Sucesso da Pós-Graduação em Enoturismo vai já para a terceira edição

A pós-graduação em Enoturismo, numa parceria entre o Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre e Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) termina agora a sua segunda edição e já está a preparar a terceira edição.

“Nestes dois anos ultrapassamos os cinquenta alunos e a nossa expetativa é manter esta cadencia, uma vez que tem mostrado um elevado nível de atratividade, com o objetivo dos alunos se valorizarem” referiu a diretora da EHT, Maria da Conceição Grilo, em conferencia de imprensa onde estivemos ao incio da tarde deste sábado, na Escola de Hotelaria de Portalegre.  “Esta pós-gradução vem responder ao crescimento do enoturismo, na região do Alentejo.

Tal como a diretora da EHT também estava presente, Eva Milheiro, Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento, desempenha funções de Coordenadora desta pós-graduação, em conjunto com as professoras Fernanda Silva da EHT e Graça Carvalho, da Escola de Bio-Ciências de Elvas, disse que “o sector do enoturismo, conjugando o turismo e o sector dos vinhos, tem vindo a crescer em Portugal e em particular no Alentejo, é muito importante porque permite diversificar experiências no território e combate a sazonalidade do Turismo, valoriza a gastronomia e o património”.

Os interessados poderão candidata-se em breve, devendo procurar informação no IPP.

ColorFun Monforte promete “explosão de cores” a 30 de junho

O Clube Aventura de Monforte organiza a 30 de junho a IV ColorFun Monforte.

À semelhança das edições anteriores, o percurso será de aproximadamente cinco quilómetros, com “muita cor, água e diversão”, sendo, de acordo com a organização, “acessível a todas as idades”.

A atividade vai iniciar-se com uma aula de zumba, com Cláudia Brotas. No final, haverá animação a cargo de Zé Pedro Sousa e a tradicional “explosão de cores”.

Neste momento são já mais de 300 os “colorfunners” inscritos e confirmados. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas aqui.

A inscrição inclui a oferta de saco (tipo mochila), t-shirt, dois sacos de pó colorido, bem como abastecimentos de água durante o percurso e bifana no final. Os participantes terão também direito a seguro e banhos.

Arkus celebra Santo António com arraial no dia 14

A Arkus realiza o seu já famoso Arraial de Santo António, no quintal da associação, na próxima sexta-feira, 14 de junho.

Sardinhas, bifanas e animação não vão faltar numa das festas mais tradicionais do povo português. O início do arraial está marcado para as 20 horas.

“Venham passar um bom final de tarde ao som de música ao vivo, enquanto provam todos os nossos petiscos que temos preparados. Contamos com a presença de todos”, diz a Arkus em comunicado.

FIDMOZ volta a meter Estremoz a praticar desporto de 5 a 7 de julho

A Feira Internacional do Desporto de Estremoz (FIDMOZ) está de regresso a 5 de julho, ao Parque de Feiras e  Exposições da cidade.

O evento, que se estende até dia 7, promovido pela Câmara Municipal, contempla um conjunto alargado de atividades, com o público a ser convidado a participar ou a assistir.

Artes marciais, street basket, snooker, cicloturismo, BTT, dança, natação para bebés, orientação, hóquei em patins, ténis e patinagem artística são apenas algumas das modalidades em destaque na FIDMOZ.

Município de Vila Viçosa avança com requalificação da ETAR

O Município de Vila Viçosa já iniciou as primeiras obras de requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com o objetivo de repor o seu correto funcionamento brevemente.

A ETAR é uma infraestrutura que trata as águas residuais domésticas, com o objetivo de dar cumprimento aos parâmetros legais definidos para a descarga na linha de água, após o respetivo tratamento, sendo que a ETAR de Vila Viçosa encontrava-se, em incumprimento, há vários anos.

Exposição de pintura de Nuno Ezequiel até 10 de junho no MAEE

O artista plástico Nuno Ezequiel tem um conjunto de 22 obras de pintura da sua autoria em exposição, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.

“Sossego”, assim se chama a exposição, que pode ser visitada até à próxima segunda-feira, feriado de 10 de junho, é o resultado do trabalho realizado pelo professor natural de Vila Boim, ao longo dos últimos três anos em Elvas, onde regressou para viver e trabalhar, após década e meia a lecionar em estabelecimentos de ensino de vários pontos do país.

Esperando que quem visitar a exposição possa sair do museu com “um sorriso” e faça uma “leitura das obras”, Nuno Ezequiel revela que a cor das suas telas contrasta com o espaço, que embora “amplo e extraordinário”, é “muito branco”.

Descrevendo-se como um “apologista da cor”, o artista revela ainda que esta mostra resulta do seu próprio estado de alma. “Eu gosto que a cor seja quase como a banda sonoro do meu quadro. A minha ideia é tentar transmitir o ambiente, mas também o momento e sensações, acima de tudo”, diz ainda Nuno Ezequiel.

A exposição, inaugurada a 20 de abril, ocupa até 10 de junho, a galeria de mostras temporárias do MAEE.

 

50 almofadas bordadas em painel “Sonharam Uma Revolução” em Arraiolos

O Município de Arraiolos associou-se este ano a uma companhia de Teatro e Artes Per formativas do Chile, designada companhia Niño Proletário, para desenvolver um projeto  que se chama “Sonharam Uma Revolução”, um desafio de fazer 50 almofadas num painel.

Participaram casas e lojas de tapetes, associações e lares de Arraiolos que juntas fizeram um painel, comemorativo e representativo da liberdade, nos 50 anos do 25 de abril, como nos diz Ivo Luz, um ator profissional que participou na ligação entre todas as partes envolvidas e a companhia chilena, “é o segundo projeto que esta companhia faz com o Município e com a comunidade de Arraiolos que incide na investigação desta arte do tapete e este ano fez este projeto consiste na criação destas 50 almofadas, para criar um painel comemorativo do 25 abril, com um desenho feito a partir de um modelo tradicional que é o embaixada, mas com algumas alterações, nomeadamente as mãos das tapeteiras aqui bordados e estes corações também foram aqui acrescentados, identificados com a vila”.

Estiveram “ao todo cerca de 60 pessoas a bordar estas almofadas, unimos o painel todo e está aqui para todos verem” concluiu Ivo Luz.

Este painel de 50 almofadas está exposto junto à Igreja da Misericórdia no centro da vila de Arraiolos, durante a edição deste ano da mostra Tapete sai à Rua e irá depois ser levado para o Chile onde será exposto.

São João em Badajoz com corridas de touros a 22 e 23 de junho

Já são conhecidos os cartéis das duas corridas de touros da Feira de São João, em Badajoz, agendadas para os dias 22 e 23 de junho.

A 22 de junho (sábado), Pablo Hermoso de Mendoza enfrenta touros de San Pelayom, enquanto os matadores Emilio de Justo e Ginés Marín terão pela frente touros da Casa Jiménez.

No dia seguinte, Miguel Ángel Perera, Juan Ortega e Roca Rey irão lidar touros de Núñez del Cuvillo.

Concerto “(En)cantar com Alice e Sebastião” este sábado no Forte de Santa Luzia

O ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” prossegue este sábado, 8 de junho, no Forte de Santa Luzia.

Desta feita, é apresentado o concerto “(En)cantar com Alice e Sebastião”, pelas 16 horas. A entrada é livre.

“A Música Encanta o Património”, numa organização da Câmara Municipal de Elvas em parceria com a Academia de Música de Elvas, alia a música ao património elvense.

“Night Trail Ouguela” alia desporto ao valor histórico da aldeia este sábado

O Night Trail Ouguela tem lugar na noite deste sábado, 8 de junho, nesta aldeia histórica do concelho de Campo Maior, numa organização do Grupo Campo Maior Trail Runners.

