Utentes da Santa Casa de Campo Maior visitam Câmara Municipal

Um grupo de utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior esteve esta segunda-feira, 3 de junho, de visita aos Paços do Concelho.

As utentes, acompanhadas por técnicos da instituição, foram recebidas pelo presidente da Câmara, Luís Rosinha, e a vereadora São Silveirinha.

Numa iniciativa integrada no projeto “Cidadania Ativa”, esta foi uma oportunidade destas seniores regressarem a um espaço que já não visitavam há algum tempo, aproveitando para recordar vivências e memórias de outros tempos.

Município de Arronches ocupa crianças nas férias de verão

À semelhança do que aconteceu durante as interrupções do ano letivo, também no seu final o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, denominado ‘Educ’arte’, vai manter-se em funcionamento para os alunos desde o pré-escolar ao segundo ciclo, residentes no concelho ou matriculados nos estabelecimentos de ensino de Arronches.

Com este apoio, a autarquia pretende não só proporcionar momentos lúdicos e educativos às crianças, através da realização de diversificadas atividades, como também oferecer uma solução aos encarregados de educação que não disponham de solução para supervisionar os seus educandos durante o período laboral.

Este Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres funcionará entre as 09H00 e 17H30 dos dias úteis, entre 17 de junho (para os alunos do segundo ciclo) ou 1 de julho (para pré-escolar e primeiro ciclo) até ao primeiro dia do ano letivo 2024/25, devendo os interessados proceder à inscrição até dia 14 de junho, através do preenchimento do formulário de registo, não dispensando a consulta das normas de funcionamento do programa.

Bruno Nogueira protagoniza nova campanha da Delta Q

A Delta Q acaba de lançar uma campanha que pretende reforçar o território do humor e manter a relevância da marca junto de um público mais jovem, e volta a associar-se a Bruno Nogueira após dezassete anos. Porque se o café desperta os sentidos, desperta também o sentido de humor.

Assente no conceito “Somos Expressialistas. Somos Delta Q”, a campanha digital revela como cada consumidor, à sua maneira, se foi tornando Expressialista, cada vez mais apaixonado pelo café e pela Delta Q. Inspirada na estética e teatralidade de Wes Anderson, recria situações reais do dia a dia dos consumidores na eventualidade de se cruzarem com o humorista, mostrando como, passados todos estes anos, as pessoas reconhecem e valorizam o Bruno Nogueira tanto pela sua relação com a Delta Q, como pelo seu percurso.

Para Mónica Oliveira, Diretora de Marketing e Comunicação de Cafés do Grupo Nabeiro, a parceria é consequência do caminho que foi traçado pela marca e o humorista nos últimos anos: “Em 2009, a Delta Q e o Bruno Nogueira juntaram-se pela primeira vez numa campanha publicitária. A Delta Q tinha 2 anos de vida e o Bruno 6 de carreira. 17 anos depois, a marca que virou o mundo do café ao contrário volta a juntar-se ao humorista, que quebrou e continua a quebrar tabus. Esta é a combinação perfeita para nos afirmarmos no território do humor. Um humor com pertinência e sentido de oportunidade, com um humorista relevante na sua área, eticamente responsável e próximo de um vasto leque de gerações”.

Para Bruno Nogueira “trabalhar com a Delta Q é muito fácil, é uma marca que nunca me limita, deixa-me criar sem barreiras, dá-me total liberdade e isso torna esta parceria muito real e próxima. É muito interessante regressar passados estes anos todos, eu estou com um melhor cabelo e a Delta Q continua com o melhor café!”

A parceria tem sido amplificada, semanalmente, nos episódios do podcast de Bruno Nogueira – Isso não se Diz, que a marca patrocina deste o início do projeto, reforçando a aposta no humor e fortalecendo a relação de confiança e liberdade criativa com o humorista, tornando-o num dos principais embaixadores Delta Q.

