hugo Mimoso “não fica na história do clube” e que José Eduardo Gonçalves “não é um sócio igual aos outros”. “Temos que respeitar todos os que deram muito para defender os interesses do clube”, acrescentou.

Rondão, na qualidade de presidente da Câmara, confirmou que foi ele quem colocou a direção a par dos investimentos da SAD. Esses investimentos, disse ainda, “eram e são bons para Elvas”.

No decorrer da sessão, foi votado um voto de agradecimento à direção cessante, bem como de apoio ao investidor da SAD, por proposta de Rondão, com a quase totalidade dos sócios a mostrarem que querem que a SAD continue em Elvas.

Foi ainda eleita uma nova Comissão Administrativa, liderada pelo antigo presidente Eurico Candeias. A equipa conta também com Nelson Domingos, Nicolau Santos, João Pedro Ruas, Hugo Tavares, Céu Silva Fernandes, Marisa Ribeiro, Manuel Pontes Henriques e Higino Guerra.

Eurico Candeias diz que, acima de tudo, quer pacificar o clube com a SAD e os sócios. A intenção é que haja “um casamento feliz”, para que ‘O Elvas’ e a SAD estejam “num só caminho” de “felicidade e de sucesso”. “O resultado, no final, não é da direção, não é da SAD: é de todos, desde os pais, aos treinadores, à Comissão Administrativa”.

“Temos de ter sucesso com a SAD, tem de existir um relacionamento bom. Eu vim para ‘O Elvas” para haver consenso e não divergência”, disse ainda Eurico Candeias, no final da Assembleia Geral aos microfones da Rádio ELVAS.

Garraiada e muita música na apresentação das festas de verão de Vila Boim

A Associação de Assistência de Vila Boim é a responsável por organizar, de 26 a 29 de julho, as festas de verão daquela freguesia do concelho de Elvas, em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Batista.

Para dar já a conhecer o cartaz do evento, a associação, como explica o presidente da direção, José Eurico Malhado, irá promover, este sábado, 15 de junho, uma tourada à vara larga, a partir das 18 horas. A apresentação do cartaz será feita às 21 horas, na Praça da República de Vila Boim, seguindo-se uma atuação de Sevilhanas e espetáculos com Nuno & Miguel, o grupo AR Musical e um DJ com música dos anos 80.

Tendo em conta as dificuldades financeiras do lar, à semelhança de tantos outros, explica José Eurico Malhado, esta iniciativa serve para que se consiga “arranjar uma almofada financeira” para o arranque das festas. Além disso, pretende-se que “as pessoas saibam quem é que cá vem e como é que as coisas se irão realizar”.

A festa, na Praça da República, é de acesso gratuito, ao contrário do que acontece na tourada à vara larga, cuja entrada tem um custo de cinco euros. A organização procura ainda angariar algumas verbas com a venda de comes e bebes.

José Eurico Malhado explica ainda o objetivo com que, no ano passado, a Associação de Assistência de Vila Boim apanhou o pendão, para organizar as festas deste verão: “temos já dez camas novas, quartos novos, camas elétricas, ar condicionados, casas de banho privativas, tudo com capitais próprios do lar de Vila Boim, e como nos falta ainda dinheiro e não conseguimos receber apoios de lado nenhum, decidimos embarcar nestas festas para ver se conseguimos completar o resto da dívida”.

Conheça o cartaz completo do evento de apresentação das festas: