InnovPlantProtect volta a marcar presença na Feira Nacional de Agricultura

Foto: vidarural.pt

O InnovPlantProtect (InPP) volta a participar na Feira Nacional de Agricultura, desta vez, subordinada ao tema central “A pecuária extensiva”, a forma de exploração que ocupa a maior área do território português e a maioria dos agricultores, que se realiza de 8 a 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. O InPP estará presente com o seu stand na Nave B para dar a conhecer aos visitantes as soluções inovadoras de base biológica e digital que tem vindo a desenvolver para a proteção de culturas.

O laboratório colaborativo (CoLAB) vai receber os visitantes no stand n.o 6, localizado na Nave B, entre as 10h00 e as 20h00, para dar a conhecer a sua atividade, os vários projetos em curso, as patentes já submetidas, as apps para gestão agrícola e os produtos e serviços de base biológica e digital que têm para oferecer ao setor agrícola e ao mercado. Ao longo dos nove dias da feira, alguns dos investigadores do InPP estão no stand para demonstrar aos visitantes as várias valências do CoLAB de Elvas, que tem desenvolvido inovação que espera contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

“A presença do InnovPlantProtect na Feira Nacional de Agricultura pretende ser um espaço de comunicação e partilha com os agricultores e suas famílias, assim como com as empresas e instituições do setor, para dar a conhecer a nossa atividade e os nossos produtos e para explicar a importância de se desenvolver em Portugal um conjunto de tecnologias bio-inspiradas e digitais mais eficientes para a proteção das culturas, mais amigas do ambiente e mais seguras para as pessoas”, sublinha Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.

Os biopesticidas para controlo do fogo bacteriano e da piriculariose e para controlo de vários fungos e oomicetos e o bioestimulante desenvolvido pelo CoLAB para crescimento e produtividade de plantas hortícolas, bem como os serviços disponíveis para os produtores agrícolas estarão em destaque. Alguns exemplos serão a análise de microbioma, o desenvolvimento de estratégias para a obtenção de plantas mais resistentes a pragas e doenças e de modelos de risco, os serviços de identificação e diagnóstico molecular, os serviços de estabelecimento e manutenção de plantas in vitro, os serviços de genotipagem de variedades de plantas, a aplicação da inteligência artificial e de drones para controlar as infestações provocadas pela cigarrinha-verde nas vinhas do Alentejo, bem como da bactéria Xyllela fastidiosa, ou dos sistemas de suporte à decisão baseados em SIG, entre muitos outros.

A Feira Nacional de Agricultura é uma das maiores feiras agrícolas do país, promovida anualmente, e onde estão representados todos os intervenientes do setor agrícola. Este evento pretende ser um espaço de debate, não só do tema central desta edição da feira, mas também das principais questões agrícolas do momento. Proporcionar a interação e o contacto entre os intervenientes e potenciar os negócios é outro dos objetivos deste certame.