Câmara de Elvas volta a levar municípes à praia da Comporta

A Câmara Municipal de Elvas volta a organizar as habituais viagens à praia da Comporta, para os residentes no concelho, nos meses de julho e agosto.

O objetivo é proporcionar viagens de ida e volta às famílias do concelho, sem quaisquer encargos, proporcionando um dia diferente aos participantes.

Assim, no mês de julho as viagens decorrem à quinta-feira, nos dias 4, 11, 18 e 25, enquanto que em agosto têm lugar às quintas e sextas–feiras, nos dias 1, 2, 8, 9, 16, 22 e 23. A partida acontece pelas 7 horas e o regresso às 18 horas, sendo o trajeto feito em autocarro da Câmara Municipal de Elvas.

Os interessados em participar nestas viagens à praia devem fazer a sua inscrição no Balcão Único de Atendimento, nos serviços online (aqui) ou nas Juntas de Freguesia do concelho.

Auditório da CIMAA recebe Open Day do FAMI 2030

A tarde da passada quarta-feira, 29 de maio, ficou marcada pela realização de um Open Day do Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030), no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Os objetivos do FAMI 2030 passam por contribuir para a gestão eficaz dos fluxos migratórios e para a aplicação, o reforço e o desenvolvimento das políticas comuns em matéria de asilo e de imigração, em consonância com o acervo da União aplicável e no pleno respeito das obrigações internacionais da União e dos Estados-Membros.

Os presentes e potenciais beneficiários – na sua maioria técnicos dos Municípios – tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e de conhecer tudo o que o FAMI 2030 lhes poderá proporcionar, numa temática tão atual e importante, como é o caso da migração.

Quem se candidatar a este programa, poderá fazê-lo através de qualquer um dos seus quatro objetivos específicos: o primeiro direcionado ao asilo de refugiados; o segundo para reforçar e favorecer a migração legal, contribuindo para a integração; o terceiro que terá o foco no combate à migração irregular; e, por último, um tópico que tem por base o reforço da solidariedade entre Estados-Membros, no que toca aos desafios em matéria de migração e asilo, inclusive através de uma cooperação prática.

Consulte o plano anual de avisos e toda a informação sobre o FAMI 2030 em https://www.fami2030.gov.pt/ 

Grupo Motard de Campo Maior celebrou 23º aniversário

O Grupo Motard de Campo Maior celebrou o seu 23º aniversário, no passado sábado, 1 de junho, com uma festa realizada junto à sua sede, no Parque Verde da vila.

Foi uma tarde de convívio entre os membros desta associação e vários integrantes de outros grupos motard, que se deslocaram até Campo Maior para assinalar esta data.

Participaram também nesta festa de aniversário o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, a vereadora São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo.

“O Tapete está na Rua” em Arraiolos de 6 a 10 de junho

O Tapete de Arraiolos volta a estar nas ruas da vila, entre os dias 6 e 10 de junho.

“O Tapete está na Rua”, revela Sívia Pinto, presidente da Câmara, assume-se como um evento que “tem como centro das atenções o Tapete de Arraiolos, até porque durante estes dias, os visitantes poderão ver os tapetes pendurados nas janelas, nas fachadas das casas e, sempre aliado a momentos culturais, como concertos à noite, Feira do Livro, Stands de Artesanato e ainda várias exposições pelo centro histórico”.

O objetivo da iniciativa passa por “valorizar e salvaguardar este património, mas também promover o desenvolvimento económico loca, porque há sempre muitos visitantes, que querem também conhecer a gastronomia, alojamentos e, no fundo, o que é Arraiolos”, referiu a autarca.

O Tapete de Arraiolos continua a ser “muito procurado, mas atualmente, o maior problema prende-se com a falta de mão de obra”.

Zanguizarra (dia 6); Carolina de Deus (dia 7), Pedro Abrunhosa (dia 8), Rita Rocha (dia 9) e Sara Correia (dia 10) são os cabeças de cartaz do evento.

Sessão sobre direitos e deveres de empregadores e trabalhadores em Campo Maior

A Associação Empresarial de Elvas, enquanto associação parceira da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, promove esta terça-feira, 4 de junho uma sessão de esclarecimento, em Campo Maior.

Sob o tema “Direitos e Deveres – Empregadores e Trabalhadores”, a sessão, que decorre no Centro Cultural da vila, tem início marcado para as 10h30.

Participam na iniciativa as inspetoras Bárbara Lopes e Rita Mira.

Candidato às Europeias pelo Volt em Elvas esta terça-feira

Duarte Costa, cabeça de lista do Volt às eleições europeias, marca presença esta terça-feira, 4 de junho, num evento transibérico organizado pelo Volt Portugal, em parceria com o Volt Espanha, com o apoio do Município de Elvas.

Ao meio-dia, Duarte Costa encontra-se, na fronteira, com Clara Panella, cabeça de lista do Volt Espanha às eleições europeias.

Às 12h30, o candidato será recebido, na Câmara Municipal de Elvas, pelo vereador Hermenegildo Rodrigues. Terá lugar um momento de interação subjacente à temática da mobilidade sustentável e transição verde.

Pelas 15 horas, na Casa da Cultura, tem início um debate sobre conectividade e infraestruturas, energias renováveis, reforço da democracia e combate ao populismo. Junta-se a Duarte Costa, neste debate, António García Salas.

Duarte Costa escolheu como meio de transporte, para se deslocar de Lisboa até Elvas, um comboio “cuja duração de viagem é, nos dias de hoje, superior à que se verificava nos anos 80”. “Este dado espelha bem a importância das medidas elencadas pelo partido em matéria de mobilidade e interconectividade”, revela o Volt, em nota de imprensa.

Pré-escolar da Boa-Fé celebra Dia da Criança na Fonte da Prata

Com o apoio da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, o Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, juntou, na manhã desta segunda-feira, 3 de junho, todas as crianças do pré-escolar no Parque da Fonte da Prata, no Bairro da Boa-Fé.

Ao todo, revela a diretora Paula Rondão, estiveram reunidos os alunos das cinco salas do agrupamento, para, acima de tudo, se comemorar o Dia Mundial da Criança, celebrado no passado sábado. “Temos sempre que assinalar o Dia da Criança e este ano decidimos fazer o encontro aqui na Prata, com a colaboração da Junta de Freguesia, à qual agradeço bastante, porque tanto alimentação, como bebidas, foi tudo a cargo da Junta de Freguesia”, explica a professora.

Para além do Dia Mundial da Criança, adianta o presidente da Junta de Freguesia, José Galguinho, e “juntando-se o útil ao agradável”, procurou-se também promover um encontro entre todas as crianças do pré-escolar do ensino público da Boa-Fé. “Pensamos neste espaço porque é muito agradável e tem todas as condições: temos o parque infantil, o parque de lazer, as casas de banho, temos esplanada”, remata.

Para além das brincadeiras no parque infantil, as crianças tiveram também oportunidade de se deliciarem com pizzas e algumas guloseimas.

Secretário de Estado da Administração Local inaugura espaço Cowork de Vila Viçosa

O Espaço de Cowork de Vila Viçosa, aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e integrado na dimensão Transição Digital, é inaugurado estaa segunda-feira, 3 de junho, pelas 17 horas, na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

O projeto é resultado de um acordo de parceria firmado entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e o Município de Vila Viçosa e tem como objetivo principal a criação de espaços de Cowork que possibilitem aos trabalhadores modos de trabalho mais ágeis e flexíveis, promovendo a conciliação entre a vida pessoal e profissional.

O Espaço de Cowork de Vila Viçosa, situado no Mercado Municipal, contará com seis postos de trabalho e uma rececionista, além de uma sala de reuniões equipada para videoconferências e encontros presenciais com capacidade para seus pessoas. Este é um dos três espaços de cowork a serem criados no Alentejo Central, juntamente com as valências de Mourão e Montoito.

ICNF apela a agricultores que informem da presença de ninhos de águia-caçadeira

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) sensibiliza e alerta os agricultores para que identifiquem e informem dos ninhos de águia-caçadeira ou tartaranhão-caçador que encontrem, antes das colheitas.

A identificação dos ninhos de águia-caçadeira pelos agricultores é crucial para que o ICNF possa realizar o resgate e salvamento de ovos e crias da espécie.

Outrora uma das aves de rapina relativamente abundante em Portugal, a águia-caçadeira tem sofrido um declínio acentuado nas últimas décadas e encontra-se agora bastante ameaçada.

Tudo para saber sobre este tema no programa “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Cerca de 140 pessoas no almoço da Idade de Ouro em Varche

A edição 2024 da Festival da Idade de Ouro teve este domingo, 2 de junho, o seu segundo momento, no Centro de Convívio de Varche.

O almoço correspondente à freguesia de São Brás e São Lourenço juntou cerca de 140 pessoas.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, a vice-presidente Anabela Cartas, os vereadores Hermenegildo Rodrigues, Tiago Afonso e Vitória Branco, e eleitos das Juntas de Freguesia do concelho.

Durante o almoço intervieram Rondão Almeida e Joaquim Feijão, este último na qualidade de presidente da Junta de São Brás e São Lourenço.

A animação musical desta passagem do Festival da Idade da Idade de Ouro por Varche foi assegurada pela tuna da Universidade Sénior de Elvas, sob a direção do professor Mário Gonçalves.

Aprovada abertura de concurso internacional para fiscalização da obra da Barragem do Pisão

A sala do capítulo da Câmara Municipal de Portalegre recebeu na quinta-feira, 16 de maio, uma nova reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). A aprovação, por unanimidade, da abertura do concurso internacional com vista à fiscalização da empreitada relativa às infraestruturas primárias do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, foi um dos principais destaques.

O mais estruturante projeto para o Alto Alentejo em décadas, continuou a ser protagonista desta reunião com a apresentação, perante os autarcas, do ponto de situação cronológico que detalhou o trabalho efetuado pela equipa multidisciplinar que dia após dia, trata de todos as vertentes deste complexo e fundamental investimento para a nossa região.

De acordo com dados recolhidos à entrada do segundo trimestre de 2024, foi transmitido um novo ponto de situação das candidaturas submetidas e aprovadas no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo (2020), que refletem que a CIMAA e os Municípios do Alto Alentejo continuam com uma das melhores taxas de execução do país (119,23%).

Nesta reunião foi ainda adjudicada a renovação do material operacional destinado às brigadas dos Sapadores Florestais afetos à CIMAA, com o objetivo de melhorar as suas condições de trabalho no terreno.

São Vicente celebrou Dia da Criança com corrida de carrinhos de rolamentos

A Secção de Eventos da Associação Vicentina, com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, organizou, no passado sábado, 1 de junho, em Dia Mundial da Criança, uma corrida de carrinhos de rolamentos.

Num circuito com muita adrenalina, entre a estrada que liga a povoação à ermida da Ventosa, foram muitos aqueles que se quiseram divertir e recordar, através da iniciativa, uma brincadeira de outros tempos.

Para os primeiros três classificados, houve prémios: uma refeição no restaurante “Pompílio”, para o vencedor; um garrafão de azeite, para o segundo classificado; e um voucher de 15 euros em compras numa loja de desporto, para o terceiro.

Um resumo desta manhã divertida, num trabalho da autoria de Ivo Aires, para ver no vídeo abaixo:

Centro Interpretativo do Castelo será “foco de atração” para Alandroal

Já teve início a obra do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Este Centro Interpretativo será “mais um foco de atração para a vila”, garante o presidente da Câmara, João Grilo, adiantando que o edifício, que já existe dentro do Castelo, será agora renovado, passando no futuro a “contar com uma zona museológica, para mostrar a diversidade cultural, arqueológica e etnográfica do concelho, jardim, cafetaria e zona de lazer”.