Esta atividade desportiva, como revela Carlos Pepê, do grupo, pretende “ficar na agenda para perdurar no tempo e dignificar Ouguela, pelo seu enquadramento paisagístico, patrimonial e histórico”.

Tendo em conta a relação de Ouguela com o contrabando pretende-se “levar os participantes a percorrer os trilhos do contrabando, mas de uma forma desportiva e no período noturno”.

O trail tem um percurso de 15 quilómetros e está “devidamente sinalizado e iluminado, com vários pontos de abastecimento e acompanhamento de guias, para garantir a segurança de todos os atletas”. Em simultâneo decorre uma caminhada, de oito quilómetros, que percorre vários pontos emblemáticos de Ouguela, como a Nossa Senhora da Enxara, margens do Xévora e Abrilongo e Centro Ambiental do Xévora”.

No final, acrescenta Carlos Pepê, haverá “um evento cultural com música, animação e surpresas para os atletas, numa noite de convívio agradável”, esperando que “fique na memória”, para que segundo diz, no próximo ano possam acrescentar “ainda mais valor à aldeia de Ougue,a que tanto merece”.

Paralelamente, a esta iniciativa desportiva, no Instagram do Grupo está a decorrer uma exposição digital com fotografias de Ouguela, captadas por Rui Morais, para que este evento desportivo seja também “um momento de promoção do concelho”.

O secretariado abre às 18 horas e a partida do trail está marcada para as 21 horas; já a caminhada parte cinco minutos depois.

1º Torneio Ibérico de Rugby Feminino “Cidade de Elvas” disputa-se este domingo

O 1º Torneio Ibérico de Rugby Feminino “Cidade de Elvas”, promovido pelo Rugby Clube de Elvas (RCE), realiza-se este domingo, 9 de junho, no Estádio Municipal de Atletismo.

Este evento marca não só o fim da época desportiva, mas também o primeiro aniversário da equipa feminina de rugby, “uma lacuna” que existia até então, segundo explica Luís Miguel Bagulho, membro da direção do clube. “Felizmente (esta equipa) veio-se a concretizar, porque as miúdas jogavam até aos 14 anos com os rapazes e depois deixavam de jogar ou acabavam por ir, mais tarde, para outras equipas”, adianta.

“Conseguimos formar uma equipa de rugby feminino, que tem sido extremamente positivo, o que torna o rugby uma modalidade ainda mais inclusiva”, garante o responsável, que recorda que várias atletas têm integrado as seleções regionais da modalidade.

Amanhã, em prova, ao que tudo indica, estarão seis equipas, entre portuguesas e espanholas. O início do torneio, no Estádio de Atletismo de Elvas, está marcado para as 11 horas. Ao longo do dia, a promessa é de jogos emocionantes de rugby sevens feminino, destacando a dedicação e o espírito das jogadoras do RCE.

O evento é organizado pelo RCE e pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio de amigos e apoiantes do desporto elvense.

Diogo Piçarra confirmado no Festival Raya

Diogo Piçarra é a mais recente confirmação no Festival Raya, em Campo Maior.

O festival, que o Município de Campo Maior dedica aos mais jovens, decorre de 5 a 13 de julho, no parque de estacionamento das Piscinas Municipais da vila.

A atuação de Diogo Piçarra está agendada para 6 de julho. De recordar que foi já anunciado um concerto de Van Zee para o dia anterior, 5 de julho, primeiro dia do evento.

Pedro Ramalho alcança primeira categoria da arbitragem nacional

O árbitro Pedro Ramalho foi promovido à primeira categoria da arbitragem nacional, depois de ter sido eleito o melhor da segunda liga, em 2023/2024.

Assim sendo, a Associação de Futebol de Évora passa agora a ter dois árbitros na I Liga de futebol, com Pedro Ramalho a juntar-se a Luís Godinho.

A par de Pedro Ramalho, sobem à I Liga Sérgio Guelho, da Associação de Futebol da Guarda, e Anzhony Rodrigues, da Associação de Futebol da Madeira.

Pedro Ramalho tem 36 anos e é natural de Terrugem.