Prevê-se que esta obra do Centro Interpretativo do Castelo esteja concluída até ao final deste ano.

Bombeiros de Campo Maior querem novos sócios para a Associação

A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior quer mais sócios na Associação.

Luís Fava, presidente da direção apela aos campomaiorenses “para que se façam sócios dos bombeiros, porque todos precisamos uns dos outros e os operacionais estão sempre disponíveis durante 24 horas”.

Quem se quiser fazer sócio basta deslocar-se ao quartel da corporação ou pode também fazê-lo na Ourivesaria Belo ou no estabelecimento de José António Caramelo.

Aquamaior efetua intervenção de desbaratização e desratização em Campo Maior

A Aquamaior vai efetuar uma intervenção de desbaratização e desratização, esta segunda-feira, 3 de junho, na freguesia de Degolados e em Ouguela, sendo que na vila de Campo Maior este procedimento realiza-se amanhã e quarta-feira, dia 4 e 5.

“Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, solicita-se à população para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”, informa a Aquamaior.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, a empresa pede para que seja contactada, através do número 268 689 309.

“Agradecemos toda a compreensão e colaboração, por parte da população e tentaremos realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”, diz ainda a Aquamaior.

IPP tem feito uma “aposta muito séria” em Elvas, garante diretora da ESBE

A antiga Escola Superior Agrária de Elvas mudou recentemente de designação – hoje chamada de Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) – para poder vir a aumentar a sua oferta formativa.

Nesse sentido, e porque a atual escola, na Avenida 14 de Janeiro, já não tem espaço suficiente para acolher todos os alunos nas melhores condições, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) irá fazer as obras necessárias no antigo Ciclo de Santa Luzia, para tornar aquele antigo estabelecimento de ensino numa extensão das suas instalações. Muito em breve, será também inaugurada a nova residência de estudantes, no antigo Lagar dos Lopes.

Satisfeita com estas conquistas, a diretora da ESBE, Rute Santos, e não esquecendo “o apoio importante” do Município de Elvas, assegura que, a par de Portalegre, o IPP tem feito também, na cidade fronteiriça, uma “aposta muito séria”. “O Politécnico tem procurado fortalecer a sua oferta formativa, tem tentado abrir mais áreas de formar e dar melhores condições de ensino e de aprendizagem aos nossos estudantes, porque isso é fundamental”, começa por dizer a professora. O objetivo passa também por “tornar a cidade mais atrativa”, com o IPP a pretender que Elvas seja “um destino escolhido” pelos estudantes para fazerem a sua formação.

“Há ainda muito para fazer, mas temos confiança que vamos conseguir”, assegura Rute Santos, adiantando que, neste momento, foram já submetidas à Agência da Acreditação do Ensino Superior as candidaturas para a abertura de uma licenciatura em Desporto e de dois doutoramentos, em Agricultura Sustentável e Economia Circular. Este dois doutoramentos, no caso de virem a receber “luz verde”, serão lecionados “em parceria com outras instituições de ensino superior”.

No caso da licenciatura, o previsto é que possa começar a ser lecionada em 2025/2026. Quanto aos doutoramentos, Rute Santos adianta que a formação em Agricultura Sustentável será lecionada em parceria com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e o de Economia Circular com a Universidade de Évora. “Aguardamos estes processos. Nós fizemos a nossa parte, que foi candidatá-los. Agora é aguardar que tudo corra pelo melhor”, remata a diretora.

De recordar que, atualmente, na ESBE, são lecionadas três licenciaturas – Agronomia, Equinicultura e Enfermagem Veterinária; dois mestrados – Agricultura Sustentável e Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia; e cinco Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) – Cuidados Veterinários, Desporto e Atividade Física, Desporto e Formação Equestre, Tecnologias de Produção Agropecuária e Viticultura e Enologia.